Mas não me admira que tal aconteça, pois está mais que provado que as famílias que investem ($$$$$$) na educação dos seus filhos a maioria das vezes obtém bons resultados.
Muitas notas de 19 e 20 levam inspeção a externato de topo do Porto
Denúncia de notas de Educação Física, onde apenas doze alunos do secundário tiveram menos de 19 valores, leva Inspeção-Geral ao Externato Ribadouro. Ministério admite agir “intransigentemente” caso se confirmem ilegalidades
ntre 248 alunos inscritos no 10.º ano no Externato Ribadouro, do Porto, 128 tiveram a nota máxima – 20 valores – na disciplina de Educação Física no 2.º período, e apenas 12 não chegaram pelo menos aos 19 valores…ficando-se pelo 18. Foram estes desempenhos, denunciados pelo blogue de educação Com Regras, que levaram o Ministério da Educação a ordenar a abertura imediata de um inquérito ao prestigiado externato, com o ministro Tiago Brandão Rodrigues a avisar que não terá contemplações caso se confirme a existência de algum abuso.
“A Inspeção Geral de Educação e Ciência irá, através de processo de inquérito, investigar a situação descrita, bem como identificar os responsáveis por eventuais ilícitos praticados”, confirmou o gabinete do ministro. “Caso se venha a verificar a prática de atos ilícitos desta gravidade, o Ministério da Educação agirá intransigentemente”.
A denúncia partiu do autor do blogue Com Regras, Alexandre Henriques – ele próprio professor de Educação Física -, que revelou ter tido acesso às pautas de nove das dez turmas através de uma “fonte credível”. O DN tentou contactar o Externato Ribadouro, já ao final da tarde, mas ninguém atendeu o telefone associado a este estabelecimento de ensino.
“Em 17 anos de ensino já atribuí alguns 20 valores, mas nunca no final de um período. Classificações de 18 são poucas e de 19 muito raras, conforme se pode constatar nas pautas por essas escolas fora”, disse Alexandre Henriques, o qual ironizou sugerindo que“os clubes e as seleções nacionais deviam solicitar à direção a presença dos seus olheiros” mas, mais a sério, defendeu o que acabará por acontecer: uma visita da IGEC às instalações desta escola.
O blogue publicou imagens de algumas das pautas em causa, nas quais é possível constatar que muitos alunos – embora não de forma tão expressiva como na Educação Física – chegaram às notas máximas em várias outras disciplinas, incluindo Matemática e Física e Química.
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Devem ser autênticos Cristianos Ronaldos, deve ser por isso que temos tantos atletas olímpicos, somos uns ases em EF, mas depois vemos os relatórios internacionais e somos os melhores mas é a comer pataniscas de bacalhau e a beber vinho tinto… E em vez de atletas, fazemos as high tech: rolhas de cortiça.
Este aumento de notas, não de agora, é de há MUITOS anos atrás, e não só neste colégio.
O que tem contra o bacalhau e o vinho?
Por acaso será V. Ex.ª um intelectualoidezitinho?
Eu não disse nenhuma mentira, segundo os rankings internacionais, somos os melhores a consumir bacalhau, a beber vinho tinto e a fazer rolhas de cortiça.
De resto este não é o tema principal, mas sim, os extraordinários atletas que existem naquele colégio, assim, também eu entrava em eng.ª aeroespacial ou medicina…
.
Não falem daquilo que não sabem ….
……porque …..
O RIBADOURO – É UM CASO DE SUCESSO EMPRESARIAL
O Externato Ribadouro aquando da suspeita de FRAUDE foi visitado por uma Inspectora da IGE/Porto de nome Madalena. O Resultado desta inspecção sobre suspeitas de fraude no Ensino Recorrente, isto é, sobre as centenas de alunos que, não reunindo as condições legais, transitaram do ensino secundário dito normal para este tipo de Curso (onde não tinham que se submeter à totalidade dos exames nacionais) DEU EM NADA. (i.e., o processo foi arquivado)
Na altura dessa inspecção era o Eng. Manuel Pinheiro (um dos proprietários do externato)DIRECTOR REGIONAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO DO NORTE.
Por sua vez, a esposa, Dra. Maria da Conceição Amaral Pinheiro (co-proprietária do Externato) tem excelentes relações com gente da IGE/Porto, vá-se lá saber porquê e como ….
Portanto …. somando dois mais dois podemos dizer que o resultado é FRAUDE mais TRAFICO DE INFLUENCIAS e …. quem sabe, talvez, FUGA MASSIVA AO FISCO …..
e por aqui me fico ….
_____________________________________
EXTERNATO AMANDA-TE AO DOURO – UM CASO DE INSUCESSO EMPRESARIAL
SEGUNDO EPISÓDIO – O das noticias no Jornal o Público e da inspecção no externato
Como ultrapassar rapidamente as ilegalidades? (EIS A QUESTÃO)
Conceição (proprietária e directora pedagógica) teve uma ideia brilhante.
Contratou no final do ano 2001/2002 uma pseudo-psicóloga (de nome Adriana – professora reformada com especialização em orientação) para elaborar quilos de relatórios como justificação para cada um dos alunos que passou do ensino normal para o Recorrente e que não tinham idade para isso.
A Adriana começou então a trabalhar afincadamente para o externato por volta de Março de 2002 com o objectivo de elaborar quilos/resmas de relatórios de alunos que se encontravam ilegalmente matriculados no Ensino Secundário Recorrente. Estes relatórios apensos aos processos individuais dos alunos justificavam com motivos do foro psicológico a transição dos mesmos para o ensino recorrente.
Brilhante Ideia ….. (cabecinha pensadora)
O marido e co-proprietário era à data Director Regional Adjunto de Educação do Norte ….
Portanto, só faltava mesmo um jeitinho da inspecção … talvez óculos escuros, de preferência fumados …..
resultado final – processo arquivado
Ver aqui:
https://educar.wordpress.com/2008/06/20/deu-muitos-nas-vistas-2/
.
Ó Arlindo, chama já a Judite e a Maria Preciosa (MP).
(O professor de ginástica já chamou alguém).
P.S. – Parece que não usas óculos (nem escuros).
Estás a ser pago para dares essas respostas ou és lacaio dos donos do colégio. Lambe botas
Até a filha da Conceição Pinheiro, a Ana Teresa Amaral Vasconcelos Pinheiro é gerente da Alexandrino Oliveira, Silva & CA, Lda. (EXTERNATO RIBADOURO).
A Ana Teresa Amaral Vasconcelos Pinheiro, isto é a filha da Conceição Pinheiro também estudou no RIBADOURO e como é obvio, entrou em MEDICINA à custa de um cambalacho. Na altura os exames finais ficavam no Cofre do externato de um dia para o outro e foi facil alterar a prova.
Esta menina acabou o curso de medicina em 2012 na especialidade de pediatria.
Na escola de Foz Côa tambem assisti a este escândalo.
A “confirmação “, da injustificada, inflação está aqui…
O “algodão” não engana!
https://www.jn.pt/nacional/interior/alunos-que-saem-do-privado-reprovam-mais-na-universidade-9383892.html
“Em 17 anos de ensino já atribuí alguns 20 valores, mas nunca no final de um período. Classificações de 18 são poucas e de 19 muito raras”…que se lance novamente o debate…se na escola pública é possível o 19 a biologia, a matemática e a físico-química e, com alguma frequência, o vinte em alguma destas disciplinas (que depois se repetem nos exames nacionais)…terá de ser prejudicado um aluno de excelência nessas áreas, por não ter grandes capacidades físicas e as classificações de 18 serem muito poucas e as de 19 muito raras?????
Dizem para aí que “a educação é um ato de amor”!…. No caso do “Externato Ribadouro” só se for amor aos $$$$$$$$$$$$$$$$$
O Externato Ribadouro tem cerca de 1700 alunos, se cada um pagar em média por ano 5000 euros, isto resulta em receitas da ordem dos 8.500.000 Euros.
Além desta faturação a familia Pinheiro (Conceição Pinheiro – que foi professora de História – e o Eng. Manuel Pinheiro) ainda possuem 50% do Colégio da Trofa e do Externato Camões (sito em Rio Tinto). Some os lucros destes dois estabelecimentos.
Muitos dos professores que lecionam no Externato Ribadouro também dão aulas no Colégio da Trofa e no Externato Camões (em Rio Tinto). Todos estes docentes estão sujeitos a pressões por parte da Diretora Pedagógica (e dona) do Ribadouro. Aliás esta senhora está presente em vários conselhos de turma como forma de intimidar os profesores.
Conclusão: Isto é melhor que uma Mina de Ouro, é um negócio que mexe com Milhões de Euros.
Quem tentar estragar este Negócio de Milhões como é o caso deste Blog COMREGRAS está metido em sarilhos.
Fotografaram as pautas do Ribadouro, Deviam fotografar também as pautas do Externato Camões (em Rio Tinto) e do Colégio da Trofa.