Com este Ministro da Educação teremos uma mudança de paradigma?

Hoje disse ao Ministro da Educação que poderia vir a critica-lo, Ele sorriu. Fá-lo-ei quando necessário e sempre de uma forma construtiva, para transmitir o meu desagrado no que diz respeito a todos os assuntos respeitantes à educação, escolas docentes, não docentes, alunos…

Dito isto, o que tenho lido, o que ontem ouvi, presencialmente e nos meios de comunicação, deixam-me a sensação que a mudança do paradigma da educação em Portugal está em movimento.

Em termos de comunicação para o exterior, para a comunidade educativa, deixamos o discurso aburguesado e passamos a ouvir mensagens de uma forma clara, com a apresentação de intenções, neste momento algumas já passaram à pratica, embora, ainda não se notem na carteira e nas escolas.

Embora olhe com alguma desconfiança para o discurso politico de qualquer politico, baseado na experiência que tenho e qualquer professor tem, olho para a mudança como necessária e como o próprio ministro afirmou tardia.

Tardio foi o acordo alcançado para a recuperação de tempo de serviço de professores. O paradigma da educação estará sempre em mudança., por isso será bem vindo se tiver em conta o que a equipa ministerial tem vindo a afirmar.

O Maia acabou. Medida que nunca reuniu a aceitação dentro da classe docente. O que virá a seguir? Aguardemos. Critiquemos, ou não, quando nos for dado a conhecer.

O Estatuto dos Diretores vai ser criado. Esperemos que não perpetue ninguém no cargo para que possa perder a noção da realidade do que é ser professor. Que responsabilidades acrescidas e prestação de contas trará este estatuto? Que responsabilização é essa baseada em resultados? Cuidado. Não quereremos que os diretores andem a pressionar professores para abrir a cabeça dos alunos e lhes “enfiar” conhecimentos lá dentro.

A revisão do Estatuto da Carreira Docente vai ser revisto. Já vai tarde. A desvalorização da classe docente é patente na sociedade e necessita de ser invertida. O Ministro está farto de o afirmar para quem o quiser ouvir, mas o importante será saber como o pretende fazer. Que medidas vai tomar e que alterações terá o Estatuto para que isso aconteça. As experiências das ultimas duas alterações deixaram os professores adversos a conversas de políticos sobre este tema.

A Avaliação Docente, também, vai ser revista. O sistema de cotas vai continuar ou ser substituída por um sistema de meritocracia em que os melhores vão ser recompensados pelo seu esforço  que fazem a mais do que aqueles que entram e saem da escola com o que lhes é exigido pela profissão e sobre o qual recebem um vencimento? Como poderemos medir esse esforço a mais? Que esforço a mais será esse? Convém definir bem o trabalho docente para que isso fique claro.

Que Autonomia é essa de que ouvimos falar? Se for mais do mesmo não nos serve. Contratação de professores pelas escolas? Cuidado, nós lembramo-nos da BCE. Do desrespeito pelas instituições de Ensino Superior que foi a tal prova a que os professores contratados foram sujeitos e que afastaram muitos candidatos a professores da profissão.

A desburocratização do trabalho docente e nas escolas, avança ou não avança. Que não seja um projeto falhado como o Despacho do anterior ministro, cheio de boas intenções, mas que nada resolveu porque nunca foi regulamentada como devia.

Até agora, as conquistas dos professores, que muito têm a ver com a atitude do Ministro de passar das palavras aos atos, têm agradado e criaram uma imagem de diálogo e passos em frente.

O discurso do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, tem agradado à maioria dos professores, mesmo aos mais céticos (sempre desconfiados). Passemos, então, aos restantes atos esperando que a imagem que tem vindo a construir não seja destruída.

Espero não ter que vir a criticar este ministro como fiz aos anteriores, mas estarei atento. Eu e qualquer um dos mais de 100 mil professores deste jardim.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/09/com-este-ministro-da-educacao-teremos-uma-mudanca-de-paradigma/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Luluzinha! on 13 de Setembro de 2024 at 9:09
    • Responder

    Critica-lo? Sorriu-se? Enfim…

    • Vanda Serrão on 13 de Setembro de 2024 at 9:58
    • Responder

    Cheio de boas intenções, está o inferno…

    • João Almeida Pinto on 13 de Setembro de 2024 at 10:18
    • Responder

    Ver para crer.

    • Eu on 13 de Setembro de 2024 at 11:31
    • Responder

    Gostei do sistema de cotas… Esse é realmente um dos grandes problemas da escola 😄

    • Nuno Serra on 13 de Setembro de 2024 at 12:51
    • Responder

    O Polígrafo, sobre as estimativas do Governo relativamente ao número de alunos sem aula a uma disciplina no início do ano letivo de 2023 e 2024:
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ministerio-da-educacao-diz-que-em-2023-havia-324-mil-alunos-sem-professor-no-inicio-do-ano-letivo-e-verdade/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1726222626

    • O Rabugento on 14 de Setembro de 2024 at 7:46
    • Responder

    O discurso deste ME é um discurso balofo, demagógico e mentiroso (basta ver o que andou dizer relativamente ao número de alunos sem professor).

    Acabou com o Maia… Mas no mesmo PowerPoint volta com ideias como estudar a velocidade leitora (não se estranhará esse interesse dado o histórico laboral de parte da equipa do ME), é subserviente ao PISA, abre as portas para uma formação de professores miserável e, acima de tudo, avança com as bases para acabar de vez com a democracia das escolas (talvez por isso queira mexer na formação de professores, para garantir que a ideia de democracia organizacional não entra na formação inicial).

    Estamos portanto uma situação particular, podemos dar o Maia como moeda de troca para garantir que o diretor fica com estatuto próprio, qual pequeno ditador da sua CEO educativa.

    É um discurso papa-tolos, apenas menos burgesso que o do Crato – mas com todo o seu arcabouço ideológico -, pena é que tantos colegas estejam a cair no goto.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Puzzle magic: Găsiți o Doar un geniu poate rezolva această ghicitoare extrem Descoperă o eroare majoră în doar 5 secunde: un test Rebus pentru genii: găsiți Un puzzle Găsește pisica isteață printre bufnițe în Rezolvă ghicitoarea în 9 secunde: unde