Alunos do 4.º e 6.º anos vão passar a fazer provas de monitorização da aprendizagem

Alunos do 4.º e 6.º anos vão passar a fazer provas de “monitorização da aprendizagem”

 

Provas de aferição nos 2.º, 5.º e 8.º anos vão ser substituídas por provas de “monitorização de aprendizagem” no 4.º e 6.º anos. Provas serão feitas em formato digital, incluindo as do 9.º ano.

A partir do próximo ano, os alunos do 4.º e 6.º anos vão realizar provas de “monitorização de aprendizagem” nestes anos de escolaridade às disciplinas de Português e de Matemática e a outra disciplina rotativa a cada três anos. Serão de realização obrigatória e feitas em formato digital. Cada aluno terá uma classificação, registada na sua ficha individual, embora não conte para a sua nota final. As provas de aferição, até aqui realizadas nos 2.º, 5.º e 8.º anos, deixarão de existir.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/07/alunos-do-4-o-e-6-o-anos-vao-passar-a-fazer-provas-de-monitorizacao-da-aprendizagem/

22 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Padre Marx on 18 de Julho de 2024 at 13:33
    • Responder

    Formato digital…

    • ûlme on 18 de Julho de 2024 at 13:40
    • Responder

    ou seja o problema da internet fiável, e computador fiavel está resolvido!

    a parte do digital limitativa ao desenvolvimento de exercícios de calculo e redação de textos longos está resolvida!!!

    • Jose Santos on 18 de Julho de 2024 at 13:51
    • Responder

    Fixe tudo resolvido. Muda o nome e o ano e continua tudo na mesma.

    • Luís Miguel Cravo on 18 de Julho de 2024 at 14:03
    • Responder

    A montanha pariu um rato! E dos grandes! Que bom ver que o PS se mantém à frente da DesEducação….

    • Ensino secundário/ ensino universitário on 18 de Julho de 2024 at 14:16
    • Responder

    Concordo.
    Deviam estender se aos 9 os , 11os e 12o anos em vez de exames nacionais.
    Os exames de entrada na universidads devem ser feitos por estas, vigiados e corrigidos.
    O ensino secundário cumpre hoje a escolaridade
    obrigatória do país, com 2 percursos: os científicos ou humanísticos e os profissionais. O ensino secundário tem outros objetivos que não selecionar alunos para as universidades para os senhores profs univ.terem emprego.
    O ensino universitário não é obrigatório. O ensino secundário é.
    Se este ministro pensar bem vai ver que tenho razão.

      • A.silva on 18 de Julho de 2024 at 15:18
      • Responder

      Absolutamente de acordo.

      De resto para os candidatos portadores de uma certificação profissionalizante equivalente ao 12.o ano (cursos profissionais, CEF, etc.) e dos cursos artísticos especializados há um decreto-lei que permite o acesso ao ensino universitário mediante a realização de uma prova nas próprias universidades (sem certeza julgo que a prova para toda a zona sul realiza-se no politécnico de Setúbal).

      Está prova é elaborada, realizada e corrigida nas próprias universidades.

      Obviamente que nem todas as universidades disponibilizam vagas para esta modalidade de acesso ao ensino superior.

      Mas, como escreveu, as universidades (e afins) que tenham o trabalho de selecionar os seus alunos.

    • Mainada on 18 de Julho de 2024 at 14:17
    • Responder

    Ah ah! Muda-se o nome às provas de aferição e é um admirável mundo novo! Mas folgo em saber que, com o novo governo, a informática já funciona na perfeição…

    • Fernandoz on 18 de Julho de 2024 at 14:22
    • Responder

    O cúmulo é que os alunos do 1º ciclo que há dois anos fizeram a prova de aferição vão voltar a fazê-la para o ano! E ninguém diz nada

      • ûlme on 18 de Julho de 2024 at 14:29
      • Responder

      melhor
      ficam mais treinados

      • Calves on 18 de Julho de 2024 at 15:21
      • Responder

      Que alunos? Os poucos que se apresentaram na escola e que não foram “orientados” a ficarem em casa porque “não iam lá fazer nada”?

      Deve saber bem que, na realidade, a maior parte dos colegas não se comprometeu com as Aferições, tornou pública essa posição, nomeadamente aqui neste blogue e reiteradamente criticaram o modelo de avaliação externa!

      No meu entender, os professores que fazem um esforço sistemático para melhorar as condições de aprendizagem dos seus alunos, que estão focados em criar atividades de ensino e aprendizagem que cheguem a todos e a cada um dos miúdos, que repare nos contextos das crianças e jovens e mobilize respostas multinível, conjugue vontades, saberes e oportunidades para planificar e organizar melhores oportunidades de aprendizagem – esses professores trabalham com qualquer modelo de Avaliação Externa, em qualquer Escola e com uma qualquer Direção e Coordenação de Departamento.

      • Mendes on 18 de Julho de 2024 at 22:57
      • Responder

      Este Fernandoz é burro.

  1. Deviam alargar as provas também ao 11º ano e 12º ano(s)
    Deviam ser testadas as competências em inglês.
    Não faz sentido serem obrigatórias e não contarem para a nota.
    O 12º ano devia ter obrigatoriamente uma língua estrangeira.
    Infelizmente, só com a introdução de provas de caráter obrigatório é que se acaba com a “palhaçada” de todos passam sem saber.
    Talvez assim pais e alunos respeitem mais os professores e a escola!

    • Paulo Gomes on 18 de Julho de 2024 at 14:59
    • Responder

    Uma “pescadinha de rabo na boca” ou uma volta de 360 graus… esta gente do MEIC é tão obtusa e quadrada que não consegue pensar em nada de bom e original. Não são estas provas que vão resolver os problemas, nem tudo deve estar centrado em volta das provas, isso deu mau resultado e irá continuar a dar mau resultado e agora com as provas digitais, como se a Internet nas Escolas fosse infalível de avarias e de ótima qualidade. Pensem em soluções viáveis e credíveis, as nossas crianças não são focas amestradas só para debitar as provas…

    • ûlme on 18 de Julho de 2024 at 15:00
    • Responder

    mais tempos letivos roubados para fazer provas da treta

    • Maria Estafada on 18 de Julho de 2024 at 15:14
    • Responder

    Ah! Ah! Mudou a mosca mas a m..a é igual. P pior é que os alunos do 2º ano que já fizeram vão ter que fazer outrta vez. Andamos para aqui a ter trabalho em vão! Mas também só as faz quem quer! Pois se houver greve, não contem comigo!

      • A.silva on 18 de Julho de 2024 at 15:21
      • Responder

      Mas já não têm de fazer no 8.o ano

    • Ilusionistas on 18 de Julho de 2024 at 17:39
    • Responder

    O que acontece quando os alunos faltam?

      • Multa on 19 de Julho de 2024 at 9:35
      • Responder

      Os pais pagam uma multa.

    • Laurimath on 19 de Julho de 2024 at 9:43
    • Responder

    Pois, e os que fizeram no 5′ vão voltar a fazer no 6’… 🙄
    Enfim, está tudo mal!

    • Farto de PS-PS2 on 19 de Julho de 2024 at 14:06
    • Responder

    Continuem a votar na máfia dos interesses instalados PS-PS2 e depois não se queixem …

  2. Para ser honesto, no soy un gran lector de Internet, pero tu
    Los blogs son muy bonitos, sigue así, me encanta.

    Kaufen Sie einen registrierten Führerschein

    Buy IELTS & PTE

  3. User-friendly interface and top-notch content. It’s clear a lot of thought goes into this site.
    EaseUS Partition Master License Key

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading