Dizem-me Que Abriu A Fase das Permutas

Contudo, não conheço ainda nenhuma nota informativa dando conta desse período.

No site da DGAE nada consta na página inicial e nos outros anos/concursos sai sempre essa nota informativa com a indicação de quem poderia permutar.

Já fiz o resumo histórico do que aconteceu nas permutas da Mobilidade Interna de 2013 e de 2014 e dizem-me que este ano o módulo das permutas não está activo para os docentes QA/QE.

 

Se por um lado a legislação apenas autoriza a permuta aos docentes colocados nos concursos internos/externo e de Mobilidade não posso deixar de novamente mostrar um despacho interno do Secretario de Estado Casanova de Almeida que permitiu o pedido de permuta aos docentes não colocados no concurso interno de 2013 com base numa argumentação legal e justa, o mesmo entendimento também foi feito para as permutas da mobilidade interna de 2013.

Seria de inteira justiça que a mesma argumentação fosse usada nas permutas da mobilidade interna e que aos docentes não colocados na segunda prioridade fosse dada a possibilidade de permutas.

Todos sairiam a ganhar.

E garanto que existem muitos docentes que, não tendo sido colocados na mobilidade interna, encontraram candidatos para permutar.

Porque colocar docentes longe das respectivas famílias quando é possível a permuta entre docentes do mesmo grupo de recrutamento?

Não haverá bom senso para que as regras de  2013 se repitam?

 

 

despacho interno

 

Despacho Interno publicado no site da DGAE em 06/08/2013.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/09/dizem-me-que-abriu-a-fase-das-permutas/

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Fontes on 7 de Setembro de 2015 at 16:58
    • Responder

    Acabei de ser esclarecida pela DGAE…
    Sou QA, opositora ao concurso de mobilidade interna e não colocada. Não posso pedir permuta e por esse motivo não tenho acesso à aplicação.
    Segundo o esclarecimento, apenas docentes colocados na 1ª prioridade podem permutar com docentes colocados na 1ª prioridade, dentro desta, QA com QA; QZP com QZP. Docentes colocados na 2ª prioridade poderão também permutar com docentes colocados da 2ª prioridade. Parece que esta inflexibilidade vai inviabilizar a maioria das permutas…
    Há dois anos, depois de bem pensarem, foi possível e este ano, como será?

    • ana on 7 de Setembro de 2015 at 17:31
    • Responder

    http://www.dgae.mec.pt/web/14654/186 nota informativa

    • Sofia Branco on 7 de Setembro de 2015 at 18:38
    • Responder

    Depois da nota informativa, fiquei sem chão! Não podemos ficar calados, se há a possibilidade de permutar e se noutros anos já aconteceu, vamos lá expor! Sou do grupo 220, QZP vivo em Guimarães, fiquei colocada em Valongo, encontrei uma colega do meu grupo, com a mesma carga horária letiva, mas de QA. Vive em Vila do Conde, está colocada em Lousada. Contas feitas, eu faço 100km por dia, ela 160, com portagens pelo meio, se conseguíssemos permuta, seriam cerca de 60… Não faz sentido esta proibição. Não me posso calar quando se trata da minha vida, da minha família (sim, porque professor também tem direito!!), do meu bem estar físico e psicológico, que, naturalmente, se irão refletir na qualidade da minha prestação ao serviço da educação. Não é má vontade, é a natureza das coisas.

      • Tiago Sousa on 7 de Setembro de 2015 at 18:49
      • Responder

      Isso tudo Sofia!!! Tenho uma possibilidade de permutar e passamos os dois a 50 km de casa, mas assim ficamos a 150 e 200km!!!!!!!!!!!!!!! O mundo caiu.me em cima agora ….. A colega que tem possibilidade de permutar tem bébé pequenino!!!! O que podemos fazer pra aceitarem as nossa permutas! nao fazemos mal a ninguem…

        • Sofia Branco on 7 de Setembro de 2015 at 21:22
        • Responder

        Vamos fazer barulho! É o que tem de ser feito, todos os que estão a viver esta situação, têm, obrigatoriamente, que expor esta injustiça, já bastou o stress da colocação longe de casa, o stress de arranjar um colega nas mesmas condições para permutar e agora novo stress por causa do aviso de abertura?! Bem, sinto-me mesmo em condições físicas e psicológicas para começar um novo ano letivo! Eis o que vou fazer: enviar uma exposição para a Sra. Diretora do DGAE, conjuntamente com a minha colega, explicar que esta permuta em nada altera o sistema, sim, porque é troca por troca, e que em jogo estão professores com famílias, despesas acrescidas, e muito cansaço à mistura, professores estes que deveriam ser tratados com muito mais respeito e dignidade.
        Também vou enviar esta situação para a DREN, MEC e, claro, enviar para a comunicação social, pois quase ninguém sabe do que se está a passar neste momento. Quieta, não vou ficar.

    • A Silva on 7 de Setembro de 2015 at 19:21
    • Responder

    Também encontrei a permutante “ideal”…mas a lei não nos deixa! Sou QA 220, 2ª prioridade não colocada; a colega é de QZP. Benefício para as duas, sem tirar o lugar a ninguém…não faz sentido lei tão injusta!

    • Tiago Sousa on 7 de Setembro de 2015 at 19:31
    • Responder

    Arlindo … será que há esperança que algo altere nas permutas, que eu, nós (QA/QE nao colocados) possamos permutar?

    • fernandes on 7 de Setembro de 2015 at 19:42
    • Responder

    Eu não tenho 1 interessado mas sim 4 interessados em permutar. E é a diferença de eu fazer 80 km ou 10 km por dia. Acham isto normal. Só a cambada de anormais que faz estas leis é que não vê o que está a acontecer. Arlindo, o que podemos fazer?

    1. O mesmo de 2013.

      Pressionar, pressionar, pressionar.

        • Tiago Sousa on 7 de Setembro de 2015 at 19:47
        • Responder

        Como?

          • MJ on 8 de Setembro de 2015 at 2:18

          Por exemplo enviando mail ao Secretário de Estado do ensino e Adm Escolar e à DGAE
          http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/contactos.aspx?rc=3732

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading