Um Pequeno Exercício Com a Previsão de Datas de Concursos

Pediram-me ontem que fizesse uma previsão de datas para as fases seguintes dos concursos.

Lembro que este exercício é apenas uma previsão e que pode não se traduzir na realidade, mas pelo menos ficam com uma ideia de possíveis datas para o mês de Agosto.

 

No formulário de palpites que se encontra em cima do chat eu apontei para o dia 1 de Agosto de 2014 a saída da lista de colocações ao concurso externo extraordinário, continuo a achar que esse é um dia provável para a saída dessas listas. Contudo, para que as listas sejam publicadas é necessário que se conheçam os resultados da PACC antecipadamente (Pelas afirmações do Ministro é legal a retirada dos docentes, que não realizaram a PACC com aprovação, antes da homologação das listas).

Após a publicação das listas de colocações ao CEE existe um prazo de cinco dias úteis para a aceitação da colocação que poderá ser de 4 a 8 de Agosto. No caso de algum docente não aceitar a colocação no CEE será chamado o docente não colocado mais graduado que tiver concorrido ao QZP do docente que não aceitou a colocação (presumo que isso possa ser feito entre o dia 11 e 12 de Agosto).

O recurso hierárquico às listas do CEE decorrem durante cinco dias úteis após a publicação das listas definitivas de colocações e não colocações (possivelmente também ocorrerá entre o dia 4 e 8 de Agosto).

 

Acredito que as listas de ordenação ao concurso da Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento possam sair no mesmo dia que a lista de colocações do CEE, mas também poderão sair apenas depois dos docentes colocados no CEE terem aceitado a colocação no CEE. Se porventura saírem no mesmo dia presumo que os docentes colocados no CEE não sejam retirados das listas da CI/RR, se saírem após o prazo de aceitação ao CEE ai é certo que são retirados.

 

Saindo as listas da CI/RR no dia 1 de Agosto a fase de manifestação de preferências será entre o dia 4 e 8 de Agosto de 2014.

Se as listas do CI/RR saírem apenas entre os dias 11 e 12 de Agosto então as preferências serão manifestadas entre o dia 13 e 20 de Agosto (uma hipótese deste género iria atirar a publicação das listas de colocações da CI/RR para Setembro)

 

Datas previsíveis para a Mobilidade Interna.

O MEC não deve pretender que exista um número elevado de docentes sem componente letiva e para isso pode ficar a aguardar que sejam publicadas as listas da mobilidade estatutária e da aceitação dos docentes dos pedidos de rescisão, no meu ponto de vista o deferimento da MPD nesta altura pretende atingir esse objetivo e por isso duvido que exista o ICL1 e 2 como em anos anteriores,

Como os docentes que pediram a rescisão têm 8 dias úteis para a aceitarem é provável que muito em breve sejam enviadas aos docentes as propostas de rescisão.

Mas partindo do princípio que a Mobilidade Interna irá ocorrer apenas depois da aceitação dos docentes colocados no CEE podemos encontrar aqui uma data previsível para a Mobilidade Interna – 11 a 18 de Agosto. Para evitar que os docentes que rescindiram com o MEC possam ocupar horários para 2014/2015 então a data limite para ser enviada a proposta de rescisão seria o dia 29 de Julho de 2014.

A Mobilidade Estatutária poderá ser publicada até ao dia 8 de Agosto.

Antes de Agosto ainda deve abrir o Concurso de vinculação para as escolas artísticas e a Bolsa de Contratação de Escola para as escolas TEIP, com Autonomia e Artísticas.

Como já viram os próximos tempos ainda são de muito trabalho e estamos todos mortinhos por uma férias. Quando? Isso já não consigo prever.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2014/07/um-pequeno-exercicio-com-a-previsao-de-datas-de-concursos/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu estou mortinha por trabalhar! Não fiquei colocada este ano! 🙁

    • MPereira on 25 de Julho de 2014 at 12:01
    • Responder

    Olá Arlindo

    Não lhe parece que todos os documentos que utilizam iniciais para designar situações diversas
    deveriam trazer em rodapé a respectiva “descodificação”? Assim, a interpretação do conteúdo seria feita de forma mais eficaz. Por vezes, são tantas as iniciais presentes num texto que já não sei a que se referem, tornando-se a leitura e a assimilação da mensagem mais cansativa e desgastante.
    Penso que é uma questão pertinente ou então são os meus 56 anos a falar…
    Aproveito para premiar todo o seu trabalho aqui no blog que tem sido excepcional!

    1. Como estas inicias já fazem parte do dia a dia dos professores presumo que sejam facilmente descodificáveis. Mas tens razão quanto à identificação das iniciais no fim do post.
      Aqui vai:
      CEE – Concurso Externo Extraordinário
      PACC – Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades
      CI/RR – Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento
      ICL – Indicação da Componente Letiva (1 e 2, ou seja fase 1 envio de docentes, fase 2 retirada de docentes).
      MPD – Mobilidade Por Doença
      MEC e TEIP – facilmente reconhecidos por todos

  2. Obrigado, pelo excelente exercício! Apesar de ser apenas uma previsão não deixa de ser Serviço Público e uma ajuda para os milhares de professores pendurados por estas fases que, ano após ano, se arrastam pelo tempo de férias que deveríamos gozar tranquilamente!

    Pode ser que o MEC te leia e veja aqui um bom exempplo para o serviço público que deveriam prestar! Mas, a ver pelo que aconteceu nesta “2ª chamada” da PACC, está mais que visto que o respeito e dignidade pelos professores contratados (e outros) é coisa que nem os preocupa nem os faz perder um minutinho sequer do seu precioso tempo. É pena, mas é o que temos e escolhemos!

    • sandra on 25 de Julho de 2014 at 12:18
    • Responder

    Ninguém merece…… que mal fizemos nós…?!? Se as datas previstas se verificarem estarei de férias (que também sou filha de gente), mas sem net para poder concorrer 🙁 (caso seja uma das que “saltam fora”)
    Mais uma vez um bem haja a este Blogger Amigo!!

      • Sílvia on 25 de Julho de 2014 at 13:31
      • Responder

      Quanto a isso já não vou ter que me preocupar :(. Já “saltei” automaticamente fora, pois não me sujeitei ao devaneio deste cratino.

    • Zé Augusto on 25 de Julho de 2014 at 12:28
    • Responder

    Sempre a mesma VERGONHA! Sempre o mesmo GOZO ano após ano!
    Sempre em Agosto que aqui os parvos têm que concorrer!

    • THIS MORTAL COIL on 25 de Julho de 2014 at 13:29
    • Responder

    Obrigado por todo o trabalho efectuado no seu blog de grande mérito.Isto é um serviço público de grande qualidade ao serviço dos docentes.

    • José Gil on 25 de Julho de 2014 at 13:45
    • Responder

    Arlindo, haverá Aproximação à Residência neste ano? Sou QZP, colocado no Concurso do ano passado numa escola fora do QZP a que pertenço (a uma distância apreciável) e gostaria de me aproximar, até porque os colegas que estão na escola da minha área de residência (onde outrora me encontrava) irão saír por motivos diferentes. Agradeço o seu trabalho neste Blog cuja consulta se tornou parte da minha rotina diária (e de milhares de outros) numa altura em que deveríamos gozar o merecido descanso.

    1. A aproximação á residência agora chama-se Mobilidade interna

        • José Gil on 25 de Julho de 2014 at 19:37
        • Responder

        Obrigado, colega.
        Embora sendo QZP e concorra há mais anos do que me lembro, acabo por perder o norte quanto às designações. Deduzo que sendo opositor à mobilidade interna não necessito concorrer a uma zona pedagógica (mais uma escola de outro QZP), poderei concorrer apenas às escolas que me interessarem, certo?
        Grato pela atenção.

        • Sofia on 25 de Julho de 2014 at 19:51
        • Responder

        à residência

        • José Gil on 25 de Julho de 2014 at 20:54
        • Responder

        Olá de novo, colega!

        Infelizmente, parece-me que, sendo QZP, não posso concorrer com o objetivo de me aproximar de casa a não ser que fique sem componente letiva na escola onde me encontro.

        Se alguém puder confirmar essa situação, agradeço.

    • Ana Santos on 25 de Julho de 2014 at 14:06
    • Responder

    Tenho um dúvida Arlindo: após colocação e aceitação no CEE n há 1 período p manifestar preferências nesse QZP? Obrigada pelo seu excelente trabalho.

  3. Ana Santos, no texto do Arlindo estão essas datas da manifestação de preferências – são as datas da Mobilidade Interna. E as preferências não têm que ser apenas para o QZP de vinculação, acho eu.

      • Ana Santos on 25 de Julho de 2014 at 18:48
      • Responder

      Obrigada pelo esclarecimento CCN!

    • Nuno Miranda on 25 de Julho de 2014 at 14:56
    • Responder

    Olá Arlindo!
    Acho que consigo prever quando é que nós, contratados, iremos “de férias”: em Setembro.
    Não no dia 1 pois teremos de nos deslocar até ao centro de emprego, mas a partir daí é que vai ser diversão a valer :$

    • Marta on 25 de Julho de 2014 at 16:12
    • Responder

    Olá Arlindo, tenho uma dúvida:
    Quem denunciou contrato por tempo indeterminado com aviso prévio não pode assinar contrato nesse ano letivo mas pode concorrer se for para assinar contrato em setembro? Obrigado.

    • Eumesma on 25 de Julho de 2014 at 16:40
    • Responder

    Será possível não atribuir componente letiva a quem pediu a rescisão, tal como no ano passado não atribuíram a quem tinha pedido a aposentação? Evitavam-se muitos horários-zero.
    E já alguém foi informado que tem que concorrer à MI?

    1. Não é possível e mesmo para quem pediu aposentação não existem certezas de não ter horário atribuido.

    • Castle on 25 de Julho de 2014 at 17:18
    • Responder

    Ainda bem que este ano apenas vou a última semana de férias. Uma semaninha de praia… bem merecida.
    Mas que é um GOZO, lá isso é!
    Quando havia concurso anual para TODOS, nada disto acontecia…

  4. Ola Arlindo, bom dia. Quem for colocado no CEE a apresentação será feita na plataforma ou terá de ser feita presencialmente numa escola? Agradeço que me esclareça a dúvida se possível. Obrigado pelo seu excelente trabalho neste blog.

      • Maria on 26 de Julho de 2014 at 16:57
      • Responder

      Colega, tem que aceitar na plataforma mas a apresentação é presencial, obviamente…

        • Correia on 26 de Julho de 2014 at 17:11
        • Responder

        Mas a apresentação será apenas no primeiro dia útil de setembro.

    • Maria Irene Correia Guedes on 26 de Julho de 2014 at 21:06
    • Responder

    Agadeço a informação. Vou sofrer mais uns dias até saber o meu futuro. O que me traz em pé é o apoio psiquiatrico e a madicação. A função do senhor Ministro da Educação é desgastar os professores.

    • Jota on 26 de Julho de 2014 at 23:47
    • Responder

    Na minha escola alguns professores pediram rescisão. Se o MEC der o parecer favorável e eles entretanto com esta demora não se arrependerem, irão libertar alguns horários para concurso.
    O que será que o MEC pretende? atrasar a decisão das rescisões e assim esses horários não irão a este concurso…????

      • Sílvia on 27 de Julho de 2014 at 11:16
      • Responder

      Não me admirava nada que assim fosse. Deste cratino espera-se tudo e mais alguma coisa. Acho que nunca odiei tanto uma pessoa na minha vida como o odeio a ele. 🙁

    • Desesperado on 27 de Julho de 2014 at 17:17
    • Responder

    Pedi a rescisão e aguardo que se dignem responder. Seria mais um horário para concurso.

    • Desesperado on 29 de Julho de 2014 at 15:51
    • Responder

    Mais um dia e nada…
    Na escola não sabem de nada, no nº de telefone do subsite das rescisões mandam ligar para a DGAE que não atende o telefone.
    Entretanto não posso ir de férias, pois se estiver ausente e sair a notificação tenho 8 dias para aceitar!
    Isto acontece em mais alguma profissão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: