Escolas privadas já são a maioria no Porto e em Lisboa

Escolas privadas já são a maioria no Porto e em Lisboa

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/01/escolas-privadas-ja-sao-a-maioria-no-porto-e-em-lisboa/

33 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 18:26
    • Responder

    Número de escolas é um critério idiota, o que interessa é o número de alunos. Já agora, quantas dessas privadas não são escolas profissionais financiadas a 100% por dinheiro público?

      • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 20:29
      • Responder

      Se não são do Estado, são privadas.
      O resto é conversa.
      Não vale a pena disfarçar a realidade.
      Nenhuma escola profissional é pública. São todas privadas, financiadas pela União Europeia.
      Há é escolas públicas com cursos profissionais, o que é diferente.

        • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 20:40
        • Responder

        Claro que sim, mas a “notícia” dá a entender que essas escolas são todas “colégios” a pagar para onde os pais fogem da escola pública. É pura desonestidade intelectual a serviço de uma agenda política de quem quer o público a financiar o privado (como já acontece nessas “escolas” profissionais muito ligadas às “forças locais”).
        Há cerca de 319 mil alunos em escolas privadas (incluindo contratos de associação e profissionais), a pagar nem chegam aos 200 mil. No público são cerca de 1 milhão e 200 mil.

          • Lero on 6 de Janeiro de 2025 at 21:36

          Se o teu filho não tem vaga nas escolas públicas nas redondezas ( com a quantidade de estrangeiros o sistema bloqueou), vais pô-lo onde?

          Não sabe que é tudo realizado de forma propositada e pensada?

          É como construires 57 rotundas até ao Algarve, vais ter que ir pela autoestrada.
          A autoestrada dos amigos.

          • LOL on 6 de Janeiro de 2025 at 21:50

          Lero, o sistema bloqueou com a quantidade de estrangeiros?
          Está a falar a sério, ou é piada?!

    • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 19:35
    • Responder

    O caso referenciado de Espinho só pode ser anedota: há quatro escolas profissionais, um colégio que vai até ao primeiro ciclo e IPSS com pré-escolar. Ou seja, contabilizaram mesmo essas “falsas” escolas privadas (pagas a 100% pelo erário público) e, num concelho que só tem um pequeno colégio com ensino pago pelos pais, dá a entender que a maioria das escolas são privadas, pois só tem dois Agrupamentos Públicos (que são constituídos por várias escolas, mas nestas contas de caca só contam como dois).

      • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 20:33
      • Responder

      Se são escolas que não são do Estado, então são privadas.
      Não há meio termo, meu caro.
      O facto do Estado andar-lhes a pagar comos fundos da UE, apenas significa ao ponto a que isto chegou.
      Parafraseando o verdadeiro herói de Abril “É o Estado a que isto chegou.”

        • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 20:44
        • Responder

        Como já disse, é uma tristeza que os grandes emprenhadores locais se encham à custa dos fundos europeus, mas a notícia tenta fazer parecer que são muitas mais as escolas a pagar para fugir do público, com critérios desonestos.

          • Silvia on 6 de Janeiro de 2025 at 21:41

          Nem um único tostão do fundo europeu serviu os cidadãos, primeiro serve privados, depois pode ser que os restos sirvam alguém.

          Não acham estranho não haver fundos privados , por exemplo, para construir um hospital novo?

          Para a ukrania já há. É a vontade, é a vontade..

          • Lucas on 6 de Janeiro de 2025 at 21:46

          Espera, fundos privados para clinicas é aos milhares,
          fundos europeus para construir um hospital,, zero.

          Fundos do estado para estrangeiros é quase sem limite,, gémas, e muitos outros,, são mutas dezenas de milhões..gémas é só a ponta do icebergue.

  1. Os portugueses são pacóvios e ignorantes.
    E vaidosos. Sempre se julgaram fidalgos. Mas deixavam os criados morrer de fome .
    Fazem sacrifícios para ter os filhos nas privadas para se juntarem as élites locais. Não é que as privadas sejam melhores do que as públicas. Os professores são iguais ou piores. Mas soa bem ter o filho na privada.
    Valha nos Santo Ildefonso.

      • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 20:02
      • Responder

      A “notícia” está feita de propósito para parecer que isso é verdade, mas de facto são menos de 200 mil a pagar. É sensacionalismo (e desonestidade) para vender uma narrativa de degradação da escola pública.

        • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 20:31
        • Responder

        A degradação da Escola Pública começou quando se quis colocar qualquer um a lecionar disciplinas para as quais não tem formação base.
        Ter formação base (licenciatura) em algo que não Informática e dar Informática é anedota total. E já chegou aos cursos profissionais.
        Claro que isto é a degradação da Escola Pública.
        E vai continuar.
        Ainda para mais porque a situação alastra-se aos outros grupos disciplinares.
        No privado as coisas não são bem assim.
        Parabéns aos governantes (estes e os anteriores), que promovem e promoveram isto.
        O futuro é negro graças a estes pulhas.

          • Padre Marx on 6 de Janeiro de 2025 at 20:47

          Dizer que nas privadas é melhor não é verdade, pois foi o Queiroz que sempre fez pressão para poderem contratar qualquer um para qualquer disciplina. Também há falta de professores qualificados no privado e, ao contrário da saúde, a fuga de profissionais é maior do privado para o público.

          • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 21:54

          Padre Marx,
          Os que “fogem” do privado para o público são, em geral, de duas categorias:
          1. Os que foram maltratados em colégios / escolas privadas de treta;
          2. Os que são uma nulidade, incompetentes e muitíssimo mal educados. Verdadeiros nojentos que vêm para o público para sacar para si próprios.
          Os segundos, segundo a minha experiência, são muito mais.
          São gentinha ordinária, maldizente e sem escrúpulos, que desdenha de quem está na Escola Pública e já o fazia quando estava no privado. Vem para aqui para “mamar” à conta e tratar mal quem lhe deu tudo.
          As direções adoram-nos, porque são da mesma laia e precisam deles para mascarar o facto de não haver professores.
          Exceção feita a alguns poucos, na primeira categoria. É verdade. conheço uma. Mas são casos raros.
          Pelo menos na região de Lisboa e arredores, que é o que conheço.

          • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 22:03

          Padre Marx, quem é o Queiróz?

    • Unknown on 6 de Janeiro de 2025 at 20:48
    • Responder

    Tal como na saúde, embora a um ritmo mais lento. Os partidos que passaram pelo poder nos últimos 20 anos estão de parabéns porque têm conseguido aquilo que queriam!? Pagamos impostos como nunca e ainda temos de pagar aquilo que constitucionalmente deveria ser gratuito do nosso bolso!

      • Antonio on 6 de Janeiro de 2025 at 21:22
      • Responder

      Os impostos deveriam ser para as escolas, hospitais, segurança, transportes.
      Vai tudo para outro sítio que não é do interesse da população-Ukrania e afins.
      Bolsos dos amigos.

      Em vez de vivermos na verdadeira democracia grega, vivemos na falsa democracia Romana onde os caligulas pegam fogo a tudo, enquanto os deputados observam. Durante uns anos não vão conseguir fazer nada, só havia uma solução para os tirar de lá, assassiná-los, tal como hoje em dia.
      Mas isto é em Portugal, porque na Suiça e outros pasies a democracia e politica é diferente, lá, politico nao é tacho nem carreira. É um currículo.

        • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 21:55
        • Responder

        Concordo consigo em quase tudo.
        Mas não sei o que a Ucrânia tem a ver com o que disse.

      • Luizardo on 6 de Janeiro de 2025 at 21:25
      • Responder

      O povo dá-lhes cheques em branco, votam como se aquilo fosse um clube de futebol, aguentem-se.
      O pior ainda vem ai, O maior erro de portugal foi o 25Abril e continuam a insistir nesse erro.
      Não reclamem.

      • Geraldo on 6 de Janeiro de 2025 at 21:53
      • Responder

      É o 25 de Abril,, tem sido desde o 25 de Abril.

      Sabes quanto se pagava de impostos no tempo de Salazar? Apenas 10%,,, e esses 10% reconstruiram Portugal, a quantidade de estradas, barragens, escolas, caminhos de ferro, etc…e até construia casas para funcionários.

      Hoje, nem marinhas tens,,

        • Esclarecimentos on 6 de Janeiro de 2025 at 21:57
        • Responder

        Você é um lírico.
        Ness etempo o serviço nacional de saúde nem existia. Se ficasse doente pagava do bolso, e se vivesse fora das grandes cidades nem tinha direito a nada.
        Escola pública era para muito poucos. A maioria ficava com a 3.ª ou 4.ª classe e já era bom. Até podia ser bem tirada, mas não iam passar de serem operacionais a lavar ou repor coisas.
        Casas para funcionários eram arrendadas. Não eram dadas.
        Se quer falar disso, ao menos informe-se primeiro.

    • Luis on 6 de Janeiro de 2025 at 21:14
    • Responder

    É o que eles querem. Fechar os hospitais , as escolas e acabar com a segurança.-
    Quem quiser que pague..

    E agora com esta invasão de estrangeiros, há crianças que já nem têm vagas nas escolas.

    • Lemos on 6 de Janeiro de 2025 at 21:27
    • Responder

    As escolas privadas, é ..um negócio.Dos amigos dos políticos.

    • tibnhsos on 6 de Janeiro de 2025 at 21:32
    • Responder

    Sitema de Escolas públicas em risco de derrocada.

    Acho bem, acabem com isso, quem quiser educação que a pague.Só não sei é porque é que se paga cada vez mais impostos, é para fechar as escolas, ou os hospitais?

    Desde o Dr. Oliveria Salazar quanto hospitais é que o 25 de Abril fez? Sabem-me dizer??

    1. Você é um triste ignorante, que apenas fiz o que o incutem a dizer.
      Nessa altura nem sistema de saúde público havia. Se adoecesse tinha de pagar o internamento.
      Que o dissesse o próprio Salazar, que teve de pagar o internamento do bolso, pois não havia segurança social. Nem para ele.

      Talvez ache bem que os privados “mamem” os subsídios da União Europeia, em vez deles serem bem aproveitados na Escola Pública.

      Não se admite que, por exemplo, em Lisboa abram tantas escolas profissionais (pois há procura), e, em contrapartida, os cursos profissionais fiquem às moscas.

      Claro que assim é impossível haver alunos para a Escola Pública. Nem é possível a elas concorrerem, pois não têm dinheiro para nada. ao contrários estes privados, e falo mesmo destes, têm dinheiro para os mais modernos equipamentos, para pagar altos salários aos administradores, para pagar bem aos administrativos, e, nalguns casos, para pagar melhor aos professores de lá.

      Não é à toa que muitos “mamam” no público e vão dar horas nestes, e é mesmo nestes, privados. Acumulando.

      A maior parte destes até veio do privado.

      É a sacar dinheiro da União Europeia, que é dinehrio público de todos nós.

    • Lusscasluis on 6 de Janeiro de 2025 at 21:47
    • Responder

    384 reformam-se,
    57 entram,

    a continaur assim é para fechar as escolas..

    • Rui Alçamares on 6 de Janeiro de 2025 at 22:12
    • Responder

    O Queiróz disse isso e os pulhas políticos assim o fizeram, para todo o lado.
    Tal como o Esclarecimentos disse, quem agora chega à Educação Pública (letra grande, por favor), são pessoas mal formadas. Sem ética e sem moral nenhumas.
    Conheço casos abjetos, que tratam mal quem anda nisto há muitos anos, e já passou por muito. Se têm vaga nessas escolas para onde vão, foi porque quem lá está andou a construir a escola, quando eles andavam a sacar dinheiro nas empresas onde estavam ou nas escolas privadas.
    Agora vêm para a escola, em particular para o público, sacar e dizer mal.
    Reconheço-me no que o Esclarecimentos disse. Não disse tudo.
    Até conheço casos de pessoas que trabalharam em empresas e foram de lá corridos. Foram para escolas privadas mas deram-se mal, porque lá não os estão para aturar. E agora vieram para o público, porque sabem que vale tudo e os diretores precisam deles para justificarem não precisarem de mais professores.
    Têm tudo e tratam os que lá estão como lixo.
    São farsantes.
    Foi a isto a que chegámos.

      • Rui Alçamares on 6 de Janeiro de 2025 at 22:13
      • Responder

      Resposta a Padre Marx

    • JáSemFígados on 6 de Janeiro de 2025 at 23:51
    • Responder

    Numa escola privada paga-se e bem!
    A razão de eu falar assim? Explico. Tenho um netinho de 9 mesinhos, ainda ele andava na barriguinha e os pais já pagavam 450€ mensais . No público, não havia lugar. E foram essas as condições que a isso o exigiram. Podem pagar?! “Fazem das tripas coração”! Ambos trabalham a o meu neto ia ficar entregue a quem?! A uns avós que moram a duas horas de distância numa autoestrada? Bem bastará quando ele ficar doente. Tendo uma pontinha de febre já não os aceitam. Exatamente como no público, não é??!!!??? Tal e qual!
    A turma do meu neto tem 8 bébés. Só! Uma educadora e duas funcionárias.
    E as nossas creches?! 25! Tudo ao molho e fé em Deus! Dado e arregaçado! Lá , só lhe dão a comida ( leite, papas, fruta, sopa, iogurtes … ! Fraldas, cremes, toalhitas de limpeza é com os pais.
    E cá no nosso Estado?! Tudo de graça! Isto está mal!
    Quem, mas quem precisa mesmo, que remédio tem sujeitar-se!

    Aqui na terrinha onde moro, tbm há uma creche, praticamente preenchida com bébés a quem tudo lhes dão e nada pagam. A maioria das mães não trabalham, mas não têm tempo para cuidar dos meninos. (Interior do país)

    É por estas e por outras que o nosso país está como está!

    E quem precisa, “desunha-se”!

    • Carlos Moreira on 7 de Janeiro de 2025 at 11:37
    • Responder

    O ensino como negócio!!
    E aqueles que não têm capacidades económicas?!!
    E os os maus alunos(aqui incluo os mal comportados e os que tem dificuldades) e que são recusados pelas escolas privadas?!!
    Assim é tudo muito bonito!!

    • Amilcar Barradas on 7 de Janeiro de 2025 at 15:18
    • Responder

    27% das escolas em Portalegre são privadas?

    Está tudo parvo ou ceguinho!!!

    • 와우중계 on 9 de Janeiro de 2025 at 8:19
    • Responder

    thank you 스포츠중계

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: