A cada três meses, o Conselho de Ministros vai focar-se na transição digital e modernização administrativa. O primeiro decorre esta terça-feira, na Costa de Caparica, na véspera do debate sobre o estado da Nação. A digitalização é uma das chaves para conseguir a quinta tranche do PRR.
Mais um passo para a quinta tranche do PRR. Governo cria cartão e registo biográfico digital do professor
O Governo prepara-se para aprovar, esta terça-feira, a criação do cartão e registo biográfico digital do professor, sabe a Renascença, sendo esta uma das medidas a ter luz verde naquele que será o primeiro Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e Modernização.
A medida irá permitir que os docentes vejam agregados numa plataforma digital todos os dados referentes à sua situação profissional e que, atualmente, estão disponíveis em formato papel.
Ao mesmo tempo será desenvolvido o cartão digital do professor, a ser disponibilizado na carteira digital da aplicação móvel gov.pt, que incluirá o registo biográfico digital e todos os elementos da sua caracterização profissional.
Os registos biográficos do pessoal docente, em formato papel e de preenchimento manual, acompanham os docentes sempre que transitam entre escolas e os professores que não dispõem de um registo digital agregado da sua situação profissional.
O tratamento e consulta de dados é, por isso, considerado como “um processo complexo e burocrático” pelo Ministério da Juventude e Modernização, tutelado por Margarida Balseiro Lopes.
Segundo os dados do Governo a que a Renascença teve acesso, a medida irá abranger mais de 100 mil professores, que em 2023 tinham os registos biográficos em papel, e deverá estar implementada no terceiro trimestre de 2025.
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mais uma forma encapotada de implementar a Vigilância sobre os Professores. Violação da Privacidade e colocar em risco a segurança dos dados dos professores colocados em servidores que podem ser alvo de ataques e roubo de dados, neste caso claro que o governo assobia para o lado e Não se Responsabiliza! Eu Não Autorizo que os meus dados entrem nessa violência dos registos virtuais! É um Direito que Tenho! Qualquer inclusão dos meus dados em qualquer serviço digital sem a minha autorização por escrito É passível de Crime Punível por Lei!!! Dura Lex Sed Lex!!!
Pois claro, dados do nosso registo biográfico são coisas muito sensíveis… Por isso é que as listas de colocação com tanta informação pessoal não são públicas….
Concorremos, aceitamos, progredimos na carreira, etc, tudo numa plataforma digital… Mas não convém criar uma base de dados, é melhor andar a introduzir os mesmos dados “à mão” uma e outra vez na mesma plataforma… Ainda aparece aí um ácaro que me rouba o pin do multibanco porque acedeu aos meus certificados de formação…
Volte lá para o Restelo em silêncio que já tem idade para ter juízo…
Simples, não autorize a sua. E preencha o documento anualmente, terá de ficar responsável por o levar de escola para escola e fornecer toda e qualquer informação sempre que solicitada e necessário.
Também não confio na digitalização e não vivo no Restelo. O que nos resta de privacidade falta a muitos em cálculo do risco. Ainda por cima num mundo com lideres chalupas e com IA à solta!!!
Concordo com a digitalização do registo biográfico, bastante mais prático.
Muito prático para te venderem. E quantas pessoas serão necessárias para registar tudo e tanto? Os registos biográficos dos professores não são currículos vitae de jotinhas!
No meu agrupamento com cerca de 250 professores está tudo inserido no aplicativo de gestão do pessoal (é, como diz o outro: Trabalharem!)
PS: acabei de verificar o meu caso e os trinta e picos anos de serviço estão lá todos. Mais: registos de cargos, ações de formação frequentadas, exercício de funções de avaliador externo, etc.
É trabalharem!
Agenda 20/30 da ONU à qual os imbecis dos europeus aderiram em cheio. No fundo não passa de mais um passo para concretizar a novela de George Orwell 1984.
Concordo plenamente. As pessoas não têm a noção de que o que já está implementado na China virá para cá se todos nós permitirmos. É apenas uma questão de tempo. Mas chamarmos chalupas uns aos outros é mais fácil do que abrir os olhos e ver com a atenção a realidade a acontecer à nossa volta. O que está a acontecer na China? As pessoas são controladas 24/24h; precisa-se do telemóvel para entrar nos transportes, fazer compras, para tudo. Tesla é neste momento considerado um automóvel de controlo sobre o proprietário e quem apresenta poucos valores no sistema de crédito (escravidão) pode repentinamente não se conseguir mobilizar com o seu “próprio carro”. E muito mais. Com IA seremos todos controlados. Está a ser tudo digitalizado, mas acham mesmo que será para o “nosso bem”?
Boa tarde,
Existe uma escola na qual lecionei que se recusa a fazer a atualização do registo biográfico das horas que lá lecionei, como poderei proceder? A justificação é que ainda não receberam o registo biográfico da escola onde anteriormente estive a lecionar… Será preciso fazer queixa no E72 ou ir à CMTV?
Cumprimentos
Para ser honesto, no soy un gran lector de Internet, pero tu
Los blogs son muy bonitos, sigue así, me encanta.
Kaufen Sie einen registrierten Führerschein
Buy IELTS & PTE