As novas disciplinas para o 1º ciclo…

 

“Os conteúdos lecionados no 1.º Ciclo são, essencialmente relacionados com narrativas da mitologia clássica e costumes dos romanos e gregos”, disse Isaltina Martins.

Vai daí, “introduz-se na Oferta Complementar a possibilidade de os alunos usufruírem de aulas de Ioga, Robótica, Empreendedorismo, Mandarim e Filosofia. Não que eu seja contra, até sou a favor, mas julgo que ainda estamos um pouco atrasados para que seja já no próximo ano letivo. Faltam professores. Ou serão os titulares de turma a tornar-se “bilingues” e mestres filosóficos? Já nem falo em especialistas em robótica… O empreendedorismo, é o nosso dia a dia se queremos que as escolas funcionem.

 

Tem filhos no 1.º Ciclo? Estas são as novas disciplinas que poderá aprende

Governo pretende aumentar a flexibilidade curricular e diversificar as metodologias em sala de aula.

Nota: a fotografia usada no post do Facebook é de uma turma de “repetentes”…)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2017/03/as-novas-disciplinas-para-o-1o-ciclo/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Graça Carvalho on 20 de Março de 2017 at 16:35
    • Responder

    Se esse for o projeto, muito desiludida fico eu. Os meninos do 1º ciclo não precisam de mais componente teórica. O que eles precisam é de componentes mais práticas. Para teoria já basta o português a matemática e o estudo do meio. É na área de estudo do meio que se devia fazer a flexibilização do currículo. Tanta coisa se podia fazer de forma prática nesta área! Mas não, vamos pelo lado mais teórico e mais fácil de aplicar. Se pegassem no programa do estudo do meio e explorassem o lado prático, isso sim. Que tristeza a minha, se formos por aqui.

    • maria on 20 de Março de 2017 at 18:48
    • Responder

    Na minha escola há dois anos que o 4º Ano usufrui de aulas de robótica
    e este ano,o 2º e o 3º Ano, usufruem de aulas de Filosofia.As aulas são dadas por colegas da Secundária e fazem parte da OC. Se contarmos com as AEC, a criançada do 1º ciclo tem uma carga diária bem pesada.

    • Jose Santos on 20 de Março de 2017 at 19:34
    • Responder

    E eu a pensar que também vinha aí o ponto de cruz

    • Nuno Pereira on 21 de Março de 2017 at 0:25
    • Responder

    Já agora poderiam acrescentar também aulas de gestão hoteleira, direito penal, engenharia de pontes… Sinceramente! Será que esta gente sabe o que é ser criança?

    • SapinhoVerde on 21 de Março de 2017 at 12:20
    • Responder

    De acordo que as disciplinas base devem de constar (leia-se Português Matemática Estudo do Meio…) mas depois também de deveria de incluir outras (não vou discriminar, para isso temos os entendidos do M.E.) e atenção que devem ser leccionadas por docentes e não pelos “amigos” dos Directores ou Presidentes de Câmara. Cada professor do 1º ciclo já trabalha demais e tem carga letiva muito superior à que deveria de ter, e além do mais não são “experts” em tudo o que existe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: