Proposta de Uma Docente de EVT para a Constituição do Grupo 140

Arlindo em época de mudança politica jugo que somos mais ouvidos, pode ser só mera esperança minha, mas mesmo assim arrisquei e fiz uma exposição aos partidos acerca da situação dos docentes de Educação Visual e Tecnológica propondo um grupo de recrutamento à semelhança do 120 de Inglês para o 1º ciclo mas para a Expressão Plástica.
Boa tarde
 
O meu nome é CXXXX SXXXX e ou professora do Ensino Básico variante Educação Visual e Tecnológica, tendo acabado a minha licenciatura na Escola Superior de Educação de XXXXXXX em 2008.
 
Assim que saí da Faculdade tive logo colocação no anos a seguir e nos dois anos seguintes avizinhando-se ao contrário do que era expectante já na altura, uma vida profissional “dentro dos moldes” tranquila.
No entanto, o horror chegou quando realmente percebi em 2012 com a eliminação do par pedagógico nas escolas que havendo lugar só para um professor, e fazendo as contas muito globalmente, onde havia lugar para dois, passava a haver um, logo cerca de “metade” ficaria sem trabalho, e claro está, os contratados (grupo ao qual pertenço) seriam os primeiros a ficar de fora.
Globalmente, poder-se-ia dizer que esta medida iria afetar os contratados e poucos efetivos, mas a verdade é que também devido a esta medida ficaram muitos professores de Educação Visual e Tecnológica com horário zero.
 
Desnecessário será dizer que, fiquei sem trabalho na escola até aos dias de hoje.
 
O que me leva então aqui a fazer esta exposição trata-se de recentemente ter sido criado o grupo 120 (Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico) sob a manutenção da lógica pedagógica do professor titular como responsável pelo processo de ensino de forma global, mas sendo o Inglês dado por um docente especializado para o efeito.
 
Ora, não me espanta nada que a longo prazo o mesmo se aplique a outras áreas e agora aqui defendo então que tal seja aplicado à Expressão Plástica.
Com a criação de um grupo especializado para o Ensino da Expressão Plástica no 1º ciclo poder-se-ia eliminar as AECS desta área (que são tão mal pagas e que de uma forma global apresentam problemas de várias ordens, como é do conhecimento geral) e dar-se-ia lugar a mais uma série de professores que estão neste momento ou com horários zero ou no desemprego.
 
Neste caso, há ainda a vantagem, que se relativamente ao grupo 120 foram necessárias ações de formação para qualificar este grupo, no caso de um grupo de recrutamento para a Expressão Plástica, tal não seria necessário, pois os indivíduos que tiraram cursos para leccionar Educação Visual e Tecnológica são portadores de habilitação profissional tanto para o grupo de recrutamento 110 como para o 240 simultaneamente.
 
 
Numa altura de mudança politica e de novos horizontes fica a proposta para ser levada à assembleia, não resolverá, mas minimizará o problema de alguns docentes do grupo 240 e por outros lado, trará aos alunos do 1º Ciclo um ensino especializado na área artística, tão importante para o seu desenvolvimento e tão relevada para 2º plano no nosso país.
Com os melhores cumprimentos

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/04/proposta-de-uma-docente-de-evt-para-a-constituicao-do-grupo-140/

30 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Paulo on 14 de Abril de 2015 at 10:57
    • Responder

    APLAUDIDO!
    Atenção, não existe AECS, as siglas não têm plural! AEC

      • Iisidoro on 14 de Abril de 2015 at 12:01
      • Responder

      Eu não sei se estará bem correto, mas há quem escreve “AEC’s” ou “AECs” para pôr no plural. A verdade é que são várias “AEC” e não uma.
      Será mais uma incógnita que o nosso ministério não saberá resolver, pois nem na matemática conseguem resolver as equações simples (Ministro – Professor Universitário de Matemática).

      1. Em pt-PT as siglas e os acrónimos não têm plurais. Podem corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (como é o caso aqui, onde nem o argumento de serem “várias atividades” cola pois o A é mesmo de Atividades).

        Assim: As AEC (e não As AECs ou AEC’s )
        É como as TIC ou os PALOP (ou ainda acabamos a escrever PALOPes)

        Já agora, mais umas siglas:
        – atividades de animação e de apoio à família (AAAF)
        – componente de apoio à família (CAF)
        – atividades de enriquecimento curricular (AEC)
        http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/

        Info: O apóstrofo ou a plica antecedendo o -s (ex.: *PME’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.
        FLiP – plural de siglas, acrónimos, abreviaturas e símbolos – http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1570

    • malf13 on 14 de Abril de 2015 at 10:58
    • Responder

    concordo a 100%……e porque não também criarem os grupos 150 para a expressão musical, o 160 para expressão físico motora……resolveria alguns horários 0 e asseguraria um ensino das expressões mais especializado e motivador para os alunos…

      • Marco on 14 de Abril de 2015 at 11:38
      • Responder

      Acabaria também com precaridade dos recibos verdes e com a exploração da parte de empresas da treta, autarquias, associações de pais etc e tal.

    • malf13 on 14 de Abril de 2015 at 11:03
    • Responder

    aliás, à semelhança do que já existe na Madeira…..

    • Iisidoro on 14 de Abril de 2015 at 11:55
    • Responder

    Concordo. O que podemos fazer na prática para isto andar para a frente? (não basta falarmos ou fazer uma grande teoria, temos de passar para a prática, vamos tentar mostrar o nosso interesse, vamos lá lutar, sem tentar nunca saberemos).

    • Rui Cardoso on 14 de Abril de 2015 at 11:59
    • Responder

    O 1º ciclo necessita de uma “reforma” de fundo. O sistema está desatualizado e cheio de buracos. O experimentalismo levou este ciclo à beira da “implosão”. Não estou contra a formação deste grupo, é para o fim da monodocência que caminhamos. O que não se pode continuar a fazer é a remendar o 1º ciclo, este ciclo não serve de escapatória para quem não se consegue encaixar nos seus grupos e ciclos. A organização tem de ser feita olhando para este ciclo como um todo, envolvendo todos os intervenientes e todos os que são necessários para o seu funcionamento. Não se pode transformar o 1º ciclo numa amalgama de disciplinas, temos que pensar numa nova organização que possa beneficiar o seu funcionamento…

      • felbol on 21 de Abril de 2015 at 23:02
      • Responder

      Aliás. Acho que deve começar a a fazer-se a articulação logo com o pré escolar.

    • sorim on 14 de Abril de 2015 at 12:03
    • Responder

    Concordo, mas incluia o grupo 100 e não só o 110 e 240 pois a expressão plástica também faz sentido neste grupo

    • Pedro Sousa on 14 de Abril de 2015 at 12:15
    • Responder

    Atenção que os do grupo 220 também estão habilitados para o grupo 110 mas tiveram de fazer a formação complementar na mesma…A do British Council é uma autêntica porcaria…Enfim…

    • Pedro Sousa on 14 de Abril de 2015 at 12:35
    • Responder

    E já agora, esses malandros que andam há 10 anos nas AECs a viver à grande e à francesa a ganhar ordenados principescos, que desapareçam e deixem o lugar para os professores a sério!

      • Ivone on 14 de Abril de 2015 at 14:58
      • Responder

      Eu estou há 2 anos nas AECs e sou professora profissionalizada e os meus colegas do Agrupamento também o são, por isso deve estar desatualizado.

        • Pedro Sousa on 15 de Abril de 2015 at 13:14
        • Responder

        Sabe o que é a ironia?

          • Ivone on 15 de Abril de 2015 at 15:40

          Sei o que é a ironia e adorava estar onde sempre estive…….mas também sei que a maioria, infelizmente, daqueles que estão nas AECs são professores profissionalizados que não têm horário nos seus grupos e têm que fazer algo por muito pouco que recebam e esse pouco por vezes sai caro……..É A VIDA DE TODOS NÓS PROFESSORES…

          2015-04-15 13:14 GMT+01:00 Disqus :

    • Sara on 14 de Abril de 2015 at 12:53
    • Responder

    Achei curiosa esta parte da exposição da colega…
    ” Neste caso, há ainda a vantagem, que se relativamente ao grupo 120 foram necessárias ações de formação para qualificar este grupo, no caso de um grupo de recrutamento para a Expressão Plástica, tal não seria necessário, pois os indivíduos que tiraram cursos para leccionar Educação Visual e Tecnológica são portadores de habilitação profissional tanto para o grupo de recrutamento 110 como para o 240 simultaneamente.”

    O que a colega desconhece é que colegas do 220, variante de Português e Inglês, também habilitados para o grupo 110, tiveram de fazer a formação. :/
    Para além de que essas formações foram pagas (a preço de ouro ) pelos professores.

    • Pois, Pois!!!! on 14 de Abril de 2015 at 13:00
    • Responder

    É muito bem. Acho piada…. e os colegas que andaram a ser explorados ao longo destes anos nas AEC? Um pontapé no rabo que o grupo 240 está aflito? Tenham vergonha

    • Ana Morais on 14 de Abril de 2015 at 13:36
    • Responder

    Fica uma ideia: fazer uma petição para o efeito, reunindo o máximo de assinaturas.

    • Manuel Cunha on 14 de Abril de 2015 at 14:02
    • Responder

    Ora ora…mas que mente maquiavélica e sem qualquer ética profissional! Agora que estão aflitos já se lembram que o tempo de AEC e até o 1º ciclo, afinal pode ser muito bom. Claro está, se for para meu benefício. Tenham VERGONHA na cara, se é que a têm, só pensam no vosso umbigo. Os colegas das AEC são LIXO! Eles não tem família, contas a pagar…não vivem de ar e vento. Eles que, por imposição do sistema, nunca tiveram outras oportunidades e sujeitaram-se à precariedade para sobreviverem, agora vamos correr com eles. Sim senhor, achava eu que os professores eram cidadãos conscientes e com respeito pelos outros! A sociedade está mesmo podre! Que valores anda esta gente a passar à geração que “supostamente” quer educar? Como pai estou deveras preocupado…com tanto egocentrismo e egoísmo.

      • N@to on 14 de Abril de 2015 at 14:42
      • Responder

      faço das suas, as minhas palavras! Apenas acrescento que muitos são os docentes que já nem concorrem, para ficarem nas AEC, usufruindo de localização geográfica privilegiada. E assim, quem leciona AEC desde 2006, este ano não obteve colocação. Pior… os critérios, enquanto não forem uniformizados, serão sempre injustos. Estou farto disto tudo!

    • J220 on 14 de Abril de 2015 at 14:55
    • Responder

    Quem quer fazer proposta e ser levado/a sério não pode escrever barbaridades como o penúltimo parágrafo. Tal como os colegas já referiram os docentes do grupo 220 que também possuem habilitação como todos sabemos para o 110 tiveram de fazer os maravilhosos complementos de formação para ficarem habilitados para o 120. A não ser que o grupo 240 seja um 200 diferente…

  1. Já agora, o melhor mesmo é o MEC assumir o fim da monodocência e propôr a criação dos grupos 140-EVT; 150-EM; e, 160-EF. Isto sim, é que era qualidade de ensino!

    • Alberto Miranda on 14 de Abril de 2015 at 16:45
    • Responder

    Anda muita gente ressabiada…é por isso que a classe docente está esfrangalhada.
    Os governantes riem dos “coitadinhos”…ao menos votem naqueles que defendem verdadeiramente a Escola Pública.

    • PROFESSOR INFORMÁTICO on 14 de Abril de 2015 at 22:10
    • Responder

    E acabavam os tachos das Câmaras…As AECs nunca vão acabar…. Vejo professores do 1º Ciclo a lecionar as TIC e são largamente elogiados pelos Diretores das Escolas… mas estes quando precisam resolver algum problema de informática falam com os professores de informática… que chamem a lambe botas das AECs. é uma pouca vergonha.

    • Marmelo on 14 de Abril de 2015 at 22:41
    • Responder

    Não podia estar mais de acordo com a proposta desta colega e acho que o grupo 140 devia englobar o 1º ciclo e jardim de infância.Nenhum povo tem uma literacia forte se não tiver uma sólida formação artística.Não se percebe porque é que a crianças não tem um ensino artístico desde tenra idade.Outra proposta é que haja a criação de um grupo de música para o prá-escolar e 1º ciclo.Deve ainda ser reintroduzido o ensino da música obrigatório no 3º ciclo(nem que o aluno não tenha avaliação quantitativa).Antes do 25 de Abril todos os alunos tinham música até ao 9º ano, era um ensii desajustado é certo.Não se percebe porque é que dos professores mais esquecidos continuam a ser os de música.Não pertenço a qualquer destes grupos.

    • Marmelo on 14 de Abril de 2015 at 22:43
    • Responder

    Peço desculpa por me ter esquecido dos colegas de Educação Física, mas acho a criação de um grupo 160.

  2. …licenciatura na Escola Superior de Educação ‘algures’…e depois refere que saiu da ‘Faculdade’…
    Minha cara! Faculdade ou Faculdades só dizem respeito a UNIVERSIDADES! E, no meu tempo, a Universidades públicas! Nas Escolas Superiores de Educação, quando muito, existem ‘Escolas’ não sei de quê ou Departamentos ou Institutos.
    É por estas e por outras que se vê como vai a confusão de muitos que por aí andam e que temem que se fale em habilitações académicas…

    • Xica on 15 de Abril de 2015 at 22:23
    • Responder

    É giro lembrarem-se sempre do 1º ciclo quando estão aflitos. Esquecem-se que as licenciaturas em 1º ciclo incluem didáticas das várias expressões? Porque seriam só os iluminados das variantes que poderiam concorrer a essas vagas (caso fossem criadas)? Façam logo a proposta: 6 anos de 1º ciclo e sem monodocência!

  3. Muito boa lembrança e ideia! Parabéns *

    • felbol on 21 de Abril de 2015 at 23:00
    • Responder

    Que confusão que aqui vai. A mim o que me aflige é que as variantes tenham duas licenciaturas. Quando muito, a qualificação no primeiro ciclo é um bacharel. Essa gentinha inundou o primeiro ciclo de frustrados ( na sua maioria).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading