Na edição em papel.
Seis mil professores à espera de reforma
Aposentações. caixa prevê despachar a grande maioria dos processos até Setembro. Este será o ano com mais saídas na classe docente. Aposentados vão libertar horários nas escolas.
Mai 10 2013
Na edição em papel.
Aposentações. caixa prevê despachar a grande maioria dos processos até Setembro. Este será o ano com mais saídas na classe docente. Aposentados vão libertar horários nas escolas.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/05/a-noticia-de-hoje-do-dn/
18 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Isso são boas notícias!:-)
Acho que é bom sinal… agora era ótimo saber os grupos dos colegas que se vão reformar (eu sei… é pedir muito)
Se começarmos a somar as reformas desde 2009 até ao presente, e tendo em atenção o número indicado, dá números extraordinários…
contando por baixo… 6000+2500+2500+2500 dá qq coisa como 13500 professores…
Que diabo…
Alguma coisa de muito estranha MESMO …
Despachar tudo até setembro????
Só se estiverem a pensar colocar professores com horário zero na CGA a despachar processos!
Mesmo, desde o inicio de ano trataram de 1234 processos de aposentações e agora em metade do tempo querem despachar 6000. Pagava para ver…
dava jeito que fosse antes de sair as colocações…
eu fui colocada a 1 de setembro (concorri a horário zero) e durante o mês de setembro (e também em outubro) foi ver horários na bolsa de recrutamento anuais que me interessavam MUITO MAIS a serem atribuídos a colegas menos graduados… há coisas pouco compreensíveis
2 notas, primeiro as más notícias:
1) É possível que muitos colegas desistam com a “ameaça” dos 10% de redução na pensão. Ainda que, 1º, a retroatividade possa ser inconstitucional, 2º quem ficar vai trabalhar mais horas letivas e não-letivas e durante mais tempo(a reforma passará, para já, para os 66 anos e com a introdução do fator de sustentabilidade, para 67 anos, antes dos colegas se reformarem…isto é se se quiserem reformar antes dos 67 anos muito provavelmente acabarão ainda mais penalizados.
2)Se alocarem os funcionários todos às reformas só dos professores conseguem ter quase tudo até Setembro.
Tens razão, Picas. Só na minha escola conheço uma mão cheia que já retirou (esta semana) ou pensa retirar o pedido de aposentação. Uma coisa é ter decidido pedir a aposentação, outra coisa, perante este filme de terror, é concretizar isso. Pelo que se passa por aqui….
Então é porque ainda se sentem com força para aguentar o aumento da carga horária…Vai ser uma decisão complicada de tomar!
JCP, 5 em quantos?
Em cerca de 200 . E de um total de uma dúzia que requereu a aposentação (todos antecipada). em dezembro As conversas permitem-me concluir que, com excepção de um ou dois, a malta vai recuar….
Pois eu não sei que contas estão a fazer, mas estão a esquecer-se da convergência com as pensões do regime geral…com o fator de sustentabilidade e com a alteração dos salários base poderão vir a reformar-se ainda com menos dinheiro, mesmo a trabalhar até aos 67 anos….
Pois….Mas isto está de tal forma que só é previsível o dia de hoje (e com reservas). E a malta prefere aguentar a trabalhar, hoje, pois o dinheiro da reforma pode não chegar, para hoje. Amanhã, é outro dia (caricaturando, fala-se do mês em que um tipo tem de passar pelos serviços administrativos e deixar lá qualquer coisinha “Pró-Passos Troica”.
quem se pode reformar agora, não vai pensar 2 vezes… um professor com a redução máxima, a trabalhar 14-15 horas, corre o risco de trabalhar 24-26 ou 28 horas até aos 66 ou 67 anos…. e a ganhar menos, com o aumento da ADSE
Há gente muito tonta. Então é boa notícia que colegas peçam a reforma, não por quererem, mas porque se sentem obrigados a isso pela natureza das circusntâncias? Além disso, ainda não perceberam que os horários da maior parte desses colegas não serão preenchidos? Em que mundo vivem?!
Quem se pode reformar agora, antecipadamente, está a pensar três e quatros vezes….
E os que já chegaram a conclusões……estão a desistir.
Têm medo das “porradas” nas pensões e preferem contar com o vencimento que (ainda) têm!
O futuro, com estes gajos do poder, não existe!
Antes viver com pouco do que morrer com muito. levar os 10% é certo e sempre se poderá gozar alguma coisa da vida. Quem ma dera cá já hoje!!!
Se for para sair com penalização, não valerá a pena. Mas depende de cada caso, pois quem não imaginar o que é dar aulas a mais turmas do que aquelas que tem, o melhor a fazer é sair.
Mas quem sair não irá ver os seus lugares ocupados, as vagas irão fechar — é assim na minha escola.