CDIJ MOSAICO promove projeto de Cinema

“Cinema Sem Conflitos – Produções” foi o nome dado ao projeto na área das artes cinematográficas, promovido pelo CDIJ (Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil) MOSAICO, cuja entidade gestora é a Casa do Povo de Vila Franca do Campo e pela Marca Registada “Cinema Sem Conflitos“. É um projeto que contou com o apoio da Direção Regional da Cultura.

O objetivo deste projeto destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade escolar e social, foi o de promover a aprendizagem da sétima arte como estratégia motivacional para as aprendizagens formais no contexto escolar. Descobrir o mundo do cinema como forma de abrir horizontes para uma disseminação da cultura açoriana, para o despertar possíveis vocações nesta área, visando, assim, o alcance de conhecimentos e capacidades essenciais para uma futura integração profissional através da aprendizagem da arte audiovisual. Este projeto que teve o seu início em setembro de 2019 e término em junho de 2020, contou com a participação de 31 jovens de diversas localidades, passando por Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Ponta Delgada.

Durante a vigência deste projeto os jovens participantes aprenderam a utilizar diferentes tipos de equipamentos consoante os sensores 4K, 2,7K,HD, que tinham à sua disposição (action cam, drone, mirrorless) e também estabilizadores de imagem e tripés. O software escolhido para edição de vídeo é um dos melhores da atualidade, pois permitiu o contacto de uma forma semi-profissional. As atividades desenvolvidas passaram pela correção de cor, sincronização e equalização de áudio e grafismos.

“A verdadeira aprendizagem pressupõe, assim, não só uma transferência simples de conhecimentos, mas também a criação de possibilidades para que se produza e construa, apreendendo o que é mais significativo.”(Freire, 2004).

Até à próxima semana ou todos os dias em facebook.com/cinemasemconflitos

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/cdij-mosaico-promove-projeto-de-cinema/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading