A Finlândia é “um país sem exames nem inspeção, em que as mudanças só acontecem de 10 em 10 anos, em que todos participam na discussão e em que a expressão-chave é a confiança nos professores”. In Expresso
Nós por cá estamos muito à frente…
Mar 14 2016
A Finlândia é “um país sem exames nem inspeção, em que as mudanças só acontecem de 10 em 10 anos, em que todos participam na discussão e em que a expressão-chave é a confiança nos professores”. In Expresso
Nós por cá estamos muito à frente…
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/03/por-la-e-por-ca/
2 comentários
Cada lado compara com a Finlândia apenas o que lhe interessa! Esquecem-se de dizer que esse país só é o que é (em termos financeiros) porque tem vastos recursos minerais e teve a nokia (já desaparecida).
Eu queria ver se sem a riqueza dos recursos naturais e a folga económica que estes permitem esse país seria assim tão brilhante!!!
Porque é que não comparam a educação portuguesa à Japonesa ou à Coreana? Países pequenos, devastados por inúmeras guerras e que estão sempre no topo mundial? Ou então, à educação Americana que lhes permite ser o país mais rico e poderoso há várias gerações (podem não concordar mas é a verdade)?!? Porque não comparam a nossa educação a países sem recursos fosseis mas que conseguem competir economicamente? Isso sim, seria uma comparação feita à nossa medida… Agora comparar um sistema educativo com fundos quase ilimitados com um país onde falta tudo é muito injusto…
O êxito da Finlândia, proponho-me aventar, é a incidência de FAfes educativos ser zero.