E o MEC volta de novo ao mesmo erro de não permitir os não colocados em 2ª prioridade de permutar.
Mas será que pelo MEC não entendem que quem não ficou colocado e consegue permutante, seja com QZP ou QA/QE colocado em nada os afecta?
E se não ficaram colocados e conseguem um permutante, o que pode impedir que eles a consigam? Lembram-se das regras de 2013 que adaptaram depois de muita contestação e que seguia exactamente a mesma lei?
E não podem voltar a fazer o mesmo este ano?
Ou será que só após muita contestação é que se mostrarão disponíveis para fazer o mesmo de então?
[gview file=”https://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2015/09/Nota-Informativa-Permutas-MI_CI-2015_2016.pdf”]




17 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Não podemos ficar quietinhos, é demasiado doloroso, a todos os níveis. Quais os próximos passos que devemos tomar? Exposição por escrito para a DGAE, DREN, MEC?
Acabei de escrever ao secretário geral do ensino e da administração
escolar a expor a situação, já que foi ele que assinou o despacho de
2013, clarificando que as permutas eram para todos os docentes colocados
nesse ano ou noutros anteriores, desde que nesse ano tivessem sido
opositores ao concurso nacional/mobilidade interna! O link é http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/contactos.aspx?rc=3732
Se formos muitos…
Também já escrevi mail a apelar para que seja permitida a permuta aos “não colocados” na MI ( para sec. de estado do ens. e da adm. escolar). Já tinha enviado mail para a DGAE – 29/08 – não tive resposta!
Agora estou baralhada… já se pode permutar, hoje fui ao sindicato e disseram que ainda não estava disponível a aplicação?
Só os que obtiveram colocação na MI é que podem permutar, é isso?
Os retirados por atribuição de horário, ficaram impedidos de concorrer na 2ªprioridade e agora impedidos de permutar!
O Arlindo diz: “E se não ficaram colocados e conseguem um permutante, ….” Eu não tenho um mas sim 4 professores de QZP que gostariam de permutar comigo, ficando eu pertinho de casa e eles também!!! No entanto, como sou QE que concorreu na 2ª prioridade e não obtive colocação não me deixam permutar. Gostava de saber porque razão em 2013 foi possível e agora não. A lei não é a mesma? Fazem de nós gato sapato e a gente que se f****.
Acho que temos de reclamar de alguma forma, pode ser que que voltem a trás na decisão e abram as permutas para todos, colocados ou não, tal como em 2013.
Eu acho que devíamos literalmente entupir os serviços com reclamações. Porque não fazer-se um modelo é cada um de nós reenviar para todas os sites governamentais desses senhores?
Para onde podemos reclamar???
É verdade…a lei é a mesma e até há um despacho do Sr. Secretário de Estado, João Casanova de Almeida, de julho de 2013 que considerava esta situação injusta dando depois fundamento à circular que surgiu e deixou os opositores ao concurso efetuarem a permuta.Não se compreende esta inflexibilidade, quanto aos sindicatos…”qu’é deles?”
Precisamente, temos que reclamar, vamo-nos juntar, aproveitar a ideia da Cristina Sampaio, fazer um modelo, partilhar e enviar para todo o lado! É uma pouca vergonha, é brincar com as pessoas, uma falta de respeito, sensibilidade, bom senso, enfim… Fazer barulho!
Eu tenho um colega que quer permutar comigo. Somos ambos QE mas ele obteve colocação na 2ª prioridade e eu não e como tal não me deixam permutar. ISto não faz sentido nenhum!!! Fica toda a gente a ganhar, eu e o colega que ficamos mais próximos da nossa residência e as escolas que ganham dois professores mais motivados. Temos que reclamar, mas como? Eu já enviei um email para o meu sindicato, o spzn, mas até agora resposta nem vê-la.
Acabei de falar com alguém que sugere que se faça uma exposição superior, pois talvez assim se consiga. E eu até só me quero aproximar 20 km de casa… A minha permutante é que fica mesmo perto.
Mas exposição superior como? A quem? Eu posso dizer que já ando pior que estragado com isto tudo.
Estou numa escola para a qual NUNCA concorri, fiquei lá colocado de forma administrativa em 2009 porque os QZPS iam acabar, não só não acabaram como agora no concurso por mobilidade passam-me todos à frente independentemente da posição na lista graduada e do qzp a que pertencem. Cereja em cima do bolo, NÃO POSSO PERMUTAR!!!! JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA!!!!
Luís, sem querer comprometer uma melhor solução, talvez com alguma ajuda por parte da direcção da escola. Não sei. Vou falar com o director do meu agrupamento e pedir-lhe ajuda; afinal, eles, directores, têm contactos mais directos do que nós. Foi isto que me sugeriram. Mas não sei se é um caminho viável…
PRESSIONAR: enviei mails para DGAE ([email protected]), Secretaria-Geral do MEC([email protected]), Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Gabinet do Ministro, Secretário de Estado do Ensino Básico (http://www.portugal.gov.pt/pt/… – selecionar os respetivos destinatários). Temos de tentar!!!
Sim, já fiz isso tudo! até em formato de papel foi! E se o silêncio se mantiver?
Telefonei para o gabinete do Sec Est. Ens. e Adm Esc. mas no atendimento remetem a situação para a DGAE ( contacto telefónico não consigo, por mail e carta registada tb já fiz mas sem resposta…)! Sinto-me desanimada por nada alterar mas vou continuar a tentar!!