Em 10 anos salários dos professores subiram 0,7% (uma verdadeira fortuna)

Clínicos e cientistas foram os únicos profissionais com redução salarial.

A evolução do ganho médio mensal das profissões do setor público é muito díspar ao longo dos últimos dez anos. Os magistrados e os representantes do poder legislativo foram os que mais viram o ganho aumentar. Já os investigadores e os médicos foram os que mais perderam.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/06/em-10-anos-salarios-dos-professores-subiram-07-uma-verdadeira-fortuna/

43 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • maria on 26 de Junho de 2022 at 11:39
    • Responder

    Os professores. Que professores?

    A estagnação tem a ver com o incomportável peso da massa salarial nas contas públicas.
    Quando, há anos, foi “implementada” a carreira única – onde todo o bicho careta (desde os trabalhos manuais às babás) trepou ,em pouco tempo, aos escalões cimeiros – não faltou quem, avisadamente, considerasse a “medida” não só aberrante em termos retributivos como insustentável do ponto de vista financeiro. É que são milhares e milhares… e milhares.
    Agora temos o resultado, ele aí está : paga o justo pelo pecador. Para os rascas “professores” terem os vencimentos que têm, os verdadeiros Professores ficam ” a ver navios” , como diz o povo. Não dá para tudo. “Porca miséria “, desculpem.

      • fartinho desta maria on 26 de Junho de 2022 at 20:30
      • Responder

      o nickname maria não te assenta bem… é mais maria(o)neta…

      • Filó on 27 de Junho de 2022 at 15:11
      • Responder

      Maria, Silvia Barros, Zezé Camarinha, Prof. Karamba, Camões, etc…são o mesmo. Só uma pessoa muito doente responde a si próprio. Vai-te tratar, é urgente…
      Das poucas vezes que aqui venho tens sempre cerca de 10 a 20 publicações em cada post, deves ter muito tempo ou é na hora do patrão?
      Dos 1150 euros que ganho líquidos 300 é para gasóleo e 180 para quarto e despesas, fora desgaste do carro e estar longe da família…sabes fazer contas?

    • Camões on 26 de Junho de 2022 at 11:42
    • Responder

    .
    Os Grupos 100 (das educadoras/em-amas) e o Grupo 110 (dos professores primários/ex-regentes escolares) estão demasiadamente bem pagos. Gente (de)formada nos PIAGETes, ISMAIs, ESEs, Paulas Francinetis, Institutos de Fafe ………e quejandos, (de)formados á BOLONHESA auferem estes SALÀRIOS PRINCIPESCOS devido á conspurcação que é a CARREIRA ÚNICA. Estes fazem tudo e até se atropelam para arranjarem um Vinculo na Escola Publica.

    Os Professores do Ensino Secundário, formados em Universidades estão mal pagos.
    Isto ocorre devido há “Carreira Unica”. Portugal é o unico País da OCDE onde existe “Carreira Unica”

    A “Carreira Unica” é que tem que TERMINAR.

    Cada macaco em seu Galho.

    Importa terminar com a “Carreira Unica” que é o unico País da OCDE onde esta BANDALHEIRA existe.

    As “carreiras” a implementar são:

    – Educadoras de Infancia (ex-AMAS), professores primários e professores do Ciclo Preparatório (5º e 6º ano);

    – Professores do Ensino Secundário;

    – Professores do Ensino Politecnico;

    – Professores Universitários.

    Urge tambem rever os respetivos Estatutos e Grelhas Salariais.

    .

      • maria on 26 de Junho de 2022 at 12:04
      • Responder

      Caro (a) Camões

      O grupo 100 e 110 – apesar de tudo – ainda é o menos, embora o número seja elevado . O pior é : o exército dos 910 ( cerca de 8.000, já contando com o intolerável número de baixas-médicas – ver RR) ; a ginástica (nada contra a disciplina) com mais uns largos milhares); a Religião e Moral (num Estado laico!! ) ; os trabalhos manuais, oficinais ou afins; e a lista é mais extensa.

        • fartinho desta maria on 26 de Junho de 2022 at 20:32
        • Responder

        a mesma a responder ao mesmo …ah ah..

      • Estudei no Piaget on 27 de Junho de 2022 at 9:31
      • Responder

      Ó Camões não atropeles a língua portuguesa, aí pelo meio enganaste-te no nome de uma das escolas superiores que referiste.
      E olha que há professores do “secundário” com cursos no politécnico: vários engenheiros dos grupos 500, 510, 530, 540 e 550. E muitos contabilistas/auditores/secretários, também do politécnico, no grupo 430.

    • Ana Quinas on 26 de Junho de 2022 at 11:55
    • Responder

    Colegas, pensem nisto que aqui vos deixo.

    23 de Junho de 2022 – RTP

    Um milhão de portugueses vivem com salário mínimo

    Um milhão de portugueses ganha o salário mínimo nacional. São 705 euros brutos (descontam 11% para a Segurança Social), 627,00 euros limpos.

    Durante um mês, o programa Linha da Frente acompanhou uma família que vive com este dinheiro na carteira para pagar a renda da casa e todas as contas.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/linha-da-frente-um-milhao-de-portugueses-vivem-com-salario-minimo_v1414840

    Acham que os Cofres Publicos são infinitos?
    Acham que Portugal é um País rico?
    Acham que os recursos são ilimitados?
    Acham que estão mal pagos?

      • lumi on 26 de Junho de 2022 at 13:23
      • Responder

      Colega…pensei. E então não vale apena investir na educação e na formação. O melhor será desistir de investir na nossa formação superior e dos nossos filhos…e passar a ganhar os 705 euros. 2000 euros brutos e levar para casa 1300 euros é de um pais pobre.

        • Ana Quinas on 26 de Junho de 2022 at 15:20
        • Responder

        Um milhão de portugueses ganha o salário mínimo nacional. São 705 euros brutos (descontam 11% para a Segurança Social), 627,00 euros limpos.

        Se o colega leva para casa 1.300,00 euros Liquidos não se esqueça que leva o dobro dos desgraçados que apenas auferem 627,00 euros limpos.

        Já pensou como se vive com 627,00 euros limpos?

        Respeito, por favor.

          • joão on 26 de Junho de 2022 at 22:03

          Tem de aprender a fazer contas. Aos 627 ainda acrescenta subs refeição (720), para não falar do que recebem em abono caso tenham filhos pois apartir dos 900 já ninguem recebe abono dos filhos. os 1300 já são com subs de refeição. Muitos que tem esses 1300 tiram para despesas de deslocação combustível e portagens entre 300 e 600 euros, quer que lhe faça as contas???. estamos a falar de uma profissão que mais de metade são deslocados muitos km da sua área de residência.

        • Ana Quinas on 26 de Junho de 2022 at 15:34
        • Responder

        .
        Professores em Portugal ganham mais 40% do que a média dos licenciados (ao contrário do que acontece na maioria dos países da OCDE)

        Relatório “Education at a Glance” mostra que Portugal é um dos países onde tirar um curso superior mais compensa em termos salariais

        O retrato aos sistemas dos países que integram a OCDE é tirado todos os anos e no caso de Portugal a organização destaca desta vez a evolução ocorrida à entrada e à saída do sistema. No caso dos mais novos, o país merece referência por ter taxas de frequência de creches, logo a partir de um ano de idade, bem mais elevadas do que a média dos países da OCDE: 42% contra 34%. Aos dois anos, os números passam para 56% e 46%, respetivamente. E entre os 3 e os 5 anos, a frequência dispara para os 91% no pré-escolar.

        O problema, nota a organização, é que os pais das crianças portuguesas têm maioritariamente de recorrer a instituições privadas, com o que isso implica de custos acrescidos para a grande maioria das famílias. Até aos três anos, 96% das crianças estão inscritas em serviços privados, quando na OCDE esse valor ronda os 50%. E, mesmo no pré-escolar, acontece com 47%, o que compara com um terço no espaço da organização.

        Em Portugal, o ensino obrigatório só começa aos seis anos, mas a OCDE defende a importância de garantir financiamento público para o aumento e qualidade da oferta dos serviços de educação e cuidados das crianças. A despesa média anual dedicada à educação pré-escolar estava em 2017 ligeiramente abaixo da média dos países da OCDE.

        EXPRESSO, 8 SETEMBRO 2020
        https://expresso.pt/sociedade/2020-09-08-Professores-em-Portugal-ganham-mais-40-do-que-a-media-dos-licenciados–ao-contrario-do-que-acontece-na-maioria-dos-paises-da-OCDE-

        .

          • Sem mais. on 26 de Junho de 2022 at 17:21

          As mentiras habituais do Expresso e do Ministro. Mas você sabe que assim é, e que esses dados são falsos, falou-se à época. Foram obtidos como se não tivessem havido cortes, congelamentos e quotas.
          Neste contexto, apenas lhe digo: vá comer m€rd@.

      • Nozes on 26 de Junho de 2022 at 15:46
      • Responder

      Sim? Tem a certeza. São mtos, mas alguns penduram.se no sub desemprego ganhando balúrdios em yrabalhos sazonais e biscates sem descontar um euro. Gente que nunca pegou num livro…
      Quem realmente vive mal é aclasse media, ex,que não tem como fugir a impostos, não recebe subsídios e é explorado com horários de escravo em sistemas de gestão ditatorial.

    • ZéZé Camarinha on 26 de Junho de 2022 at 13:16
    • Responder

    .
    Nesta AMALGAMA chamada “Carreira Unica” há o Grupo 910 – Inducaxões Especialissimas (cerca de 8.000 Almas Oportunistas) que corresponde a um grupo de gentinha (maioritariamente oriunda dos grupos 100 e 110) que fizeram uns cursitos rápidos de 1 a 2 meses nas pseudo-universidades Fernado Pessoa e outras Tascas e que são os grandes especialistas em deficiência.
    O que faz esta gentinha????????????????????
    Andam com dois meninos e vão assistir a aulas com eles. Entram nas Salas de Aula onde está um PROFESSOR a Lecionar e sentam-se ao lados dos meninos e estão ali a fazer companhia aos meninos.

    Será que este NOJO podem ser chamados de professores?……….Esta gentinha que se aproveitou do “furo” proporcionado pelo Ministério da Educação enfiaram-se nas “Inducações Expexialissimas” para não fazerem a ponta de um corno e MAMAREM á grande e á francesa…………..

    Esta gaijada quando muito deviam ser considerados “tecnicos”….mas Nunca Professores………..

    Andam na dita “escola publica” a MAMAREM e apenas isso

    O Senhor Ministro da Educação devia passar isto a pente fino.
    .

      • Filipe on 26 de Junho de 2022 at 14:31
      • Responder

      Concordo plenamente!
      Mas se isso é possível, talvez o estado também esteja a ganhar com estes oportunistas.

    • Silvia Barros on 26 de Junho de 2022 at 13:21
    • Responder

    Eu aufiro o Salário Mínimo no valor de 705,00 euros/mensais mais Subsidio de Alimentação no valor de 99,00 euros (4,50 por dia X 22 dias).
    Como sabe o Salário Mínimo está isento de desconto de IRS, mas desconto 11% para a Segurança Social (ou seja, 77,55 euros/mensais).
    Levo para casa 627, 45 euros + 99,00 euros de Sub. Aliment. = 726,45 euros mensais.
    Trabalho 40 horas por semana na Caixa de uma Cadeia de Hipermercados.
    Possuo uma Licenciatura que, dadas habilitações exigidas e as áreas de formação, não me permite aceder ao concurso de docentes.
    Não tenho Seguro de Saúde Privado ou ADSE.
    Não tenho Artigos 102º que possa utilizar para tratar de assuntos pessoais.
    Embora trabalhe numa Cadeia de Hipermercados não posso pedir Mobilidade para outra sucursal da empresa.
    Se estiver doente com Baixa Médica por 5 dias começam a olhar-me de lado.
    Logo que o Sr. Ministro reformule as habilitações para a docência e se o meu caso for contemplado irei imediatamente candidatar-me.
    Vejo por aqui muitas lágrimas de crocodilo. Isto parece mesmo o Muro das Lamentações.

    Agora lamentam-se devido ao Calendário Escolar.

    Agora lamentam-se devido aos salários.

    Tenham vergonha senhoras professoras e futuras colegas.

      • joão on 26 de Junho de 2022 at 15:00
      • Responder

      Silvia: Tirar uma licenciatura para ir trabalhar como caixa num supermercado? Foi isso que conseguiu aprender durante um curso superior?

      Há qualquer coisa no ensino superior que merece ser estudado – mas por gente independente do ensino superior…. Porque já se percebeu há muito que aquela gente faz tudo por mais um cliente….

      • Atento on 26 de Junho de 2022 at 17:22
      • Responder

      MENTIROSA.

    • Aura Borges on 26 de Junho de 2022 at 13:40
    • Responder

    Lamento que os colegas só pensem nas remunerações.
    A dignificação da nossa classe passa por muitas coisas que nada tem a ver com os ordenados. No ultimo estudo da OCDE a nossa classe docente (em Paridade de Poder de Compra) era das mais bem pagas.

    A dignificação da classe passa:
    – alteração profunda do Estatuto da Carreira Docente com clara distinção entre níveis de ensino;
    – reformulação da Avaliação de Desempenho Docente com quotas para todos os níveis de classificação com implicações no vinculo ao Estado;
    -alteração profunda dos Concursos de Docentes com progressiva Municipalização;
    – mudança na Gestão das escolas com abertura do cargo de “Diretor” a pessoas com formação em “Economia” ou “Gestão” e não a pessoas formadas em “Nada Coisa Nenhuma” em que fazem uns cursecos em Administração Escolar (em eduquês).
    (…)

      • António Luís on 26 de Junho de 2022 at 17:25
      • Responder

      VAI TRABALHAR, CHULO.


    1. Respeitar o ECD.
      Devolver autonomia e respeito aos professores.
      Ileminar municípios de jogos da sueca, vira copos e de compadrios da edução.
      Banir a actual ADD.
      Valorizar o saber.
      Devolver gestão democrática das escolas através daqueles que realmente percebem de educação, os professores.

    • Sardão pró Karamba on 26 de Junho de 2022 at 14:08
    • Responder

    E não é que estes karambas até têm razão nos comentários anteriores que fizeram?

    • Mirtha on 26 de Junho de 2022 at 14:13
    • Responder

    Já falaei aqui que essa storada que se acha mais do que os outros e por isso são mal pagos deviam ir p o meu país de origem serem professores a ganhar o salário um pouquinho acima do salário mínimo nacional de Perú.

      • Pedro on 26 de Junho de 2022 at 14:35
      • Responder

      Ó Mirtha , fale mas é dos políticos!
      Uns não fazem rigorosamente nada, e outros apenas fazem asneiras.

      • sem comentários on 26 de Junho de 2022 at 22:48
      • Responder

      vai tu


  1. Cambada de fascistas e comunas. Vão de retro.
    Vocês são mais uns bonecos do sistema para andar a comentar e a “fabricar” opinião pública nestes blogs e redes sociais. Vocês são retretes instrumentalizadas por esses vândalos que governam o nosso país há décadas, mas não vão conseguir vingar. O parlamento está todo nacionalizado por estes esfomeados pelo poder e dinheiro, todo. Mas há-de chegar a vossa hora…

    • joão on 26 de Junho de 2022 at 15:05
    • Responder

    A renumeração é importante. Mas tão ou mais importante é a desigualdade salarial…. É demasiado escandalosa. Dentro da mesma classe.

    • professor karamba on 26 de Junho de 2022 at 15:15
    • Responder

    ———-
    ————————-

    Esta gentinha (ou Gentalha) está PRINCIPESCAMENTE PAGA para as “Competências” que evidência e para o “Conteúdo Funcional” (tomar conta de meninos) desempenhado. São umas Nódoas!………..

    Os CONTRIBUINTES, isto é, aqueles que, no Setor Privado, geram Riqueza trabalhando 40 horas semanais e pagam IMPOSTOS é no sentido de Obterem SERVIÇOS PUBLICOS de Qualidade e não Mediocridade.
    O que se passa com a IMPOSIÇÃO da escola publica é um Hino á Mediocridade.
    Implementar a LIBERDADE DE ESCOLHA permitindo que cada Encarregado de Educação coloque os seus filhos na “escola” que pretende seja ela Privada ou Publica. Isto seria um Ganho para os COFRES PUBLICOS e vantajoso para os CONTRIBUINTES porque iriam para a escola da sua preferência.

    A dita “Escola Publica” é um ANTRO de Mediocridade e serve apenas para dar emprego a MEDIOCRES.

    As Sitôras e Sitôres da Tanga (formados nos PIAGETes, ISMAIs, ESEs, Paulas Francinetis, Institutos de Fafe e quejandos e (de)formados á BOLONHESA auferem estes SALÀRIOS PRINCIPESCOS devido á conspurcação que é a CARREIRA ÚNICA…………Um NOJO!………..Uma VERGONHA!……………..

    1º escalão – Índice 167 = 1 536,90 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    2º escalão – Índice 188 = 1 730,16 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    3º escalão – Índice 205 = 1 886,61 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    4º escalão – índice 218 = 2 006,25 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    5º escalão – Índice 235 = 2 162,70 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    6º escalão – Índice 245 = 2 254,72 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    7º escalão – Índice 272 = 2 503,21 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    8º escalão – Índice 299 = 2 751,69 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    9º escalão – Índice 340 = 3 129,01 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    10º escalão – Índice 370 = 3 405,09 € + Subsídio de Alimentação = 104,94€ + Cartão da ADSE (Seguro de Saúde ao preço da Uva Mijona)

    Querem melhor para quem fez um Curseco de Merda (aos fins-de-semana) no Jean PIAGET ?????????????????

    Esta MERDA é um NOJO!………….uma VERGONHA!…………….um ESCARRO!…………………

    ————
    ———————————-

      • Pensador on 26 de Junho de 2022 at 15:44
      • Responder

      .
      Professores portugueses em fim de carreira são os mais bem pagos da UE

      Os professores portugueses em final da carreira são os mais bem pagos da União Europeia atendendo ao nível de vida do país, revela um relatório divulgado hoje pela Comissão Europeia em Bruxelas.

      A edição 2009 dos Dados Essenciais da Educação na Europa apoia-se na análise de 121 indicadores para dar uma imagem do conjunto das tendências mais recentes (a maior parte dos dados utilizados são de 2006/2007) em matéria de organização e de funcionamento dos sistemas de ensino de 31 países europeus (27 da União Europeia mais Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia.

      Se o salário bruto de um professor português no início da sua carreira é de 97,3 por cento do PIB per capita (indicador do nível de vida de um país), essa percentagem aumenta para 282,5 por cento no final dos seus anos de trabalho, de longe o valor mais elevado dos países analisados.

      Para os professores alemães, o país com maior percentagem depois de Portugal, recebem entre 108,9 (início de carreira) e 209,1 (fim de carreira) por cento do PIB per capita, enquanto em Espanha as percentagens são 115,2 e 187,6, respectivamente.

      O relatório também sublinha o facto de Portugal (juntamente com a Espanha, França, Grécia e Chipre) ser dos poucos países europeus a dar um “estatuto de carreira” com garantia de emprego “para toda a vida”.

      Ao contrário da maior parte dos países, os professores em Portugal têm uma média de idades baixa, o que, segundo um dos técnicos que apresentou o relatório, irá significar que o país terá menos problemas do que outros na renovação dos quadros, para resolver o problema da partida para a reforma.

      O estudo também sublinha que Portugal aumentou significativamente a percentagem de participação na escola dos alunos com quatro anos, de 14,5 por cento em 1979/80 para 80,64 em 2005/06.

      Portugal é um dos poucos países europeus – juntamente com Irlanda, Espanha, Luxemburgo – onde se estima que a população de alunos na primária (cinco a nove anos) aumenta entre 2000 e 2010.

      Em termos gerais, para toda a Europa, a Comissão Europeia considera positiva a tendência de aumento da participação dos alunos de quatro anos no ensino pré-primário, o aumento significativo do número de estudantes no ensino superior e o aumento do período de escolaridade.

      Diario de Noticias, 16 Julho 2009
      https://www.dn.pt/portugal/professores-portugueses-em-fim-de-carreira-sao-os-mais-bem-pagos-da-ue-1309922.html
      .


      1. Vai inventar mentiras para outro lado. Tu e os amiguinhos jornalisteiros!
        Quase se conta pelos dedos da mão os que estão no topo. Então não te referes à pouca vergonha de esses deixarem quase 50% do iliquido em impostos?!

    • Atento on 26 de Junho de 2022 at 15:27
    • Responder

    .
    Professores portugueses são dos mais velhos e mais bem pagos segundo a OCDE

    Também os diretores das escolas estão entre os que ganham mais.

    Os professores das escolas portuguesas, assim como os diretores ganham, em média, mais do que outros trabalhadores com formação superior, uma tendência que contraria a maioria dos países da OCDE, revela um relatório esta terça-feira divulgado.

    Segundo o relatório “Education at a Glance 2018”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “ao contrário da maioria dos países da OCDE, os professores em Portugal ganham mais do que os restantes trabalhadores com formação superior. Comparativamente, também os diretores das escolas estão entre os que ganham mais”.

    Os dados esta terça-feira revelados mostram que só os professores do Luxemburgo recebem mais do que os portugueses quando se compara o seu rendimento médio com os salários de trabalhadores com formação superior semelhante.

    Luxemburgo, Portugal e Grécia são os três países que surgem no topo desta lista comparativa da OCDE, que coloca ainda os alemães e os finlandeses em 4.º e 5.º lugares.

    Por cá, “os professores ganham, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, mais do que os outros trabalhadores com formação superior, variando entre 35% mais no ensino básico e secundário até 50% mais no ensino pré-escolar”, lê-se no estudo.

    No entanto, esta é uma situação que não pode ser dissociada da idade dos professores, já que o salário vai aumentando com os anos de serviço e experiência.

    E, nesse campo, Portugal tem a classe docente mais envelhecida da OCDE: Entre 2005 e 2016, as escolas portuguesas viram aumentar em 16 pontos percentuais os docentes com mais de 50 anos, ao passo que nos restantes países, o envelhecimento foi, em média, de apenas três pontos percentuais.

    Em 2016, apenas um por cento dos professores das escolas do ensino básico e secundário portuguesas tinha menos de 30 anos, enquanto na OCDE representavam 11%. Já os docentes com pelo menos 50 anos eram 38% do total dos portugueses.

    Em Portugal, “o salário de um professor que está no topo da carreira é duas vezes superior ao de um professor em início de carreira”, segundo contas feitas pela OCDE.

    Quando começam a trabalhar, todos os docentes portugueses recebem cerca de 28.500 euros anuais, independentemente de estarem numa sala da pré-primária ou com alunos do secundário.

    Uma realidade diferente da de muitos países da OCDE, uma vez que a média dos vencimentos vai aumentando consoante se vai estando responsável por ensinar uma turma de alunos mais velhos.

    Os números do relatório mostram que no pré-escolar os professores da OCDE ganham, em média, menos do que os portugueses, mas no secundário já têm um ordenado superior.

    No caso dos diretores, o vencimento em Portugal chega a ser o dobro quando comparado com outros trabalhadores com a mesma formação académica, independentemente de estarem à frente de uma escola de ensino pré-primário ou uma secundária, segundo as contas apresentadas no relatório.

    “Este rácio é um dos mais elevados da OCDE e muito acima da média da OCDE”, lê-se no documento, que sublinha que um salário atrativo é um “passo importante para recrutar, desenvolver e manter professores altamente qualificados e capazes”.

    Os docentes portugueses aparecem no relatório como um grupo privilegiado em relação aos colegas estrangeiros no que toca ao horário: “Em Portugal, os professores desfrutam de um horário mais leve do que a média da OCDE e têm, comparativamente, mais tempo para atividades não docentes, como preparar aulas e corrigir trabalhos de casa”.

    Por exemplo, os professores portugueses do ensino secundário têm de dar 616 horas de aulas por ano, enquanto a média na OCDE é de 701 horas anuais. Cá, os docentes têm de estar 920 horas na escola, enquanto a média nos países analisados é de 1.178 horas anuais, segundo as contas apresentadas no relatório.

    No entanto, também aqui é preciso ter em conta o fator “idade”, uma vez que a carga de trabalho e as exigências vão evoluindo ao longo da carreira e, em Portugal, um país com uma classe bastante envelhecida, os professores têm direito a uma redução de carga horária após determinados anos de serviço.

    Ver aqui:
    https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/ocde-professores-em-portugal-ganham-mais-do-que-outros-trabalhadores-com-formacao-superior

    Lusa
    11 de Setembro de 2018


  2. Eu só ainda não percebi porque, com tantas vantagens acima descritas, pelos diversos intervenientes, muito poucos querem ser professores. Expliquem-me, por favor!?

    • Verdade on 26 de Junho de 2022 at 17:45
    • Responder

    Aqui escreve quem quer e o PS (e PSD também quando lhe é conveniente) têm sempre muita gente paga para fazer este trabalho de forma a que não se faça nada. Na verdade ganhamos menos que muitos não licenciados e estamos consecutivamente a perder poder de compra. Daí que ninguêm queira ser professor.
    É preciso fazer greves e manifestações de forma a recuperar pelo menos o perdido para a inflação e de forma imediata.

    • Prof on 26 de Junho de 2022 at 21:21
    • Responder

    A simplificação da estatística apresentada por LMM no jornal da SIC, hoje, na qual os professores aparecem conjuntamente, no grupo dos magistrados, e com melhoria salarial de dois dígitos é, simplesmente, vergonhosa… não há direito a contraditório? Que tempos estranhos estes…
    Os blogs invadidos por trolls avençados, que apenas atacam os professores, com comparações que apenas pretendem diminuir a dignidade da profissão. A discussão construtiva perde-se no meio do caos, dos ataques sucessivos e perde-se o foco do essencial. É pena, gostava de ler a caixa de comentários, agora é mais do mesmo, nada de novo, uma tristeza.

      • Digo o mesmo on 26 de Junho de 2022 at 21:49
      • Responder

      É um blog de diretores.
      Como não limpam daqui estes tipos que estão a soldo desses politicos?
      Mas não se esquecem de apagar comentários que são mesmo de professores quando eles topam o enviesamento tendencioso que aqui se vai veiculando ( exemplo: textinhos fofinhos a defender maia subliminarmente).

        • Atento on 26 de Junho de 2022 at 21:59
        • Responder

        Tempos de ditadura, amigo!
        Nas escolas já dura há 15 anos, no pais começou agora. E sim, é um blog de diretores. Por isso nunca por aqui se leu uma crítica a um modelo de gestão fascista e às perseguições, que duram há anos, nas escolas.

          • on 26 de Junho de 2022 at 22:02

          Evidências, aqui:
          https://capasjornais.pt/Capa-Jornal-Publico-dia-12-Agosto-2018-9909.html

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 26 de Junho de 2022 at 22:46
    • Responder

    Há vários anos atrás, na altura da Troika, eu ainda achava que as pessoas com exposição mediática, tempo de antena, media e afins eram credíveis.

    Nessa altura, para meu espanto, depois de constatar na primeira pessoa, como docente, as condições de trabalho a deteriorarem-se assustadoramente, paralelamente aos gravosos cortes remuneratórios e congelamento da carreira, assisto a uma grande cobertura mediática da notícia que, de acordo com a OCDE, em Portugal, os ordenados dos professores representavam um esforço orçamental superior à esmagadora maioria dos restantes países da OCDE (onde os gastos com as remunerações dos docentes representavam uma fatia muito menor do orçamento para a educação) – em Portugal, havia em grande ESFORÇO orçamental devido ao ordenado dos profs.

    A cobertura mediática de tal facto, bem como a ausência da sua contextualização, chocou-me tanto, que decidi consultar e analisar pessoalmente o relatório da OCDE. Não me lembro qual foi, mas decerto um datado entre 2009-2011.

    Facilmente verifique a razão de tal fenómeno e facto verídico. Sem dúvida que era verdade, Portugal era dos países da OCDE em que o esforça orçamental com o pagamento dos profs era dos maiores.

    MAS não houve nenhuma contextualização deste facto.

    Era facilmente contextualizado e explicado. O orçamento para a educação era pobre, ie, para além da remuneração dos profs, o resto era sobretudo despesas correntes, logo era óbvio que a afetação orçamental para a nossa remuneração era gigante. O mesmo fenómeno se dever verificar em países do terceiro mundo, paga-se aos profs e não há dinheiro para mais nada!

    Hoje em dia, já não me dou ao trabalho de ler e analisar pessoalmente os relatórios da OCDE, pois é inútil.

    Podem tentar mascarar a realidade como bem entenderem, podem começar outra vez a campanha de ataque aos profs como sendo muito bem pagos, boas condições de trabalho, etc, etc, etc…

    A realidade é que as vagas para a docência ficam por preencher, os jovens NÃO querem esta carreira, há colegas a solicitar licenças sem vencimento de longa duração para investiram noutro percurso profissional, etc.

    Agora enfeitem como quiserem as nossas condições de trabalho e remunerações.

    Pode ser que convençam alguns palermas. Mas… não me parece.

    Contra factos há contextualizações mas não há argumentos.


    1. R quem vive à custa e em nome dos professores não sai a publico para obrigar a contextualizar e a repor a verdade?!
      Que pouca vergonha.
      Fartos desta distorção mediática pseudo-oficial!

    • fora com os ressabiados on 27 de Junho de 2022 at 16:27
    • Responder

    Ena tanto comentário e alguns ressabiados contra os professores a dizerem que ganham muito, etc…. não devem ter tomates para ir tirar o curso de professor e concorrer para dar aulas…. a carreira única surgiu porque havia falta de professores… daí terem aumentado os salários a esta profissão … bem como a outras… mas à conta da lengalenga do ganhas bem dos ressabiados karambas e marias , etc….os salários têm caído…. e claro agora o pessoal vai tirar outros cursos e nem perdem tempo e dinheiro a tirar este curso,… para quê?? se depois podem ir para o ensino com o outro curso…. na medicina já é o caos que se vê à conta da lengalenga do ganham bem … os ressabiados devem pensar que as pessoas que vão tirar cursos , os vão tirar para ganhar o salário mínimo – resultado – muitos emigram para o estrangeiro e já não voltam…. fazem lá a vidinha e por lá ficam até morrer… outros vão para o privado… a sorte destes anormais é que os professores, a maior parte não sabe fazer mais nada a não ser ensinar senão iam ter problemas de falta de pessoal…

    • joão on 27 de Junho de 2022 at 17:05
    • Responder

    a massa salarial deve ser as das ppps , dos calotes da tap, dos bancos , etc,… depois a culpa é dos professores, médicos e polícias … de onde saem os ressabiados karambas e outros… de algum sítio pouco recomendável,.. só pode,….


  3. sim mas a motivação diminuiu 200%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: