O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece um regime especial de recuperação do tempo de serviço dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.
Jul 23 2024
O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece um regime especial de recuperação do tempo de serviço dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/07/presidente-da-republica-promulga-recuperacao-do-tempo-de-servico-dos-professores/
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Cumplicidade no preconceito que discrimina pessoas pela idade!
Os mais velhos não recuperarão nada. Uma sociedade que despreza os velhos e entala os novos está condenada a desaparecer.
Não existe nenhuma descriminação para com os mais velhos.
A RTS serve para progredir na carreira, para permitir que mais professores consigam aceder a escalões superiores de vencimento, (5º, 6º, 7º, 8º, 9 e 10º escalões), suspendendo enquanto durar a RTS as quotas de acesso aos 5º e 7º escalão.
Sem este diploma, seguramente 80% ou mais de docentes, cuja média de idades ronda os 53 anos, nunca passariam do 4º escalão até o fim das suas carreiras.
Atendendo a esta média de idades, também nunca conseguirão nos últimos 15 anos da sua carreira contributiva ter uma média de rendimento que lhes vá permitir uma reforma com valores equivalentes sequer ao 7º escalão.
Ora, se um professor mais velho está já no 10º escalão não tem mais para onde progredir, não esquecendo porém que estão no imediato e provavelmente já há alguns anos a usufruir deste ordenado, ao contrário de mais de 80% dos seus colegas que estão presos no 4ºescalão.
Não podemos também ignorar que tanto os colegas mais velhos quanto os mais novos, estiveram TODOS congelados e vão ser TODOS penalizados no cáculo da reforma.
Portanto afirmar que os mais velhos estão a ser descriminados e os mais novos beneficiados é a mais pura mentira e é atirar areia para os olhos.
Disse tudo, é isso mesmo.
Concordo em absoluto. Os mais velhos são a “peste grisalha da AD”.
E onde podemos consultar o famoso diploma?
Quando for publicado em DR…
A descriminação existe e a dobrar, senão vejamos:
No tempo da Lurdinhas, com a “reestruturação” da carreira, os professores foram reposicionados em escalões muito abaixo do que estavam, embora mantivessem o índice de vencimento, tornando desta forma a carreira mais longa. Não contentes com isso, aumentaram mais um escalão. Não fora isso, muitos professores estariam hoje nos escalões mais altos da carreira. Depois veio o congelamento, que se conhece e que prejudicou toda a gente. Entretanto, muitos professores aposentaram-se muito abaixo do escalão em que se deviam aposentar.
A contagem do tempo de serviço não tem a ver apenas com a carreira, mas também com a aposentação, já que, quanto maiores forem os descontos maior será a remuneração mensal.
Concordo com o que afirma, menos com a parte da descriminação para com os mais velhos, ressalvando ser a minha opinião pessoal.
Os mais “velhos” e os mais “novos” que já referi, não fazem uma diferença de idades assim tão grande.
Não estamos a falar de pessoas com 24 anos e pessoas com 64 anos.
A média de idades dos professores mais “novos” do 4º escalão, como referem vários estudos é de 53 anos de idade.
Assim sendo que diferença tem para com os mais “velhos”? 12 anos? Dependendo da idade que pedem aposentação.
Isto faz com que também os mais novos estejam quantos anos na carreira? Não menos de 25.
Posso dar o meu exemplo pessoal.
De 1994 a 2001 como contratado.
De 2001 a 2024 como QZP.
Em 2024 como QA.
E estou no 4º escalão.
Apanhei as reformas da Lurdese os 2 congelamentos.
Não fosse este diploma não sei se iria transitar para o 5º escalão .
A minha carreira contributiva para a aposentação também vai ser muito afetada.
Sendo que estou a aferir um ordenado menor, no presente, que os meus colegas “mais velhos”
Os do 10 também estiveram congelados antes de lá chegarem e descontaram. Há discriminação, sim. Por serem mais velhos não veem esse tempo com efeitos na reforma!
IDADiSMO!
Temp Mail I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
Bom dia , concordo com o raciocínio e a análise.
Mas discriminar (estabelecer diferenças)? ou descriminar? realmente o que fizeram aos docentes foi um crime…e as Direções foram executoras /carrascas desse crime, com os seus acólitos a progredirem com EXCELENTES???? e os outros..?
À espera de vagas!