… e a exigência da FNE pelo fim das contratações de escola.
E se o exemplo da escola de Marvila fosse seguido por todos as escolas com falta de professores, em pleno mês de Outubro, o modelo de recrutamento de docentes seria revisto rapidamente.
Também ficamos a saber com esta notícia que serão mais 60 escolas que terão autonomia até final deste ano.
Correio da Manhã, 15/10/2013
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Proponho que ao fazer alterações na plataforma, que a escola/agrupamento tenha que informar qual o mail oficial, uma vez que em alguns agrupamentos é muito difícil descobrir para onde enviar curriculum
ARLINDO,
é para agir e JÁ!!!…
Se chegar ao óbvio, é o fim… tu incluído.
Lista graduada senhor Ministro …este é o único critério objectivo.
Lista graduada e mais nada!!!!
Lista graduada!
É terrorismo para os contratados, é só que tenho a dizer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa noite Arlindo. Será possível facultar-me o mail do colega Jorge Costa, que tem uma petição em tribunal europeu? Está tudo pronto para colocar, esta semana, uma ação em tribunal, pela vinculação, e gostava de ter uma opinião dele.
Obrigado
Uma vergonha a contratação pelas escolas só pode dar injustiça neste país de caciques locais.
Conseguir um lugar nas escola vai ser complicado para quem não tenha conhecimentos “cunha” na Direção.
Na entrevista podem fazer o que entenderem vai acontecer como nas vagas abertas pelas câmaras municipais onde entra quem tem conhecimento e não quem é competente,.
Vai ser como contratações pelas TEIPS onde entra quem tem conhecimento e não quem é competente,
É preciso lutar contra isto é realmente grave.
Arlindo, a mim aflige-me outro aspecto neste assunto, de teip, não só, evidentemente pela contratação directa.Se o próprio nome teip (território de intervenção prioritária),já é assustador, significa que essa escola tem algo de anormal, como problemas comportamentais graves, certo?É então assustador que esse número de escolas esteja a crescer a olhos vistos, o que significa então que há cada vez mais distúrbios em territórios escolares e problemas comportamentais, porque estes nomes bonitos foram criados para escolas de risco(bem,teoricamente)porque na prática isso é o que menos importa,então se o número dessas escolas estão a aumentar a uma velocidade relâmpago, quer isto dizer que a nossa educação de uma forma geral está uma grande merda, cheia de problemas, o que me leva a pensar que todas estas medidas politicas estão a falhar gravemente, e que daqui a poucos anos tudo seja de intervenção prioritária, mas onde está a dita intervenção, na contratação direta?Parece-me muito pouco para problemas tão graves.Seria normal que estas escolas fossem uma pequena minoria, como excepção à regra, mas o que parece é que no nosso país a excepção caminha para, sendo uma situação normal, essa será então a excepção (as escolas sem intervenção prioritária).Ora, como não tenho nem pretendo ter filhos delinquentes, em que escola o ponho a estudar daqui a pouco tempo quando tudo for de intervenção prioritária.Mais, se assim é, com tantas escolas de intervenção prioritária, isso quer dizer que estamos perante uma bomba social, que a educação está a explodir de loucura, contradições e futuros cidadãos com problemas sabe-se lá a que nível.Então, deveria tentar reverter-se esta situação e o objectivo deveria ser ir eliminando as de intervenção resolvendo os problemas das escolas e não o contrário, estarei a pensar errado?
Estes novos contratos de autonomia não são as escolas obrigatoriamente TEIP. Apenas têm autonomia. E em muitas das escolas com autonomia os alunos não têm problemas de comportamento.
A questão aqui é como estas escolas contratarão os professores. Acredito que muitas delas acham este processo, o atual, não prático e pouco justo.
O que me assusta neste momento é que estas contratações podem ser por 3 anos, segundo o que ouvi, por isso é precisos urgentemente uma nova política em contratações de de escolas.
Ou será que o Ministro quer, com esta benece de 3 anos, “comprar” o nosso silêncio?
Está em causa 3 anos de protestos e reclamações contra contratações injustas.
Já alguém disse que: “Com papas e bolos se enganam os Tolos”
Lina 😉
Existem por aqui muitos colegas que ainda acreditam no Pai Natal…o Governo quer colocar todas as escolas com Contrato de Associação(CA). Com isto, as tais tranches de 5…graduações, etc etc. vai tudo à vida. Vou relembrar o que faz uma escola com contrato de associação: Contratam directamente os professores(sem olharem a graduações, tempo de serviço…) mas sim ao critério ser conhecido ou não…lamber o cú ou não…andar enfiado na igreja ou não. Estes vão ser os critérios PONTO!!!Para ajudar à festa, passam a existir os cheques ensino nestas escolas com CA.