Desde 2012 já vincularam mais docentes do que aqueles que se aposentaram (pela CGA).
Mas só entre 2023 e 2024 vincularam quase 15 mil docentes, 2.376 em 2023 pelo concurso externo e 5.606 pela Vinculação Dinâmica. Em 2024 foram vinculados 6.612 pelo Concurso Externo.
Com estes valores elevados de vinculações em 2023 e 2024 é muito expectável que o número de docentes em Ausência da Componente Letiva em 2024 dispare para valores muito superiores a anos anteriores, pois o número de vagas lançadas pelo Ministério da Educação foi em muitas situações superior ao apurado pelas escolas e aumentou imenso o número de professores do quadro neste curto espaço de tempo.
Em breve apresento outros quadros com o número de vinculados desde 2005 até 2024.
3 comentários
«Ausência da Componente Letiva » como é possível haver docente sem componente letiva numa altura onde há tanta falta de professores?….só têm de colocar esses professores sem componente letiva onde há falta de professores…é óbvio ou será que tá tudo doido.
nocomment : não percebe nada acerca do assunto!
Estão a ver gracas ao nosso grande ministro João Costa, que prevendo a situação de escassez futura de docentes, preveniu- com um recrutamento expressivo de novos docentes.
Para sanar a falta de docentes em alguns GR, e o excesso noutros grupos, seria por exemplo verificar nessas situações se o docente além de qualificação profissional do seu grupo , tem habilitação própria para outro grupo e atribuir automaticamente a qualificação..uma solução simples e económica, e era isto que estava na mente do Costa, penso eu de que…