O ministro da Educação garantiu hoje que a lista de colocação de professores para o próximo ano letivo vai ser divulgada “esta semana” e apelou aos diretores das escolas para começarem as aulas a 12 de setembro.
Lista de colocação de professores vai ser divulgada “esta semana”
“Será divulgada esta semana [a lista de colocação de professores], será publicada a lista de colocação dos professores. Nós estamos, em conjunto com todos os serviços do ministério, a fazer o melhor possível (…) para que o início do ano letivo possa decorrer com o máximo de normalidade”, adiantou Fernando Alexandre, a falar na Maia, no distrito do Porto, à margem da primeira de um conjunto de reuniões com dos Diretores de Escolas de todo o país.
Presente naquela reunião, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, mostrou-se agradado com o anúncio do ministro afirmando que “foi uma grande novidade, esta semana os professores e as escolas terão conhecimento de com que recursos humanos [podem contar], no caso das escolas e onde vão calhar, no caso dos professores, a partir do dia 01 de setembro”.
“Os professores irão ter tempo para preparar as suas vidas e as escolas vão saber com que recursos humanos irão contar no próximo ano letivo, isso é positivo”, considerou.
Fernando Alexandre apelou ainda aos diretores das escolas para que arranquem o ano letivo em 12 de setembro.
“Eles [os diretores] têm uma margem até dia 16 porque, obviamente, pode haver imponderáveis, mas são imponderáveis que devem tentar ser evitados porque quanto mais cedo começarem as aulas mais depressa começa o ciclo educativo e nós sabemos que as famílias têm essa necessidade e expectativa”, disse.
Sobre o arranque do ano letivo, Filinto Lima lembrou que há muito por fazer, considerando que “este é um mês de muito trabalho para as escolas e também para a tutela. Espero que a tutela ajude as suas escolas”.
“Eu estou convencido que no próximo ano letivo iremos ter um arranque positivo. Aliás, o anúncio de hoje foi importante, dizer que a lista dos concursos será conhecida por todos nós”, salientou.
18 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
As aulas até podem iniciar no início de setembro, em vez de os agrupamentos obrigarem os docentes a estarem presentes em palestras e palestrinhas que para nada servem.
Concordo. E reuniões de CT, sem se conhecerem as turmas, para falar de bonés, telemóveis e pastilhas elásticas. E 300 grelhas de registo. Vamos ver a lotaria o que vai dar…
“Os professores irão ter tempo para preparar as suas vidas e as escolas vão saber com que recursos humanos irão contar no próximo ano letivo, isso é positivo”.
Esta frase proferida pelo nosso excelso Ministro só demonstra que não entende patavina do que é para um professor preparar uma vida!
Enfim!
Certa gente, com um gato morto pelas ventas até miar ainda era pouco.
😂😂😂
Mas ” e as famílias têm necessidade disso”? Que raio de observação é esta? Já agora comecem a 1 de Setembro para “ajudar as famílias “.
Filinto Lima é um digno representante dos diretores….para bom entendedor meia palavra basta.
Que grande lata tem este mínistro!
Saiu melhor do que a encomenda.
E depois anda a escrever cartas cordiais aos professores…
Está atrasado com tudo e ainda têm a desfaçatez de dizer isto!!!
E ninguém disse nada???
Só disseram apoiado como no tempo da outra senhora?
Que tristes.
Onde está a liberdade ?
Espero que os diretores do centro e sul sejam mais como os franceses. Aguerridos.
Eu sou da vinculação dinâmica e só ainda sei que sou do antigo QZP 1. Ainda nem sei a que “mini QZP” pertenço!! Só vai sair agora.
E, com toda a certeza vou para Lisboa.
Vou concorrer para escolas e saberei a minha colocação numa escola quando??
Perto de 31 de agosto saberei?
E arranjar casa nessa zona do pé para a mão?!!!
Vai ser bonito vai!
Como contratada tive sempre o coração nas mãos e agora o mesmo filme … de terror mm!!!
E se conseguir mobilidade interna?
Sempre a sofrer no final de cada ano letivo!!!!!
Que servilismo de merda, o do senhor Filinto!
Normal, está gente está do lado do poder, para se manter à tona… eu considero que esta gentinha devia ter cegos com duração finita, três mandatos e depois voltar à sala de aula, para usufruir das medidas que considerou boas …. Que tal?
Quem? O Director Flinstone? A sério? Não pode…
Esta foi a “primeira de um conjunto de reuniões com dos Diretores de Escolas de todo o país”.
Há novidades ou as reuniões são “top secret” tipo maçonaria?
Não é este concurso que vai resolver as necessidades todas até dia 1 de setembro. A seguir, ainda vem a mobilidade interna, onde concorrem mais colegas e a contratação. Entretanto, desde abril, quando foi o concurso, quantos professores se aposentaram? Para quem vão ser essas horas? e os que se vão reformar pouco depois? Vai ser como neste ano em que levei com mais uma turma e, no fim do ano, ainda com outra, durante um mês, ainda que por motivo de doença de uma colega.
Ai sim? Que novidade tão grande!
Não pretendo aqui defender o ministro, mas é preciso lembrar que os responsáveis pelas direções gerais são os mesmos que já lá estavam antes de março de 2024:
-DGESTE;
-DGE;
-IGEFE.
E estes, sim, são os maiores responsáveis por tudo isto.
E, sem estar a defender o ministro, de quem só conhecemos intenções, estes concursos e estas alterações são da autoria do homem da bengala, que tornou impossível qualquer alteração. Um verdadeiro herdeiro da Lurdecas, anarquista (ela) na juventude.
Esses ainda não mudaram? Ainda não houve danças de cadeiras?
Não há candidatos laranja?
Estranho.