Análise REAL sobre os resultados das provas de Aferição

Após uma leitura e análise dos resultados da prova de Aferição de História e Geografia de Portugal de
2023, o Conselho de Docentes da disciplina demonstrou uma real preocupação, dado que os resultados
apresentados denunciam um desempenho negativo e nada tem a ver com o desempenho da avaliação
interna (avaliação contínua). Por essa razão considerou-se importante fazer uma análise exaustiva e
pormenorizada. Dessa forma decidiu-se diagnosticar algumas causas que se passa a descrever:
– A falta de conhecimento do formato da prova, pois os alunos nunca tinham feito este tipo de prova, com
o tipo de questões colocadas e a forma como deveriam responder. O formato da prova pode ter
desorientado os alunos e influenciar de forma negativa o seu desempenho. De relembrar que os alunos
nunca tiveram acesso a nenhuma prova modelo (ou exercícios modelo) de História e Geografia de Portugal
como aconteceu à disciplina de Português.
– A dificuldades no uso da plataforma e a sucessivas faltas de conexão vieram afetar negativamente o desempenho dos alunos, revelando alguma ansiedade, acabando alguns por desistir de realizar o exercício em falta.
– A dificuldade de adaptação à prova, dado que raramente fazem testes em suporte digital e online, pois a escola não tem condições para tal.
– A dificuldade de aquisição do vocabulário específico da disciplina devido à ausência de pré-requisitos.
– O número de tempos letivos da disciplina no 5o ano (dois tempos) levou a uma abordagem dos conteúdos de forma superficial, acabando por nunca ser possível à sua consolidação, uma vez que o programa da disciplina do ano em causa é muito extenso.

Deixem lá de ouvir catedráticos e ouçam quem sabe…

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/02/analise-real-sobre-os-resultados-das-provas-de-afericao/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Osvaldo Lucas on 2 de Fevereiro de 2024 at 9:26
    • Responder

    Isto é o que se chama uma análise pormenorizada..

    • AC on 2 de Fevereiro de 2024 at 11:40
    • Responder

    Aleluia! Será que é desta que se começa o tratamento das feridas?
    Dia 17 tod@s a Lisboa! Já estou inscrita!🤗

    • ThisNotThat on 2 de Fevereiro de 2024 at 23:13
    • Responder

    Como se, hoje em dia, a avaliação interna fosse uma coisa muito fidedigna…

    • Anónimo on 3 de Fevereiro de 2024 at 16:59
    • Responder

    Nem mais.
    Foi isto mesmo.
    A acrescentar que os alunos e encarregados de educação não ligam nada a estas provas, porque elas não entram para o cálculo da nota do aluno.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: