Ficar retido um ano, pode ser pouco produtivo. Pelo menos é essa a ideia do responsável pelo novo programa de promoção do sucesso escolar. Mas será justo?
O nosso país é um dos que mais aplica a medida de retenção, segundo os números apresentados. O tal programa quer contradizer uma prática já com décadas e seguir um caminho de prevenção. Mas irá pelo caminho certo? Daqui a uns anos saberemos.
A ideia com que fiquei é que estamos perante novas práticas. Se levarão ou não ao objetivo, só o tempo dirá. Isto, se entretanto não surgirem outras práticas…
Ficam as declarações do responsável…
Escolas devem evitar chumbos. Reprovar é “regredir 4 meses na aprendizagem”
in TSF by Nuno Guedes
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Como os alunos sabem que passam sem trabalhar, vão para as aulas gozar com os professores. Acham isso justo? E, também, é justo para os que se aplicam? Quando chegam ao 7° ano, muitos deles nem sabem ler nem escrever. Deve-se transitar alunos assim? Que imagem é que deixam do nosso país se, um dia mais tarde, forem para outro país?
Por que razão não existe propinas? Não era preciso ser um valor mto elevado e quem podia pagava.
Já agora, onde anda aquela lei que diz que se os alunos se portam mal os pais pagavam uma multa? Se calhar a indisciplina diminuía, o sucesso aumentava e o estado encaixava muitos euros, podem ter a certeza.
Isso só será possível, reduzindo o número de alunos por turma.
A minha experiência contradiz esta noticia. Passar alunos sem saberem o mínimo é hipotecar o seu futuro. Quando chegarem ao 9º ano estão deveras “tramados”, não conseguem passar daí para a frente, até poderão chegar ao 10º ano com dificuldade mas a partir daqui acabou…ninguém lhes vai ensinar os conceitos que deveriam ter aprendido no 6º, 7º, 8º…anos. Passaram sem saber, e algures nada vão conseguir saber…
Além de que os alunos que avançam sem saber sentem-se perdidos, pois não conseguem acompanhar a restante turma e depois… E em turmas grandes quem consegue fazer milagres… coisas de quem não está no ativo e que nunca apanhou alunos destes completamente desintegrados da turma e a sentirem-se completamente perdidos porque de uma forma ou de outra ainda não conseguiram atingir as competências exigidas e assim só se adia o problema… Deviam criar sim percursos alternativos para alunos que não conseguem acompanhar o regular… Nem toda a gente pode ser doutor e precisamos, neste país, de gente em tantas profissões igualmente dignas… Esses alunos, com certeza, poderiam ter muito sucesso nessas áreas.
Escola Secundária de Carcavelos. Há muitos anos que é assim.