E a carreira docente?
Foi aprovada a criação do sistema de pensões de reforma do regime convergente e das pensões de invalidez e velhice do regime geral de segurança social dos militares das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, do pessoal militarizado da Marinha, da Polícia Marítima e do Exército, assim como do pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública, do pessoal da carreira de investigação e fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do pessoal da carreira de investigação criminal, da carreira de segurança e pessoal com funções de inspeção e recolha de vestígios da Polícia Judiciária e do pessoal do corpo da Guarda Prisional.
No seguimento da política de convergência do sistema de proteção social pública (CGA) com o regime de segurança social iniciado em 2005, pretende o Governo, conforme previsto no seu Programa, assegurar a homogeneidade dos regimes, reforçando este percurso de convergência e eliminando as discrepâncias que subsistem.
Reconhecendo a especificidade das condições em que as funções policiais e militares são exercidas no que respeita à permanente disponibilidade e ao especial risco e perigosidade que lhes está associado, importa proceder a uma uniformização das condições e das regras de atribuição e de cálculo das pensões de aposentação e de pensão de velhice destes grupos profissionais.
Assim, foi estabelecido o regime de cálculo das pensões de aposentação e pensão de velhice tendo como base uma idade de acesso à pensão de velhice ou aposentação específica a partir da qual o valor é determinado sem aplicação do fator anual de redução da pensão por antecipação e sem aplicação do fator de sustentabilidade.
3 comentários
É urgente aproveitar este governo de esquerda para aprovar um regime especial de aposentação para os professores á semelhança do aprovado para as forças policiais e militares, tendo em conta que de deve ser considerada uma profissão de desgaste rápido.
António Ribeiro
É muito importante a criação de um Regime Especial de Aposentação dos docentes por motivos sobejamente conhecidos, sendo o enorme desgaste e stress a que estão sujeitos um dos que mais pesa.
Por outro lado, torna-se fundamental permitir a todos aqueles que investem anos e recursos a tirar um Curso Superior direccionado para o Ensino possam ter um Futuro e não tenham que Emigrar ou ir para as caixas do super-mercado…
http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/M_Html/Mid_181/Imagens/_banner_36anos.jpg/banner_36anos_274.jpg
a carreira docente não anda armada e não protege os governos da populaça…