A Prova de Vida do PCP

Ainda nem foi a tomada posse dos deputados na Assembleia da República e o PCP já entregou um Projeto de Lei para a contabilização integral do tempo de serviço dos professores e educadores.

 

Download do documento (PDF, Unknown)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/03/a-prova-de-vida-do-pcp/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. É ilegal?
    Não é a a lutar pelos interesses dos professores? Não se trata de uma longa reivindicação dos docentes? Não é pela escola pública?
    Qual é o espanto? Afinal, estão preocupados com o pcp ou com os professores? Ou agora já não interessa recuperar todo o tempo congelado?

      • curioso on 26 de Março de 2024 at 16:27
      • Responder

      …e a gestão democrática? Onde está?
      Não é menos importante. Ou a democracia não deverá estar em primeiro plano?

    • Padre Marx on 26 de Março de 2024 at 15:00
    • Responder

    O tangerina teve a promessa de carreira à parte e escalão especial de corrida e ficou contente da vida. E ainda há gente que acredita na boa-vontade desta cambada…

    • azael on 26 de Março de 2024 at 15:10
    • Responder

    BLA´, BLÁ, BLÁ, ETC.

    • Paulo on 26 de Março de 2024 at 17:05
    • Responder

    E acabar com as vagas no 5º e 7º???

    Trocar tempo de serviço congelado por acesso a vagas???

    Disparate!

    • sapinhoVerde on 26 de Março de 2024 at 17:22
    • Responder

    Caro Paulo, pelo que percebi, se na recuperação de todo o tempo de serviço o docente ficar encalhado no 5o ou 7o escalão esse “encalhamento” não existirá, mas deve-se de uma vez por todas abolir as vagas para o 5 e 7 escalão.
    É verdade que o pcp sempre votou a favor da recuperação integral do tempo de serviço, e todos nós sabemos quem se demitia….


  2. As propostas de resolução da situação da carreira dos professores apresentadas no parlamento pelo BE, CDU e PAN, em 2019, foram chumbadas pelo bloco central PS-PSD-CDS. Basta ler as medidas propostas para a educação, apresentadas nos respetivos programas, para perceber que tanto o PS como o PSD nada tencionavam fazer para reverter a calamidade a que chegou a carreira docente e a escola pública. O PS tinha prometido o descongelamento e a restituição do tempo de serviço e, quando o BE e a CDU tentaram que fosse cumprida, o António Costa ameaçou com a demissão. Se houve erro da geringonça, foi acreditarem que o António Costa cumpriria promessas sem acordo escrito. Lembro, que o PS governou com maioria absoluta na última legislatura (nesse período só negociou com o Livre e o PAN)
    https://observador.pt/2019/05/10/professores-parlamento-debate-normas-da-direita-com-exigencias-para-recuperacao-do-tempo-total/
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/pcp-e-be-nao-apoiaram-manifestacoes-dos-professores-durante-o-periodo-da-geringonca


    1. Oh, yes! Nem mais.


  3. Simples omissões:

    1. Há docentes pré, pré Bolonha, profissionalizados em 2010 ( Profissionalização em Serviço) pela UAB, com acordo do SPGL + ME, que nunca se efetivaram, por opção. Auferiam um índice remuneratório superior ao dos colegas com habilitação própria. Há uns anos a esta parte, o seu índice salarial passou a ser o mesmo que o dos docentes apenas com habilitação própria (e com o rodar dos anos, esta é apenas de 3 anos= licenciatura pós Bolonha; ao invés dos 1ºs citados= bacharelato. Agora, recentemente, surgiram e de acordo com o DL n.º 74/2023, de 25 de agosto continuam a ser ultrapassados. Somos uma minoria….sabemos…..mas quando se pensa em recrutar/aliciar docentes reformados e, sobretudo, aceitar-se, de bom agrado, colegas com habilitação profissional…..dá que pensar….

    • Octávio Augusto on 27 de Março de 2024 at 10:15
    • Responder

    Em vez de copiar um título já batido sobre a ” prova de vida” ,sugiro que o altere para”PCP prova a sua coerência entre as palavras e os actos”. Quanto ao momento para o fazer…informe se melhor sobre o funcionamento do parlamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: