3129 Crianças em Horário Duplo no Seixal

Os horários duplos no 1º ciclo ainda existem em alguns concelhos do nosso país, mas de uma forma cada vez mais rara.

 

O relato que me chega vem do seixal onde a maioria dos alunos do 1º ciclo ainda frequenta este nível de ensino num dos turnos do dia, o que só demonstra que a “municipalização/descentralização” funciona à velocidade que os autarcas quiserem para o seu concelho.

 

 

Sou mãe duma aluna do 3º ano duma escola pública no Seixal.

Embora o princípio da “escola a tempo inteiro” no 1º ciclo do básico tenha sido estabelecido em 2006, em muitos concelhos e passados 10 anos este não foi implementado.

Exemplo disso é o Seixal, onde a grande maioria das escolas (56%) funcionam em regime de horário duplo, sendo a mesma sala de aula partilhada por duas turmas: a da manhã das 7h50 às 13h15 e a da tarde das 13h20 às 18h35. O normal seria entre as 9h e as 17h30.

Estudam nestas condições 3129 alunos no Seixal.

Consequências:
– Para estas crianças (entre os 6 e 10 anos), uma sequência de horas comprimidas num único turno não é nem pedagógico, nem salutar.

– As turmas estão sobrelotadas, não se cumprindo sequer o número máximo de crianças, mesmo no caso de turmas com crianças com Necessidades Educativas Especiais.
As crianças com NEE são retidas com frequência no 1º ciclo, ano após ano, devido às suas próprias dificuldades de aprendizagem e de autonomia, mas também porque não há uma resposta eficaz nos 2º e 3º ciclos para estas crianças. Assim, elas são retidas e “acumuladas” nas turmas da manhã do 3º e 4º ano, pois as unidades pedagógicas só funcionam nesse horário.

– Como não há número suficiente de salas de aula, há escolas onde as AEC funcionam em vestiários ou refeitórios.
-As instalações estão “pelas costuras”. Exemplo, a escola da minha filha, construída em 1981, a precisar urgentemente de revisão (esgotos, instalações sanitárias, telhado).

Pensada para 80 crianças, recebe hoje 188 crianças em regime duplo.

Cada turno, de mais de 90 crianças, têm apenas disponíveis 4 sanitas. O ATL, que recebe durante horas a fio, mais de 100 crianças, também em turnos, dispõe apenas de 2. Todas estas casas de banho a precisar de obras.

– Para as famílias, resulta numa completa desadequação dos horários escolares às necessidades das famílias. Exemplo disso é a escola da minha filha EB1 dos XXXXX no Seixal. Quando ela termina as aulas às 13h15, tem de ir para um ATL da associação de pais, onde me espera até eu chegar por volta das 18h30; ou no caso doutros colegas até às 19h30. Como o ATL /CAF tem de funcionar tantas horas (ao contrário doutros concelhos, onde asseguram apenas a guarda das crianças entre as 17h30 e as 19h30), os preços são mais elevados do que as propinas do ensino superior. A mensalidade é de 110 euros, sem qualquer comparticipação segundo os escalões do abono de família.

– Estamos a falar dum dos concelhos mais pobres da Grande Lisboa, um dos 3 concelhos com maior abandono e insucesso escolar onde muitos pais não têm simplesmente condições económicas para pagar estes CAF/ATL ou fazem-no com grande esforço. Exemplo: pago 110 euros, independentemente de estar no 3º escalão, quando em Lisboa,Almada, Sintra ou Oeiras, pagaria 30€.

Neste concelho, desde há pelo menos 10 a 15 anos que não há um verdadeiro investimento na rede educativa pública, havendo agrupamentos inteiros a funcionar em horário duplo..

Em princípio, o horário duplo só deveria existir em situações excepcionais, mas no Seixal é a regra. Tendo o Ministério de Educação de autorizar em cada novo ano o funcionamento de horário duplo, seria importante que exercesse pressão para que esta situação tivesse uma solução rápida.

Por isso, quando se fala na extensão da Escola a Tempo Inteiro para os 2º e 3º Ciclos (com a qual concordo e julgo ser fundamental para a vida de pais e filhos), não se pode esquecer que um enorme número de crianças e suas famílias não têm as mesmas oportunidades da “escola a tempo Inteiro” no 1º Ciclo. E falamos de desigualdades nos seus direitos mais fundamentais à educação e segurança.

Recordar que assegurar uma rede pública de ensino adequada às necessidades da população é um dos deveres constitucionais do Estado.

Cumprimentos
RR

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/05/3129-criancas-em-horario-duplo-no-seixal/

30 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Martins on 9 de Maio de 2016 at 12:12
    • Responder

    Ao contrário do que refere o horário que referiu no período da manhã é utilizado cada vez mais em muitos países: Espanha, Alemanha, etc e tem resultados mais positivos do que das 9 às 5 pois as crianças rendem mais no período da manhã (tanto no 1 ciclo como nos restantes) Em Portugal é que parece que as escolas são depósitos de crianças e que por isso estas têm que cumprir o horário dos pais, sem tempo para brincar e ser criança. Que temos nós a ver com o que paga de ATL, em outras cidades pagarão mais. Este blog devia ter vergonha de dar voz a estas pessoas.

      • Sofia Ferreira Mendes on 9 de Maio de 2016 at 16:57
      • Responder

      Em relação a este tipo de horário, o “problema” vem de manter a carga lectiva inalterada, em bloco. Pense em crianças que estão 5H em sala de aula apenas com 20 minutos de intervalo. Todo o benefício de ter as aulas de manhã, perde-se pelo esforço que as crianças fazem, quer em acordar tão cedo, quer em manter-se sossegadas e atentas durante tanto tempo seguido. E existe a possibilidade dos conselhos pedagógicos adaptarem o horário, por exemplo para 4H30, mas isso nunca acontece. São invocados critérios pedagógicos mas na realidade ninguém se preocupa.

      • Alexandre on 9 de Maio de 2016 at 17:23
      • Responder

      Exato. Às 13h as crianças saem da escola e vão, com os seus 6, 7, 8 e 9 anos a pé para casa e ficam na rua a brincar, sob a vigilância da mãe doméstica ou da avó. como manda o nosso querido líder de Santa Comba. Deve ser isso que acontece com os seus filhos. Opá, mas daquele só restam os ossos e o calendário diz-nos que estamos em Maio de 2016 (no do Martins em maio de 1966).

      Alô camarada!, pai e mãe trabalham, avós também… Logo até os pais chegarem dos seus empregos (sim, os comuns mortais estão nos empregos, no mínimo, 9 horas, com pausa para almoço pelo meio, ao que acresce o tempo de deslocação casa-trabalho) o enquadramento das crianças têm nesses períodos tem de ser assegurado com qualidade a preços suportáveis para as famílias.

      Quanto ao financiamento dos ATL, devia saber, mas tolero a sua ignorância, que tratando-se de um ATL dinamizado por uma IPSS o estado atribui um subsídio mensal de 70 euros por criança, mas se este for de uma Associação de Pais o estado não dá nada.

      Declaração de interesses: Sou professor. Efetivo numa escola que dista 25 km da minha residência (não concorri a mobilidade), embora só tenha 27 horas presencias na escola (há 2 dias em que almoço na escola), tenho 3 tardes com serviço (dois dias a sair às 18:20 e um às 17:25) e atendo os pais ao final da tarde, sim tenho um pingo de consciência e recuso-me a pedir aos pais que venham à escola no meio da jornada de trabalho, os pais dos meus alunos trabalham na indústria (sim, no norte ainda há indústria), aqui não há metro, carris, etc. há as carreiras que passam no início e no fim dos turnos das fábricas.

      Sou, portanto, um comum cidadão que precisa de recorrer ao ATL da escola dos filhos. Por cada um pago 123 euros, acrescido de 44 euros de alimentação. Conta feita a escola pública fica-me por 334 euros mensais. Há muitos pais que preferem desembolsar mais 200 euros sobre aquele valor e optam pelo ensino privado. E este é um dos motivos que fez com que 40% das crianças da sala do meu filho do jardim de infância tivessem no 1º ano ingressado em escolas privadas.

      1. Os privados no Seixal têm engordado que se farta, têm mais de 2000 alunos, quase todos conquistados nos últimos anos.

      • Bekas510 on 9 de Maio de 2016 at 19:07
      • Responder

      “Este blog devia ter vergonha de dar voz a estas pessoas.”
      Realmente é verdade mas para o caso de alguém apelidado de Martins que deve desconhecer que neste país pais, mães e avós trabalham, Será que ele se pergunta: trabalham? porquê?
      Bem, Martins, está na hora dos porquês: porque será que temos de trabalhar? Porque será que trabalhamos quando os nossos filhos terminam as aulas diárias e não há ninguém em casa? Porque será que não está ninguém em casa para ficar com eles?
      Porque será que alguém escreve comentários como o Martins?

        • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 19:30
        • Responder

        Bekas, essa sua última pergunta já tem resposta uns comentários mais abaixo…”Tendo em conta que é um Blog sem censura, infelizmente, por vezes, temos de ler alguns comentários depreciativos, injustos e até mesmo arrogantes, vindos de pessoas que parecem ter palha no cérebro e um coração de pedra.”

          • Bekas510 on 9 de Maio de 2016 at 21:41

          Eu li, PROFET, estava apenas a ser sarcástica com os porquês! Pode ser que, na próxima, o Martins pense antes de escrever …..

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 21:48

          Não me parece Bekas, já leu o comentário de alguém que se intitula de Martina? este nome não lhe é familiar?

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 21:56

          Por essa razão escrevi outro comentário, que está lá bem em baixo “Isto realmente!… tive um peixe no aquário que viveu 18 anos. Acreditem numa coisa, aquele peixe tinha uma estrutura cognitiva mais avançada do que algumas das pessoas que vieram aqui comentar este post!”…é que, pensar antes de escrever dá muito trabalho!

          • ex-wife on 9 de Maio de 2016 at 22:06

          Talvez o Arlindo não faça censura, mas há quem queira ser mais Arlindo que o Arlindo, não compreendendo que não se admite a escolha de comentários, já que cada um responde por si próprio, incluindo qualquer apagador, alheio mas evitador perante artistas sensíveis e que pregam com pregos.

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 23:07

          Nem sei se compreendi bem o que a ex-wife quis dizer com “há quem queira ser mais que o Arlindo, não compreendendo que não se admite a escolha de comentários”, se estava-se a referir a mim, foi porque compreendeu mal a minha frase, pois eu gosto e quero usufruir de um Blog sem censura, o que eu disse foi que “…,infelizmente, por vezes, temos de ler alguns comentários depreciativos, injustos e até mesmo arrogantes,…” sem sequer os fundamentarem, simplesmente são de nível depreciativo, sem fundamentos (repare-se que tem virgula antes de infelizmente, pois o “infelizmente” pertence ao raciocínio posterior a essa primeira virgula) . O sentido da minha frase não pode ser entendido como se fosse “Tendo em conta que infelizmente o Blog do Arlindo é um Blog sem censura”, pois reitero novamente a minha posição de que gosto e quero usufruir de um Blog sem censura, sem a menor dúvida. Cada qual que vem aqui fazer comentários deverá sempre fazê-lo de uma forma coerente e bem fundamentada, pois sim, cada qual tem direito a ter a sua opinião, mas tem de fundamentá-la, em vez de vir só para aqui com sentido depreciativo e, por vezes, com arrogância.

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 23:13

          Disse também que este Blog permite dar voz a pessoas que se preocupam com o estado do ensino em Portugal, é para isso que este Blog serve, e não para comentários depreciativos, injustos, arrogantes, pois quando o são assim isolados, sem fundamentação, não passam disso mesmo.

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 23:33

          Se o comentário da ex-wife foi dirigido à primeira pessoa que comentou este tema/post, então sim, concordo consigo, pois acho que nunca tinha lido aqui neste Blog uma frase tão despropositada, pois dizer “Este blog devia ter vergonha de dar voz a estas pessoas” é das coisas mais absurdas que já li.

  1. Também vivo no Seixal e não concordo plenamente com o seu ponto de vista. Concordo quando diz que as escolas estão sobrelotadas e degradadas há espera de um investimento que propicie melhores condições físicas e humanas – leia-se pessoal não docente – às crianças que as frequentam. Mas gostaria mais que o horário dos meus filhos fosse um dos duplos porque, acima de tudo, são crianças e, como tal, precisam de tempo para ser crianças. Brincar também faz parte do seu desenvolvimento pessoal e da sua aprendizagem. Independentemente do meu horário de trabalho, não justifica, por exemplo, que eles tenham uma hora e meia de almoço que só contribui para a sua descompensação intelectual e cansaço físico, o que equivale a um baixo rendimento no período da tarde. Tenho amigas cujos filhos estão em horário duplo e asseguro que os resultados são melhores! Também tenho uma criança com NEE e, até agora, o acompanhamento tem sido bom. Não digo excelente porque os técnicos são muito poucos e as crianças a necessitar acompanhamento cada vez são mais mas, em parte, resulta. As retenções, infelizmente, têm que acontecer e os outros pais só têm que compreender e não apontar o dedo. No que diz respeito ao número máximo de alunos em turmas com crianças com NEE, ainda não conheci nenhuma que o desrespeitasse. E já agora, o CAF que os meus filhos frequentam custa pouco mais de 70€ para todos os que o frequentam e o valor é mensal e não por hora.

      • Sofia Ferreira Mendes on 9 de Maio de 2016 at 17:24
      • Responder

      Desculpe mas partilho a minha experiência que por acaso é oposta: o meu filho está num horário duplo da manhã e do que mais se queixa é do “cansaço” de estar fechado tanto tempo seguido. Quanto à hora de almoço, só tem 1H10 o que na maioria dos casos faz com que ele e os outros tenham pouco tempo para brincar depois de comer porque depois vão para a AEC. Eu tive que cancelar as AEC, pois ele estava a “trepar pelas paredes”. Estes horários seriam bons mas com menos 1H por dia, e nem todos os professores conseguem gerir uma aula tanto tempo seguido de forma equilibrada para estas idades

      1. Porque as aec não deviam ser aulas mas sim atividades fora da sala. Quanto ao horário só de manhã, acho que devia ser assim em todos os ciclos.

    • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 15:58
    • Responder

    Por vezes as pessoas fazem comentários sem antes meditarem um pouco. Estou solidário com esta pessoa, pois conheço bem o seixal, assim como outras zonas em que se verifica uma enorme degradação do parque escolar. Infelizmente os dinheiros públicos têm sido canalizados de forma indevida para outros “sítios”. Além disso, não será difícil perceber que, no contexto atual do país, os pais cada vez trabalham mais horas e por vezes em locais distantes das suas residências, fazem-no para poderem garantir que as suas crianças cresçam com o mínimo de condições e em muitos casos só lhes podem garantir as condições básicas de sobrevivência. Por muito que eles gostassem de estar mais tempo com os filhos e brincar com eles, não lhes é possível, daí terem de recorrer a ATL´s quando as escolas não lhes proporcionam esse serviço, abdicando de algum dinheiro, seja em que quantidade for (pois para alguns pais 30€ fazem mais falta do que 100€ para outros), privando-se de poder utilizar esse dinheiro para outros fins, por vezes de caracter básico, diminuindo a sua qualidade de vida. Este Blog permite dar voz a pessoas que se preocupam com o estado do ensino em Portugal. Tendo em conta que é um Blog sem censura, infelizmente, por vezes, temos de ler alguns comentários depreciativos, injustos e até mesmo arrogantes, vindos de pessoas que parecem ter palha no cérebro e um coração de pedra.

    1. Seixal tem uma autarquia comunista que se esta a marimbar para a educação. Não admira que os colégios privados estejam sempre a engordar. A expetativa do município é mesmo essa, esperar que o numero de alunos vá diminuindo e assim protelar a modernização e ampliação do parque escolar.

    • Sofia Ferreira Mendes on 9 de Maio de 2016 at 17:10
    • Responder

    Em relação a este tipo de horário, no 1º ciclo,o “problema” vem de manter a carga lectiva inalterada, em bloco. Crianças, dos 6 aos 9 anos, numa sala de aula durante 5 horas seguidas, apenas com 20 minutos de intervalo? Todo o benefício de ter as aulas de manhã, perde-se pelo esforço que as crianças fazem, quer em acordar tão cedo, quer em manter-se sossegadas e atentas durante tanto tempo seguido. Este tipo de horário, exige da parte do professor, aulas muito mais dinâmicas e numa gestão do tempo que respeite o cansaço que se instala, de uma forma diferente das colegas que tem horário repartido entre as 9H e as 15H30. O que é grave é que perante a possibilidade de optar por cargas lectivas de 22,5 H em vez das 25 H, o que possibilitaria um 2º intervalo ou tempos de entrada/saída diferentes, nunca os conselhos pedagógicos atendem à especificidade destes horário ou à idade das crianças. São invocados critérios pedagógicos mas na realidade são de secretaria.

      • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 17:25
      • Responder

      Concordo plenamente. Quem está no terreno é que sabe realmente o que se passa, pena é vivermos numa democracia tão pouco participativa.

        • Alexandre on 9 de Maio de 2016 at 17:45
        • Responder

        O primeiro comentador, o Martins, também está no terreno, só que tem um especial fascínio pelas pausas letivas, pelas tardezinhas livres…. Muita palha no cérebro e um coraçao de pedra, como referiu a Sofia Ferreira.

          • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 18:42

          Alexandre, concordo com tudo o que diz…mas isso da palha no cérebro e coração de pedra foi um comentário meu e não da Sofia, mas pelos comentários que li da Sofia de certeza que ela também estará de acordo com o meu comentário. Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que têm uma boa capacidade cognitiva e que formulam os seus comentários com adequada fundamentação e que têm um coração solidário que consegue sentir as injustiças a que muitos estão sujeitos.

          • Alexandre on 9 de Maio de 2016 at 20:44

          Sim, foi um lapso meu.

      • Martina on 9 de Maio de 2016 at 19:37
      • Responder

      Ui que preocupação com as crianças…querem é não ter que as ouvir em casa nem gastar um cêntimo com elas. O Estado que se responsabilize. Enfim

    • PROFET on 9 de Maio de 2016 at 19:55
    • Responder

    Isto realmente!… tive um peixe no aquário que viveu 18 anos. Acreditem numa coisa, aquele peixe tinha uma estrutura cognitiva mais avançada do que algumas das pessoas que vieram aqui comentar este post!

    • DJ DOGGY (EEBS) DOG on 9 de Maio de 2016 at 20:06
    • Responder

    Para quem quiser conhecer melhor o enquadramento financeiro do Programa Aproximar: https://pocehlarinha.wordpress.com/2016/05/09/enquadramento-financeiro-do-programa-aproximar-educacao/

  2. Tomara eu que o meu filho tivesse esse horário.

    • Joana Leitão on 9 de Maio de 2016 at 22:07
    • Responder

    Junto à minha experiência, em Alcochete. A situação é idêntica com crianças no 1º ano de escolaridade a frequentarem o turno da tarde até às 19horas. O desinvestimento por parte da Câmara é tal que existem turmas em pré-fabricados e não há qualquer tipo de apoio para material de desgaste ou transporte escolar.

    1. Partido da câmara?

    • ex-wife on 9 de Maio de 2016 at 22:26
    • Responder

    Parece-me que o comunismo seixalense tem permitido a queixa, sem manutenção da queixa há o sempre o risco de o deputado Bernardino Soares fugir para a Coreia do Norte e queixar-se lá.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading