Convém que se saiba que os beneficiários da ADSE pagam duplamente para o SNS

Depois, vêm dizer que a ADSE não é sustentável e que os funcionários públicos são uns privilegiados. Deixem de “roubar” com aval! Um destes dias estamos a descontar 5% para uns quantos se governarem…

Beneficiários que descontam para ADSE pagam duplamente para o SNS, diz o Tribunal de Contas

Os beneficiários da ADSE, que descontam para o subsistema de saúde, “continuaram a financiar duplamente cuidados de saúde que lhes são prestados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Serviço Regional de Saúde (SRS)”, pelo menos até 2017, concluiu o Tribunal de Contas. Os ministérios que tutelam o subsistema refutam e dizem que parte do problema já foi resolvido.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2019/10/convem-que-se-saiba-que-os-beneficiarios-da-adse-pagam-duplamente-para-o-sns/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alves on 31 de Outubro de 2019 at 0:54
    • Responder

    Que descarada falácia!
    Então, mas não beneficiamos, também, do SNS, além da ADSE?
    Claro que sim (pelo menos, eu)!
    Agora, se descontamos demasiado?
    Talvez!
    Um seguro de saúde seria melhor?
    Dos mais caros… seria…
    Dos que nos tentam impingir, a toda a hora?
    Não!

      • Dr. João Castro on 31 de Outubro de 2019 at 22:05
      • Responder

      A adse sempre deu lucro, quando o anterior governo aumentou de 2,5 para 3,5, a oposição na altura foi protestar que era um escândalo, não havia morivo para o fazer pois dava lucro. Com a tomada de posse da geringonca em Novembro de 2015, houve 4 orçamentos, não baixaram para os 2,5 que tanto apregoavam. Agora dá prejuízo pois este governo das esquerdas fez com que quem ganha, o salário mínimo está isento de pagar para a adse. Assim tem que dar prejuízo é inevitável.

    • Cecília on 31 de Outubro de 2019 at 7:29
    • Responder

    Independentemente do que se diz, refiro que é injusto descontar um balúrdio, mensalmente, para a ADSE e quando precisamos que nos assistam nem sempre encontramos clínicas com os especialistas que precisamos, com acordos, e esperamos meses, pelo menos é o que acontece comigo, para sermos reembolsados.

      • Paulo Anjo Santos on 31 de Outubro de 2019 at 16:15
      • Responder

      Cecília, pode desistir da ADSE, é um sistema que não é obrigatório. Obviamente que compreendo as suas reclamações, mas pode optar por desistir e arranjar um seguro privado… eu estou ao contário, não tenho e queria ter mas não me deixam.

    • Paula Pereira on 1 de Novembro de 2019 at 11:50
    • Responder

    A ADSE deveria ser um sistema abrangente a todos e não só aos trabalhadores do Estado. Em democracia não deve haver distinção entre trabalhadores como acontece em várias situações.

      • Paulo Anjo Santos on 1 de Novembro de 2019 at 19:37
      • Responder

      Vamos lá ver, se for para todos deixa imediatamente de ser sustentável. Em primeiro lugar está exigir «todos», nem sequer lhe chega a todos os que «trabalham e descontam». Mesmo que fosse para todos os que trabalham e descontam provavelmente só pediriam ADSE so que menos ganham o que o tornaria rapidamente deficitário… as pessoas pensam que o dinheiro nasce nas árvores!
      Atualmente a ADSE é um sistema sustentado por si mesmo, o governo/estado nem devia meter o bico lá, da mesma forma que não vai meter o bico no seguro dos bancários ou dos trabalhadores da EDP. Diga-me uma coisa, sabe porque é que a ADSE foi criada? Eu explico-lhe, porque na década de 80 o estado não conseguia atrair funcinários qualificados, porque pagava pior que os privados e porque estes ainda ofereciam seguros de saúde gratuitos… e o estado criou a ADSE para concorrer com os privados e conseguir gente mais qualificada e oferecer melhores serviços a todos. As coisas mudaram entretanto e já ninguém tem a ADSE gratuita, têm de descontar 3.5%, mas também já não é obrigatória. Porque é que achas que toda a gente devia ter direito? Pelo seu raciocínio eu acho que os portugueses deviam ter todos direito ao seguro dos bancários, o dinheiro que todos já metemos na banca dá certamente para pagar uns anos de seguro de saúde para todos.

      PARA QUE CONSTE EU NÃO TENHO ADSE… mas dizerem que são cidadãos de 2ª porque não podem ter ADSE, vai lá vai… arranjem outro seguro qualquer, há muitos… ou então, se é uma coisa assim tão boa, arranjem um emprego no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: