Por lá… e por cá!

A Finlândia é “um país sem exames nem inspeção, em que as mudanças só acontecem de 10 em 10 anos, em que todos participam na discussão e em que a expressão-chave é a confiança nos professores”. In Expresso

Nós por cá estamos muito à frente…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/03/por-la-e-por-ca/

2 comentários

    • Para quem ainda n percebeu! on 15 de Março de 2016 at 11:50
    • Responder

    Cada lado compara com a Finlândia apenas o que lhe interessa! Esquecem-se de dizer que esse país só é o que é (em termos financeiros) porque tem vastos recursos minerais e teve a nokia (já desaparecida).

    Eu queria ver se sem a riqueza dos recursos naturais e a folga económica que estes permitem esse país seria assim tão brilhante!!!

    Porque é que não comparam a educação portuguesa à Japonesa ou à Coreana? Países pequenos, devastados por inúmeras guerras e que estão sempre no topo mundial? Ou então, à educação Americana que lhes permite ser o país mais rico e poderoso há várias gerações (podem não concordar mas é a verdade)?!? Porque não comparam a nossa educação a países sem recursos fosseis mas que conseguem competir economicamente? Isso sim, seria uma comparação feita à nossa medida… Agora comparar um sistema educativo com fundos quase ilimitados com um país onde falta tudo é muito injusto…

    • Fafe on 15 de Março de 2016 at 22:20
    • Responder

    O êxito da Finlândia, proponho-me aventar, é a incidência de FAfes educativos ser zero.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading