Pela Coreia do Norte

… também existe o hábito de eliminar os opositores do regime.

Escola acusada de afastar professores

 

Diretor atribuiu horário zero a professores que venceram eleições para o Conselho Geral.

 

A direção da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, foi alvo de queixa para o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e para a Inspeção da Educação por ter alegadamente afastado professores de forma irregular e por a escola estar a funcionar, de forma ilegal, sem o seu órgão máximo, o Conselho Geral (CG).

As eleições para o novo CG realizaram-se a 20 de junho, mas a lista de professores vencedora, opositora à lista apoiada pela direção, nunca tomou posse. Dos cinco professores eleitos na lista opositora à da direção, três deles ficaram a saber em julho que tinham horário zero, ou seja, não tinham turmas atribuídas. Tiveram, assim, de ir a concurso e foram colocados noutras escolas.

Um destes docentes era a professora que deveria ser nomeada presidente do Conselho Geral pelos restantes membros. Estava na escola há 19 anos e leciona Matemática.

“Foi a forma que a direção encontrou para decapitar a lista vencedora e os professores incómodos. Mas fizeram-no ocultando horários e, agora, no início do ano letivo muitas turmas não tinham professor e tiveram de ir recrutar outros”, contou ao CM um dos professores envolvidos, solicitando anonimato.

Os docentes recorreram aos sindicatos, mas não sentiram o apoio que esperavam. “O diretor Jaime Carlos é irmão de Arménio Carlos, líder da CGTP…”, afirma a mesma fonte. Ao CM, o sindicalista escusou se a comentar a situação. “Não posso comentar o que não conheço”, disse ao CM.

Tentámos contactar ontem o diretor da escola, Jaime Carlos, mas este nunca esteve disponível. O Correio da Manhã enviou perguntas por e-mail que também não tiveram resposta.

Questionado pelo CM, o Ministério da Educação também não respondeu.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/10/pela-coreia-do-norte/

10 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • anónimo on 8 de Outubro de 2013 at 15:55
    • Responder

    É curioso que um certo blogue que parecia ser independente da fenprof tenha omitido esta notícia. Mas, hoje mesmo, fez um post a com o título “Coreia do Norte inaugura luxuosa estância de esqui”.
    Aliás, estes saneamentos servem para recordar aquilo que os comunistas faziam em Portugal, quando estiveram no poder, durante o PREC …

    • Luis Aguiar on 8 de Outubro de 2013 at 16:20
    • Responder

    Pelo que eu sei, esta direção entrou em funções apenas a meio do ano letivo passado.
    Havia demasiados interesses instalados na escola. Quando há demasiados interesses instalados cada um faz o que quer. Quando alguém tenta impor alguma ordem, há que acabar com esse alguém.
    Já se perguntaram por que razão havia tantos horários zero em algumas escolas no início de Agosto?
    Já ouviram falar em não aprovação a tempo e horas de algumas turmas?
    Já ouviram falar de escolas que levam com as sobras das outras escolas? Sobras essas que só são libertadas já tarde, Agosto adentro? Já pensaram que há escolas de última linha, tais como esta que só formaram muitas turmas já no final de Agosto, enquanto os horários zero tiveram de ser indicados muito antes?
    Se responderem a todas estas questões, talvez percebam por que razão quem se queixa nem sempre tem razão.

    • JCP on 8 de Outubro de 2013 at 17:13
    • Responder

    Na escola onde leciono havia 50 horários zero e hoje estão dois. Muitos tiveram de concorrer e ficaram colocados (alguns, longe).
    Houve turmas e cursos que só em final de setembro foram autorizados. Depois, há a graduação. Houve incorreção na atribuição dos horários zero? Sobre isso, não li nada.
    Espero que a haver injustiças, cometidas pela direção, a IGE atue. Ou, caso contrário, atue sobre quem não tem razão e lançou a “boca”. Sobre o irmão e a CGTP e coiso e tal, o homem até pode ser do CDS. Ou essa coisa dos partidos e dos sindicatos é genética??

    • António on 8 de Outubro de 2013 at 18:50
    • Responder

    Conhecendo o Diretor, não acredito.
    Lançar suspeitas e “bocas” é fácil, principalmente quando não se conhece a verdade toda.
    Exemplo? O presidente do Conselho Geral é eleito e não nomeado, e é por todo o Conselho Geral, que envolve professores e funcionários (juntos em minoria), pais e EEs, alunos, autarquia e comunidade. Como é que se pode afirmar quem ia ser “nomeado”?
    No mínimo, estranho!

    • maria on 8 de Outubro de 2013 at 19:29
    • Responder

    tanta roupa suja…e tantos ainda sem lugar.
    apure-se a verdade e penalize-se os responsaveis.

    • UiOp on 8 de Outubro de 2013 at 22:05
    • Responder

    Se foi/foram para horário zero é porque eram os menos graduados no grupo logo não vejo onde está o “erro”. A lei é igual para todos.


  1. Nunca peças a quem pediu, nunca sirvas a quem serviu.
    O colega Júlio a quem esse tal de Jaime Carlos grimpou, na auto-estrada do vale tudo, em que é especialista, quando se trata de ocupar poleiros, deve lembrar-se bem do bicho.
    É o mal dos “mestres”, aqueles que têm o 9º ano de escolaridade e seis meses de “bacharelato”, para fingir que são doutores. E são: “arrelvados”

    • Jorgeluso on 9 de Outubro de 2013 at 10:05
    • Responder

    Numa única frase: Falta de tudo! Triste quando estamos no domínio da educação e da formação. Com exemplos deste que democracia promovemos?


  2. 9º ano a dirigir uma escola????…

    Então é por isso que não há lugar para os licenciados e mais os que têm mestrado e doutoramento e andam na Pizza Hut, ou têm de ir para fora.
    País degenerado :-\

    Quem pôs lá esse cavalheiro?


  3. … a “querida” do antecessor, grande responsável pela ruína da escola: a mediocridade encontra sempre amparo, como diz o provérbio


  1. […] isso não justifica  que 2-3 dias depois da notícia aparecer e ser divulgada pelo Arlindo apareça alguém a mandar-me mails a dizer o que eu devo ou não divulgar, parecendo-me que o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: