Numa escola como a portuguesa, há espaço para o desenvolvimento integral das crianças. Mas numa sociedade como a portuguesa, não há tempo para brincar.
O Secretário de Estado da Educação quer que as crianças brinquem na escola. Já que não o fazem em mais lado nenhum. Passam os dias entre, aulas, atividades extraescolares, centros de estudo… fechados dentro de casa e edifícios. Não apanham sol, não veem a lua…
O nosso Secretário de estado quer pôr os meninos na rua, porque a rua é um lugar de aprendizagem. Na rua também se pode aprender a ser gente.
A rua é a principal estrutura para a brincadeira. Abrir a porta, às vezes não é tão mau como se pensa. Eu próprio um dia abri a porta e agora eles voltam lá sempre.
Também afirmou que, o Ministério da Educação tem como vontade incluir tempos lúdicos nos tempos escolares de forma a contribuir para um desenvolvimento humanista e integral das crianças. Mas há que ter em atenção, que são necessários recursos e que nem todas as escolas os têm. Há, que primeiro, preparar a rua para receber as crianças.
João Costa afirmou ainda:
Uma escola a tempo inteiro é uma resposta para quem não tem alternativa.
Escola como espaço de desenvolvimento humano. Temos de reinventar a escola.
Tem-se transformado [a escola], talvez na última década, num campeonato individual.
Implica não confundir a energia com mau comportamento.
O que ele não disse foi como pensa operacionalizar tudo isto. Intenções todos temos, Todos parecem saber como transformar a escola num sitio melhor, mas ainda ninguém o fez.
A escola necessita de mudanças. A escola tem de sair de um “marasmo” onde caiu há décadas. E com a escola, talvez a sociedade, daqui a vinte anos, se torne responsável pelas suas crianças.
(clicar na imagem para ver mais declarações na Convenção dos Direitos da Criança) in Delas.PT
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Tretas de todo o tamanho!
Conversa de treta!
E que tal os pais pedirem à respetiva entidade patronal para saírem 2 horas mais cedo para brincarem com os filhos?
Já agora, pais que sejam funcionários públicos, façam já este pedido!
Demagogia! A escola do futuro 2050, canal odisseia, deu na terça-feira .um bom programa para discutir realmente a escola do séc . XXI