Esclarecimento da DGAE do Ponto 8 da Nota Informativa da MI

Ainda não percebi como se gerou tanta confusão com este ponto 8 da Nota Informativa da Mobilidade Interna.

Parece-me de leitura simples, mas já percebi que existem escolas que fazem deste ponto um enorme quebra-cabeças.

 

 

 

De: [email protected] <dgrhe.mecdgrhe.min-edu.pt@dgae.mec.pt>
Data: 5 de setembro de 2016 às 17:21
Assunto: Interpretação ponto 8 da Nota Informativa sobre a Mobilidade Interna e Contratação Inicial
Para:

 

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a)/Presidente da CAP,

Por considerarmos ter-se verificado uma interpretação errada do ponto 8 da Nota Informativa sobre a Mobilidade Interna e Contratação Inicial – Publicitação das listas definitivas de ordenação, exclusão, colocação, de não colocação, de desistências e de retirados das necessidades temporárias, de 30 de agosto, reitera-se a informação que os docentes deverão aguardar a publicação dos resultados do procedimento de Mobilidade por Doença na escola onde se encontraram em funções no ano escolar 2015/2016 (independentemente desta ser a sua escola de provimento ou a sua última escola de colocação).

 

Com os melhores cumprimentos,
A Diretora-Geral da Administração Escolar
Maria Luísa Oliveira

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/09/esclarecimento-da-dgae-do-ponto-8-da-nota-informativa-da-mi/

58 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sandra Marmelo on 6 de Setembro de 2016 at 11:10
    • Responder

    E mais uma confusão se gerou ….

    … quando dizem que os docentes deverão apresentar-se na escola onde lecionaram no ano transato, esqueceram-se de dizer que são apenas os que não obtiveram colocação na MI (o ponto oito da nota informativa abrange professores colocados e não colocados na MI).

      • pois é! on 6 de Setembro de 2016 at 14:10
      • Responder

      Se obtiveram nova colocação não deviam existir dúvidas! Não vejo aqui o problema, têm de se apresentar na nova escola.

      • Jose on 6 de Setembro de 2016 at 22:33
      • Responder

      Pois é Sandra,
      Mas há professores, colocados na MI, que a mando das direções estão a aguardar nas escolas onde ficaram em 2015/2016.
      Só espero que isto não lhes traga problemas.

    • Maria Nunes on 6 de Setembro de 2016 at 11:14
    • Responder

    Isto gera confusão: os que obtiveram colocação em MI receberam ordem de se apresentarem nas escolas de colocação e aguardarem lá. Não podem vir agora dizer para se apresentarem na escola do ano anterior!

    • destacado on 6 de Setembro de 2016 at 12:22
    • Responder

    Isso não é bem verdade. Fiquei colocada em MI e hoje o Diretor veio ter comigo e outros colegas que aguardam deferimento da MPD e alertou que deveríamos aguardar na escola do ano passado….

    • Luís on 6 de Setembro de 2016 at 12:48
    • Responder

    Olá viva… BOM DIA.
    E a malta das mobilidades estatutárias cujos resultados ainda não saíram… vão para onde?
    Escolas de provimento;
    Escola de colocação na MI;
    Instituição ou Instituto ou seja lá o que for onde estiveram o ano letivo anterior?
    É que as indicações são de boca e… nunca se sabe

      • Ana on 6 de Setembro de 2016 at 12:52
      • Responder

      Ainda há listas para sair, Luís?

        • Luís on 6 de Setembro de 2016 at 13:06
        • Responder

        Se há listas para sair ou não… não sei Ana, mas eu estranhamente, continuo esperando por uma resposta.

          • pois é! on 6 de Setembro de 2016 at 14:11

          O blogue do Arlindo já publicou montes de listas da mobilidades estatutárias. Já foi ver se está á o seu nome?

          • Luís on 6 de Setembro de 2016 at 18:17

          Não está não… mas OBRIGADO.
          Acho que a minha situação… o Arlindo é que era “moço” para a resolver de forma rápida e eficiente, mas… é melhor não dizer nada, não vão os senhores do “poder”, que me parece são assíduos aqui no blog, identificarem a situação e… CASTIGO aqui ao moço e toma lá um indeferimento para não te queixares ao outros.

    • pois é! on 6 de Setembro de 2016 at 14:08
    • Responder

    Isto acalma todos os que se queixam.

    Afinal, por defeito, as mobilidades por doença concedidas são as que se aplicam.

    Quem tinha MpD continua este ano com a mesma! Só regressam as escolas se esta for retirada.

    • Rui Lopes on 6 de Setembro de 2016 at 14:25
    • Responder

    É lamentável que, em educação, se comunique tão mal em português! Que haja clareza no que se escreve.

    • Alexandra Soares on 6 de Setembro de 2016 at 17:15
    • Responder

    Pois, não é assim tão claro, porque tanto a escola onde eu estive no ano passado como a escola onde estou efectiva interpretaram da mesma forma, que eu teria de me apresentar nesta última. No entanto, a escola onde estou efectiva disse-me que poderia apresentar-me na escola onde estive em mpd caso esta última aceitasse. Como não aceitou, porque não havia nada escrito nesse dia, e alguém tinha de me pagar o vencimento de Setembro, acabei por me apresentar na escola onde estou efectiva. Não é de todo claro o que diz a nota informativa, ao dizer de provimento ou colocação. Considera-se a mpd uma colocação?

      • Jose on 6 de Setembro de 2016 at 22:39
      • Responder

      Anabela,
      A informação que ontem chegou às escolas é claríssima.
      A Anabela se esteve em MpD e não obteve colocação em MI (apesar de estes também estarem a ser abrangidos em algumas escolas pela mesma), deve aguardar na escola onde esteve.
      Repare. A escola onde eu estou em MpD, ainda antes da informação de ontem, na dúvida perguntou a Lisboa quem me pagava o vencimento e eles responderam que era a escola onde estive em MpD.
      Considero lamentável o que estão a fazer com a colega.

        • Alexandra Soares on 7 de Setembro de 2016 at 10:41
        • Responder

        O esclarecimento de ontem é muito claro… A nota informativa é que não é, e aí está o problema. E o esclarecimento veio tardíssimo, dia 6 é muito tarde. Há testemunhos de pessoas a dizer que receberam informações contraditórias da própria DGAE, dependendo de quem atendesse… Isto é exclusivamente culpa da DGAE, embora claro a escola pudesse ter sido mais humana. Agora vou esperar que chegue o email amanhã… espero eu!

        • Alexandra Soares on 7 de Setembro de 2016 at 13:52
        • Responder

        Entretanto com este esclarecimento já regressei à escola onde estive no ano passado e vou aguardar lá a mobilidade por doença. Mas isto era perfeitamente escusado, se não tivesse havido este atraso…

          • Jose on 7 de Setembro de 2016 at 22:50

          Tem toda a razão Alexandra. Resta agora esperar…. Boa sorte e bom ano.

    • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 18:32
    • Responder

    Quem agora não percebe nada sou eu! Agora a escola do ano passado da MPD alega que tenho que me apresentar lá amanhã, porque recebeu isto! E o Diretor da escola da MI deste ano alega que pela anterior Nota Informativa tenho que me manter lá, até vir o deferimento. DGAE que tal deixarem de enviar m***** sem clarificarem mesmo qual os pontinhos do ponto 8 que estão a clarificar! É que não sou Deus e vou mandar alguém a um certo sítio… e não vai ser bonito não! Agora qual destes 2 documentos está em vigor?!!!!! A nota informativa que manda aguardar na escola da MI e aí quem tem razão é o “novo” Diretor ou esta treta de email que ambos os Diretores receberam, mas que um alega que se aplica ao ponto 8 todo e o outro alega que se aplica apenas aos dois primeiros pontinhos do ponto 8???????!!!!!!!!!!!

      • Constança on 6 de Setembro de 2016 at 19:08
      • Responder

      Arre que devo ser lerda de todo!!! A nota informativa descreve os possíveis cenários e apenas os que não concorreram à MI ou não obtiveram colocação nesta é que deviam aguardar ou na sua escola de provimento ou na da última colocação.

        • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:24
        • Responder

        Pois Constança! Mas agora com esta treta de email tenho dois Diretores a discutirem. Um que diz que o email se aplica a todo ponto 8 e como tal escola do ano passado e outro que nem pensar, sem deferimento, é da escola da MI. E eu estou quase quase a mandar os 2…

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:27

          Se a colega é do QE/QA e não obteve mobilidade é na sua escola de provimento que deve aguardar pois até vir a MPD tem serviço. Imagine que a MPD se atrasa quem vai dar aulas aos seus alunos?

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:32

          QZP colocado na MI. E mesmo não gostando não concordo com a redação deste email, pois da forma que está escrito vem contradizer a nota informativa, pelo que os Diretores têm razão em estarem a discutir.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:33

          A DGAE nunca faz nada bem! Até quando corrige uma asneira, provoca outra.

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:39

          Realmente no que diz respeito à MPD nunca acontecei esta situação.

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:39

          Compreendo a colega, Estou na mesma situação mas sou QA a aguardar a MPD. Logo dia 1 apresentei-me no meu agrupamento e tenho ido a reuniões e penso que assim deve ser pois imagine que a MPD se atrasa ou vem indeferida.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:39

          O colega irra!

          • Irritado(a) on 6 de Setembro de 2016 at 19:51

          “com vontade de matar alguém” é masculino ou feminino? Coque vão as pessoas saber?

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:55

          Já tinha dito lá em cima que era o colega e não a colega.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:40

          Hoje o dia está a ser complicado! Até o sexo me mudam!

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:37

          O colega se faz favor…

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:44

          Peço desculpa.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:51

          Aceites. E desculpe também. Estou irritado com tudo isto!

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:34

          Se foi colocada em MI é la que deve aguardar pois se o diretor achar por bem pode-lhe dar serviço todos os dias.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:35

          Diga isso ao Diretor do ano passado depois de ter recebido isto. “os docentes deverão
          aguardar a publicação dos resultados do procedimento de Mobilidade por
          Doença na escola onde se encontraram em funções no ano escolar 2015/2016 (independentemente desta ser a sua escola de provimento ou a sua última escola de colocação).”

          • on 6 de Setembro de 2016 at 19:43

          Pois. Mas penso que se aplica aos docentes(QE/QA) que estiveram em MPD e que este ano tiveram horário zero mas não conseguiram colocação e aos QZPs que ainda não foram colocados e que também estiveram em MPD.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:47

          Pois mas aqui pensar não dá! Pois quando 2 Diretores acham que têm razão e a distância entre eles é de 150km e o dia de amanhã é só um e eu sou também só um, sendo que, há reunião de grupo em ambas, pela mesma hora, não nos podemos fundamentar apenas naquilo que pensamos! Ainda continuam a discutir…

          • Janica on 6 de Setembro de 2016 at 19:59

          Então pense pela sua cabeça que já deve ser adulto e deixe de atirar as desculpas para quem não as tem. O seu lugar é na escola de mobilidade deste ano letivo até vir a MPD e se vier. Vá par o seu local de trabalho e mais nada.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 20:04

          Não é o que o email diz e pelo que o colega Daniel também está a dizer não é o que o Ministério pretende. E até lhe digo mais, na minha opinião toda esta confusão teria sido evitada se este email viesse corretamente redigido. Agora uma coisa é certa do modo que o email está redigido quem tem razão é o Diretor do ano passado. Pela nota informativa quem tem razão é o deste ano. O que eu acho mais correto depois do caos provocado este ano é, no entanto, aguardar na escola onde se é QA/QE, onde se ficou na MI e apenas quem está na situação de horário zero é que na minha opinião deveria aguardar onde esteve o ano passado – mas isso é apenas a minha opinião e, a minha opinião não justifica faltas injustificadas, que é o que eu não quero ter.

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 20:11

          Por isso não fale daquilo que não sabe.

          • Prof on 6 de Setembro de 2016 at 19:55

          Ao colega dá-lhe jeito a confusão ou não? O seu local de trabalho é na escola de mobilidade e é lá que deve aguardar.

    • Daniel on 6 de Setembro de 2016 at 19:46
    • Responder

    Sei de fonte segura que vai sair uma diretiva ou uma indicação para as escolas a indicar que TODOS os docentes poderão aguardar a publicação dos resultados da Mobilidade por Doença na escola onde estiveram no ano passado. Mesmo os que foram agora colocados em MI. Ou seja, esta retificação abrangerá todo o ponto 8 da nota informativa.

      • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:48
      • Responder

      Sem ser este email?????

        • Daniel on 6 de Setembro de 2016 at 19:51
        • Responder

        Sim, sem ser este email. Como este email veio suscitar muitas dúvidas, a DGAE vai optar por estender esta indicação a todos os docentes que aguardam pela MPD

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:54

          Obrigado. Que enviem isso já, p.f. Que eu ainda não sei para onde vou amanhã…

          • Daniel on 6 de Setembro de 2016 at 19:57

          Também espero que amanhã os serviços administrativos das escolas já tenham conhecimento porque senão vai continuar o caos geral

          • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 22:24

          Acordo! Amanhã, mantenho-me na de MI. Vão telefonar para a DGAE para ver para onde sigo no dia seguinte…

      • A tentar perceber. on 6 de Setembro de 2016 at 19:51
      • Responder

      Boa tarde,
      Mas não estava tudo claro para o ponto 8.3 (os que tinham obtido colocação pela MI) ?

        • com vontade de matar alguém on 6 de Setembro de 2016 at 19:52
        • Responder

        Não, não está com este email! Tenho dois Diretores a discutirem há quase 1hora!

        • Daniel on 6 de Setembro de 2016 at 19:54
        • Responder

        Estava, mas como têm existido várias decisões contraditórias a DGAE vai estender o conteúdo deste email a todo o ponto 8 da nota informativa

          • Constança on 6 de Setembro de 2016 at 20:50

          Dasseeeeeeeeeeeeeee !!!!! A nota informativa está clara como água cristalina!!! Este último texto não contempla uma palavrinha muitoooooooooooooo importante : o advérbio de negação ” não “. Os docentes que ” não” concorreram …. os que ” não ” obtiveram colocação. Já agora, sobre este assunto, consultem a página do SPN .

          • Constança on 6 de Setembro de 2016 at 21:13

          Dizem que quem pediu MPD pode requerer a anulação da mesma.

          • Constança on 6 de Setembro de 2016 at 21:30

          Fartaaaaaaaaaaaaaaa distooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!

          • Daniel on 6 de Setembro de 2016 at 21:27

          Constança sei o que estou a dizer. Os docentes que obtiveram colocação agora na MI e estão a aguardar pela MPD, vão poder aguardar na escola onde estiveram o ano passado em MPD.

          • Constança on 6 de Setembro de 2016 at 22:14

          Pois a ser verdade é uma autêntica palhaçada!!!! Já tive reuniões, amanhã terei outras . O que raio faço???

          • Lena on 6 de Setembro de 2016 at 23:25

          Fui avisada, hoje de manhã por telefone, pela escola onde fiquei em MI para não comparecer durante o resto da semana nas reuniões que irão realizar-se e para aguardar na escola onde estive em MpD no ano passado. E eu, claro, assim fiz. Mas sei de colegas que a escola de MI, apesar do esclarecimento da dgae, continuam a dizer que querem os colegas lá, embora seja a escola do ano passado de MpD a pagar a vencimento de setembro. Trabalham numa e recebem na outra!!!!!

          • Constança on 7 de Setembro de 2016 at 18:21

          Já não percebo nada de nada, Ainda hoje tive reuniões ( na escola onde fui colocada em MI) e quer nesta quer na escola onde fui colocada no ano letivo anterior em MDP não me dizem nada.

    • Francisca Matias on 6 de Setembro de 2016 at 22:41
    • Responder

    Alguém sabe como desistir da MPD? Já vi casos de colegas que pediram MPD para uma escola e ficaram lá colocados em MI…agora o que vai acontecer, é que se for deferido a MPD, vai ser pedido outro professor para esse lugar!!!! No meu caso fiquei em MI perto do lugar de residência e preferia ficar nessa escola porque de certeza que tenho componente lectiva! Já falei para o sindicato e para a dgae mas as respostas são dispares !!!! Alguém sabe como proceder??? Obrigado!!!

    • Maria Cardoso on 15 de Março de 2017 at 14:39
    • Responder

    Boa tarde!
    Gostaria de pedir um esclarecimento, se possível
    Um professor contratado, que concorre com um bacharelato para um grupo de recrutamento mas também é licenciado, é remunerado por que índice? Obrigada!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading