Segundo notícia avançada pelo Público, o Ministério da Educação está a trabalhar num novo modelo de exames adaptados ao contexto de pandemia que se antecipa perdurar durante o próximo ano letivo.
Uma das novidades nos exames que serão realizados no próximo ano letivo é envolverem menos matérias obrigatórias. Essa e outras decisões estão em análise pelo Ministério da Educação, avança o jornal Público.
As opções terão por base os resultados dos exames realizados este ano – que serão analisados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) – e também dois documentos , um sobre o perfil dos alunos e outro intitulado Aprendizagens Essenciais.
A principal mudança que está a ser pensada é desvincular os currículos das diferentes disciplinas do alinhamento dos exames o que poderá permitir que estas provas tenham menos matéria obrigatória de avaliação.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
“… desvincular os currículos das diferentes disciplinas do alinhamento dos exames o que poderá permitir que estas provas tenham menos matéria obrigatória de avaliação.”
Se assim for, os exames passarão a servir exactamente para quê? Passarão a classificar o quê?
Não seria muito mais coerente e não teria muito mais lógica acabar com os exames e encontrar uma formula alternativa à actual de selecção dos alunos para efeitos de candidatura ao ensino superior?
O “faz de conta” parece continuar… Nos moldes agora propostos, estará provavelmente aberto o caminho para esvaziar os exames de conteúdo e de significado… Mas certamente continuarão cheios de procedimentos burocráticos e formais, para dar a aparência de que são muito importantes e imprescindíveis…
” Mais importante do que ser é parecer ser.” (Maquiavel).
Portanto, prevê-se que os próximos exames ainda sejam piores que os deste ano. E não me estou a referir aos possíveis resultados, mas sim à forma e conteúdo. Quanto ao conteúdo, pouco tinham de aprendizagens essenciais; quanto à forma, contrariam em tudo o que de mais elementar existe sobre uma prova de avaliação.
Aos alunos que os irão realizar no próximo ano deixo uma recomendação: não estudem pelos manuais nem pelos apontamentos, antes comprem daqueles livrinhos de palavras cruzadas e adivinhas, que os resultados serão melhores.
Cá para mim vão abordar holísticamente temáticas como: género/multigénero/ transgénero; prevenção rodoviária e de comportamentos aditivos; multi e transculturalidade; declaração Universal dos direitos humanos, da criança e dos animais; violência doméstica e no namoro; sexualidade e emocional idade; comportamentos alimentares e saúde desportiva; …
CMG: Currículo Mínimo Garantido.
A chatice continuará exatamente a mesma com disciplinas como Matemática e Física e Química.
Por muito que restrinjam/encurtem os programas…
aquilo continua a ser pouco ou nada flexível, lol.
Esta gente procura o quê?
Certificar a ignorância?
As médias dos resultados dos exames deste ano vão ser surpreendentes.
O medo dos efeitos do E@D…
O Arlindo devia colocar à votação a estimativa do aumento da média dos exames do secundário: 1, 2, 3 ou 4 valores, lol.
4.
Ainda não perceberam que escola já não é o sítio onde se aprende mas sim o sítio onde se guardam os filhos para que os pais possam ir trabalhar?