“Animação, hoje é sexta!” (o Pinscreen)

Olá, boa noite!

Hoje é sexta, animem-se e segurem-se bem! O que vos trago hoje é verdadeiramente assombroso…

Há muitos anos atrás,  por volta de 1930, Alexandre Alexeïeff e sua esposa, Claire Parker, trabalharam e realizaram os seus filmes utilizando uma técnica chamada pinscreen, ou em Português, o ecrã de alfinetes. O que é certo é que com o passar dos anos, esta técnica praticamente deixou de ser usada. Uma das razões é a existências de aplicações informáticas que quase realizam efeitos idênticos e a verdadeiramente, a técnica de animação em ecrã de alfinetes é muito trabalhosa, muito difícil e requer muita persistência e paciência (quase comparado ao trabalho do professor com os seus alunos…). Consta-se que depois destes dois realizadores deixarem a animação, foi Norman McLaren, seu admirador, levou o ecrã de alfinetes para o National Film Board (Canadá) tendo sido Jacques Drouin que se interessou pelo mesmo, mantendo-o em uso até se reformar, altura em que passou os testemunho (ou os alfinetes) a Michèle Lemieux.

Se pesquisarem, são raríssimos os filmes de animação realizados com esta técnica, resumindo-se quase aos de Alexeïeff e Parker. No entanto, a grande surpresa explodiu em 2012, ano em que Michèle Lemieux realizou a animação Le Grand Ailleurs Et Le Petit Ici. Filme produzido pelo NFB-ONF (Canadá) e que foi vencedor de inúmeros prémios em festivais internacionais. Só a finalização deste filme recebeu algum tratamento digital, considerando mesmo a realizadora que “em criatividade, nem sempre a tecnologia ajuda”. Acrescenta ainda que é importante manter este tipo de instrumentos (e técnicas, acrescento eu) vivos pois caso contrário eles morrem.

Sobre o filme Le Grand Ailleurs Et Le Petit Ici diz a sinopse: “Um homem pensa sobre o mundo num momento de devaneio, reflecte sobre como a memória funciona e os mistérios da morte a partir das partículas que constituem a matéria”.

Minhas amigas, meus amigos, sentem-se e vejam esta obra magnífica. Ah… e como nos discos, uma faixa extra! No caso, um pequeno documentário sobre este filme com a realizadora Michèle Lemieux no qual desvenda alguns segredos desta técnica de animação em ecrã de alfinetes!

Bom fim de semana e até dia 25, precisamente a próxima sexta, com mais animação!

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/09/animacao-hoje-e-sexta-o-pinscreen/

2 comentários

    • Suly on 20 de Setembro de 2015 at 11:37
    • Responder

    Arlindo, adoro as animações que nos tem deixado à sexta-feira através do post do animajar. Tenho visto todos e apesar de uns mais “fortes” do que outros, são todos muito bons e importantes para reflectirmos. Obrigada e até à próxima animação!

      • ANIMAJAR on 25 de Setembro de 2015 at 21:32
      • Responder

      Muito obrigado, Suly. As desta semana são excelentes para isso, reflectirmos. Agradeço a sua simpatia e ser fiel seguidora desta rubrica.
      Abraço.
      Animajar

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading