Reivindicações dos Técnicos Superiores com funções docentes e dos Técnicos Especializados para formação

Dado que o Sr. Ministro da Educação continua, aparentemente, a esquecer-se de nós, atualizamos as nossas reivindicações. Assim, vimos pedir, caso seja possível, a publicação do texto que anexamos no ficheiro em word e em pdf (Têm o mesmo conteúdo).
Muito obrigada!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/09/reivindicacoes-dos-tecnicos-superiores-com-funcoes-docentes-e-dos-tecnicos-especializados-para-formacao/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Luluzinha! on 16 de Setembro de 2024 at 22:17
    • Responder

    Se são técnicos, não são docentes. certo? Mais palavras para quê? “Reivindicações” tão absurdas! Enfim…

      • TEF on 19 de Setembro de 2024 at 20:31
      • Responder

      Tanta gente, ignorante e mal formada! E serão realmente professores? Até tenho dificuldade em aceitar 🤮

    • Nando on 17 de Setembro de 2024 at 0:02
    • Responder

    Técnicos Especializados ???

    Grande parte dos TE, infelizmente, são uma cambada mal formada a solta e sem escrúpulos, protegidos pelas direções de escolas, que ocupam vagas onde existem grupos de recrutamento e docentes de carreira com anos de tempo de serviço, a espera de colocação.
    Senhor ministro, não vá na cantiga do bandido, por favor, acabe com esta malta!

      • Só para não estar calado on 17 de Setembro de 2024 at 11:50
      • Responder

      Calado estavas muito bem!
      Ficas a saber e pergunta nas escolas que os tem pelo menos informáticos como são uma ajuda a toda a comunidade educativa!
      Não sabes do que falas

        • Nando on 17 de Setembro de 2024 at 15:11
        • Responder

        Porque não entram na carreira docente pelo grupo?
        Eis a questão..

          • TEF on 19 de Setembro de 2024 at 20:34

          Porque não têm grupo de recrutamento… 🤮

      • Mando on 18 de Setembro de 2024 at 22:18
      • Responder

      É verdade, somos uma autêntica ‘praga’. Para quê ajudar os alunos com as nossas competências específicas, quando podemos simplesmente deixar os ‘docentes de carreira’ fazer tudo? Porque todos sabemos que, numa escola, nunca há lugar para mais ninguém, e quanto menos diversidade de competências, melhor! Ah, e claro, ser ‘mal formado’ é um pré-requisito para ser Técnico Especializado, vem logo no contrato. Mas olha, se calhar é melhor contactares o Ministério para acabar com todos nós – talvez assim se resolvam todos os problemas da educação.
      Ao falares dos outros ficamos a saber mais de ti do que dos outros, e olha que não ficamos a saber grande coisa.
      Pensas que és um génio? Não sei quais os TE que conheces, mas a miséria atrai miséria, talvez por isso vocês estejam todos juntos. Assim, só se estraga uma casa.

        • Nando on 20 de Setembro de 2024 at 17:16
        • Responder

        Bem colegas,
        Sabem ler, pelo menos?
        Refiro-me especialmente aos TE que são colocados em áreas de formação onde existe grupo de recrutamento, desde o tempo da pré-história. Nada contra os TE que não tem grupo.
        Porra,…pode ser que à segunda leiam…
        Comigo está, tudo certo, não retiro nada do que disse!!!

          • Mando o Nando para.... on 20 de Setembro de 2024 at 17:53

          Ah, pronto! Agora sim, esclareceste tudo, brilhante! Já está tudo muito mais claro. Então, afinal, só são mal formados os TE que têm grupo de recrutamento, certo? Os outros são bons. Ufa, ainda bem que fizeste essa distinção, porque estava mesmo a pensar que tínhamos todos tirado o curso de ‘mal formados’ juntos! Mas olha, se calhar o problema não está em saber ler… está em quem escreve, mas como dizes que contigo está tudo certo, nem vale a pena entrar por aí. Enfim, mais uma vez, obrigado pelo teu serviço público de iluminação intelectual!

    • Ana on 17 de Setembro de 2024 at 9:18
    • Responder

    Cada um tem o direito de lutar pela sua carreira!

      • Nando on 17 de Setembro de 2024 at 15:40
      • Responder

      Que carreira? Se são colocados ilegalmente em áreas de formação onde existe grupo de recrutamento e colegas de carreira a espera de colocação.
      Não me refiro, obviamente, aos TE colocados em áreas onde não existe grupo de recrutamento.

      Uma simples questão, para reflexão de todos!
      Quem deve ser colocado primeiro, um TE que teve colocações/renovações sucessivas (com bom jogo de cintura,…)ou um docente de carreira com décadas de tempo de serviço? Como se resolve esta situação que nem devia ocorrer, num estado democrático e na escola pública?

      Atravessam-se de toda a forma possível, na contratação de escolas, depois querem reivindicar direitos?
      Haja, bom senso!

    • Ana on 17 de Setembro de 2024 at 12:17
    • Responder

    Tem razão. Se não são docentes porque dão aulas, são diretores de turma e de curso, vigiam exames como qualquer professor? Mas são pagos por um índice inferior ao de professor contratad.

      • Nando on 17 de Setembro de 2024 at 15:51
      • Responder

      Porque se não dessem aulas, etc, etc, deixariam de existir!

      • TEF on 19 de Setembro de 2024 at 20:35
      • Responder

      👏👏👏

    • Domingos on 20 de Setembro de 2024 at 0:57
    • Responder

    Gostava mesmo de ver qualquer docente dos grupos existentes a lecionar as disciplinas técnicas que eu leciono. Gostava de ver um professor de carreira (o verdadeiro professor), como o “Sr Dr. Nando” a ensinar mecânica, pneumática, CNC, ou a programar um autómato, para não falar em muitas outras áreas. Pelo que entendi pelos comentários, existem alguns azedados que acham que por serem “Os” professores, podem ensinar aquilo que não aprenderam, porque eu não sei de grupo nenhum que possa lecionar as disciplinas que eu leciono. Acho que deve ser cada macaco no seu galho, porque há galhos para todos, aliás há galhos vazios. Na minha escola, nos últimos anos tem lugares a serem preenchidos em outubro ou novembro e não vejo ninguém dos grupos existentes a revindicar esses lugares. Não se deve fazer crítica geral sem saber do que se fala, porque não são todos iguais.
    Pelos comentários de alguns o ministério deveria acabar com os técnicos especializados porque os professores de português, matemática, francês, história geografia, etc… preparavam um bom técnico para ingressar no mundo do trabalho e até ofereciam o seu carro ou a sua casa para esses técnicos demonstrarem os conhecimentos… ou então acabariam com cursos profissionais porque o que interessa é um canudinho na universidade.

      • Mando on 20 de Setembro de 2024 at 18:07
      • Responder

      Esse Doutor Nando deve ser daqueles que assim que é colocado mete logo baixa? Deve ser para dar tempo aos ‘verdadeiros professores’. Assim, faz sentido! Ajuda a abrir vagas para os outros! Aposto que ainda dá umas dicas sobre como ensinar as disciplinas dos outros enquanto faz uma pausa bem merecida…

    • Nando on 20 de Setembro de 2024 at 23:28
    • Responder

    …😉

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading