“Os conteúdos lecionados no 1.º Ciclo são, essencialmente relacionados com narrativas da mitologia clássica e costumes dos romanos e gregos”, disse Isaltina Martins.
Vai daí, “introduz-se na Oferta Complementar a possibilidade de os alunos usufruírem de aulas de Ioga, Robótica, Empreendedorismo, Mandarim e Filosofia. Não que eu seja contra, até sou a favor, mas julgo que ainda estamos um pouco atrasados para que seja já no próximo ano letivo. Faltam professores. Ou serão os titulares de turma a tornar-se “bilingues” e mestres filosóficos? Já nem falo em especialistas em robótica… O empreendedorismo, é o nosso dia a dia se queremos que as escolas funcionem.
Tem filhos no 1.º Ciclo? Estas são as novas disciplinas que poderá aprende
Governo pretende aumentar a flexibilidade curricular e diversificar as metodologias em sala de aula.
Nota: a fotografia usada no post do Facebook é de uma turma de “repetentes”…)
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se esse for o projeto, muito desiludida fico eu. Os meninos do 1º ciclo não precisam de mais componente teórica. O que eles precisam é de componentes mais práticas. Para teoria já basta o português a matemática e o estudo do meio. É na área de estudo do meio que se devia fazer a flexibilização do currículo. Tanta coisa se podia fazer de forma prática nesta área! Mas não, vamos pelo lado mais teórico e mais fácil de aplicar. Se pegassem no programa do estudo do meio e explorassem o lado prático, isso sim. Que tristeza a minha, se formos por aqui.
Na minha escola há dois anos que o 4º Ano usufrui de aulas de robótica
e este ano,o 2º e o 3º Ano, usufruem de aulas de Filosofia.As aulas são dadas por colegas da Secundária e fazem parte da OC. Se contarmos com as AEC, a criançada do 1º ciclo tem uma carga diária bem pesada.
E eu a pensar que também vinha aí o ponto de cruz
Já agora poderiam acrescentar também aulas de gestão hoteleira, direito penal, engenharia de pontes… Sinceramente! Será que esta gente sabe o que é ser criança?
De acordo que as disciplinas base devem de constar (leia-se Português Matemática Estudo do Meio…) mas depois também de deveria de incluir outras (não vou discriminar, para isso temos os entendidos do M.E.) e atenção que devem ser leccionadas por docentes e não pelos “amigos” dos Directores ou Presidentes de Câmara. Cada professor do 1º ciclo já trabalha demais e tem carga letiva muito superior à que deveria de ter, e além do mais não são “experts” em tudo o que existe.