“Animação, hoje é… Dia da LIBERDADE!” (Animação e 25 de Abril)

Hoje não é sexta, eu sei. É Sábado e DIA da LIBERDADE.

Por isso, nada melhor que uma rubrica especial de animação alusiva a este dia.

Neste dia 25 de Abril, dia da Liberdade, deixo-vos dois filmes sobre o 25 de Abril, ambos portugueses. O primeiro, de Abi Feijó intitulado A noite saiu à rua. Este realizador é um dos mais conhecidos e reconhecidos tanto a nível nacional como internacional, tendo dado os primeiros passos na animação em 1977, altura do primeiro CINANIMA, seguindo depois o seu caminho nesta área, abrindo depois a sua produtora, Filmógrafo. O filme de animação A noite saiu à rua é descrito pelo realizador desta forma “As noites são dias escondidos do outro lado dos nossos desejos. Mas algumas permanecem como sombras flutuantes a deformar as imagens indefesas do quotidiano. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue…  E vamos morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam”. São 4 minutos, a não perder.

O segundo filme de animação, também sob o lemado 25 de Abril, foi realizado em 1996 por um coletivo de crianças do 6.º ano da Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas, em parceria com a APRIL e Filmógrafo. Chama-se O Cravo da Liberdade. Oito minutos deliciosos…

Até sexta!

 

https://www.youtube.com/watch?v=SXCVJQ7X6N4

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/04/animacao-hoje-e-dia-da-liberdade-animacao-e-25-de-abril/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog