Setembro 2013 archive

Jornal das 22

As vantagens de aprender inglês no 1 ciclo TVI

Matemática medalhas RTP

Banco de Livros TVI

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/jornal-das-22-2/

Antevisão da Semana 4 – Contratações de Escola

A quarta semana completa de contratações de escola antevê-se bastante fraquinha no número de horários em concurso, isto porque ainda não ocorreu a publicação da Reserva de Recrutamento 3.

Semana 1 – 2077

Semana 2 – 2395

Semana 3 – 851

 

CE SEMANA 4

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/antevisao-da-semana-4-contratacoes-de-escola/

Datas das Reservas de Recrutamento

Quadro comparativo com as datas das reserva de recrutamento de 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014.

Uma coisa é certa a Reserva de Recrutamento 3 será publicada já no mês de Outubro e nos últimos dois anos no dia 3 de Outubro foi publicada a RR4.

Por este andar a cada mês que passar será eliminada uma reserva de recrutamento.

Não se compreende este atraso quando existem ainda imensas turmas sem professor e as aulas já começaram há 15 dias.

 

previsão de datas RR

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/datas-das-reservas-de-recrutamento/

Uma Questão de Esti(l)o

Mas segundo Manuela Moura Guedes o provérbio existe mesmo. 😉

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/uma-questao-de-estilo/

O Líder Inovador

… tem direito a deslocações pagas, alimentação e alojamento para realizar formação.

… sempre em dias da semana.

 

O professor paga tudo do seu bolso e faz a sua formação fora de horas e ao fim de semana.

…e depois querem professores inovadores.

 

lideres

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/o-lider-inovador/

Tesourinho Contratual

… nas AEC.

 

Mesmo que seja para desempate tenho dúvidas que distância entre a residência e a escola possa ser usado como critério.

 

 

km

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/tesourinho-contratual-8/

Ribeiro e Castro Demite-se da Comissão Parlamentar de Educação

Para continuar com graçolas enquanto presidente da comissão parlamentar de educação não se perdeu grande coisa.

 

Ribeiro e Castro demite-se da presidência da Comissão Parlamentar de Educação

 

Ex-líder centrista não explicou ainda as razões da decisão, dizendo apenas que tem que ver com o CDS-PP.

 

O deputado democrata-cristão Ribeiro e Castro renunciou neste domingo ao cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, alegando razões relacionadas com o seu partido, o CDS-PP.

“As razões da demissão que apresentei têm que ver com o meu partido. Lamento despedir-me desta forma, facto que fica a dever-se unicamente a um contratempo ocorrido no último dia em que estivemos reunidos e à circunstância de, entretanto, termos estado em período de campanha eleitoral”, afirmou Ribeiro e Castro, numa carta enviada aos colegas da comissão parlamentar, a que a Lusa teve acesso.

Contactado pela Lusa, Ribeiro e Castro não quis prestar declarações, por ser dia de eleições.

Na carta, José Ribeiro e Castro agradeceu aos coordenadores dos partidos da maioria PSD/CDS-PP “nunca terem questionado a independência” com que exerceu as suas funções na presidência da comissão.

Segundo indica na carta, a demissão de presidente da Comissão Parlamentar de Educação tem efeitos a partir desta segunda-feira, dia 30 de Setembro.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/ribeiro-e-castro-demite-se-da-comissao-parlamentar-de-educacao/

Com Algumas Mudanças

… vai ser um entra e sai de docentes nas escolas.

Os que ganharam e que vão passar a ocupar cargos e os que perderam que regressam às bases.

 

Mas acho que muitos dos que perderam são capazes de arranjar outra coisita.

Pode ser que o saldo seja positivo para novas contratações. 😉

 

Podem acompanhar a evolução dos resultados aqui.

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/com-algumas-mudancas/

Parabéns

Rui Costa e João Sousa

 

Foto: Campeão do mundo c*ralho Rui Costa

Mais uma vez se comprova que os campeões nascem no norte. 😉

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/parabens/

História dos Resultados Eleitorais

No site da CNE (Comissão Nacional de Eleições).

 

 

 

resultados eleitorais

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/historia-dos-resultados-eleitorais/

Carta de um Grupo de Professore​s Profissionalizados em Espanhol

… que vai bater num problema antigo que já foi abordado aqui no blog. A existência de mestrados que formam para um grupo de recrutamento exclusivamente para o ensino básico e haver grupos de recrutamento que tanto podem lecionar o 3º ciclo do ensino básico como o ensino secundário em que os que possuem esses mestrados não podem concorrer.

 

 

 

Somos um grupo de professores de espanhol e vimos por este meio denunciar várias situações que estão a afectar o nosso grupo e consequentemente deixar milhares de colegas sem colocação.

Como é do conhecimento do colega, este ano verificamos  situações caricatas, quer nas ofertas de escola, quer a nível das habilitações dos colegas.

Começando pelas ofertas de escola é incrível o que alguns colegas fazem para conseguir um lugar, desde inventarem altíssimas graduações, desde não terem terminado o curso ou o mestrado e concorrerem com habilitação profissional quando na realidade detêm habilitação própria, e com isto a maioria das vezes ficam à frente de colegas que já detêm a habilitação profissional há bastante tempo. Além destes casos de aldrabices, há também os colegas que concorrerem de 1º ciclo ou de outros grupos/áreas sem formação na área do espanhol deixando assim de fora milhares de colegas qualificados para o grupo. Como é que isto é possível?.  Já para não falar dos colegas que se candidatam a várias ofertas de escolas e que posteriormente são seleccionados, mas rejeitam essa selecção deixando pessoas que realmente querem e podem trabalhar de fora.

Há que parar com esta dança das cadeiras e sobretudo com as mentiras que alguns colegas utilizam nas ofertas de escola. Como é que é possível às escolas aceitarem pessoas que estão a mentir em coisas tão importantes? Acredite colega que já fizemos bastantes reclamações de listas de oferta de escola e até agora não obtivemos resposta.

Outra situação que está também a afectar o espanhol e dai gerar um número crescente de candidatos de ano para ano, deve-se à profissionalização que alguns colegas fazem nas Escolas Superiores de Educação.

Ora então vejamos o problema das Escolas Superiores de Educação. O nosso grupo 350 é denominado de Ensino Básico e Secundário segundo o decreto-lei º 27/2006 de 10 de Fevereiro até aqui tudo correcto. Mas se a designação do grupo é a que consta no decreto-lei 27/2006, como é que é possível que os colegas que não são profissionalizados em espanhol possam efectuar mestrados nas Escolas Superiores de Educação, que lhes confere habilitação para a docência do espanhol no 2º e 3 Ciclo, e que consequentemente permita que estes colegas possam candidatar-se a nível nacional com habilitação profissional no 350 de Ensino Básico e Secundário? Além disso, como é que é permitido às escolas validarem as candidaturas destes profissionais no nosso grupo, se não tem habilitação para o próprio? Ou melhor habilitação tem, mas será a própria e não profissional. Logo, se a habilitação que é dada pelas Escolas Superiores de Educação a estes colegas é própria para o 3ºCiclo e Secundário, estes só podem concorrer a Oferta de Escola e não a nível nacional, já que não existe outro grupo de recrutamento de espanhol. Afirmamos isto, porque após a leitura do decreto-lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro e analisando o anexo que corresponde aos domínios de habilitação para a docência, níveis de ciclo abrangidos, especialidades do grau de mestre e créditos mínimos de formação na área da docência, com mais certezas ficamos que estes colgas que fazem mestrado nas Escolas Superiores de Educação não podem concorrer a este 350. No entanto, nós não culpamos os colegas por concorrerem, culpamos sim as Escolas Superiores de Educação que só tem em consideração o dinheiro e não explicam aos seus alunos que este mestrado é em vão. Culpamos também o Ministério de Educação, que deveria abrir um grupo próprio para que estes colegas pudessem concorrer. Agora enquanto isso não acontece, temos direito de revindicar já que estamos a ser prejudicados por algo que não temos culpa. Além disso, este caso já foi exposto à DRGHE, por um colega que tirou o mestrado na Escola Superior de Educação. A resposta é clara, esses colegas não podem concorrer. Alerto o colega para estas situações que constantemente atingem o 350, e que se não forem travadas o mais rapidamente possível irá destruir o nosso grupo. Pedimos-lhe que nós ajude a travar estas situações, porque acredite que nos custa imenso não poder trabalhar no nosso grupo e ver pessoas que não podem concorrer estarem a ocupar um lugar indevidamente. Antes de terminar, queremos dizer-lhe que nós não estamos contra existirem colegas a fazem formação em espanhol, estamos sim é contra a maneira como eles concorrem quando não o podem fazer. Esperamos sinceramente que se faça justiça e que se devolva a dignidade a este grupo disciplinar.

Obrigada pela sua atenção, Um grupo de professores de Espanhol Profissionalizados

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/carta-de-um-grupo-de-professore%e2%80%8bs-profissionalizados-em-espanhol/

Artigo – Ana Paula Rocha

turmas XL

A partir da página 25 na Revista “AlmadaForma”, do Centro de Formação da Associação de Escolas de Almada.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/artigo-ana-paula-rocha/

Artigo de Opinião – Maria P. S. Lobo Antunes

Ministério da Educação: desmoronam-se os mitos

 

 

Para relembrar:

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/artigo-de-opiniao-maria-p-s-lobo-antunes/

Jornal das 22 Horas

Bolsa Escolar, escolas pedem dinheiro por manuais usados

Ministério suspende transporte escolar gratuito a aluna deficiente motora e órfã…

Escola Secundária de Barroselas inundada, Viana do Castelo

Escola do Alto do Lumiar, Lisboa, faltam professores e condições.

Em Bruxelas, Nuno Crato lembra o que este governo fez pela língua inglesa.

Nuno Crato diz que os problemas das escolas estão a ser amplificados por causa das eleições…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/jornal-das-22-horas/

E Agora Vou Ali

… fechar uma lógica anti partidária candidatura independente.

 

… da terra.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/e-agora-vou-ali/

Comparação da Graduação Profissional – versão 3

Este novo ficheiro passa também a indicar o número de horas e a duração do contrato no caso do docente já ter sido colocado.

 

Comparação da Graduação Profissional – versão 3

 

 

 

LC versão 3

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/comparacao-da-graduacao-profissional-versao-3/

É Desta

… que vamos montar uma rede de colégios pelo país.

 

Escolham o nome da rede. GPS não vale, ok?

 

euromilhoes27setembro

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/e-desta-2/

É Quase Impossível

… mostrar aqui no blog todos os exemplos que me chegam por mail sobre irregularidades nas contratações de escola.

 

Se entenderem, podem usar este espaço para colocar as vossas denúncias. Aqui podem também colocar imagens representativas dos tesourinhos contratuais que vão encontrando.

Depois coloco alguns exemplos em destaque aqui no blog.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/e-quase-impossivel/

Colocados em Contratação de Escola no Mês de Setembro

Preparei um ficheiro com todas as ofertas de escola que se encontraram em concurso durante o mês de Setembro e criei este formulário para colocarem os candidatos colocados em cada um dos horários.

Foi criado na barra superior do blog um novo menu com o título CE 2013/2014 e serão criados submenus para cada mês. Dentro de cada mês tem o link para poderem aceder ao formulário dos colocados ao mesmo tempo que ficam visíveis os dados na folha de excel incorporada que se encontra por baixo.

Do formulário só têm acesso à modificação das últimas 3 colunas.

Basta colocarem os dados conforme se encontram na aplicação dos concursos, número de candidato, data de seleção e data de aceitação.

Com este ficheiro completo posso actualizar a Lista Colorida com as escolas de colocação dos candidatos que foram retirados das reservas de recrutamento.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/colocados-em-contratacao-de-escola-no-mes-de-setembro/

Comparação da Graduação Profissional

Ficheiro em Excel que permite comparar os dados introduzidos na aplicação de contratação de escola com a lista de ordenação definitiva 2013/2014.

Esta é a versão 2 do ficheiro que se encontra aqui e teve a ajuda do Davide Martins na alteração das fórmulas do ficheiro original.

O ficheiro atual só vai procurar a graduação do docente nas listas de ordenação definitivas para o grupo que se encontra em concurso na contratação de escola.

Aceitam-se melhorias e correções a este ficheiro, quer por parte das escolas quer por parte dos docentes.

 

comparação CE

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/comparacao-da-graduacao-profissional/

Para Não Variar

TC chumba alterações aos despedimentos e cortes no descanso compensatório

Juízes do Constitucional diz que as normas chumbadas violam a proibição de despedimento sem justa causa e o direito à contratação colectiva.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/para-nao-variar/

Certamente, mais uma Inconstitucionalidade

Em mudar-se as regras da aposentação para pedidos já entrados na CGA.

CGA vai acelerar resposta aos pedidos de aposentação dos funcionários públicos

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) vai fazer um esforço para despachar o maior número possível de pedidos de reforma até ao final do ano, de forma a evitar as penalizações previstas no diploma da convergência que está para aprovação no Parlamento. A indicação foi dada nesta quarta-feira pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, durante a reunião suplementar com a Frente Sindical para a Administração Pública (FESAP) para discutir o regime de convergência das pensões do Estado com o regime geral da Segurança Social.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/certamente-mais-uma-inconstitucionalidade/

Ferramenta Útil Para as Escolas Compararem a Graduação Profissional

Este trabalho foi feito em colaboração com o Assistente Técnico e pretende facilitar a comparação da graduação dos candidatos que concorrem a contratação de escola com a lista de ordenação definitiva de 30 de Agosto.

O que as escolas precisam de fazer para que os resultados sejam apresentados nas colunas mais à direita (Dados Lista Ordenação Nacional)?

Basta inserirem os dados “Ordem do candidato”, “Graduação do Candidato”, “Número de Candidato” e “Nome do Candidato” nas colunas da esquerda que os resultados vão aparecer automaticamente nas colunas da direita, como a ordem é idêntica ao ficheiro gerado na exportação de dados da plataforma é fácil copiar esses dados para o Excel.

Nas colunas geradas automaticamente vai aparecer a informação se o candidato já foi colocado e o grupo em que foi colocado, bem como a graduação que tem na lista de ordenação definitiva de 30 de Agosto. A coluna a amarelo vai dizer qual a diferença entre a graduação profissional declarada e a que consta da lista de ordenação.

No caso do candidato não constar na lista de ordenação não são gerados dados.

No caso de a diferença for superior a 1 valor quer dizer que os dados introduzidos não são os mesmos que já foram validados no concurso 2013/2014.

Se a ferramenta é útil para as direções das escolas também pode ser usado pelos candidatos.

 

Se isto podia ser feito pela DGAE? Poder podia, mas não era a mesma coisa. 😉

E se calhar ficava apenas pronto para o ano que vem.

Clicar na imagem para baixar o Excel ou neste link.

 

comparação CE com lista graduada

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/ferramenta-util-para-as-escolas-compararem-a-graduacao-profissional/

Jornal das 22

O que fazer ao Inglês? Quem vão ser os professores? Pais, alunos e professores não sabem o que fazer.

Alunos surdos de Penafiel novamente sem transporte.

São Pedro do Sul, Viseu, sem professores e funcionários para o ensino especial.

Ensino vocacional SIC

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/jornal-das-22/

Não Conheço a Escola

E o número de horários pedidos até se podem justificar. No entanto não me deixa de surpreender que existam necessidades para 16 horários completos para Terapia da Fala, Formadores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Se alguém souber qual a razão e como funcionam estas escolas de referência agradeço que digam na caixa de comentários.

Porque quem olha para os horários em concurso no dia de hoje e vê 16 horários de Técnicos Especializados para o Agrupamento de Escolas de D. Maria II, em Braga, até pode imaginar outras coisas. 😉

 

D. Maria II

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/nao-conheco-a-escola/

Tesourinho Contratual

Alguém disponível para dar a Disciplina/Projeto de MJR/IBPJ/IJR/HST ?

 

 

ponte de lima

E esta pérola do Barreiro?

Barreiro1

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/tesourinho-contratual-7/

Do Contrato

No Decreto Lei 132/2012, de 27 de Junho.

Artigo 42.º
Do contrato

1 — A colocação dos docentes contratados ao abrigo dos concursos referidos nas alíneas b) (Contratação inicial), c) (Reserva de recrutamento) e d) (Contratação de escola) do n.º 2 do artigo 6.º é efetuada mediante celebração de contrato de trabalho a termo resolutivo.
2 — O contrato de trabalho produz efeitos a partir do 1.º dia útil imediatamente a seguir ao da aceitação e tem a duração mínima de 30 dias, incluindo o período de férias.
3 — A duração do contrato de trabalho mantém-se enquanto a necessidade persistir, tendo como limite máximo o termo do ano escolar.

 

Apesar das colocações da Contratação Inicial retroagirem ao dia 1 de Setembro o período experimental só começa a contar a partir do dia útil seguinte à aceitação da colocação. Como a aceitação esteve disponível no dia 13 e 16 de Setembro, quem aceitou no dia 13 só começa a contar 15 dias de período experimental, para duração de contratos inferiores a 6 meses, a partir do dia 16 de Setembro e quem aceitou no dia 16 de Setembro o período experimental começa a contar no dia 17 de Setembro.

 

Pelas minhas contas termina o período experimental para os que ficaram colocados em horários com duração inferior a 6 meses no dia 30 de Setembro para os que aceitaram a colocação no dia 13 de Setembro e no dia 1 de Outubro para os que aceitaram dia 16 de Setembro.

 

É também importante ler o que diz o artigo 44º do mesmo Decreto-Lei.

 

Artigo 44.º
Período experimental e denúncia de contrato

1 — O período experimental decorre na execução do contrato de trabalho da primeira colocação, celebrado no
ano escolar.
2 — Ao período experimental aplica-se o regime da lei geral destinado aos contratos de trabalho em funções públicas.
3 — A denúncia do contrato pelo candidato no decurso do período experimental impede o seu regresso à reserva de recrutamento, bem como outra colocação no mesmo agrupamento de escolas ou escola não agrupada nesse ano escolar.
4 — A denúncia do contrato pelo candidato fora do período experimental impede a celebração de qualquer outro contrato ao abrigo do presente diploma no mesmo ano escolar.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/do-contrato/

Divulgação – eTwinning

etwinning1 etwinning2

 

Ficha de inscrição

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/divulgacao-etwinning/

Mais Um Lapso?

ferreira de castro

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/mais-um-lapso/

Ensino Vocacional de Nível Secundário

Ensino vocacional de nível secundário chega este ano a 22 escolas

 

 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) indicou esta terça-feira que a experiência-piloto do ensino vocacional de nível secundário, com cursos de dois anos e uma carga horária de três mil horas, arranca este ano em 22 escolas e abrange 400 jovens com mais de 16 anos.
Distinto do ensino profissional, por ter “uma componente técnica com maior ligação às empresas” (correspondente a 46% do total de cada curso), este modelo completa as respostas existentes no sistema educativo num momento em que a escolaridade é obrigatória até ao 12.º ano ou aos 18 anos de idade, especifica o Ministério da Educação e Ciência (MEC), através do gabinete de imprensa.

No mesmo comunicado em que anuncia a visita do ministro a uma das escolas em que ensino vocacional de nível secundário vai ser testado, em Setúbal, o MEC indica que os cursos já aprovados incidem sobre as áreas de Produção Agrícola e Animal, Floricultura e Jardinagem, Metalurgia e Metalomecânica, Electricidade e Energia, Electrónica e Automação, Hotelaria e Restauração e Comércio e Turismo e Lazer.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/ensino-vocacional-de-nivel-secundario/

Resumo das Contratações de Escola – Semana 3

Em concurso com data limite de final de candidatura existiram 5323 horários para contratação, sendo 2155 para Técnicos Especializados.

A somar a estes concursos foram colocados 7176 docentes na Contratação Inicial, Renovação e RR2.

Se somar estes dados existem 12499 contratos no ano letivo 2013/2014 que devem baixar dos 12000 pelas não aceitações de colocação, quer na Contratação Inicial quer na Reserva de Recrutamento 2.

O que sempre disse está a confirmar-se. Não seria muito drástica a redução de contratados neste ano letivo, o que podia acontecer é haver horários mais pequenos e com uma duração de tempo de contrato inferior.

 

resumo CE semana 3

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/resumo-das-contratacoes-de-escola-semana-3/

Secretário-geral da FNE em entrevista à RTP

O secretário-geral da FNE foi convidado da Tarde Informativa da RTP Informação nesta terça-feira, 24 de setembro, para comentar diversos assuntos que estão a marcar a atualidade no setor da Educação, nomeadamente a introdução da disciplina de Inglês no 1º ciclo e problemas assinalados na abertura do ano letivo.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/secretario-geral-da-fne-em-entrevista-a-rtp/

Dias Sem Fio (de Prumo)

O meu desabafo pelos dias que vários de nós têm tido, calcorreando o país de mão estendida. Era excelente que um jornalista fizesse o percurso de um contratado percorrendo ofertas de escola. Gostava apenas que quem lesse isto passasse por nós e nos oferecesse um simples sorriso, sinal de apoio e cumplicidade, em vez de fingir que não nos vê.
Aos colegas que prosseguem a demanda, os meus votos de boa sorte.

 

Dias Sem Fio (de Prumo)

 

A primeira coisa que percebo é que a entrada já está cheia. Uns em pé, outros de cócoras, rabiscando, telefonando, picando o teclado de um telemóvel ou de um tablet. Alguns  sussurram a miserabilidade da sua condição a aspirantes de qualquer coisa, outros silenciam bem fundo a sua dor mordiscando os lábios. Em todos eles há o cansaço bem explícito do percurso – uma família que se tenta esquecer, uma outra cidade distante neste país que, para todos nós, está apenas dividido em quadros de zona. São vários os que palmilharam dezenas de quilómetros para, como pedintes, virem desaguar aqui de mão estendida. Sim, nada mais somos que isso mesmo: pedintes. Nos rostos de alguns são visíveis, também, as rugas do tempo – têm mais de catorze ou quinze anos de profissão, mas o sistema troça deles e escarnece, ainda, dos outros, os idiotas dos mais jovens que acharam que tinham um buraquinho de oportunidade para entrar pela porta da frente.

Eis-nos, portanto, todos, aqui.

São vários os que procuram a mesma brecha, revelando que, daí a pouco tempo terão que ser omnipresentes num outro lugar para irem, novamente, estender a mão às migalhinhas que caem no chão. O mais alto do grupo silencia umas jovens que gargalham a tristeza – a loira veio de Viseu, a morena de Beja. Num desabafo incontido, revela o seu asco pelo desprezo de que foi alvo – ao ligar para um outro local de entrevista, pedindo que lhe marcassem nova hora por não a poder cumprir, uma vez que aguardava ainda por uma outra, deram-no por desistente – ” quem não comparece é eliminado”.

O silêncio exala no minguado corredor e, depois, vários evidenciam ter passado pelo mesmo. “Até pelos colegas somos tratados como lixo…” remata alguém.

A campainha estridente toca e passam por nós, em passo acelerado, os miúdos com os seus risos de sineta melódica. Mais atrás, os passos indiferentes dos professores, os verdadeiros, os autênticos que nós aspiramos a ser um dia, desaparecem no suspiro de alguém.

Finalmente, chamam o meu nome. Nada podia ser mais caótico nas nossas vidas, nem a ordem de chegada é respeitada e eu, secretamente, agradeço pela confusão. Subo as escadas e o meu coração palpita de nervosismo – saberei responder a tudo sem enrolar a minha própria língua? Saberei vencer os restantes concorrentes com uma machadada de brilhantismo? Serei eu a candidata perfeita a ocupar um lugar neste concurso feito de ingratidão e miserabilidade?

Os meus interlocutores, júri do meu programa televisivo, estão sentados numa longa mesa, como um observatório em que nada mais sou que uma pequena formiga. Aparentemente fazem parte da direção, mas nenhum se apresenta ou me olha nos olhos. Seguem maquinalmente um questionário requentado e eu esforço-me por sorrir enquanto respondo, apesar de ninguém ver o meu rosto sequer ou aparentar interesse por alguma das minhas respostas.

Não sei quanto tempo passou entretanto, mas ao descer as escadas, lastimo não ter ouvido o público bater-me as palmas euforicamente. Despeço-me desejando boa sorte a quem fica e ainda oiço, ao fundo, alguém contar que a sua filha tem percorrido as mesmas escolas em que a mãe fica colocada, para não se separarem – uma por cada ano da sua vida, que são já dezasseis. Ao sair do portão, vislumbro o olhar enegrecido de uma fumadora que há pouco esperava comigo. Fez agora uma pausa na espera. Tem os olhos humedecidos e desvia de mim o olhar, enquanto soluça discretamente.

Também eu tenho vergonha e tenho nojo de toda esta humilhação e de toda esta indiferença e de toda esta atitude condescendentemente degradante com que somos brindados.

Contudo, no meio de tudo isto, eu até tenho uma tremenda sorte. Já vou na terceira entrevista do dia e consegui chegar com pontualidade. Sigo para a próxima, já depois do almoço que não pude comer para não gastar dinheiro, nem trocar as horas.

Quem sabe, talvez no caminho encontre, por azar ou acidente, o ministro que me diz que nada mais sou que uma candidata a professora, do alto do seu estéril gabinete estanque onde assina leis avulso como pacotes de batata frita sem sal. E, então, talvez mais do que vaiar a sua presença incómoda, mais do que gritar todo o asco que lhe tenho, eu lhe possa escarrar toda a minha dor e a dor de todos os colegas que, de norte a sul deste país, ainda a esta hora, estão agarrados a um computador, a um telefone, ou sentados numa qualquer cadeira sem assento, de mão estendida a pedir, a pedir por favor um lugarzinho, enquanto lá longe, muito longe, toda a família espera por cada um deles.

 

DG

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/dias-sem-fio-de-prumo/

O Grande Problema dos Concursos

… prende-se com a existência de dois concursos em simultâneo para satisfazer necessidades idênticas.

E enquanto não for eliminada a contratação pelas escolas, como existe atualmente, este problema vai aumentar a cada ano que passar.

Ainda não chegou estes 5 anos de experiência para se perceber que a contratação direta pelas escolas não melhorou qualquer nível de desempenho dos alunos e que aumentou o nível de insatisfação quer nos docentes quer nas direções?

Que vantagens trouxe este modelo de contratação?

Qual a eficácia de um modelo de contratação que desde que surge a necessidade do lugar até a apresentação do docente pode demorar cerca de quinze dias?

Que justificação existe para um horário de 30 dias existir um processo deste género que ocupa quase metade do tempo da necessidade do horário?

E já agora que modelo de concursos gostavam que existisse, mantendo-se como aceitável em alguns casos a contratação pelas escolas de técnicos para áreas mais específicas.

 

Escolas com dificuldade em contratar professores

 

 

O director do agrupamento, Manuel Esperança, explica à Renascença que a dificuldade prende-se com o facto de o “número de professores que tinha sido convocado era o suficiente para dar resposta aos horários que tenho ainda por colocar”. Mas, relata o seu espanto quando na segunda-feira, na parte da tarde, foi publicada a lista da segunda reserva de recrutamento.

Aquilo foi uma debandada total das pessoas que tinha convocado”, acrescenta director do agrupamento de escolas de Benfica, onde o ano lectivo começou com 36 professores em falta.

Na segunda-feira foram colocados pelo Ministério da Educação 1.500 professores, mas nenhum deles vai para as escolas em território de intervenção prioritária. Quer isto dizer que vai ter de ser iniciado um novo processo de recrutamento, “mobilizando mais professores com graduações profissionais mais baixas”, explica Manuel Esperança.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/o-grande-problema-dos-concursos/

Tesourinho Contratual

olaias

Capturar

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/tesourinho-contratual-6/

Jornal das 21:30

Escolas não aceitam alunos com necessidades educativas especiais por falta de professores e funcionários, turmas com mais de 20 alunos e com mais de 2 casos por turma. Nuno Crato diz que a lei está a ser cumprida.

Professor que leccionava no secundário passa para o 3º ano e dá aulas em 3 escolas, Mafra

Inglês reacções RTP

Pais e alunos em vigília cm

Manifestação Sebastião da Gama RTP

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/jornal-das-2130/

Casos Muito Reais

Sou Profissionalizado no 550 e ando a concorrer à ofertas de Escola.

Se quiser publicar o que lhe vou relatar está à vontade…

Concorri a uma Oferta de Escola de 18 horas no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Charneca da Caparica cuja data de candidatura encerrou sexta dia 20.
____________________________________________

Na segunda dia 23, Recebo o email gerado pela DGAE :

De: DGAE <[email protected]>
Assunto: Contratação de Escola
Data: 23 de Setembro de 2013 17h23min19s WEST
Para: [email protected]

Exmo.(a) Sr.(a),

Jorge SeXXXXos, com o número de utilizador 6XXXXXXXXXX, cumpre o presente e-mail dar seguimento ao disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho no Art.º 39, ponto 9, pelo(a) 172327 – Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Charneca da Caparica, Almada, na oferta n.º 8.

Para dar seguimento ao processo de seleção deve entrar em contacto com a escola.
_____________________________________________

Assim o fiz as 17:38h enviando todos os documentos que o aviso de abertura requer e verificando na página do agrupamento que fiquei em 2 lugar na lista

Pelas 23:18h do mesmo dia

“Boa noite,
Desde as 18h que fiquei preocupada com o email que enviou, pois tenho de o informar que não poderei considerar o seu portefólio para avaliação curricular porque o júri já tinha reunido e pontuado os colegas da tranche, cuja informação tinha sido rececionada em tempo útil.
Mesmo que atendêssemos ao facto de ter enviado os dados fora de prazo, o problema é que não podemos voltar atrás na aplicação
Na esperança que consiga rapidamente uma colocação, os meus cumprimentos,
A diretora,
GXXXXX XXXXXXX”

Havia outros exemplos do colega Jorge, mas chega apenas este para mostrar como no prazo de poucos minutos após a recepção do email da DGAE já de pouco adianta enviar a documentação para a escola.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/casos-muito-reais/

Ainda Fui a Tempo

… e dupliquei a aposta.

 

Assim temos o dobro de hipóteses de conseguir ganhar. 😉

 

 

euromilhoes24setembro

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/ainda-fui-a-tempo/

Distribuição por Zona Pedagógica dos Não Colocados na Mobilidade Interna

… após a reserva de recrutamento 2.

 

NCMIZPRR2

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/distribuicao-por-zona-pedagogica-dos-nao-colocados-na-mobilidade-interna/

Dúvidas

… que me chegaram por mail. Pedia aos que ficaram colocados em horário anual, na RR2, que verificassem qual a informação que diz no horário em que obtiveram colocação.

A contagem do tempo de serviço interanos desapareceu há algum tempo, no entanto de quando em vez é lançada uma circular a dizer que o tempo de serviço retroage ao dia 1 de Setembro. Aconteceu isso em 2010 nos horários pedidos pelas escolas TEIP até ao dia 15 de Setembro e novamente este ano com a circular B13025586X que retroagiu ao dia 1 de Setembro o tempo de serviço das colocações na Contratação Inicial que aconteceram dia 12 de Setembro de 2013.

Se entenderem podem responder a estas questões na caixa de comentários.

 

1 – Um professor contratado que fique colocado agora (Setembro) numa oferta de escola (numa escola TEIP) com horário anual e completo, o tempo de serviço começa a contar a partir de quando (desde o dia 1 de Setembro, desde a data de aceitação na plataforma ou desde a data em que se apresenta na escola)?

2- Um professor contratado que fique colocado em Outubro numa oferta de escola (numa escola TEIP) com horário anual e completo, o tempo de serviço começa a contar a partir de quando (desde o dia 1 de Setembro, desde a data de aceitação na plataforma ou desde a data em que se apresenta na escola)?

3 – Um professor contratado que fique colocado na próxima reserva de recrutamento com horário anual e completo , o tempo de serviço começa a contar a partir de quando (desde o dia 1 de Setembro, desde a data de aceitação na plataforma ou desde a data em que se apresenta na escola)?

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/duvidas/

Load more