Concursos 2024/25 – Avanços ainda sem corresponder às necessidades das escolas
A Federação Nacional da Educação (FNE) assinala positivamente a vinculação de 6612 docentes, número que, somado aos quase 8 mil que ingressaram em 2023, permite registar que, no período de um ano, vinculassem quase 15 mil docentes.
Sendo números muito significativos, que não deixam de refletir a dimensão excessiva da precariedade existente na profissão, ainda assim estão muito aquém das reais necessidades das Escolas.
A FNE constata também que houve uma grande mobilidade de docentes uma vez que cerca de 35 mil conseguiram mudar de escola. Esta mobilidade, que certamente vem ao encontro do desejo de muitos docentes de trabalhar numa escola mais próxima da sua área de residência, ou na escola com a qual mais se identificam em termos de projeto educativo, não deixará de representar mais um desafio para as escolas e para os seus profissionais.
De assinalar que os sindicatos da FNE estão a acompanhar algumas situações menos claras que resultaram da publicação das listas definitivas de ordenação, de exclusão, de colocação e de não colocação dos Concursos Interno e Externo 2024/2025, casos que irão merecer a intervenção da FNE junto da DGAE/MECI.
Apesar do elevado número de vinculações no período de um ano, a FNE considera que, ainda assim, está muito longe de corresponder às necessidades das escolas. Uma Escola de qualidade não é compaginável nem com a falta de docentes, nem com o recurso sistemático a candidatos sem as devidas habilitações profissionais.
3 comentários
Veja-se o (mau) estado em que os súcias e os sindicóides deixaram isto…
1 – Docente QZP da Vinculação dinâmica de 2023, ficou agora colocado num dos QZPs pequenos, a isso estava obrigado. Pode, agora, concorrer na MI a qualquer escola do País, ou só pode concorrer na MI às s escolas do QZP pequeno em que ficou, agora, colocado?
1 – Docente QZP da Vinculação dinâmica de 2023, ficou agora colocado num dos QZPs pequenos, a isso estava obrigado. Pode, agora, concorrer na MPD?
DN
Obrigatoriamente tem de concorrer a todos os AE do QZP vinculado, mas pode concorrer a outros AE de outro QZP, pela ordem que tem preferência, deixando para o fim aquelas escolas que menos lhe interessam.