Isto é impressionante!!!
E ninguém vai fazer nada???
Não podemos deixar que os do privado nos passem à frente e fiquem com as vagas.
É urgente que se faça alguma coisa. Eles têm que concorrer na 3ª prioridade!!
Abram os olhos! on 14 de Fevereiro de 2017 at 15:56
Concordo. Temos que fazer algo para travar tal injustiça! Uma classe gigantesca e com uma união minúscula. Por isso,o governo vai-nos manipulando como se de um teatro de fantoches se tratasse (o ensino). Andei mais de uma dezena de anos de mochila, mas, de viagem e… continente de norte a sul e ilhas, e os do privado ao pé de casa. Agora são uns privilegiados!!! E assim, o país avança, com cenários destes e outros do género. Por isso, políticos… ao longe, longe da seriedade.
Em suma, no mínimo, é lamentável!
Tenho dito. Elisabete Oliveira
Essas vagas não deverão ir para os amarelos nem para os castanhos mas sim prara os quadros só as vagas libertadas por estes é que deveriam ir pra os restantes.
Está a esquece-se de que muitos desses quadros SÃO/FORAM amarelos e vincularam nos anteriores extraordinários. Agora, coloridos, misturam-se com os efetivos que sempre trabalharam no público, exigindo os mesmos direitos e, em muitos casos, ultrapassando-os.
Muito bom. Até seria cómico se não fosse, de facto, trágico para os professores das escolas públicas.
Nos últimos extraordinários, alertei inúmeras vezes para este problema, porque fui vítima dele. Não vinculei nos extraordinários anteriores por causa dos “amarelos” que caíram de para quedas nas listas à minha frente e “paparam” a maior parte das vagas. Fiquei a vê-los passar. Só espero que não apareçam mais uns quantos neste extraordinário novamente à nossa frente.
Eu, e muitos, com 20 anos de serviço público, até nos arrepiamos só em pensar que isto poderá voltar a acontecer.
Claro que não!! É outra vergonha!
Se são docentes de carreira apenas deve haver uma prioridade.
Quer sejam professores de QA/QE ou QZP devem concorrer na mesma prioridade – 1º prioridade.
Onde estão, mais uma vez, os sindicatos???
Os docentes vinculados em QZP neste diploma que revê o Decreto-Lei 132/2012 não concorrem na 1ª prioridade na MI (Mobilidade Interna).
Por favor, leia com atenção o diploma aprovado pelo Governo…
Artigo 28º (Mobilidade Interna):
1 – A mobilidade interna destina-se aos candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:
a) 1.ª prioridade — docentes de carreira vinculados a agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva.
b) 2.ª prioridade — docentes de carreira vinculados a quadros de zona pedagógica a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva;
Pois, Zé Manel, contra factos, o que argumenta?
Repare-se que em ambas as prioridades é usada a terminologia, docentes de carreira, mas pelos vistos essa igualdade de tratamento termina aí! É constitucional?
As tristes razões deste caos todo são obviamente duas:
– Ao serem nos 5 dos últimos 6 anos, pretende-se obviamente beneficiar quem lucrou com o esquema das BCE, pois quem não compactuou com esses esquemas ficou 2 anos desempregado, tendo sido ultrapassado por centenas de colegas;
– Ao dar 2 anos de hipótese aos colegas do privado, na mesma 2ª
prioridade que os colegas que sempre aceitaram qualquer coisa no
público, vai-se garantir que os colegas do privado acabarão por entrar
no quadro, ou por vinculação, ou por concurso extraordinário.
Enfim, é a corrupção no seu mais óbvio.
Se mesmo com, pela primeira vez, um governo de centro-esquerda acontece também isto, estamos bem tramados.
Primeiro,durante 12 anos, lutamos e resistimos aos neoliberais, pela nossa
dignidade enquanto nação. Depois, a recompensa que temos é mais do
mesmo, tal como com os neoliberais, ou seja, injustiça, esquemas,
corrupção, defesa de interesses escusos… Enfim, mais do mesmo.
Entretanto, colegas com 20 e mais anos pela escola pública são
literalmente esmagados, quer sejam precários, quer sejam dos quadros,
por uma continuidade neoliberal do sistema, agora com uma roupagem de um
pseudogoverno novamente republicano, humano, humanista e democrático.
Nem com estes as pessoas e o país estão primeiro…
Os vinculados é que não têm acesso. Não posem concorrer a vagas que queriam, nem com prioridade nem sem prioridade, nada vão ficar angustiados a ver os outros apanhar vagas que queriam.
Não sei, porque nunca pertenci a nenhum quadro, mesmo trabalhando durante 17 anos para o mesmo empregador. Vá à secretaria do agrupamento e pergunte. Já agora, também quer que a contratada lhe lave o rabinho com aguinha de rosas?!
Ainda não tínhamos lido isso “ó olhos abertos”. Qual a necessidade de postar tantas vezes o mesmo??? Por acaso sabes o nº de “amarelos” com condições para vincular no extraordinário?
Uma coisa é certa: há alguns que vão sim “roubar” vagas no extraordinário aos professores da escola pública.
O que todos queríamos saber eram os NÚMEROS para não sermos apanhados de surpresa.
É por isso que a nossa classe é pobrezinha… porque as pessoas só sabem olhar para o seu umbigo. Somos todos professores. Para que se conste sou professor do ensino público e acho vergonhoso este vídeo.
Professora Contratada on 14 de Fevereiro de 2017 at 22:54
Ai acha?! Vê-se mesmo que não está a par do assunto e que é efetivo… É caso para dizer que o seu comentário anda em torno do “pimenta no c* dos outros, para mim é refresco.”
Deves ser do público, AGORA. Depois de teres adquirido uma boa graduação no privado sempre com horários completos. Caso contrário, não falavas assim.
Os professores do privado têm graduações muito mais altas do que os professores do público com o mesmo tempo de exercício de funções. Vêm para para o público e ultrapassam todos os que trabalham há mais tempo do que eles em todos os concursos.
O tempo de serviço no privado não devia contar como se tivesse sido adquirido no público (pelas razões que todos conhecemos).
Quais são as razões?O tempo não deve contar Porquê????
Não sabe que os CA estão a assegurar um serviço que a rede dita pública não quis ou não conseguiu dar resposta?
Este tipo de vídeo é vergonhoso sobretudo para os do Público porque os compara com algo do mais vergonhoso que aconteceu na história da humanidade!Até agora só via aqui ignorância e tacanhez ,agora vejo também Fascismo!
RAZÕES:
1. O acesso aos lugares nos colégios não é por concurso público;
2. Têm sempre horários completos, ficando em vantagem relativamente aos professores do público;
3. Efetivam ou efetivaram ao fim de 3 anos;
4. Não são/foram avaliados, tendo em conta o ECD e as quotas da ADD;
5. Nunca andaram de mochila às costas, nem se submeteram à ansiedade de concursos nacionais. Ficar a 20 ou a 300Km das suas famílias ou no desemprego.
6. Trabalhar muitos mais anos para ter o correspondente a esse tempo de serviço devido aos horários temporários e incompletos.
etc, etc.
É INJUSTO, É IMORAL virem ultrapassar os professores que viveram na insegurança toda a sua vida profissional.
Respondendo:
1. Logo os lugares de acesso devem ser de concurso público e portanto todos os cidadãos devem concorrer com igualdade de direitos.
2. Horário completos de no mínimo 35horas semanais e com sábados, domingos e feriados, ordenados inferiores, repressões diárias.
3. Efetivar é ilusão, basta perceber quantos e quantos ao fim de 3 anos são substituídos por outros mais novos…rotatividade
4.avaliações sem critérios com vista a despedimento.
5. Se houvesse um colégio à porta de cada professor seria ótimo para todos, haveria lugar e não andávamos aqui a discutir.
6. Trabalhar mais anos não quer dizer trabalhar mais, logo se é por tempo efetivo de serviço não percebo a indignação.
Termina com esta frase que é ofensiva e demonstrativa da sua ignorância quanto ao ser professor do privado, experimente e depois diga se gosta! Insegurança?
“É INJUSTO, É IMORAL virem ultrapassar os professores que viveram na insegurança toda a sua vida profissional.”
Sr Kid
Para não estar com delongas, o seu 1º ponto derruba logo todo o seu raciocínio que não tem qualquer consistência objetiva: ” todos os cidadãos devem concorrer com igualdade de direitos”. TODOS PODEM CONCORRER, mas não na mesma prioridade, porque as situações NÃO SÃO IGUAIS (releia novamente as razões que foram apresentadas).
Quer dizer: andaram os professores da escola pública durante décadas a abrir vagas para agora os amarelos se apoderarem delas? Magnífico raciocínio.
Não sei quem é o colega, não me trate por tu. Sempre fui professor do público, mas, acima de tudo, respeito o outro. Algo que o colega vai demorar a aprender na vida!
Vergonhoso é o que o Ministério da Educação está a fazer aos professores contratados! Somos todos professores sim, uns de 1ª outros de 2ª… E ainda, os do ensino público e os do privado!
Pela lei geral de concurso público, eu teria vinculado em 2001/2002! Mas, a subversão manteve milhares de professores contratados durante 10, 15, 20 e mais anos! A percentagem de precários no serviço público é uma vergonha.
“A cegueira e a obstinação dos homens lembra-me às vezes a cegueira e a obstinação das varejeiras enfrenizadas contra as vidraças. Bastava um momento de serenidade, dez-réis de bom senso, e em qualquer fresta estava a liberdade. Mas o demónio da mosca, quanto mais a impossibilidade se lhe põe diante, mais teima. O resultado é cair morta no peitoril.” Miguel Torga
Lamentem-se… não querem nada com sindicatos, ou apenas querem aqueles sindicatos que servem interesses que não da classe, ou só olham para o umbigo, depois dá nisto. Fazem dos professores o que bem entendem….
60 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
muito bom mesmo….
Isto é impressionante!!!
E ninguém vai fazer nada???
Não podemos deixar que os do privado nos passem à frente e fiquem com as vagas.
É urgente que se faça alguma coisa. Eles têm que concorrer na 3ª prioridade!!
OS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO NÃO VÃO TER ACESSO À VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA!
o meu comentário desapareceu…
Concordo. Temos que fazer algo para travar tal injustiça! Uma classe gigantesca e com uma união minúscula. Por isso,o governo vai-nos manipulando como se de um teatro de fantoches se tratasse (o ensino). Andei mais de uma dezena de anos de mochila, mas, de viagem e… continente de norte a sul e ilhas, e os do privado ao pé de casa. Agora são uns privilegiados!!! E assim, o país avança, com cenários destes e outros do género. Por isso, políticos… ao longe, longe da seriedade.
Em suma, no mínimo, é lamentável!
Tenho dito. Elisabete Oliveira
Essas vagas não deverão ir para os amarelos nem para os castanhos mas sim prara os quadros só as vagas libertadas por estes é que deveriam ir pra os restantes.
Está a esquece-se de que muitos desses quadros SÃO/FORAM amarelos e vincularam nos anteriores extraordinários. Agora, coloridos, misturam-se com os efetivos que sempre trabalharam no público, exigindo os mesmos direitos e, em muitos casos, ultrapassando-os.
Hahahaha… E os outros? Quando entrar já muda de ideias.
OS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO NÃO VÃO TER ACESSO À VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA!!
Quem não vai ter acesso são os professores vinculados e ainda ofereciam a sua vaga se ocupassem uma vaga da VE. Ao que chegamos.
Muito bom. Até seria cómico se não fosse, de facto, trágico para os professores das escolas públicas.
Nos últimos extraordinários, alertei inúmeras vezes para este problema, porque fui vítima dele. Não vinculei nos extraordinários anteriores por causa dos “amarelos” que caíram de para quedas nas listas à minha frente e “paparam” a maior parte das vagas. Fiquei a vê-los passar. Só espero que não apareçam mais uns quantos neste extraordinário novamente à nossa frente.
Eu, e muitos, com 20 anos de serviço público, até nos arrepiamos só em pensar que isto poderá voltar a acontecer.
ESPETACULAR!!!
E sobre as prioridades dos docentes de carreira?
1.ª Prioridade – QA/QE
2.ª Prioridade – QZP…
Será legal? Será constitucional?
Claro que não, mas as coisas demoram tempo e depois já estâ. Mas isso é no interno. Na VE ainda é pior os vinculados estão impedidos de concorrer.
Claro que não!! É outra vergonha!
Se são docentes de carreira apenas deve haver uma prioridade.
Quer sejam professores de QA/QE ou QZP devem concorrer na mesma prioridade – 1º prioridade.
Onde estão, mais uma vez, os sindicatos???
E as vagas da VE não estão acessíveis aos quadros porquê?
Pelos vistos é tão legal e constitucional como a 1ª prioridade dos QZP na MI…
Os docentes vinculados em QZP neste diploma que revê o Decreto-Lei 132/2012 não concorrem na 1ª prioridade na MI (Mobilidade Interna).
Por favor, leia com atenção o diploma aprovado pelo Governo…
Artigo 28º (Mobilidade Interna):
1 – A mobilidade interna destina-se aos candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:
a) 1.ª prioridade — docentes de carreira vinculados a agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva.
b) 2.ª prioridade — docentes de carreira vinculados a quadros de zona pedagógica a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva;
Pois, Zé Manel, contra factos, o que argumenta?
Repare-se que em ambas as prioridades é usada a terminologia, docentes de carreira, mas pelos vistos essa igualdade de tratamento termina aí! É constitucional?
Pelo, Movimento Docentes Efetivos Discriminados
As tristes razões deste caos todo são obviamente duas:
– Ao serem nos 5 dos últimos 6 anos, pretende-se obviamente beneficiar quem lucrou com o esquema das BCE, pois quem não compactuou com esses esquemas ficou 2 anos desempregado, tendo sido ultrapassado por centenas de colegas;
– Ao dar 2 anos de hipótese aos colegas do privado, na mesma 2ª
prioridade que os colegas que sempre aceitaram qualquer coisa no
público, vai-se garantir que os colegas do privado acabarão por entrar
no quadro, ou por vinculação, ou por concurso extraordinário.
Enfim, é a corrupção no seu mais óbvio.
Se mesmo com, pela primeira vez, um governo de centro-esquerda acontece também isto, estamos bem tramados.
Primeiro,durante 12 anos, lutamos e resistimos aos neoliberais, pela nossa
dignidade enquanto nação. Depois, a recompensa que temos é mais do
mesmo, tal como com os neoliberais, ou seja, injustiça, esquemas,
corrupção, defesa de interesses escusos… Enfim, mais do mesmo.
Entretanto, colegas com 20 e mais anos pela escola pública são
literalmente esmagados, quer sejam precários, quer sejam dos quadros,
por uma continuidade neoliberal do sistema, agora com uma roupagem de um
pseudogoverno novamente republicano, humano, humanista e democrático.
Nem com estes as pessoas e o país estão primeiro…
OS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO NÃO VÃO TER ACESSO À VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Os vinculados é que não têm acesso. Não posem concorrer a vagas que queriam, nem com prioridade nem sem prioridade, nada vão ficar angustiados a ver os outros apanhar vagas que queriam.
Ahahahahahahahah
Só uma questão:
Os do privado não vão ter acesso à VE! A VE é para os que reúnem os requisitos… certo?
Também tenho essa dúvida!!
OS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO NÃO VÃO TER ACESSO À VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA!!!
Os professores do quadro é que não!
Será que não???? Pensas que somos parvos?
Muito bom…
ATENÇÃO:
OS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO NÃO VÃO TER ACESSO À VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA!
Os professores do quadro é que não.
Ó H, rescinda o seu vínculo definitivo e concorra como contratado. Está para aí a lamentar a sua má sorte e tem boa solução para o seu problemazito.
Já pensei nisso. Sabe como se faz?
Não sei, porque nunca pertenci a nenhum quadro, mesmo trabalhando durante 17 anos para o mesmo empregador. Vá à secretaria do agrupamento e pergunte. Já agora, também quer que a contratada lhe lave o rabinho com aguinha de rosas?!
Ainda não tínhamos lido isso “ó olhos abertos”. Qual a necessidade de postar tantas vezes o mesmo??? Por acaso sabes o nº de “amarelos” com condições para vincular no extraordinário?
Uma coisa é certa: há alguns que vão sim “roubar” vagas no extraordinário aos professores da escola pública.
O que todos queríamos saber eram os NÚMEROS para não sermos apanhados de surpresa.
É por isso que a nossa classe é pobrezinha… porque as pessoas só sabem olhar para o seu umbigo. Somos todos professores. Para que se conste sou professor do ensino público e acho vergonhoso este vídeo.
Ai acha?! Vê-se mesmo que não está a par do assunto e que é efetivo… É caso para dizer que o seu comentário anda em torno do “pimenta no c* dos outros, para mim é refresco.”
Professora Contratada, faça um favor a todos e não post mais comentários. A maneira como escreve e se dirige aos outros é indigno desta profissão.
A maneira como a Senhora Contratada vive… é que é indigna da profissão. Gente como a senhora… faz mal à docência.
Deves ser do público, AGORA. Depois de teres adquirido uma boa graduação no privado sempre com horários completos. Caso contrário, não falavas assim.
Os professores do privado têm graduações muito mais altas do que os professores do público com o mesmo tempo de exercício de funções. Vêm para para o público e ultrapassam todos os que trabalham há mais tempo do que eles em todos os concursos.
O tempo de serviço no privado não devia contar como se tivesse sido adquirido no público (pelas razões que todos conhecemos).
Quais são as razões?O tempo não deve contar Porquê????
Não sabe que os CA estão a assegurar um serviço que a rede dita pública não quis ou não conseguiu dar resposta?
Este tipo de vídeo é vergonhoso sobretudo para os do Público porque os compara com algo do mais vergonhoso que aconteceu na história da humanidade!Até agora só via aqui ignorância e tacanhez ,agora vejo também Fascismo!
RAZÕES:
1. O acesso aos lugares nos colégios não é por concurso público;
2. Têm sempre horários completos, ficando em vantagem relativamente aos professores do público;
3. Efetivam ou efetivaram ao fim de 3 anos;
4. Não são/foram avaliados, tendo em conta o ECD e as quotas da ADD;
5. Nunca andaram de mochila às costas, nem se submeteram à ansiedade de concursos nacionais. Ficar a 20 ou a 300Km das suas famílias ou no desemprego.
6. Trabalhar muitos mais anos para ter o correspondente a esse tempo de serviço devido aos horários temporários e incompletos.
etc, etc.
É INJUSTO, É IMORAL virem ultrapassar os professores que viveram na insegurança toda a sua vida profissional.
Respondendo:
1. Logo os lugares de acesso devem ser de concurso público e portanto todos os cidadãos devem concorrer com igualdade de direitos.
2. Horário completos de no mínimo 35horas semanais e com sábados, domingos e feriados, ordenados inferiores, repressões diárias.
3. Efetivar é ilusão, basta perceber quantos e quantos ao fim de 3 anos são substituídos por outros mais novos…rotatividade
4.avaliações sem critérios com vista a despedimento.
5. Se houvesse um colégio à porta de cada professor seria ótimo para todos, haveria lugar e não andávamos aqui a discutir.
6. Trabalhar mais anos não quer dizer trabalhar mais, logo se é por tempo efetivo de serviço não percebo a indignação.
Termina com esta frase que é ofensiva e demonstrativa da sua ignorância quanto ao ser professor do privado, experimente e depois diga se gosta! Insegurança?
“É INJUSTO, É IMORAL virem ultrapassar os professores que viveram na insegurança toda a sua vida profissional.”
Sr Kid
Para não estar com delongas, o seu 1º ponto derruba logo todo o seu raciocínio que não tem qualquer consistência objetiva: ” todos os cidadãos devem concorrer com igualdade de direitos”. TODOS PODEM CONCORRER, mas não na mesma prioridade, porque as situações NÃO SÃO IGUAIS (releia novamente as razões que foram apresentadas).
Quer dizer: andaram os professores da escola pública durante décadas a abrir vagas para agora os amarelos se apoderarem delas? Magnífico raciocínio.
3ª prioridade para CA. Não gosta, muda de canal!!!…
Falando em ignorância e tacanhez, por acaso leu a nota do autor sobre o vídeo???
Não sei quem é o colega, não me trate por tu. Sempre fui professor do público, mas, acima de tudo, respeito o outro. Algo que o colega vai demorar a aprender na vida!
Vergonhoso é o que o Ministério da Educação está a fazer aos professores contratados! Somos todos professores sim, uns de 1ª outros de 2ª… E ainda, os do ensino público e os do privado!
Mais vergonhoso é o que faz aos do quadro.
Prioridades na VE
1 contrados podem concorrer
2 vinculados impedidos de concorrer
Este concurso é extraordinário, portanto é para os contratados.
Sim mas os quadros precisam dessas vagas e não podem concorrer, subvertendo as leis gerais de um concurso público.
Pela lei geral de concurso público, eu teria vinculado em 2001/2002! Mas, a subversão manteve milhares de professores contratados durante 10, 15, 20 e mais anos! A percentagem de precários no serviço público é uma vergonha.
Estas mensagens são vergonhosas, tal como o vídeo. Ide para casa, olhai-vos ao espelho. Não merecem respeito!
Há imensos professores a precisar da aposentação! Tal é o azedume… faziam um grande favor à Escola Pública, além de que, abriam vagas!
Hitler amigo…os professores estão contigo. Haja vergonha!!!
O tipo que fez este vídeo devia enfrentar um pelotão de fuzilamento das SS nazis. Hehehehehehehe
Fica descansado que eu não digo a ninguém quem foi…
Mas eu também não sei quem foi!
Foi um amigo de um amigo…
Acho triste isto estar num blog como o do Arlindo. Não é isento. É pobre de conteúdo. Linguagem vulgar!
“A cegueira e a obstinação dos homens lembra-me às vezes a cegueira e a obstinação das varejeiras enfrenizadas contra as vidraças. Bastava um momento de serenidade, dez-réis de bom senso, e em qualquer fresta estava a liberdade. Mas o demónio da mosca, quanto mais a impossibilidade se lhe põe diante, mais teima. O resultado é cair morta no peitoril.” Miguel Torga
Lamentem-se… não querem nada com sindicatos, ou apenas querem aqueles sindicatos que servem interesses que não da classe, ou só olham para o umbigo, depois dá nisto. Fazem dos professores o que bem entendem….