Um quarto dos diretores escolares vai atingir limite de mandatos

Dirigentes pedem para ficar nos cargos até mudança do modelo de gestão. Governo responde que “não está prevista nenhuma fase de transição” .

Um quarto dos diretores escolares vai atingir limite de mandatos

Os diretores estimam que um quarto (cerca de 200) atinja o limite de mandatos durante este ano. O Governo pretende rever o regime de gestão e os presidentes das associações de dirigentes e do Conselho das Escolas pedem a prorrogação dos mandatos para se evitar a repetição de processos eleitorais e acautelar a abertura do próximo ano letivo. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação garantiu, em resposta ao JN, não estar previsto um período de transição.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/01/um-quarto-dos-diretores-escolares-vai-atingir-limite-de-mandatos/

78 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Remédios on 26 de Janeiro de 2025 at 13:06
    • Responder

    E há quem já tenha ultrapassado o limite de idade (70 anos)….!!!!!! Como pode ser?????

      • PF on 26 de Janeiro de 2025 at 17:32
      • Responder

      E o ministério ainda prolonga os mandatos.
      O que deveria acontecer JÁ era o ministério impedir que todos os que fazem anos este ano, continuem por mais um ano.
      Isso deveria ser feito já, para que quem queira concorrer possa preparar o terreno e a escola organizar-se!
      Devia acontecer antes do concurso, para que quem queira concorrer o possa fazer sabendo com o que pode contar.
      É inaceitável que o ministério prolongue mandatos só porque alguém quer “acabar” o mandato (vulgo, rapar o tacho até ao limite)!

      • Leonardo Varejo on 26 de Janeiro de 2025 at 19:03
      • Responder

      Não faz sentido nenhum andar a prolongar os mandatos só porque o diretor chegou aos 70 anos.
      Ainda este ano letivo isso vai acontecer e o prolongamento de mandatos só levará a mais incertezas.
      Mais valia tratarem já do assunto e dar a conhecer as intenções de quem se quer candidatar, e antes do concurso.
      A transparência devia ser um valor que qualquer governo deveria prezar.
      Esperemos que o governo ainda atue. Vai a tempo.

        • Rosa Macário on 26 de Janeiro de 2025 at 19:08
        • Responder

        Claro.
        Que digam às direções que vão cessar funções a partir do momento em que o diretor cai.
        Comecem o processo eleitoral e elejam o novo diretor.
        Se para o ano esse quiser continuar, que apresente o projeto de acordo com o que será pedido e pronto.
        Até fica com a vida facilitada.

      • Verdades on 26 de Janeiro de 2025 at 21:00
      • Responder

      Será imoral que permitam que quem tenha 70 anos continue por mais tempo.
      Façam-se eleições como deverá ser.
      E, para bem da verdade, que informem as direções disto, antes de haver concurso, para que quem concorra já saiba ao que vai. Isso sim era transparente.

      • Filipe on 26 de Janeiro de 2025 at 21:17
      • Responder

      Nem mais, a gaga da Póvoa de Lanhoso.

    • Maria de Lourdes Pires on 26 de Janeiro de 2025 at 13:06
    • Responder

    Estão a ver a “mana” acabar!

    • Maria de Lourdes Pires on 26 de Janeiro de 2025 at 13:08
    • Responder

    Estão a ver a “mama” acabar!

    • 🤬 on 26 de Janeiro de 2025 at 13:16
    • Responder

    Este kapo não tem vergonha das afirmações que faz? “Devem poder ficar, se quiserem”!!!! Estamos na Coreia do Norte.
    Será que vão fazer o mesmo com os presidentes de câmara que atingem o limite de mandatos????
    Ficam se quiserem!!!!
    E estes são eleitos, os diretores são indicados por uma seita de lambe-botas às escondidas.
    Alguns estão a infetar as escolas há 40 anos!!!
    São um autêntico cancro.

    • Maria Almeida on 26 de Janeiro de 2025 at 13:18
    • Responder

    Não deviam prolongar os mandatos. Eu sei que, provavelmente, deve haver exceções, mas serão poucas.
    Os casos que conheço, deram origem a “panelinhas” impossíveis de contornar e, quem estiver na lista negra, sofre. E estar na lista negra significa não lamber botas, sapatos ou sapatilhas, ter opinião manifestá-la.
    Sou pelos mandatos com fim previsto pela lei e cumprido.
    Acabem-se os reinados sem rei, mas com roque esperto.

      • Rosa Macário on 26 de Janeiro de 2025 at 19:10
      • Responder

      Nem deveria haver exceções.
      Não faz sentido e é desnecessário.
      Era simplesmente haver eleições e pronto.
      Para o ano quem quisesse podia voltar a concorrer, pelos novos parâmetros.

    • N.Ribeiro on 26 de Janeiro de 2025 at 13:51
    • Responder

    1/4 dos diretores vão renovar. Uma vergonha.

      • LP on 26 de Janeiro de 2025 at 19:15
      • Responder

      Se o ministério não quiser, não os renova.
      É inaceitável que o façam. Realizem eleições e quem ficar pode sempre concorrer para o ano se quiser.
      Senão lá se vai a democracia.

    • João Almeida Pinto on 26 de Janeiro de 2025 at 13:57
    • Responder

    Estes artistas perderam toda a vergonha (se é que alguma vez a tiveram).
    Autênticas lapas. Que vão dar aulas como os outros professores.
    O problema é que, para o lugar deles, vão outros. E, no final do dia, o que muda são as moscas.

    • Teresa on 26 de Janeiro de 2025 at 14:02
    • Responder

    Acabar com os reinados, sem rei, mas com ditadores, que à sua volta têm lambe-botas e família, que lá foi introduzida no agrupamento para terem lugar junto da porta.
    Falo de quem lhe faltava 2 anos para a reforma e logo ficou como diretor
    e meteu a família a dar aulas em 2021.
    Pois se eu tivesse assim uma “mama”, talvez passasse a gostar de leite.

    • Maria on 26 de Janeiro de 2025 at 14:04
    • Responder

    E ainda querem aumento de ordenado? Poucos o merecem. Conheço um Agrupamento onde houve 6 candidatos ao cargo de Diretor. Por que será?

    • on 26 de Janeiro de 2025 at 14:23
    • Responder

    ….e só se reformam no limite de … IDADE!!!
    Aqui em Lisboa e arredores há vários exemplos. Como não trabalham, é uma festa!!!

      • Umberto on 26 de Janeiro de 2025 at 17:35
      • Responder

      Claro.
      É o que mais há!
      É a mama!
      E ainda lhes prolongam os mandatos?
      Ficavam os subs ou então havia uma eleição nova. Qual o problema?
      E se para o ano houvesse outra, havia. Quem entrava agora voltava a concorrer. Até podia ser com o mesmo projeto.
      Não vejo qual a crise.
      Os atuais é que querem manter a mama mais um ano para ver o que isto dá!!
      Uma vergonha!

    • João on 26 de Janeiro de 2025 at 14:36
    • Responder

    Pelo que parece há os que atingem o limite, mas irão continuar a candidatar-se. Impressionante.
    É uma alegria. FDP. Fazem nada só mandam postas de pescada.

    • Mendes on 26 de Janeiro de 2025 at 14:54
    • Responder

    É claro que o governo vai arranjar uma solução para eles continuarem.
    Não tenho dúvida disso.

    • BocaNoTrombone on 26 de Janeiro de 2025 at 14:56
    • Responder

    A maioria dos tiranetes vai fazer cá uma falta!

    • João on 26 de Janeiro de 2025 at 15:51
    • Responder

    Vão continuar. Conheço quem se vai candidatar já tendo atingido o limite. Uma alegria.
    Isto está um ar irrespirável na educação. Só se vive uma vez.

      • Aníbal on 26 de Janeiro de 2025 at 15:59
      • Responder

      Mas como pode afirmar isso? Se atingiu o limite, não se pode candidatar. A lei não permite. Ponto

        • Fui on 26 de Janeiro de 2025 at 16:21
        • Responder

        Ainda não percebeu que as escolas são uma espécie de Rússia, onde se muda a Lei para os putins se eternizarem no poder?🤬😡🤬😡
        A escola faz-se de putins, lambe-botas e bufos …

          • Gustavo on 26 de Janeiro de 2025 at 16:25

          Fizeram-no há 16 anos (a cabrarodrigues) e preparam-se para fazê-lo de novo!!!!
          ESCANDALOSO.

          • Aníbal on 26 de Janeiro de 2025 at 16:28

          Bem, o que a notícia diz parece ser o contrário do que afirma: não haverá um período de transição. Logo, aqueles que chegarem ao fim dos mandatos, sairão.

          • 😮 on 26 de Janeiro de 2025 at 16:44

          Período de transição para quê ou porquê???
          Se vão sair por que estão preocupados?
          Não percebeu, não quer perceber ou precisa que desenhe?

        • Umberto on 26 de Janeiro de 2025 at 17:37
        • Responder

        E quem atingiu o limite DE IDADE?!
        Não faz sentido prolongar mandatos por mais tempo para quem já atingiu o limite de idade.
        Isto é que é renovar alguma coisa?
        Deviam sair já! Quem queria concorrer para o ano, concorria já e para o ano voltava a fazê-lo.
        Qual o problema?

    • Aurora on 26 de Janeiro de 2025 at 16:30
    • Responder

    Trabalhei num AE em que a dita cuja está no poleiro há quase 20 anos!

      • Ricardo on 26 de Janeiro de 2025 at 16:51
      • Responder

      Só? Eu trabalhei num em que a “senhora” já vai com 30!

        • Mainada on 26 de Janeiro de 2025 at 17:28
        • Responder

        A bem da verdade, há 30 anos não havia Direções pelo que a dita senhora só lá poderia estar por votação universal. Depois, com a alteração do paradigma, terá apresentado um projeto. Se é boa pessoa, se é péssima, isso é outra história. Mas que, a ser verdade, esteve lá votada pelos professores, é óbvio que sim.

          • Desatento on 26 de Janeiro de 2025 at 17:54

          Agora querem que mude outra vez o paradigma!
          FOI ASSIM QUE FEZ O PUTIN. Percebeu?

          • Curioso on 26 de Janeiro de 2025 at 18:03

          Hitler também chegou ao
          poder em eleições … depois também acabaram e foi o que se sabe…

          • Mainada on 26 de Janeiro de 2025 at 18:32

          É que não tem mesmo nada a ver com o que eu disse e com o post que comentei. Parece-me pouco atento…

          • Duarte on 26 de Janeiro de 2025 at 18:52

          Mas que, a ser verdade, esteve lá votada pelos professores, é óbvio que sim.”
          Votada pelos professores? Quem???
          Não é desatento. Ignora. Quem ignora é…

          • Mainada on 26 de Janeiro de 2025 at 19:28

          @Duarte: não percebo bem a intenção do seu post, o que é um problema nesta coisa de comunicarmos pela net. Se há 30 anos e uns bons anos depois a atual Diretora já lá estava, não tendo ainda sido imposta a atual legislação, tinha que ser presidente do Conselho Executivo (votada pelos professores) antes de ter passado a Diretora. Não?

          • Mainada on 26 de Janeiro de 2025 at 19:34

          Eu não ignoro que a burocracia nas escolas (e outras coisas em muitas) está um puro pesadelo. Ninguém se insurge nem acha isso mais absurdo do que eu. No entanto, devo dizer que não é só no ensino. Comece a falar com amigos seus com outras profissões (médicos, por exemplo) e o que lhe vão dizer é algo como “demoro 15 minutos a ver um doente e depois perco meia hora a escrever um texto a dizer o que fiz”. Claro que isto tudo é um pesadelo. Quanto à atual legislação no ensino, não me canso de dizer que é menos democrática do que a anterioir, mas que os maus diretores teriam certamente sido maus presidentes do CE e que, ainda assim, poderiam facilmente ter lá chegado. Enquanto houver pessoas a complicar, vai haver problemas.

    • Aurora on 26 de Janeiro de 2025 at 17:01
    • Responder

    Haja cadeira que aguente! Só não percebo é como é que o permitem…

      • PF on 26 de Janeiro de 2025 at 17:38
      • Responder

      Vale tudo na Educação.
      Pelo menos com o PS.
      Vamos ver se este governo os tem no sítio para impedir que quem atinja o limite este ano por idade, saia. Era o mais correto.
      Prolongar mais tempo é só para gozar com quem trabalha.

    • Luís Farinha on 26 de Janeiro de 2025 at 17:44
    • Responder

    Pior de atingir o limite, que muitas vezes nem é respeitado, é atingir o limite de idade e ainda ficar.
    É isso o que se vai vendo.
    Então em Lisboa conheço dois casos e ouvi falar de um terceiro.
    Isto é no mínimo estranho.
    Então já não tem idade para ser professor, mas tem idade para gerir uma escola ou um agrupamento, responsabilizando-se por centenas e centenas (se não milhares) de alunos e centenas de professores e funcionários?!
    Quando se atingem os 70 o melhor é gozar, e bem, o que se tem. Senão não há renovação nenhuma.
    O ministério já deveria ter esclarecido esta situação há muito tempo.
    Ainda vai a tempo de o fazer em vários casos. Os que conheço atingem os 70 até abril.
    O que o ministério deveria fazer rapidamente era informar estes senhores diretores que não têm autorização para continuar, e iniciar imediatamente todo o processo para um novo diretor ou diretora.
    Se para o ano este novo ou nova quiser continuar no novo modelo, que concorra. Até terá a vida mais facilitada, porque já arrumou a casa agora.

    • AEA on 26 de Janeiro de 2025 at 18:14
    • Responder

    PS e PSD são a mesma coisa, criam clientelas e cargos a condizer…Os diretores bem no fundo sofrem, ficam rapidamente velhos, pois sabem bem que são mal falados por toda a gente da escola, mesmo os subservientes querem sempre mais… São objetivamente desprezados, mesmo os subservientes que pela frente se derretem todos e surriem , sempre abanando a cabeça em aprovação, por trás, espetam a faca… Nunca estão satisfeitos, se obtém muito bom na avaliação acham que ,mereciam excelente…Pois sabem que alguém ainda pior teve a avaliação máxima. Os diretores revelam a sua angustia e sofrimento ao nunca porem os pés nas salas de professores….Porque Zerá…Tem as orelhas a ferver, sentem-se envergonhados? tem problemas de consciência…Sim certamente tudo isso…Se« tivessem vergonha deixavam de ser Kapos de políticas educativas medíocres e demitiam-se… O problema é que dar aulas é muito duro, nas condições atuais e de indisciplina dos alunos, para as quais contribuíram fortemente… também não querem perder o Bonos, o “Premio”, de 600 eurinhos por fazer o tal desprezado papel…

      • Jorge Barreiras on 26 de Janeiro de 2025 at 18:42
      • Responder

      Se acabassem com a porcaria da avaliação, que é um enorme veneno nas escolas…
      Curioso que, quem inventou isto, Maria de Tretas Rodrigues, não aplica a avaliação como a criou no sitiozinho onde está. Diz que não se adequa.
      Se a avaliação fosse feita como era antes, quando os professores eram professores, e não outra coisa, é que seria saudável para todo o sistema. E os alunos só tinham a ganhar com isso!

    • F. C. on 26 de Janeiro de 2025 at 18:39
    • Responder

    O MECi mandou dizer ao CE e ao CD que comecem a pensar em arrumar as botas porque o lamaçal que construíram nas escolas durante 20 anos tem que terminar.
    Os suínos queriam continuar + 1 anito!
    Muitos deles já são porcos velhos. De que estão à espera para ir para o matadouro, digo, cemitério de diretores/as?
    Querem morrer no cubículo da direção?
    Haja paciência!
    Dêem lugar aos novos, carago!

      • Lucas Vicente on 26 de Janeiro de 2025 at 18:43
      • Responder

      Não mandou não.
      Por isso é que quem lá está e tem 70 anos, ainda quer continuar para mais uma voltinha no carrocel.
      Se o MECI fizesse isso ainda este ano, de preferência, como já foi dito antes, antes de haver concurso, é que seria justo e correto!

    • Pedro António on 26 de Janeiro de 2025 at 18:57
    • Responder

    Aí os gajos não querem sair. Devem ser a única situação de não se querer abandonar um cargo nas escolas! Por que será…andar a pedir para os deixarem ficar revela logo pedantismo e falta de sentido.

    • 🤣 on 26 de Janeiro de 2025 at 19:29
    • Responder

    A avaliar pelos comentários, a popularidade dos diretores é impressionante!!!!🤣🤣🤣🤣🤣
    O governo faz bem em reconduzi-los, só ganha votos entre os professores !!!🤣🤣🤣

      • Lopes on 26 de Janeiro de 2025 at 20:33
      • Responder

      Percebo a ironia.
      Quanto mais dão a estes diretores, menos votos terão dos professores.
      Se este governo for inteligente fará sair nas próximas 3 semanas uma orientação a todos os diretores que estão a terminar este ano o mandato e a todos os que se reformam durante este ano letivo, para cessarem funções.
      E ao CG para preparar a eleição de novo diretor ainda este ano, para substituir o reformado ou o que cessa funções por terminar o mandato.
      Isso seria sério e democrático, cumprindo o que está na lei.
      Para o ano, quem quiser que concorra a um mandato com as regras que entretanto sairem, como diretor, Presidente do CE ou o que lhe chamarem.

    • Assim é que é on 26 de Janeiro de 2025 at 20:28
    • Responder

    Eu sou Diretor e não posso concorrer mais por atingir os famosos 16 anos.
    Então, o meu subdiretor vai concorrer e passar a Diretor.
    Depois, escolhe-me a mim para fazer parte da direção como subdiretor ou adjunto e eu vou lecionar uma ou mais turmas.
    Assim, recebo o suplemento respetivo da direção e ainda recebo mais os 750 euros porque já tenho direito à reforma e fico ainda lá algum tempo agarrado que nem uma lapa.

    1. Pior só sendo reconduzido por mais tempo, para que nova lei saia.
      Realmente este é um país dos bananas onde só singra quem é malandro.

        • Lopes on 26 de Janeiro de 2025 at 20:41
        • Responder

        Não se esqueça dos que estão a reformar-se este ano, e querem ficar mais tempo para “completar o mandato”.
        É só rir e chorar neste país de compradios e favorecimentos.

    • A cambada de sempre on 26 de Janeiro de 2025 at 20:39
    • Responder

    Então os srs. diretores e diretoras querem que o mandato seja prorrogado até haver nova lei.
    Realmente é uma festa.
    São eles próprios que querem que a lei não seja cumprida, para continuarem a “mamar” por mais um ano.
    Sejam homenzinhos e mulherzinhas e vão à vossa vida!

    E aqueles e aquelas que já deviam estar reformados, a mesma coisa. Não lhes chegou estarem lá décadas?!
    Que desculpa esfarrapada é a de “assegurar o início do ano letivo”?
    Então nunca havia novo diretor. Todos os anos há um início de ano letivo que tem de ser preparado.
    Quem já devia estar fora, que se ponha fora!
    Deem lugar a eleições.
    Se o diretor sai, então que haja eleições. Qual é o problema?
    Têm medo de que os sub não sejam escolhidos, é?!

      • Lopes on 26 de Janeiro de 2025 at 20:41
      • Responder

      Leu-me os pensamentos.

    • Verdades on 26 de Janeiro de 2025 at 20:58
    • Responder

    Será imoral se este governo prolongar mandatos de diretores que os finalizam este ano.
    E ainda pior se permitir que diretores que façam 70 anos permaneçam no cargo por mais tempo até nova lei.
    O que seria correto, era a todos estes enviar o mais brevemente possível comunicado a dizer que cessam funções.
    No caso de quem tem 70 anos passar à reforma, como é devido, e haver novas eleições, já que o cargo é unipessoal, como diz a lei.
    Para os restantes casos, haver as eleições devidas, porque finalizam o mandato.
    Quando houver nova legislação, então quem quiser que concorra nos novos moldes.
    Espero que este governo não dê mais um passo em falso, como fez quando referiu que já não havia problemas de falta de professores.
    A lei é para ser cumprida. Tudo o resto cheira a favorecimentos e compadrios.

    • Anónimo on 26 de Janeiro de 2025 at 21:29
    • Responder

    Se somos um estado democrático, não há razão para prolongamentos de mandato, seja porque for.
    Não há uma razão válida para isso. Não estamos em estado nenhum de emergência nem em guerra.
    Por isso, cumpra-se a lei e façam-se eleições para o cargo quando terminam os mandatos ou os diretores se reformam.
    Concordo com o que já aqui foi dito.
    O ministério deve avisar já os diretores que estão nestas condições (reforma ou fim de mandato este ano), que devem fazer o que têm a fazer para que hajam eleições ainda este ano e haja um novo diretor para o que restar do ano e para o ano (ou até sair a tal legislação).

  1. Explore GB WhatsApp for enhanced messaging, custom themes, and improved privacy controls tailored to your needs.

    • Rodrigo Camarneiro on 27 de Janeiro de 2025 at 16:35
    • Responder

    Se o próprio ministério permite que gente com mais de 70 anos continue diretor, é porque se está nas tintas para as escolas.
    Sabendo como as coisas são hoje em dia, com tudo o que é responsabilidade e trabalho, e permite que gente que está lá alapada há décadas permaneça até depois da suposta reforma, é porque são coniventes com o estado de coisas e querem que a Escola Pública vá ao charco.

      • Pescadas on 27 de Janeiro de 2025 at 17:21
      • Responder

      Mas você conhece algum animal diretor com 70 anos que ainda lá esteja como diretor,?
      Não mande postas de pescada gratuitas.

        • Rodrigo Camarneiro on 27 de Janeiro de 2025 at 19:48
        • Responder

        Meu caro, não sou peixeiro para mandar postas de pescada.
        Conheço um, autorizado pelo governo socialista.
        Também conheço quem se esteja a aproximar da reforma e já tenha iniciado o processo de saída, e bem.
        Mas sei de outros três que estão à espera da resposta positiva por parte deste governo.
        Se não sabe informe-se.

          • Pescadas pró peixeiro on 27 de Janeiro de 2025 at 20:33

          Não é verdade.
          A lei aposenta compulsivamente quem atinge 70 anos.
          Ai da nao mudou.

          • Mainada on 27 de Janeiro de 2025 at 22:35

          Verdade. O problema da net é que espalha os boatos com muita rapidez e facilidade e ninguém é responsabilizado por nada. É o estado a que chegámos. 70 anos é a idade limite.

        • Rodrigo Camarneiro on 28 de Janeiro de 2025 at 20:27
        • Responder

        Meu caro,
        Já percebi que não vê a realidade.
        Basta uma autorização superior do ministro ou do secretário de estado para a continuação do mandato existente.
        Conheço os casos que referi, e não vai o colega a negar uma evidência.
        Wake up and smell the coffee.

    • Paulo Gomes on 28 de Janeiro de 2025 at 10:54
    • Responder

    Curioso, eu tirei ocurso de especialização em 2004 em Gestão de Estabelecimentos de Ensino. Desde então, fui alvo de perseguições, calúnias, tentativas de homicídio e bullying por parte de vários desses “diretores” que não queriam que lhes tirasse o lugar. O máximo que consegui fui ser assessor de direção e apenas porque já me encontro numa situação de doença incapacitante e dispensado da totalidade da componente letiva (a CGA, apesar dos relatórios médicos em contrário, não me deixa aposentar-me por incapacidade), estando votado a não fazer nada e a ter de ir para a Escola para nada fazer… impediram-me assim, quando podia, de contribuir para uma cenário positivo nas escolas e de ter uma carreira. O que tenho agora é um ódio de estimação à profissão e uma profunda desilusão de nunca ter tido aquilo a que chamam “carreira”.

    • Irene on 28 de Janeiro de 2025 at 13:11
    • Responder

    Por favor, chega!……
    Será que o Ministério ainda não se apercebeu que são estes senhores que estão a acabar com a escola pública?
    Estes senhores, “diretores”, fazem um papelão com os Enc. de Ed., uma vergonha!….
    Pensei que alguma coisa, iria mudar, para alguns professores, regressarem às escolas.
    Senhores ministros, investiguem os Agrupamentos, como fazem com outros setores!…Mas investigação séria!….

    Quem terá culpa pela maioria dos alunos não saberem ler, interpretar, investigar(iniciação), resolver problemas, etc, etc,…
    Se o professor não faz o que o senhor diretor quer, é perseguido, caluniado, etc, etc, !…..
    Chega!… Chega!…. Chega!….

      • AA on 28 de Janeiro de 2025 at 14:02
      • Responder

      Não gosta da palavra “Chega” (faz-me lembrar as malas roubada).
      Não será melhor “Basta”?

    • Irene on 28 de Janeiro de 2025 at 15:57
    • Responder

    “Chega” ou “Basta”, utilize a que lhe fizer menos “comichão”!….
    É por isso que não levam os professores a sério!

      • AA on 28 de Janeiro de 2025 at 18:30
      • Responder

      A palavra “Chega” está conotada com um partido da extrema-direita que quer privatização toda a Escola Pública.
      Já para não falar do discurso racista ou misógino.
      Percebeu, cara senhora?

    • Irene on 29 de Janeiro de 2025 at 23:10
    • Responder

    Nasceu há pouco tempo!..
    O partido é uma criança!…
    ” Chega” percebe, “Chega” faz parte do meu vocabulário!….
    E chega de ignorância!….

      • AA on 30 de Janeiro de 2025 at 11:37
      • Responder

      E a palavra “basta” não faz parte do seu vocabulário ou é votante do Chega?

      • eu on 30 de Janeiro de 2025 at 14:26
      • Responder

      Já chega de tanta insistência com a palavra chega… a menos que seja a sua preferida, como aponta o AA

    • Helena on 16 de Junho de 2025 at 12:14
    • Responder

    Gostaria de receber as informações do blogue de arlindo no meu mail, como proceder?

  2. Vanced YouTube brings advanced features missing in the regular app. https://youtubevancedofficial.com/

  3. Baixe o mais recente GB WhatsApp APK para Android. Aproveite os novos recursos do Whatsapp GB Atualizado, como agendamento de mensagens, mensagens anti-exclusão e muito mais.
    https://baixargb.pk/

  4. Como los directores llegan a sus límites, true caller desbloqueado rompe límites con funciones premium gratis.
    for more visit this site https://truecallerapk.com/

    • chiropractor in Bangalore on 30 de Setembro de 2025 at 8:10
    • Responder

    Nice post

    VISIT HERE;- https://chiropractorbangalore.in

  5. Happy 2 year anniversary! 🎉 Um quarto dos diretores escolares vai atingir limite de mandatos em breve.
    for more visit this site https://anniversaryquotess.com/

  6. nice

  7. https://biblequotess.com/

  8. https://biblequotess.com/[email protected]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading