Das 4705 candidaturas retiradas das Reservas de Recrutamento por obtenção de colocação em BCE existem 2915 candidatos.
O quadro seguinte faz a distribuição dos candidatos pelos anos de serviço até 31/08/2013. Até ao momento não consigo fazer a distribuição dos anos de serviço pelo grupo de colocação porque a lista de retirados não diz em que grupo de recrutamento o docente obteve colocação e até à RR5 a maior parte das colocações em BCE não são conhecidas. Apenas consigo analisar as colocações por grupo de recrutamento obtidas em BCE a partir do dia 20 de Outubro, mas ainda nem de todas.
O número de anos de serviço com mais colocados em BCE é de oito anos com 543 colocações.
Já foi colocado em BCE um docente com 30 anos de serviço e 6 docentes que em 31/08/2013 ainda não tinham um ano de serviço.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Nem acredito que já há pessoal colocado em BCE sem qualquer tempo de serviço, ou com apenas 1 ou 2 anos. Se, supostamente, a BCE valoriza a experiência profissional, através dos critérios, onde é que esta gente tem experiência profissional?
Como é possível fazer uma correta e justa avaliação curricular com a aplicação de
alguns subcritérios?
Por exemplo: o subcritério – Qual a experiência profissional, contabilizada em dias,
na lecionação dos programas/ níveis de ensino relativos ao grupo de
recrutamento a que se candidata?
A última opção de resposta e com mais peso é de ≥ 2555 dias (7 anos).
Assim, qual é a distinção entre quem tem mais de 14 anos de serviço e quem tem apenas 7 anos de serviço na lecionação no grupo de recrutamento?
Desvaloriza-se a experiência profissional? Então porque se ensina nas diferentes ciências que a experiência é fundamental para se atingir o conhecimento?
Simples: os colocados com mais anos de serviço são de certeza do 100 ou do 110, que é onde há mais candidatos com maior tempo de serviço…
Os com menos são do 350 ou 910 e tiraram uma nota excelente no mestrado pós-bolonha! (Ou seja, são mesmo bons, porque isto de tirar 18 e 19 não é para qualquer um ou… espera lá!…)
Eu também tive colegas, todos de médias perfeitamente normais, que foram tiram um mestrado de profissionalização e a nota mais baixa que houve foi 17. Todos os outros tiraram 18, 19 e até 20. Só GÉNIOS
Mesmo assim, sendo o grupo 350 ou 910, não ter nenhum tempo de serviço é estranho pois os critérios da BCE valorizam a experiência em TEIP, Cusos Profissionais e afins, Ensino Especial…
MUUUIIIITO ESTRANHO
Boa tarde a todos/as, primeira palavra e gesto, em jeito de abraço, a todos/as professores/as, a meus pares um bem haja.
Acabei de concluir um mês de substiuição, num horário temporário, fui
colocado em RR2, hoje acabo de gozar o segundo dia de férias,
obrigatórias, amanhã estou de novo desempregado… Que formalidades
e/ou ações devo realizar para poder voltar à RR e à BCE? Peço orientação
e partilha de experiência, obrigado.