Resolução FNE

A FNE aprovou em secretariado nacional uma resolução sobre vários temas mas que destaco a parte referente à revisão curricular já que é a primeira posição oficial conhecida sobre a proposta apresntada dia 26 pelo MEC.

Revisão curricular dos ensinos básico e secundário

O Secretariado Nacional analisou as orientações que o MEC acaba de anunciar sobre a revisão curricular dos ensinos básico e secundário, considerando que se deveria ter dado mais tempo, quer para a fundamentação das soluções apresentadas, quer particularmente para o envolvimento dos que vão ser chamados à sua operacionalização.

O documento agora apresentado pelo MEC continua a ser insuficiente quanto à avaliação da situação existente e quanto à fundamentação das soluções que determina.

A definição deste desenho curricular não é acompanhada das orientações relativas às metas de aprendizagem, o que nos parece uma situação de insuficiência com consequências graves ao nível da preparação do próximo ano lectivo.

O presente documento é omisso quanto ao papel da Educação para a Infância, quanto ao lugar da Educação Especial e quanto à revisão do paradigma do ensino secundário, na véspera da sua passagem a ensino obrigatório.

A FNE continua a considerar que não se pode falar em ensino experimental no 2º ciclo do ensino básico, quando este ocorre ao nível da turma, sem se permitir o desdobramento.

A FNE continua a não ver vantagens, e até antecipa dificuldades, na separação em duas da atual disciplina de Educação Visual e Tecnológica, no 2º ciclo do ensino básico.

A FNE não encontra fundamentação para que a Educação Tecnológica tenha sido retirada do desenho curricular para o 3º CEB, pois em nenhuma das propostas anteriormente apresentadas esta situação estava prevista. A não inclusão da Educação Tecnológica no 3º CEB irá comprometer o ensino tecnológico e desperdiçar a mais valia formativa de muitos docentes que se vêm desvalorizados.

A FNE considera negativo que se elimine o espaço até agora designado por Formação Cívica, o qual constituía um tempo privilegiado para a superação de situações de dificuldades de relacionamento e de cumprimento das normas escolares.

A FNE considera positivo que se altere a lógica de definição dos créditos horários para as escolas, embora registe que nesta matéria se devem preservar princípios de equidade que evitem que escolas frágeis sejam ainda mais frágeis e que escolas de contextos sociais mais favoráveis ao sucesso se vejam privilegiadas também na determinação daqueles créditos.

Mas a FNE não pode omitir uma apreciação positiva em relação à manutenção da segunda disciplina de opção na formação específica do 12º ano de escolaridade e à determinação da autonomia das escolas para definirem a dimensão dos seus tempos letivos.

A introdução de provas nacionais no final do 4º ano de escolaridade, não merecendo a discordância da FNE, constitui uma exigência de preparação cuidada quanto às condições da sua operacionalização.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/03/resolucao-fne/

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • João on 28 de Março de 2012 at 23:25
    • Responder

    Como é que é agora? ainda não está nada aprovado pois não?

    • Carolina on 28 de Março de 2012 at 23:33
    • Responder

    Estava à espera desta tomada de posição há mais tempo.

    Espero que a FNE consiga que a ET passe a figurar, novamente, onde sempre esteve nas anteriores propostas.

    • Fernando on 29 de Março de 2012 at 0:34
    • Responder

    Mas isto cabe na cabeça de alguém?!!!

    O que fizeram à disciplina de Educação Tecnológica? Descartaram assim anos e anos de dedicação de mais de um milhar de professores?!!!

    Ando a investir na minha carreira, na minha formação, dedicar anos e anos ao ensino e depois, sem sequer haver um aviso, alguém (que se calhar não percebe nada de ensino), dizer que simplesmente esta disciplina se apaga do currículo!!!! Desaparece!

    E os mais de 500 professores efetivos de Educação Tecnológica deste país? E os cerca de 1000 contratados? São carne para canhão? Descarta-se o seu brio profissional, o seu empenho? Somos apenas uma opção?!!! E a opinião dos próprios alunos? Essa n é ouvida? Um curriculo decidido por quem não sabe o que é o ensino, só sabe que tem de meter dinheiro ao bolso. Querem lá saber se a disciplina é do interesse dos alunos, querem é manter mais alguns na rua e poupar uns trocos.

    Sinceramente, quem são estes senhores que nos governam? Máquinas frias e calculistas que só pensam neles próprios e no dinheiro?

    Um dia sonhei que queria ser professor, um dia, mais tarde, consegui ser professor, mas um dia, mais tarde ainda, decidiram que eu passaria a ser uma opção de professor, de uma disciplina que não sabem mais o nome… tristeza…

    • Cruz on 29 de Março de 2012 at 1:49
    • Responder

    Peço que os colegas enviem mensagens similares para o perguntasamarcelo@tvi.pt
    Este assunto tem de ser falado no espaço do Professor Marcelo Rebelo de Sousa pois estão a tentar destruir o grupo 530 e os seus profissionais dignos e competentes .
    Outra proposta de pergunta que podem enviar, já sabem quantos mais mails enviarem maior a possibilidade do assunto não ser esquecido

    Caro Professor Marcelo Rebelo de Sousa

    Concorda que a disciplina de Educação Tecnológica seja retirada do desenho curricular para o 3º Ciclo ensino básico (7º ,8º,9 anos)passando a uma mera oferta de escola residual, em opção da escola ?

    Nas propostas anteriores do Ministério da Educação apresentadas esta situação de retirar a Educação Tecnológica não estava prevista. A educação tecnológica (deriva da anterior disciplina de trabalhos manuais) sempre existiu, permite aos alunos aprender fazendo, em oficina trabalhos de mecânica, carpintaria e electricidade. .
    A educação tecnológica ajuda a formar bons mecânicos , serralheiros, carpinteiros . electricistas e picheleiros sendo profissões com muita procura no mercado de trabalho.
    Caso a proposta final seja definitiva, a maior parte dos atuais mais de 1600 professores efetivos e contratados de Educação Tecnológica deste país (muitos com 15 ou mais anos de serviço) serão despedidos .

    Cumprimentos
    Cruz
    Docente grupo 530

    • Tiago on 29 de Março de 2012 at 9:38
    • Responder

    Bons dias!

    E não é só a Educação Tecnológica que vê o seu espaço reduzido. A Educação Musical terá o mesmo destino, ora vejamos: se agora os aluno chegam ao 7º ano e a Escola poderá oferecer as disciplinas de ET e EM, sob uma organização semestral, com esta nova revisão uma delas obrigatoriamente desaparece, dando lugar à TIC + 1 das anteriores.
    No 9º ano, desaparecem as duas, no 7º e 8º irá dependender, muito provavelmente, de opções dos próprios Encarregados de Educação. Não sei bem como vão fazer essa escolha.
    Sem minimizar os problemas da EVT e consequentemente EV/ET, que considero serem os grupos onde existirão mais problemas, admira-me muito é que ninguém fale da Educação Musical que, efectivamente, também será prejudicada…

    Cumprimentos

    • Maria on 29 de Março de 2012 at 14:38
    • Responder

    Só espero que os sindicatos consigam atribuir a ET ao desenho curricular do 3º ciclo.
    Pois , não estava prevista em nenhumas propostas apresentadas anteriormente.
    Isto é uma canalhice…….

    • Dário Baptista on 29 de Março de 2012 at 14:51
    • Responder

    MUITO IMPORTANTE – PARA TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
    Contactei a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo, as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e lecionadas por professores de ET.
    Ele disse-me também que o secretário de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente no 3.º ciclo!
    Os colegas de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os colegas de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm – 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes – direção da ANAPET)

    Temos que nos unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista


  1. […] « Resolução FNE […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: