As leis absurdas na formação de professores

O problema não nasceu este ano, não é “temporário”, e há muito que tarda um pensamento político-estratégico à altura da sua complexidade

As leis absurdas na formação de professores

Com a publicação do novo DL nº 51/2024, temos agora em vigor quatro decretos para regular a formação inicial de professores em Portugal, com a absurdidade de cada novo decreto contradizer os anteriores sem que nenhum seja revogado. É difícil para quem forma professores saber o que fazer neste momento: os mestrados em ensino não estão regulados em acordo com os Decreto-Lei n.º 112/2023, de 29 de Novembro, que procedeu à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2014, de 19 de Maio, ainda em vigor, e que foi corrigido pelo Decreto-Lei n.º 23/2024, de 19 de Março. Que lei deve prevalecer quando os diferentes decretos preconizam modelos e condições de aquisição de habilitação profissional totalmente opostos? E estão todos em vigor!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/09/as-leis-absurdas-na-formacao-de-professores/

3 comentários

    • olhó on 5 de Setembro de 2024 at 12:05
    • Responder

    O absurdo é impedir que profissionais da área do Ensino possam entrar em mestrados diferentes da sua formação de base apesar de esta ser na área do Ensino. Por exemplo um licenciado com mestrado em História pretende tirar um outro mestrado em Inglês não pode ! Se há escassez de professores deve-se às universidades que contribuíram com o desastre.

    • Paulo on 5 de Setembro de 2024 at 13:04
    • Responder

    Pior que tudo é em Mestrado em ensino de História haver em Portugal menos de 90 vagas anuais e 290 candidatos elegíveis, deixando 200 possíveis professores de fora quando há escassez…Parece de malucos mas é a realidade….

    • Pedro on 6 de Setembro de 2024 at 10:39
    • Responder

    Portugal no seu esplendor. O exemplo da educação estende-se a toda a legislação que se produz neste país. Um caos. Um país propício à corrupção e injustiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: