Pela Blogosfera: Intervalos 6 x Matrículas 0

 

Intervalos 6 x Matrículas 0

Como o ministro da Educação integra os fóruns que decidem o futebol e as aulas em Setembro, é natural que confunda intervalos dos jogos com os escolares e até o tempo de presença de jogadores nos balneários com o dos alunos nas salas de aula. Se impressiona que o ministro diga que “os alunos vão caber todos na mesma sala; não haverá desdobramento de turmas; a única obrigatoriedade é a máscara a partir do 2º ciclo; o distanciamento não”, e mais ainda no momento que a OMS conclui que “em espaços fechados, os aerossóis do vírus podem viajar dezenas de metros” torna-se mais surreal que decida pela eliminação dos intervalos escolares. Francamente: 30 crianças e jovens podem estar horas a fio dentro de uma sala e não podem usar o espaço de ar livre? E se há anos que os mais variados especialistas criticam severamente, e muito bem, a falta de tempo para brincar e socializar, vem o titular da pasta eliminar intervalos depois de meses de confinamento? E enunciá-lo para a globalidade do território não é um atestado de menoridade (mas convenhamos que o modelo vigente foi criado exactamente para certificar esse atestado) quando passa o tempo a repetir que “as nossas comunidades educativas responderão a esse problema de forma adequada.?

O estado em que estamos é cansativo, mas há o dever de repetição. Escrevi o seguinte em 21 de Abril de 2020 no texto “Tecnologias na sala de aula“:

“A crise escolar provocada pela Covid-19 acentuou a conhecida prevalência das redes de recursos educativos sobre as de gestão e administração. (…)Portugal é um caso, e em grande parte acompanhado pelo ocidente, que evidencia o que falta fazer em termos escolares e é até estranho que assim seja porque é um país com muito boas provas dadas onde a sociedade em rede permite desempenhos organizacionais únicos: rede multibanco, via verde ou critical software. Por exemplo, na origem das declarações do ministro da educação – “é impossível saber quais os alunos que não têm internet e computador” – estão mais de vinte anos em que essas perguntas são repetidamente feitas no acto da matrícula e perdidas na incapacidade de se gerar um sistema de dados que se aproxime sequer dos três citados. E essa “impossibilidade”, que gera desorganização, tem duas causas: governantes escolares centrados nas indústrias de recursos educativos e deslocalização da produção tecnológica para a China com o objectivo neoliberal de exibir o supérfluo, inibir o substancial e gerar ganhos financeiros muito significativos e pouco taxados. E esse desequilíbrio nas aprendizagens essenciais, que se tornou avassalador no ocidente, é a conclusão de que para a produção de lápis em qualidade e quantidade é necessária a simbiose da forma com o conteúdo associada ao valor precioso de muito bons desempenhos organizacionais.”

Hoje, acrescento mais uma evidência ao triste desfile de competências prioridades: Intervalos 6 x Matrículas 0.

Por Paulo Prudêncio, em Correntes

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/pela-blogosfera-intervalos-6-x-matriculas-0/

3 comentários

    • Filipe on 8 de Julho de 2020 at 17:13
    • Responder

    Ainda me faz espécie como gente demente tal como os Ministros de Portugal e até Presidente da República , conseguem a proeza de alimentar a alegada Economia dos tubarões criminosos com falsidades e não atenção ao que realmente acontece no terreno pós infeção . provavelmente tal como outras situações escondidas do povo , mais tarde irá contatar-se sem margem para dúvida que o Covid – 19 é afinal uma terrível arma biológica como poderes mais nefastos que a radiação atómica . Não sei como será daqui a um ano , mas certo que muitos milhares já foram cremados , e que vacina nem pensar neste vírus ou anti viral muito menos . A única arma será mesmo evitar qualquer cadeia de transmissão , e só o confinamento assim o permite . Os números em Portugal são falsos! E , as sequelas da doença ainda ninguém quis saber … se milhares de consultas externas foram adiadas e cirurgias , estando muitas ainda atrasadas devido às constantes greves dos enfermeiros antes da pandemia , imagina-se a redução de população dentro de um a dois anos . Eu faço figas para que morram contaminadas e sofram a dobrar na pele todas as pessoas que andam a contribuir para a expansão do vírus , políticos e presidente , já chega de trapalhadas , desgraçadas e desgraçados da carne para canhão já apanhada pela mentira do “apenas uma gripe fraquinha ! .
    “As complicações neurológicas da COVID-19 podem incluir delirium, inflamação cerebral, AVC e lesões nervosas, alerta um novo estudo conduzido no Reino Unido e publicado hoje na revista Brain.”

    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/neurologistas-alertam-para-disturbios-cerebrais-graves-em-pessoas-com-sintomas-leves-de-covid-19

      • Luluzinha! on 9 de Julho de 2020 at 13:12
      • Responder

      Então, confine-se, confine-se muito. E depois, alimenta-se do ar e do sol da sua janela. Enfim…

    • Zaratrusta on 8 de Julho de 2020 at 19:01
    • Responder

    Olhe vossa mercê que aqueles que ali se mostram não são ministros, mas sim moinhos de vento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading