Ainda não percebi como se gerou tanta confusão com este ponto 8 da Nota Informativa da Mobilidade Interna.
Parece-me de leitura simples, mas já percebi que existem escolas que fazem deste ponto um enorme quebra-cabeças.
De: DGAE.MEC@dgae.mec.pt <dgrhe.mecdgrhe.min-edu.pt@dga
e.mec.pt>
Data: 5 de setembro de 2016 às 17:21
Assunto: Interpretação ponto 8 da Nota Informativa sobre a Mobilidade Interna e Contratação Inicial
Para:
Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a)/Presidente da CAP,
Por considerarmos ter-se verificado uma interpretação errada do ponto 8 da Nota Informativa sobre a Mobilidade Interna e Contratação Inicial – Publicitação das listas definitivas de ordenação, exclusão, colocação, de não colocação, de desistências e de retirados das necessidades temporárias, de 30 de agosto, reitera-se a informação que os docentes deverão aguardar a publicação dos resultados do procedimento de Mobilidade por Doença na escola onde se encontraram em funções no ano escolar 2015/2016 (independentemente desta ser a sua escola de provimento ou a sua última escola de colocação).
Com os melhores cumprimentos,
A Diretora-Geral da Administração Escolar
Maria Luísa Oliveira
58 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E mais uma confusão se gerou ….
… quando dizem que os docentes deverão apresentar-se na escola onde lecionaram no ano transato, esqueceram-se de dizer que são apenas os que não obtiveram colocação na MI (o ponto oito da nota informativa abrange professores colocados e não colocados na MI).
Se obtiveram nova colocação não deviam existir dúvidas! Não vejo aqui o problema, têm de se apresentar na nova escola.
Pois é Sandra,
Mas há professores, colocados na MI, que a mando das direções estão a aguardar nas escolas onde ficaram em 2015/2016.
Só espero que isto não lhes traga problemas.
Isto gera confusão: os que obtiveram colocação em MI receberam ordem de se apresentarem nas escolas de colocação e aguardarem lá. Não podem vir agora dizer para se apresentarem na escola do ano anterior!
Isso não é bem verdade. Fiquei colocada em MI e hoje o Diretor veio ter comigo e outros colegas que aguardam deferimento da MPD e alertou que deveríamos aguardar na escola do ano passado….
Olá viva… BOM DIA.
E a malta das mobilidades estatutárias cujos resultados ainda não saíram… vão para onde?
Escolas de provimento;
Escola de colocação na MI;
Instituição ou Instituto ou seja lá o que for onde estiveram o ano letivo anterior?
É que as indicações são de boca e… nunca se sabe
Ainda há listas para sair, Luís?
Se há listas para sair ou não… não sei Ana, mas eu estranhamente, continuo esperando por uma resposta.
O blogue do Arlindo já publicou montes de listas da mobilidades estatutárias. Já foi ver se está á o seu nome?
Não está não… mas OBRIGADO.
Acho que a minha situação… o Arlindo é que era “moço” para a resolver de forma rápida e eficiente, mas… é melhor não dizer nada, não vão os senhores do “poder”, que me parece são assíduos aqui no blog, identificarem a situação e… CASTIGO aqui ao moço e toma lá um indeferimento para não te queixares ao outros.
Isto acalma todos os que se queixam.
Afinal, por defeito, as mobilidades por doença concedidas são as que se aplicam.
Quem tinha MpD continua este ano com a mesma! Só regressam as escolas se esta for retirada.
É lamentável que, em educação, se comunique tão mal em português! Que haja clareza no que se escreve.
Pois, não é assim tão claro, porque tanto a escola onde eu estive no ano passado como a escola onde estou efectiva interpretaram da mesma forma, que eu teria de me apresentar nesta última. No entanto, a escola onde estou efectiva disse-me que poderia apresentar-me na escola onde estive em mpd caso esta última aceitasse. Como não aceitou, porque não havia nada escrito nesse dia, e alguém tinha de me pagar o vencimento de Setembro, acabei por me apresentar na escola onde estou efectiva. Não é de todo claro o que diz a nota informativa, ao dizer de provimento ou colocação. Considera-se a mpd uma colocação?
Anabela,
A informação que ontem chegou às escolas é claríssima.
A Anabela se esteve em MpD e não obteve colocação em MI (apesar de estes também estarem a ser abrangidos em algumas escolas pela mesma), deve aguardar na escola onde esteve.
Repare. A escola onde eu estou em MpD, ainda antes da informação de ontem, na dúvida perguntou a Lisboa quem me pagava o vencimento e eles responderam que era a escola onde estive em MpD.
Considero lamentável o que estão a fazer com a colega.
O esclarecimento de ontem é muito claro… A nota informativa é que não é, e aí está o problema. E o esclarecimento veio tardíssimo, dia 6 é muito tarde. Há testemunhos de pessoas a dizer que receberam informações contraditórias da própria DGAE, dependendo de quem atendesse… Isto é exclusivamente culpa da DGAE, embora claro a escola pudesse ter sido mais humana. Agora vou esperar que chegue o email amanhã… espero eu!
Entretanto com este esclarecimento já regressei à escola onde estive no ano passado e vou aguardar lá a mobilidade por doença. Mas isto era perfeitamente escusado, se não tivesse havido este atraso…
Tem toda a razão Alexandra. Resta agora esperar…. Boa sorte e bom ano.
Quem agora não percebe nada sou eu! Agora a escola do ano passado da MPD alega que tenho que me apresentar lá amanhã, porque recebeu isto! E o Diretor da escola da MI deste ano alega que pela anterior Nota Informativa tenho que me manter lá, até vir o deferimento. DGAE que tal deixarem de enviar m***** sem clarificarem mesmo qual os pontinhos do ponto 8 que estão a clarificar! É que não sou Deus e vou mandar alguém a um certo sítio… e não vai ser bonito não! Agora qual destes 2 documentos está em vigor?!!!!! A nota informativa que manda aguardar na escola da MI e aí quem tem razão é o “novo” Diretor ou esta treta de email que ambos os Diretores receberam, mas que um alega que se aplica ao ponto 8 todo e o outro alega que se aplica apenas aos dois primeiros pontinhos do ponto 8???????!!!!!!!!!!!
Arre que devo ser lerda de todo!!! A nota informativa descreve os possíveis cenários e apenas os que não concorreram à MI ou não obtiveram colocação nesta é que deviam aguardar ou na sua escola de provimento ou na da última colocação.
Pois Constança! Mas agora com esta treta de email tenho dois Diretores a discutirem. Um que diz que o email se aplica a todo ponto 8 e como tal escola do ano passado e outro que nem pensar, sem deferimento, é da escola da MI. E eu estou quase quase a mandar os 2…
Se a colega é do QE/QA e não obteve mobilidade é na sua escola de provimento que deve aguardar pois até vir a MPD tem serviço. Imagine que a MPD se atrasa quem vai dar aulas aos seus alunos?
QZP colocado na MI. E mesmo não gostando não concordo com a redação deste email, pois da forma que está escrito vem contradizer a nota informativa, pelo que os Diretores têm razão em estarem a discutir.
A DGAE nunca faz nada bem! Até quando corrige uma asneira, provoca outra.
Realmente no que diz respeito à MPD nunca acontecei esta situação.
Compreendo a colega, Estou na mesma situação mas sou QA a aguardar a MPD. Logo dia 1 apresentei-me no meu agrupamento e tenho ido a reuniões e penso que assim deve ser pois imagine que a MPD se atrasa ou vem indeferida.
O colega irra!
“com vontade de matar alguém” é masculino ou feminino? Coque vão as pessoas saber?
Já tinha dito lá em cima que era o colega e não a colega.
Hoje o dia está a ser complicado! Até o sexo me mudam!
O colega se faz favor…
Peço desculpa.
Aceites. E desculpe também. Estou irritado com tudo isto!
Se foi colocada em MI é la que deve aguardar pois se o diretor achar por bem pode-lhe dar serviço todos os dias.
Diga isso ao Diretor do ano passado depois de ter recebido isto. “os docentes deverão
aguardar a publicação dos resultados do procedimento de Mobilidade por
Doença na escola onde se encontraram em funções no ano escolar 2015/2016 (independentemente desta ser a sua escola de provimento ou a sua última escola de colocação).”
Pois. Mas penso que se aplica aos docentes(QE/QA) que estiveram em MPD e que este ano tiveram horário zero mas não conseguiram colocação e aos QZPs que ainda não foram colocados e que também estiveram em MPD.
Pois mas aqui pensar não dá! Pois quando 2 Diretores acham que têm razão e a distância entre eles é de 150km e o dia de amanhã é só um e eu sou também só um, sendo que, há reunião de grupo em ambas, pela mesma hora, não nos podemos fundamentar apenas naquilo que pensamos! Ainda continuam a discutir…
Então pense pela sua cabeça que já deve ser adulto e deixe de atirar as desculpas para quem não as tem. O seu lugar é na escola de mobilidade deste ano letivo até vir a MPD e se vier. Vá par o seu local de trabalho e mais nada.
Não é o que o email diz e pelo que o colega Daniel também está a dizer não é o que o Ministério pretende. E até lhe digo mais, na minha opinião toda esta confusão teria sido evitada se este email viesse corretamente redigido. Agora uma coisa é certa do modo que o email está redigido quem tem razão é o Diretor do ano passado. Pela nota informativa quem tem razão é o deste ano. O que eu acho mais correto depois do caos provocado este ano é, no entanto, aguardar na escola onde se é QA/QE, onde se ficou na MI e apenas quem está na situação de horário zero é que na minha opinião deveria aguardar onde esteve o ano passado – mas isso é apenas a minha opinião e, a minha opinião não justifica faltas injustificadas, que é o que eu não quero ter.
Por isso não fale daquilo que não sabe.
Ao colega dá-lhe jeito a confusão ou não? O seu local de trabalho é na escola de mobilidade e é lá que deve aguardar.
Sei de fonte segura que vai sair uma diretiva ou uma indicação para as escolas a indicar que TODOS os docentes poderão aguardar a publicação dos resultados da Mobilidade por Doença na escola onde estiveram no ano passado. Mesmo os que foram agora colocados em MI. Ou seja, esta retificação abrangerá todo o ponto 8 da nota informativa.
Sem ser este email?????
Sim, sem ser este email. Como este email veio suscitar muitas dúvidas, a DGAE vai optar por estender esta indicação a todos os docentes que aguardam pela MPD
Obrigado. Que enviem isso já, p.f. Que eu ainda não sei para onde vou amanhã…
Também espero que amanhã os serviços administrativos das escolas já tenham conhecimento porque senão vai continuar o caos geral
Acordo! Amanhã, mantenho-me na de MI. Vão telefonar para a DGAE para ver para onde sigo no dia seguinte…
Boa tarde,
Mas não estava tudo claro para o ponto 8.3 (os que tinham obtido colocação pela MI) ?
Não, não está com este email! Tenho dois Diretores a discutirem há quase 1hora!
Estava, mas como têm existido várias decisões contraditórias a DGAE vai estender o conteúdo deste email a todo o ponto 8 da nota informativa
Dasseeeeeeeeeeeeeee !!!!! A nota informativa está clara como água cristalina!!! Este último texto não contempla uma palavrinha muitoooooooooooooo importante : o advérbio de negação ” não “. Os docentes que ” não” concorreram …. os que ” não ” obtiveram colocação. Já agora, sobre este assunto, consultem a página do SPN .
Dizem que quem pediu MPD pode requerer a anulação da mesma.
Fartaaaaaaaaaaaaaaa distooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!
Constança sei o que estou a dizer. Os docentes que obtiveram colocação agora na MI e estão a aguardar pela MPD, vão poder aguardar na escola onde estiveram o ano passado em MPD.
Pois a ser verdade é uma autêntica palhaçada!!!! Já tive reuniões, amanhã terei outras . O que raio faço???
Fui avisada, hoje de manhã por telefone, pela escola onde fiquei em MI para não comparecer durante o resto da semana nas reuniões que irão realizar-se e para aguardar na escola onde estive em MpD no ano passado. E eu, claro, assim fiz. Mas sei de colegas que a escola de MI, apesar do esclarecimento da dgae, continuam a dizer que querem os colegas lá, embora seja a escola do ano passado de MpD a pagar a vencimento de setembro. Trabalham numa e recebem na outra!!!!!
Já não percebo nada de nada, Ainda hoje tive reuniões ( na escola onde fui colocada em MI) e quer nesta quer na escola onde fui colocada no ano letivo anterior em MDP não me dizem nada.
Alguém sabe como desistir da MPD? Já vi casos de colegas que pediram MPD para uma escola e ficaram lá colocados em MI…agora o que vai acontecer, é que se for deferido a MPD, vai ser pedido outro professor para esse lugar!!!! No meu caso fiquei em MI perto do lugar de residência e preferia ficar nessa escola porque de certeza que tenho componente lectiva! Já falei para o sindicato e para a dgae mas as respostas são dispares !!!! Alguém sabe como proceder??? Obrigado!!!
Boa tarde!
Gostaria de pedir um esclarecimento, se possível
Um professor contratado, que concorre com um bacharelato para um grupo de recrutamento mas também é licenciado, é remunerado por que índice? Obrigada!