História e Geografia Semestrais?

História e Geografia podem passar a disciplinas semestrais

 

 

O Ministério da Educação está a estudar a hipótese de alterar disciplinas que atualmente são anuais, transformando-as em semestrais.

 

O Ministério da Educação está a estudar a hipótese de alterar disciplinas que atualmente são anuais, transformando-as em semestrais, no ensino básico e no secundário. Entre as unidades curriculares que podem vir a tornar-se semestrais estão a História e a Geografia do 3º ciclo.

“História e Geografia só têm dois ou três tempos por semana e os professores chegam a ter 11 turmas, cerca de 300 alunos. Concentrando cada disciplina num semestre, o professor passaria a ter metade dos alunos em cada semestre e pedagogicamente seria bom”, esclarece ao “Correio da Manhã” o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas, Filinto Lima.

De acordo com o CM desta terça-feira, o intuito é concentrar mais a carga horária e reduzir o número de alunos por docente em cada semestre. “Testar e ver se é possível” é o que João Costa, secretário de Estado da Educação, disse sobre o tema, no Parlamento, esta semana.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/02/historia-e-geografia-semestrais/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pedro on 25 de Fevereiro de 2017 at 14:19
    • Responder

    E as tecnologias da informação e comunicação?, será que não tem que haver também uma divisão da turma?, pois, por ser uma disciplina prática, torna-se completamente impossível de transmitir os conhecimentos aos alunos.

    • ai on 26 de Fevereiro de 2017 at 15:20
    • Responder

    Concordo. Excelente ideia. No futuro isso poder-se-ia estender aos cursos profissionais, pief, vocacionais. Num curso profissional não faz sentido ser o mesmo prof. a dar todos os módulos … aqui fica mais uma sugestão.

    • anónimo on 27 de Fevereiro de 2017 at 23:19
    • Responder

    AH! AH! AH! O milagre da multiplicação das horas com metade dos professores! Esta gente é mesmo santa milagreira. Canonização já!

    • António Castel-Branco on 28 de Fevereiro de 2017 at 10:31
    • Responder

    Arlindo, há escolas onde a História é a Geografia já são semestrais, e onde, recorrendo ao crédito, se dá mais uma hora a TIC e à disciplina de opção artística de modo a dividi-las em turnos. E funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: