Mobilidade por Doença Já na Aplicação SIGRHE

Se quiserem dizer como se encontra o vosso pedido digam-no nos comentários deste artigo.

No campo Gestão de Colocações/Contratos vão encontram um novo item que diz colocações MPD.

Também vai ser necessário aceitar a colocação em MPD. Neste momento ainda não encontrei activa qualquer funcionalidade para a aceitação dessa colocação. Mas não se esqueçam que devem fazer isso também.

 

mpd-exemplo

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/09/mobilidade-por-doenca-ja-na-aplicacao-sigrhe/

96 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Cristina on 8 de Setembro de 2016 at 10:36
    • Responder

    Colocada.

    • paulo dias reis on 8 de Setembro de 2016 at 10:38
    • Responder

    Colocado. No sistema de gestão de colocações, informa que aguarda aceitação (da minha parte) mas não proporciona ainda possibilidade de a declarar.

      • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 11:16
      • Responder

      como sabes que estas colocada? se te aparece aguarda aceitação? a aceitação é deles ou a nossa?

    • Lena on 8 de Setembro de 2016 at 10:44
    • Responder

    Colocada. Mas não consigo aceitar…

    • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 10:44
    • Responder

    no meu diz Aguarda aceitação. O que quer dizer isto ?

    • PF on 8 de Setembro de 2016 at 10:48
    • Responder

    colocada. mas não entendo?aceitação?nunca foi necessário aceitar a MPD.

    • Filomena Gomes on 8 de Setembro de 2016 at 10:50
    • Responder

    No meu também diz “Aguarda aceitação”. O que quer dizer?

      • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 10:51
      • Responder

      não faço a minima ideia tb estou nessa situação

        • Nogueira on 8 de Setembro de 2016 at 12:46
        • Responder

        Significa que quando a aplicação estiver disponível têm de aceitar

    • Lobo on 8 de Setembro de 2016 at 10:51
    • Responder

    A informação que tenho é “aguarda aceitação”. Penso que significa que consegui a colocação, mas não sei se é assim.

    • sus on 8 de Setembro de 2016 at 10:53
    • Responder

    A mim também acontece o mesmo.

      • Anabela Pereira on 8 de Setembro de 2016 at 10:59
      • Responder

      Acontece-me o mesmo mas aparece data da colocação dia 8/9/2016 e o código do agrupamento para onde concorri. Por isso é colocada. Falta só aceitar quando tivermos acesso a essa função.

        • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 11:02
        • Responder

        As escolas já têm acesso aos docentes que ficaram lá colocados, se tiverem dúvidas liguem para lá e confirmem.

          • paulo dias reis on 8 de Setembro de 2016 at 12:07

          Por acaso na minha ainda não tinham a informação

    • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 10:58
    • Responder

    E se não aparecer o item «colocações MPD»? Quer dizer que o nosso pedido não foi deferido?

      • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 11:27
      • Responder

      na mesma situação

        • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 11:31
        • Responder

        Costuma conseguir todos os anos?

          • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 11:54

          sim

      • fdoc on 8 de Setembro de 2016 at 11:28
      • Responder

      Provavelmente.

      • luarzita on 8 de Setembro de 2016 at 11:39
      • Responder

      Existem colegas que têm escrito ” Aguardar DFR”

    • Maria Viana on 8 de Setembro de 2016 at 11:02
    • Responder

    Mas estas colocações não deveriam ser publicadas da mesma forma que as outras e toda a gente ter acesso e ver quem ficou colocado?

      • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 11:07
      • Responder

      Amanhã deve sair uma lista de retirados, aí poderá verificar quem saiu e a razão. Acho eu…

        • fdoc on 8 de Setembro de 2016 at 11:10
        • Responder

        O problema é que a lista de retirados da MI não tem todos os deferimentos da MPD. Como é lógico, só tem os deferimentos de quem concorreu em simultâneo à MI e MPD, e há muita gente que não concorre à MI.

          • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 11:12

          Tem razão, não me ocorreu…

    • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 11:04
    • Responder

    que grande confusão, mais do mesmo

    • Lena on 8 de Setembro de 2016 at 11:08
    • Responder

    Parece que este ano se pode escolher entre a escola de colocação na MI ou a de MpD…daí a aceitação,penso eu !!!

    • Maria Aleluia on 8 de Setembro de 2016 at 11:15
    • Responder

    No sistema, informa que aguarda aceitação. O que é que quer dizer??? Obrigada

      • luarzita on 8 de Setembro de 2016 at 11:44
      • Responder

      Quando olhas, aparece o nº da escola em que ficaste em mobilidade, não sei se foi a mesma que ficaste em MI, no meu caso sim. Por isso, eu poder escolher em ficar com a vaga normal, ou em mobilidade. Visto que tenho um Neuroestimulador, com cabos nas costas, devido a dores cronicas neuropáticas, vou aceitar a mobilidade ( tem a ver com a minha doença) . Também a vou ter de comprovar claro, e acho mt bem.

    • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 11:18
    • Responder

    Pelo que vejo ninguem sabe…

    • Professora e mãe on 8 de Setembro de 2016 at 11:25
    • Responder

    Ó Arlindo, por favor, esclareça aqui a malta, se souber! 🙂

    • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 11:26
    • Responder

    liguei para a minha escola e realmente estou lá colocada.” aguarda aceitação”…temos que esperar que a plataforma de a possibilidade de aceitar a colocação

    • fdoc on 8 de Setembro de 2016 at 11:27
    • Responder

    E que tal aguardarem pela Nota Informativa.

    • Anabela Santos on 8 de Setembro de 2016 at 11:28
    • Responder

    boa sorte para todos….realmente isto é irritante.

    • Cecilia Aguiar on 8 de Setembro de 2016 at 11:34
    • Responder

    Pelo que vi fiquei colocada, uma vez que está lá o nome do agrupamento, o início e o términus da mobilidade. Essa de aceitar colocação é que é nova. Presumo que temos que aceitar a colocação, dentro de um determinado período, como aconteceu com os outros colegas. Estou enganada? Arlindo, uma ajudinha?

      • Carlos Quintela on 8 de Setembro de 2016 at 11:38
      • Responder

      Aqui no meu agrupamento, os colegas da MPD apresentam-se e é a direção que coloca a aceitação.

        • Cecilia Aguiar on 8 de Setembro de 2016 at 12:02
        • Responder

        Telefonei para o meu Agrupamento e disseram-me que o que nos aparece a nós ” aguarda aceitação” também aparece a eles na direção. Não tendo sido enviada nenhuma diretiva ou explicação para isso eles aconselham a estarmos atentos pois deverá saír alguma informação para essa aceitação, seja para nós ou para a escola.

          • Maria Nunes on 8 de Setembro de 2016 at 17:08

          Idem no Agrupamento onde fiquei.

          • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 17:12

          A minha escola já aceitou e a minha colocação aparece como válida.

      • Cristina on 8 de Setembro de 2016 at 14:57
      • Responder

      Tb me apareceu “aguarda aceitação”. Liguei para a escola onde fiquei colocada e eles aceitaram a ninha colocação. Agora aparece “válido”.
      Penso que estará tudo pois não apareceu mais item algum para eu aceitar.

        • Cecilia Aguiar on 8 de Setembro de 2016 at 15:26
        • Responder

        É isso mesmo Cristina. Eles é que validam a aceitação. No meu agrupamento não sabem o que fazer porque apareceram lá tantos colegas que não sabem qual o critério a usar pois não podem aceitá-los a todos, pelo que percebi.

    • Cristina Rojão on 8 de Setembro de 2016 at 11:38
    • Responder

    Arlindo por favor pode ajudar nesta questão? Ninguém me atende…Aguardo Aceitação de quem?
    Obrigada

    • Carlos Quintela on 8 de Setembro de 2016 at 11:42
    • Responder

    No meu agrupamento é a direção que coloca a aceitação à medida que os docentes da MPD se apresentam.

    • Jorge Magalhaes on 8 de Setembro de 2016 at 11:43
    • Responder

    Deve ser por causa da MI, porque à colegas que foram colocados em MI na mesma escola para onde concorreram para MPD, e outros que ficaram perto da residência em MI, daí a possibilidade de aceitar ou não!!!

    • Jose on 8 de Setembro de 2016 at 11:48
    • Responder

    No meu caso diz: aguarda aceitação.
    Uma colega ligou para a dgae e disseram lhe que é a escola que faz a aceitação. Será?
    Daqui a bocadinho já tiro a limpo….

    • Zeza Baltazar on 8 de Setembro de 2016 at 12:07
    • Responder

    Penso que a aceitação faz-se na escola onde ficámos na mpd

    • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 12:08
    • Responder

    Bom dia,

    No meu não aparece nada ! O que quer dizer, alguém sabe?

      • alfredo on 8 de Setembro de 2016 at 12:27
      • Responder

      Está a ver no menu gestão de contratos e depois dentro desse as colocações em MPD?

        • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 12:28
        • Responder

        Sim. Mas não aparece o separador das colocações por MPD.

          • alfredo on 8 de Setembro de 2016 at 12:30

          Está a ver em 2016/2017?

          • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 12:38

          Sim. Obrigado pela atenção.

          • alfredo on 8 de Setembro de 2016 at 13:56

          Então ligue para o CAT, pois deveria ver aí. O seu caso deve ter algum problema. Boa sorte.

          • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 13:59

          Obrigado pela sua atenção. A informação que recebi do CAT é que o email deverá esclarecer o assunto.

          • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 16:10

          Estou igual, será que o esclarecimento é o indeferimento?

          • Ana on 8 de Setembro de 2016 at 17:59

          olá colega, também estou na mesma situação, não me aparece o campo contratos/colocações…já enviei mail para eles mas não me responderam, ainda!! Alguém já tem informação do que significará?’ Será erro do sistema??

          • Helena Monteiro on 28 de Fevereiro de 2017 at 20:13

          Para mim foi o indeferimento por e-mail a 24/2/2017

          • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 16:10

          Entretanto liguei para o CAT e já deram indicações como reclamar… cheira a esturro….

          • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 16:22

          Mas sem saber qual é o problema, como reclamar?

          • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 16:38

          Tem de se aguardar o email pois conforme Despacho n.º 9004-A/2016

          11 — Proferida a decisão sobre o pedido de mobilidade, os docentes, bem como as escolas de origem e de destino, são notificados por via eletrónica.

    • Rosa Teresa Abreu on 8 de Setembro de 2016 at 12:17
    • Responder

    Caros colegas, estou a verificar que colegas dizem que “aguarda colocação”. Atenção, têm que clicar em aguarda colocação e só depois é que aparece a escola que pediram.

      • alfredo on 8 de Setembro de 2016 at 12:26
      • Responder

      Não diz aguarda colocação. Diz aguarda aceitação e depois de clicar abre uma página com a nossa colocação, nº de horas e afins, mas não tem nenhum botão para aceitação.

    • Maria on 8 de Setembro de 2016 at 12:26
    • Responder

    Colocada; aguardo para aceitar a colocação!

    • Maria Nunes on 8 de Setembro de 2016 at 12:38
    • Responder

    Diz “Aguarda aceitação”, mas não há nenhum botão para fazer tal.

    • helena barroso on 8 de Setembro de 2016 at 12:39
    • Responder

    Eu fiquei colocada e aguardo aceitação.. Penso que será a escola de MPD a fazê-lo..
    Bom trabalho a todos/as!!!!

    • Isabat on 8 de Setembro de 2016 at 12:41
    • Responder

    O serviço CAT da DGAE, informou-me que a aceitação é feita pelo Agrupamento depois de entramos em contato com o mesmo e manifestarmos essa vontade. Também me informaram que posteriormente somos notificados por escrito. Os Agrupamentos têm acesso à aplicação de aceitação. Espero ter ajudado. Bom ano letivo.

      • David Montez on 8 de Setembro de 2016 at 12:59
      • Responder

      É isso precisamente, quem aceita ou não é o Agrupamento!

        • Maria on 8 de Setembro de 2016 at 13:46
        • Responder

        Ou não? mas a escola pode não aceitar? Mau!

          • fdoc on 8 de Setembro de 2016 at 14:23

          A Sra. apresenta-se lá e o agrupamento faz a aceitação, onde está a complicação?

          • Maria Nunes on 8 de Setembro de 2016 at 17:07

          Não é ao director que cabe aceitar ou não aceitar uma MPD, porque esta sobrepõe-se a todas as outras. Quanto muito, seria ao docente que caberia aceitar ou não.

          • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 17:11

          O diretor apenas manifesta a vontade do docente. Nós não podemos aceitar. A escola faz a aceitação quando o docente informa que vai lá ficar.

    • Cristina on 8 de Setembro de 2016 at 13:13
    • Responder

    Colocada. Também não encontrei a funcionalidade para aceitar , diz que aguarda aceitação mas não está disponível ainda.

    • Vitor Marçal on 8 de Setembro de 2016 at 13:15
    • Responder

    Concorri pela 1ª x em mpd (preferia não tê-lo feito) e fiquei no Agrupamento que pedi. Grupo 210 🙂 Boa sorte a todos os colegas e bom ano letivos a todos

    • Maria on 8 de Setembro de 2016 at 13:50
    • Responder

    QUE VERGONHA!!!!!!! LISTAS PUBLICAS!!! OU HÁ ALGUMA COISA A ESCONDER????? AS PSEUDODOENÇAS??????

    • Cecilia Aguiar on 8 de Setembro de 2016 at 15:19
    • Responder

    Pelo que acabei de saber é o Agrupamento que faz a aceitação ou não aceitação do professor. Tem esses dois botões para escolher. No meu agrupamento apareceram tantos docentes que a direção não sabe como há de fazer. Não há lugar para tanto colega. Como não sabem que critério adotar, para aceitar uns e não aceitar outros, penso que estão a aguardar qualquer diretiva do Ministério. É o mesmo stress que tínhamos até aqui. Pergunto-me o que andou o Ministério a fazer até agora para tudo acabar à mesma nesta confusão!

      • fdoc on 8 de Setembro de 2016 at 15:38
      • Responder

      “Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a)/Presidente da CAP, No seguimento do deferimento dos pedidos de Mobilidade por Doença para o ano escolar de 2016/2017 ao abrigo do Despacho n.º 9004-A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 133, de 13 de julho de 2016, solicitamos que seja o Diretor(a)/Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada para o(a) qual o docente viu autorizada a Mobilidade por Doença que proceda, no SIGRHE, à indicação da aceitação, ou não, da colocação por parte do docente.”

      Pergunte ao director qual é a parte que não percebe da seguinte frase “à indicação da aceitação, ou não, da colocação POR PARTE DO DOCENTE.”

    • Cristina on 8 de Setembro de 2016 at 15:37
    • Responder

    Efetivamente e após contacto com o meu agrupamento, na plataforma deles têm a opção de aceitar/não aceitar a colocação. Vão analisar a situação. Porque eu não tenho como aceitar.

    • Jose on 8 de Setembro de 2016 at 15:47
    • Responder

    Informo que quem faz a aceitação é o diretor onde ficamos em mobilidade.
    O meu já aceitou e o meu estado aparece como válido.
    Bom ano a todos 🙂

    • Bruno Cruz on 8 de Setembro de 2016 at 17:12
    • Responder

    Alguém me explique parte do texto de email de notificação :
    Mais se informa que, com o presente deferimento, cessam todas as mobilidades autorizadas anteriormente ou a colocação obtida em sede de Necessidades Temporárias para o ano escolar de 2016/2017.
    No entanto, salvaguardando-se o interesse dos alunos, deve V. Exa. aguardar pela sua substituição, tendo em vista evitar constrangimentos no processo ensino aprendizagem e contribuir para um ambiente educativo estável e de qualidade.

      • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 17:15
      • Responder

      O ano passado aconteceu isso a uma colega, ela só podia sair da escola em que estava quando chegasse um professor para a substituir.
      Já agora, recebeu esta notificação por email?

        • Bruno Cruz on 8 de Setembro de 2016 at 17:37
        • Responder

        Sim

          • Bruno Cruz on 8 de Setembro de 2016 at 17:38

          Mas eu não concorri à Mobilidade interna

    • Maria on 8 de Setembro de 2016 at 17:37
    • Responder

    A DGAE está a cometer muitíssimos erros. Ora vejam só:
    Na plataforma:

    “Estado da Colocação
    Estado : Válido
    Informação da Colocação
    Número da Colocação : ——– Tipo Necessidade : Grupo de Recrutamento
    Código : 161500 Unidade Orgânica : Agrupamento de Escolas de Almeida
    Grupo Recrutamento : 300
    Ano Letivo : 2016/2017 Número de Horas : 22
    Data da Colocação : 2016-09-08 Tipo Duração : Anual
    Data Fim : 2017-08-31
    Tipo Colocação : Mobilidade por Doença 2016/2017”

    Através do mail:
    “Fica V. Exa notificada, nos termos do artigo 114.º do Código do Procedimento Administrativo que, por despacho da Senhora Diretora-Geral da Administração Escolar, datado de 8 de setembro de 2016, foi deferido o seu pedido de Mobilidade por Doença para o ano escolar de 2016/2017, para o exercício de funções no(a) Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança (161500), ao abrigo do Despacho n.º 9004-A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 133, de 13 de julho de 2016.”

    Não sabia que existia o mesmo código de escola para DOIS agrupamentos!!!!!!!!!

    • Jorge Santos on 8 de Setembro de 2016 at 17:54
    • Responder

    Quem tem de aceitar é a escola de mobilidade por doença.

    • Isabel Machado on 8 de Setembro de 2016 at 17:58
    • Responder

    No meu nada aparece.

    • Rosa on 8 de Setembro de 2016 at 18:02
    • Responder

    Alguém já recebeu email com indeferimento?

      • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 19:09
      • Responder

        • A tentar perceber. on 8 de Setembro de 2016 at 19:41
        • Responder

        Eu também, no entanto os pontos alegadamente errados (14) estão todos correctos.

          • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 23:21

          Não percebo

    • Alexandra Soares on 8 de Setembro de 2016 at 18:18
    • Responder

    O meu foi deferido. Mas o email diz uma coisa que não entendo, e passo a citar: «No entanto, salvaguardando-se o interesse dos alunos, deve V. Exa. aguardar pela sua substituição, tendo em vista evitar constrangimentos no processo ensino aprendizagem e contribuir para um ambiente educativo estável e de qualidade.»
    Isso quer dizer que tenho de ir para a escola de provimento até alguém ser colocado no meu horário? Não estou a entender…

      • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 18:24
      • Responder

      Viu primeiro na plataforma?

        • Alexandra Soares on 8 de Setembro de 2016 at 18:29
        • Responder

        Desculpe, Francisco, mas o que tem isso a ver com o excerto que eu citei? E sim, vi na plataforma, está tudo direitinho, só diz aguarda aceitação (e já percebi que é a escola a fazer essa aceitação).

      • Teresa Marcelino on 8 de Setembro de 2016 at 21:35
      • Responder

      Colega também recebi igual. Ao que parece vamos ter de ir e ficar à espera. “salvaguardando-se o interesse dos alunos”, mas de que alunos? O da escola de provimento ou dos da escola da mobilidade. E qual a moral de falar em “interesse dos alunos” e de “contribuir para um ambiente educativo estável e de qualidade” num concurso em que professores são colocados ainda no mês de Setembro. Tenho vergonha de viver num país em que não se salvaguarda o interesse , a estabilidade e a qualidade da educação!

        • Alexandra Soares on 10 de Setembro de 2016 at 10:05
        • Responder

        Eu também tenho vergonha, já disse isso num comentário a outro post neste blog. Nem quero contar esta situação às pessoas que não estão por dentro, porque tenho vergonha, muita vergonha de trabalhar para um ministério que faz estas porcarias todos os anos, e está sempre tudo bem… Neste momento tenho ambas as escolas, a de MpD e a de provimento, a dizer que tenho estar na de provimento até ser substituída. Na DGAE disseram-em que tinha de ir se a escola dissesse que eu tinha de ir. Com o sindicato já não consegui falar. Ontem passei o dia a trabalhar na de MpD. Segunda-feira supostamente vou passar o dia na de provimento, há reuniões de manhã e de tarde. Já estou tão cansada que já não consigo pensar nisto… A de provimento não tinha acesso aos professores que sairam em MpD, pediram-nos que reencaminhássemos o email da DGAE (perguntei se podia reencaminhá-los todos, já que recebi 4), a fim de poderem pedir o horário. A próxima RR sai no dia 16. Nesse dia começam as aulas (em ambas as escolas, por sinal). Portanto, vou fazer apresentações a alunos que não vão ser meus? Vou a reuniões de conselho de turma de alunos que não vão ser meus

    • JPAC on 8 de Setembro de 2016 at 18:35
    • Responder

    Também recebi um email com o deferimento e apanhei um susto porque mandava-me para centenas de kms de distância, muito mais longe do que o agr. onde sou efetivo! Na plataforma o código está correto. Vou telefonar amanhã para perceber o que fazer.

      • lucia on 9 de Setembro de 2016 at 1:56
      • Responder

      No meu caso ainda foi mais ridiculo: O deferimento estava correto com o agrupamento e respetivo codigo para a mobilidade, depois por email veio o seguinte: 1 email com do meu agrupamento, mas com um agrupamento em braga
      2 email lamentar terem se enganado e dizem retificar o mesmo neste email, mas enviam outra vez o email como o anterior
      3º email lamentam novamente e enviam informaçao noa: desta ve correta
      4º email mandam novamente a informaçao, desta vez nao dizem qual o agrupamento, mas sim que fiquei colocada no agrupamento que mencionei no pedido e que devo entrar em contato com o agrupamento para eles aceitarem
      Conclusão: bastava este ultimo email, mas não …. lamentaram sempre o fato por se terem envanadao e em vez de irem corrigindo, enganavam se sempr. Mas que pessoas sao estas na dgae que nao veem o que enviam
      É lamentavel isto acontecer

    • Francisco on 8 de Setembro de 2016 at 18:41
    • Responder

    Indeferido. Motivo falta de Documento comprovativo emitido pela junta de freguesia que ateste a relação familiar ou união de facto, bem como a relação de dependência exclusiva do parente ou afim no 1.º grau da linha reta ascendente que coabite com o docente e o local da residência familiar;
    Eu pensei que este atestado não era necessário para filhos. Inclusive fiz upload do BI da minha esposa e CC da minha descendente.
    alguém sabe como proceder a recurso?

    • Carla Salgueiro on 9 de Setembro de 2016 at 13:42
    • Responder

    Infelizmente o meu pedido foi indeferido por faltarem duas palavrinhas chave no documento da junta “unica cuidadora”. Curioso é que o documento é exatamente igual ao do ano passado. Atesta que a senhora é minha mãe, que reside na mesma casa do que eu, faz parte do meu agregado familiar mas não diz que depende unica e exclusivamente de mim.
    Alguém me pode ajudar a tentar resolver esta situação. Podem-se apresentar recursos à MPD?? Tem que se instruir um processo todo de novo ou exite a possibilidade de apenas ser substituído o documento que não está conforme??
    Obrigado desde já por qualquer ajuda que me chegue.

  1. … [Trackback]

    […] Read More: arlindovsky.net/2016/09/mobilidade-por-doenca-ja-na-aplicacao-sigrhe/ […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading