No Expresso de Hoje

Ainda não tive oportunidade de ler a notícia mas conforme o quadro de baixo mostra, foram 273 os docentes que foram colocados pela DGAE em renovação e na Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento de dia 12 de Setembro e que tinham menos de 5 anos de serviço.

Quase metade (118) foram colocados no grupo 350 – Espanhol e segundo me parece no próximo ano letivo a oferta de Espanhol está a ser reduzida em muitas escolas, pelo que será difícil que fiquem colocados no próximo ano letivo tantos docentes neste grupo como ficaram colocados este ano. O mesmo deve acontecer com o grupo 910 – Educação Especial 1.

Se a prova serve para alguma coisa? Não serve para nada, a não ser para limpar uns nomes da lista de não colocados. E é por isso que ela é inútil.

No meu ponto de vista, nesta altura é mais grave que a igualdade de oportunidades não seja garantida aos docentes portadores de deficiência pelo alargamento das contratações de escola às escolas e os números seguintes provam isso.

  • Dos 273 colocados com menos de 5 anos de serviço, 66 concorreram ao abrigo do DL 29/2001.
  • Dos 273 colocados com menos de 5 anos de serviço, 70 ficaram colocados em renovação (TEIP e autonomia) mas apenas 1 ficou colocado em renovação e que tem quota de deficiência.

Em percentagem posso dizer que:

  •  As colocações pela DGAE permitiram que dos 273 docentes colocados com menos de 5 anos de serviço 24,2% fossem docentes portadores de quota de deficiência.
  • As escolas colocaram apenas 1,5% de docentes portadores de quota de deficiência com menos de 5 anos de serviço.

E não vejo ninguém a manifestar-se contra isto, nem a convocar greves, nem manifestações ou plenários.

 

 

expresso

 

 

colocações REN e CI 2013-2014 anos de serviço1

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/07/no-expresso-de-hoje-2/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Correia on 26 de Julho de 2014 at 17:07
    • Responder

    Pois não, infelizmente! É que a deficiência, para a maioria das pessoas, é um problema que apenas afecta os outros… Algo que não nos diz respeito e do qual nos distanciamos… Não vá pegar-se!… Ainda vivemos numa sociedade que acha que a pessoa com deficiência deve ficar em casa entre quatro paredes, em vez de usar as suas capacidades. Ainda vivemos numa sociedade que, na presença de uma pessoa com deficiência e outra sem deficiência e menos qualificada contrata a última, se apenas existir uma vaga. Por isso mesmo é que o Estado é o único que ainda tem uma lei que protege de certo modo as pessoas que apresentam deficiências.

    • Jorge on 26 de Julho de 2014 at 19:51
    • Responder

    Não esquecer que alguns dos que renovaram, estão no fim das listas! Se a renovação foi legal, a 1ª colocação foi muito estranha e polémica.

    • A.L. on 26 de Julho de 2014 at 20:19
    • Responder

    NO quadro a primeira linha (número de 0 a 32) correspondem a quê?

      • Correia on 26 de Julho de 2014 at 21:08
      • Responder

      Corresponde aos anos de serviço, colega A.L.

    • tictac on 26 de Julho de 2014 at 21:45
    • Responder

    é estúpido e inútil haver a opção de espanhol mas é uma coisa totalmente tuga pois o alemão nem pensar que dá trabalho…

      • Soniara on 26 de Julho de 2014 at 22:28
      • Responder

      Pois eu não considero estúpida a escolha de qualquer língua estrangeira. Estúpido é pensar que estudar espanhol não dá trabalho, isso sim é que é mesmo à “tuga”.

      • sandra on 27 de Julho de 2014 at 9:32
      • Responder

      pois fique sabendo colega tictac que conheço várias escolas que obrigam os alunos a escolher alemão para não contratarem prof de espanhol. onde está a tão apregoada LIBERDADE de escolha??? e pensar que o espanhol não dá trabalho por ser semelhante ao português na oralidade é realmente redutor e comentário de quem não faz ideia do que está a falar…e em termos de ofertas de trabalho: a Alemanha é um espetáculo, decerto, mas o espanhol e 2ª língua mundial na atualidade, não esqueça isso…

    • Sílvia on 26 de Julho de 2014 at 21:59
    • Responder

    Não entendo…alguém me explique. Quais as condições para renovação? Como é possível haver no grupo de informática 2 colegas com 2 anos de serviço, 1 colega com 3 anos de serviço e 5 colegas com 4 anos de serviço a renovar para o ano letivo que vem, quando eu com poucos dias para os 5 anos e concorrendo para o país todo não tive colocação?

      • Correia on 26 de Julho de 2014 at 22:28
      • Responder

      Sílvia a tabela tem as colocações em renovação, em contratação inicial e em reserva de recrutamento. Talvez os colegas que refere tenham concorrido ao abrigo do DL 29/2001. Verifique se é essa a situação.

        • Sílvia on 26 de Julho de 2014 at 22:48
        • Responder

        Pois. Obrigado colega.

    • yurovskaya on 27 de Julho de 2014 at 0:04
    • Responder

    Tictac não entendo a opinião da inutilidade do espanhol…é uma língua estrangeira e apesar da proximidade com o português não o deixa de ser… mas claro tuga que é tuga acha que sabe falar e depois lá sai um “presupuesto” quando até se queria dizer “por supuesto”…ah e por sinal bem difundida pela mundo…Na Irlanda este ano os colégios colocaram-na como 2ª língua…e mais…não sou docente e lido com alemães que o que querem é explorar o tuga…que nas suas listas está como um país de mão de obra barata…Deixemo-nos de nos curvar à Alemanha e aos alemães…que muito nos exploram…

    • Fátima on 27 de Julho de 2014 at 12:29
    • Responder

    O Espanhol a seguir ao inglês é a língua que tem mais falantes no mundo!O alemão nem por isso!

    • Paulo on 27 de Julho de 2014 at 18:37
    • Responder

    E não haver opção de espanhol para quem vai para o 10º ano na maioria das escolas… isto é GRAVE… obrigam o inglês!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading