Foi aprovado o decreto-lei que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença, garantindo, assim, a proteção e apoio na doença dos próprios e dos familiares que se encontrem a seu cargo.
O regime visa promover o equilíbrio entre a necessidade de prestação de cuidados médicos aos docentes ou aos seus familiares e uma gestão mais eficiente e racional do pessoal docente, no sentido de garantir à escola pública os professores necessários à prossecução da sua missão.
24 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
TEM A PALAVRA O SENHOR PRF DR MARCELO REBELO DE SOUSA.
O EXMO SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA tem alguns poderes.
retive isto :
Esta especie de qualquer coisa , segundo o COSTA filho , que trata de doença , mas segundo o dito cujo o professor naõ é colocado por doença , confuso nao?
os docentes são colocados por vagas que as escolas vao comunicar.
então isto que que não se sabe bem o nome , é tudo definido conforme , as cotas e quotas das escola NÃO PELAS DOENÇAS.
D e reter tambem que o tal atestado multiusos que eu aqui já escreevi é IMPOSSIVEL DE OBTER MESMO A DOENTES ONCOLOGICOS DEMORA ENTRE 30 A 60 DIAS para outras patologias vai demorar 36 meses ,lá para 2025 todos tem isto.
portanto aqui chegados resta ao PRESIDENTE DA REPUBLICA A PALAVRA FINAL.
ESTE DECRETO LEI É UM EMBUSTE , e o P.R. sabe disso .É INSCOSTITUCIONAL PELA FORMA E PELO MATÉRIA SENHOR MINISTRO , ESTUDE DIREITO CONSTITUCIONAL E PEGUE NO LIVRO DO PRF. DR. CANOTILHO GOMES
este decreto lei utiliza artificios como atestado multiusos que o ME sabe que são impossiveis de obter in tempore.
CONCLUSÃO:
NUNCA DESEJO MAL A NINGUEM MAS QUEM SABE DEUS OU O QUE QUER QUE ACREDITEMOS FAÇA AO MINISTRO OU Á FAMILIA O QUE ELE ESTÁ A FAZER A MUITOS DOS MEUS COLEGAS.
É UM VIGARISTA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO. E TODOS AQUELES QUE CONCORDARAM COM ISTO .
BASTA PERCEBER QUE UM OU UMA DOCENTE PODE ESTAR COM UMA DOENÇA QUE TEM REPASTO LEGAL MAS NAO FICA COLOCADA PORQUE AS ESCOLAS NAO PEDIRAM PROFS DESSE GRUPO
NEM NA RUSSIA FAZEM ISTO.
MAS SENHOR MINISTRO, NAO SENDO EU CANDIDATO A METER TAL REQUERIMENTO O TERMO É SEU , PODE TER CERTEZA
O SENHOR MINISTRO VAI RESPONDER NA JUSTIÇA.
Não delires. Isso faz mal ao corpo.
Deixa-o delirar até se entupir e fartar. Que delire, que delire!
Vais delirar Socialista.
Nao te esqueças do nick…..
Vou me rir quando sentares la o cu arguido.
Nao sejas um MECO PAH.
Ops
Este É BURRO.
OH RAPAZOLA ARGUMENTA .
NAO TENS SAPIÊNCIA?
EU SEI K NAO.
A JUBENTUDE XIXIALUISTA DEU TE O COKTAIL?
advogado_diabo , a forma , o conteúdo é todo ilegal e inscontitucional.
Este decreto -lei , não legisla sobre a MDP , esse era o objeto do D.L. este decreto -lei não tem a natureza juridica para o objeto em causa.
Logo facilemente os sindicatos e são muiitos podem pedir a inconstitucionalidade da norma .
Vigarista é pouco .
Que eu saiba, o ZORRO é que era o fora de lei lá nos filmes!
Espero bem que os sindicatos solicitem essa inconstitucionalidade, pois considero isto tudo uma grande falta de respeito por todos aqueles que têm graves problemas de saúde, a partir do momento, que depende da existência de uma vaga e não da doença.
O Putin está com cancro, oxalá que nunca nenhuma destas pessoas precisem ou tenham problemas graves de saúde.
O primeiro ministro disse que maioria absoluta não é poder absoluto, pois esta-se a ver como irão ser os próximos 4 anos….
Será constitucionalmente aceitável que se imponham quotas no acesso aos cuidados de saúde???
Acho muito bem que o Dr Marcelo aconselhe o governo a respeitar a diferença.
Sapinho verde, que faz o dr. Marcelo numa maioria absoluta????? Ele pode mandar para trás o documento, mas se o governo tem maioria, o que poderá ele fazer??? Zero!
Mas afinal, como é?
Durante uma década havia professores mais doentes nas escolas do que muitos das MPD e ninguém os poupou pois foi turmas e turmas para cima deles. Os da MPD ficavam nessas escolas a ver os outros trabalhar.
Eu sei que foram burros: deviam ter metido MPD para a escola do outro lado da rua.
Entao, isto é assim: quem está doente deve ir a junta médica para esta decidir o que devem fazer, se dão aulas, se ficam a ver, se ficam a fazer ver que ajudam, etc.
Agora, rega no bofe, não, isso não!
Acabou, finito o rega no bofe.
Concordo plenamente.
As juntas médicas vão apertar bem com esses chicos espertos.
Aliás, quem está justamente a beneficiar, não deverá temer porque terão a documentação exigida contrariamente aos prevaricadores que ainda vão ver-se com processos disciplinares..
Neste momento, vai um bafo de saudosismo nas escolas ( que estavam garantidas) porque algumas cunhas se vão perder.
Agora terão de provar as cotas das ADD oferecidas à custa das lambidelas aos novos agrupamentos onde ficarão colocados.
Isso mesmo, Atento!
Já se vêm as educadoras a despedirem-se da folga que durou uma década!
Amarguradas e tristes sabem que o futuro vai ser de algum trabalho, se é que de trabalho se deve falar neste nivel de ensino ( nos paises da europa civilizada, as educadoras recebem um terço do venvimento dos professores do secundário e metade do vencimento dos professores primários, só em Portugal é que existe essa da carreira única). Ganham à burra e quase metade das MDP eram educadoras.
Acabou, finito o rega no bofe!
Ó Rega no bofe, vai pró raio que te parta! Tu não imaginas sequer o que é trabalhar num Jardim de Infância! E muitas vezes sem se poder! Pensas que é só aturar canalha? Precisavas de comer um pouquinho daquilo de alguns de nós passámos!
Ali trabalha-se, ó grandessissimo burro! Burro de quatro patas!
Porque os burros normais, são animais trabalhadores!
Pega numa enxada e vai trabalhar, seu animal acéfalo! Só pelas baboseiras que dizes… coitadinho! És mesmo uma besta quadrada! Mete o rabo entre as pernas, que o que precisas é de trabalhar! De sol a sol, sua besta!
Foi a década do rega no bofe.
O nível a que os professores descem neste chat é deplorável! E andamos nós a educar alunos…
Colega Maria, não são professores, são “pessoas” de má índole e com problemas (evidentes nos comentários que fazem) psicológicos graves. Definitivamente não são sãs, deveriam concorrer à MPD…
Eu tenho vergonha de fazer parte da classe de docentes! Quando deviam estar unidos e não exprimirem qq opinião sem saberem a vida de cada um, deitam abaixo colegas!!!! Isto revela falta de valores, de educação e de respeito! Não sei como conseguem ser professores!!!! É nojento!!!😢
Se houvesse provas de acesso sérias à carreira docente, estes fulanos ficavam todos de fora! Não admira termos alunos cada vez mais longe da noção de cidadania!
Eu não tenho vergonha de fazer parte da classe docente porque não me identifico com a MINORIA de energúmenos que por aqui habitam. Coisas que desejam mal a pessoas, ficam contentes por colegas doentes ficarem sem a possibilidade de usufruir da MPD e são asquerosos nos comentários para com outros, não fazem parte da minha classe docente nem da minha categoria taxonómica…
Sou uma professora que todos os dias analiso os textos, a legislação, deste blog.
Penso que enquanto não houver filtro ( já aqui manifestei isso mais do que uma vez) vale mais fechar a caixa dos comentários.
Porque embora estes energúmenos não sejam professores, mal de nós que o fossem, passam uma má imagem dos professores.
Ignorância, malvadez, má educação, repetição contínua, destes seres,( que nem sei o nome que lhe podemos atribuir), pois os adjetivos são tantos!!! “Aberrações da natureza” tal seja indicado.!!!
Tenho pena de quem se esforça para nos informar e redigir textos, para depois lermos este tipo de linguagem bizarra, num espaço que se pretende de partilha/debate/reflexão.
Não é conveniente para o dono do website fechar comentários nem banir IPs… $$$
Completamente de acordo.
Este é um dos grandes problemas entre professores: falar mal uns dos outros.
É muito baixo além de ser um mau exemplo para os alunos.
Onde está a vossa dignidade?
Como podemos ser respeitados pela sociedade se, nem os que pertencem à classe se dão ao respeito, respeitando os colegas?
A forma como cada um se expressa diz muito sobre o mesmo…