Relatos na Primeira Pessoa

Para se ver o enorme problema causado com a anulação da BCE1.

Retirei apenas este comentário deixado num post anterior, mas muitos outros casos semelhantes devem ter acontecido hoje.

Muitas vidas se alteraram de um momento para outro sem que nada o fizesse prever, muito menos depois da garantia dada pelo Ministro da Educação que nenhum professor seria prejudicado.

 

Sinto-me esmagada, maltratada, revoltada, triste…enfim. Fui colocada na BCE 12 set a 700km de casa, trouxe comigo dois filhos um de 5 anos e um de 10 meses, sim bebé. Deixei td… mudei o meu filho mais velho de escola. Ele até se está a adaptar bem a nova escola… Trabalhei dei o meu melhor dentro de todos os possíveis… e agora dizem-me que a minha colocação foi anulada… não foi só a minha colocação anulada, foram os meus filhos, a minha família, o meu dinheiro… a minha vida. E agora quem me paga todos estes gastos, este danos psicológico…os meus filhos.. td não é assim que se tratam as pessoas, não é.

Não têm esse direito…não têm…………

 

 

Enquanto isso:

 

Uma amiga minha ficou colocada na RR2 em horário completo anual. Hoje na BCE ficou colocada em 8 escolas 🙂 Cinco horários completos anuais e os outros incompletos. Nota: concorreu para todas as escolas TEIP e autonomia do país.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/10/relatos-na-primeira-pessoa/

38 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • kardashian on 3 de Outubro de 2014 at 22:43
    • Responder

    Deviam ir para tribunal e meter essa gentalha no sitio.

      • Cristina Neto on 3 de Outubro de 2014 at 22:57
      • Responder

      Desculpem as imagens não aparecem, mas penso que o texto é elucidativo.

    • kardashian on 3 de Outubro de 2014 at 22:44
    • Responder

    E ninguém se importa com nada e ninguém faz nada??? Isto tem que ir para a televisão. todas as pessoas tem de saber o que é que esse assassino de famílias anda a fazer

    • Mónica on 3 de Outubro de 2014 at 22:45
    • Responder

    Estou colocada e sinto-me revoltada com a forma como estão a tratar os meus colegas. Revoltemo-nos porra! Vamos organizar-nos! Eles estão a destruir a NOSSA ESCOLA, A ESCOLA DOS NOSSOS FILHOS E DAS GERAÇÕES FUTURAS. Não podemos deixar que continuem a dar o dinheiro às escolas com contrato de associação. Arlindo, o que podemos fazer?

    • Cristina Neto on 3 de Outubro de 2014 at 22:55
    • Responder

    Venho expor o seguinte caso que é a prova inequívoca de que continua a haver erros nas graduações.

    Eu fui colocada na Contratação Inicial, mas continuei a acompanhar a situação com uma angústia, não por mim, mas por todos os colegas nesta situação lamentável.
    Apenas consigo comparar a situação entre mim e uma colega da qual conheço todo o percurso e situação, mas imagino que o que acontece aqui, acontecerá em milhares de outras situações.
    Tenho uma colega de grupo (910), que fez a especialização comigo e ficámos a trabalhar na mesma escola, por coincidência, no ano passado. Como eu sou mais velha e tenho mais tempo de serviço fiquei colocada primeiro, até aqui, tudo bem.
    Este ano, eu, como mais graduada, voltei a ficar colocada primeiro, logo em 9 de setembro na Contratação Inicial, mas também tinha concorrido à BCE como é natural, assim como a minha colega e até concorremos às mesmas escolas, uma vez que residimos na mesma cidade.

    Esta era a minha posição na lista graduada nacional:

    Esta era a posição da minha colega na mesma lista, cerca de 200 lugares atrás de mim:

    A minha colega ficou colocada apenas na RR2, como menos graduada que é, certo!

    Agora na lista da BCE de uma das escolas a que concorremos ambas, ela aparece em nº 156 e eu em nº 177. Isto é o que aparece na lista:

    Eu:

    A minha colega:

    Os critérios e respetivos pesos divulgados pela escola são:

    As nossas respostas foram exatamente as mesmas! Pergunto eu: Como é possível ela ter passado à minha frente??? Porque é que a ponderação dela dos critérios é maior que a minha??? (75.00 >68.75)??????

    É só a prova de que continuam a existir erros!!!
    Note-se que esta situação não me afeta, mas prova inequivocamente que continuam a existir erros!!

      • Rita on 5 de Outubro de 2014 at 0:38
      • Responder

      A minha situação é idêntica, com a diferença de eu ainda não estar colocada.
      Conheço duas colegas que ficaram à minha frente na nova BCE:
      Uma delas está cerca de 200 lugares atrás de mim na lista ordenada de graduação;
      A outra nem sequer aparece na lista ordenada pois não realizou a PACC por vontade própria mesmo não tendo 5 anos de serviço efetivo.
      Agora pergunto: será que a solução passa por anular mais uma vez esta BCE por existirem erros graves ou ninguém comprovará as respostas dadas no concurso para a BCE (devido ao grande constrangimento causado com o arranque do ano letivo) e continuaremos a assistir a estas injustiças?
      Realmente a indignação e a revolta que este ministério está a causar a toda a comunidade educativa não tem desculpa…
      Porquê dentro do ensino público existirem concursos realizados de forma tão diferente? Será isto constitucional?
      Se querem acabar com a escola pública que o façam de uma vez.
      Não faz sentido sermos tratados de forma diferente se todas as escolas pertencem à rede pública – para umas somos mais habilitados e para outras menos… Não faz sentido…
      E porque não voltamos a ser colocados indo diretamente à graduação profissional? Não seria a forma mais justa?
      Enfim… apenas consigo deixar aqui a minha revolta e indignação ao sentir que a nossa profissão está a ser banalizada por todos, mesmo por colegas da mesma classe (dando dados falsos relativos à sua condição profissional).
      Sinto-me cada vez mais humilhada quando digo que sou professora e é com grande tristeza que assumo que a educação que se está a transmitir aos nossos alunos é: “não olhem a meios para atingir os fins”…

      Desculpem o desabafo.

    • Prof Música 2 on 3 de Outubro de 2014 at 22:57
    • Responder

    Parabéns Sr. Ministro.
    Conseguiu com uma só professora resolver o problema de falta de colocação em 8 escolas (possivelmente Mega-agrupamentos) e ainda ter umas horitas de acumulação (de um horário completo) na RR2.
    É caso para dizer: Para Mega-agrupamentos têm que ser colocados Mega-professores…
    É mesmo vergonhoso todo este processo.
    Os deputados têm que meter este Governo na linha…

    • Maria on 3 de Outubro de 2014 at 23:04
    • Responder

    Maria,

    “Estas listas contêm a ordenação de todos os candidatos que submeteram a candidatura,

    mesmo os que desistiram, total ou parcialmente, da BCE, os que ficaram colocados em

    sede de contratação inicial e os que não cumprem, nem estão dispensados do

    cumprimento do requisito previsto na alínea f) do n.º 1 do artigo 22.º do ECD. Note-se que

    os candidatos nas circunstâncias enumeradas não integram as listas de colocação”…

    quem entrou na CI, com horário incompleto fica de fora da colocação em BCE???

    que é isto???

    • Maria on 3 de Outubro de 2014 at 23:08
    • Responder

    Para quando se anuncia a lista dos colocados na BCE??

    Uma vergonha!! já nem se tem direito a saber??

    22 contratos com o MEC…

    • Impaciente on 3 de Outubro de 2014 at 23:25
    • Responder

    Como é que uma vergonha deste tamanho não tem uma fatura para os dirigentes políticos que a criaram? É absolutamente vergonhoso. Tivessem eles dados ouvidos às queixas dos professores, mal elas surgira e teriam ido muito a tempo de corrigir o erro, nem que fosse anulando logo as colocações. Em vez disso, primeiro disseram que as colocações estava, feitas e que ninguém ia ser prejudicado, depois disseram que quem tinha ficado na primeira BCE já não saiam e agora vêm dizer exatamente o oposto quando as vidas dos professores dos alunos e das suas famílias já estavam a ser “normalizadas”.
    Enfim, é muito triste ver o desprezo total com que somos tratados. Temos um governo que parece incomodado em ter que governar porque simplesmente não o sabe fazer. São amadores, rascas, ordinários e negligentes. Falham a toda a hora e ninguém os chama à responsabilidade.
    Tenho pena de todos nós…


    1. Nós temos o país que merecemos…Quando nos demitimos das nossas ‘obrigações’ enquanto cidadãos, enquanto assobiarmos para o lado e recitarmos a lenga-lenga de que são ‘todos iguais’ e não ‘há alternativas’, vamos ter o país como o conhecemos. Pior. A realidade, nos próximos anos, se nada for feito, vai-se agravar e as consequências serão tão nefastas que poderá não ser possível recuperar alguma coisa…

    • anabela910 on 3 de Outubro de 2014 at 23:27
    • Responder

    Fiquei colocada no dia 12 na BCE e no dia 26 na RR2 num horário temporário. Inicialmente no mail que recebi do DGAE informaram k teria de optar de acordo com a minha pretensão mas k ambos seriam considerados horários anuais…. Afinal tretas… Apenas poderia optar se obtivesse colocação em BCE hoje. Na lista de RR de não colocados tinha cerca de 60 pessoas à minha frente. nesta nova ordenação sou entre o 200 e o 400. Vergonhoso…. 14 anos de serviço, sendo 5 no grupo de educação especial… Colegas com cerca de 6 anos de serviço nos primeiros lugares… Mas, segundo o Crato os senhores professores não seriam prejudicados. Eu fui… vou-me sujeitar a um horário de um mês enquanto k colegas k estão 2000 lugares depois de mim conseguem um horário anual. Sem comentários. Ainda me custa a acreditar k isto fique assim… Boa sorte a todos, bem precisamos

    • suzy on 3 de Outubro de 2014 at 23:38
    • Responder

    Como podemos reclamar? Eu não sei, ninguém nos ouve, falamos com as escolas dizem que é da responsabilidade do ministério, o ministério esse…nunca ninguém tem acesso…vamos para os tribunais???


  1. Eu não percebo nada disto da BCE.

    Não será antes BSE?

    É que esta país está transformado numa manada do bovinos, comandada por uma vara de suínos…

    • mariana on 3 de Outubro de 2014 at 23:41
    • Responder

    eu já nem tenho palavras, total e completa falta de respeito e de tudo…. até quando vai tudo isto continuar?


  2. O que eu gostava de saber é se a colega que ficou colocada em 8 escolas consegui aceitar alguma? É que a mim que só estou em 2 uma da RR2 e outra da BCE, não me deixa…

    Ao tentar selecionar o horário da RR2, sou premiado com a seguinte mensagem:
    “AVISO
    O(a) candidato(a) Paulo Miguel Pereira Marques, número 9184886285 ultrapassa o limite de horas permitido para acumulação.

    Encontra-se colocado(a) no(a)(s):

    – Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, Loures, código 172091, num horário de 22 horas de 2014-10-03 até 2015-08-31.

    Máximo permitido 28 horas.”
    Como me posso livrar desta trapalhada?!

    • Antero de Freitas on 3 de Outubro de 2014 at 23:56
    • Responder

    Estimada Professora/Mãe,
    Não desistas dos teus filhos. Não percas o teu norte. Força. Expõe a tua situação à provedoria de justiça, a um sindicato… mas tenta ultrapassar isto e não percas a razão… coragem, vai à luta por ti e pela tua família… Um forte abraço

    • Down on 4 de Outubro de 2014 at 0:02
    • Responder

    Isto continua tudo voltado do avesso….

    Como é possível eu estar em primeiro na maioria das escolas ao qual concorri na
    BC1 e agora ter baixado mais de 40 lugares quando aparece colegas mais novos, ….
    bem mais novos à minha frente e quando
    ao olhar para os critérios das escolas a minha avaliação devia ser 100% e
    aparece 75% …. Não dá para perceber ……

    • Zé Maria on 4 de Outubro de 2014 at 0:56
    • Responder

    Arlindo,

    Fui colocado no dia 12 em BCE1, aceitei a colocação, o diretor da escola validou os meus dados e mantive-me ao serviço até hoje. Hoje à tarde estava a dar aulas e disseram-me que tinha de ir embora da escola pois o ministério tinha mandado anular as colocações.

    Entretanto na sexta-feira passada tinha recebido um mail da DGAE com uma colocação em RR2, que estava impedida de aceitar até saírem os resultados das nocas listas da BCE2. E estava mesmo pois verifiquei isso na aplicação. No mesmo mail mandaram-me manter na escola onde estava colocada.
    Acabei de chegar a casa (pois trabalhava a 250 km de casa e tive que arrumar as coisas que levei para um ano letivo), vim agora à aplicação aceitar a colocação e qual não foi o meu espanto ao ver que me aparece a mensagem: “Não aceite em tempo útil”

    Ajudem-me pois estou desesperado. Aconteceu a mais alguém?

      • Kuga on 4 de Outubro de 2014 at 1:04
      • Responder

      Boa Noite
      Também me aconteceu o mesmo!!!!! “Não aceite em tempo útil” E apenas tivemos umas horas para “aceitar”…
      O que podemos fazer????

        • Zé Maria on 4 de Outubro de 2014 at 1:06
        • Responder

        Não sei, estou deseperado… É que ligar para a DGAE 2ª feira é inútil, eles nunca atendem os telefones.

          • Kuga on 4 de Outubro de 2014 at 1:12

          Pois, tens razão!!!
          Pensava que podia aceitar até 2ªfeira (seria o prazo normal) e afinal era até às 00h?? Não percebo nada disto. Também estive na escola até hoje e não me disseram nada. Apenas vi na plataforma o contrato anulado e agora o outro “Não aceite em tempo útil” às 00h01m de dia 04/10/2014””

          • Zé Maria on 4 de Outubro de 2014 at 1:28

          Temos que tentar resolver isto se não estamos desgraçados. Será que há mais gente na nossa situação?

          • Kuga on 4 de Outubro de 2014 at 1:37

          Sim, penso que há mais pessoal na mesma situação…(pelo menos foi o que li neste blog). Por isso temos mesmo que fazer algo. Telefonar para a DGAE, sindicatos…ver o que se pode fazer pois só nos deram algumas horas para “aceitar”, quando seriam 48h…não pode estar correto em termos legais.

      • mar510 on 4 de Outubro de 2014 at 1:19
      • Responder

      estou na mesma situação e não sei o que fazer….

        • Kuga on 4 de Outubro de 2014 at 1:44
        • Responder

        acho que existem muitos colegas na mesma situação…é impossível podermos aceitar só até às 00h. não vi nenhuma circular com a horas de aceitação…deveríamos ter 48h após a publicação das colocações da BCE…pois segundo o mais da DGAE só poderíamos aceitar após publicação das mesmas

          • Ana on 4 de Outubro de 2014 at 10:14

          Aqueles que tenham obtido dupla colocação na RR e na BCE deverão agora indicar o horário da sua preferência até às 23h59 de segunda-feira, dia 6 de outubro. Para a Reserva de Recrutamento foi considerada a candidatura de todos os professores colocados na primeira Bolsa de Contratação de Escola, a fim poderem optar pelo horário de sua preferência.

          • vitoria on 4 de Outubro de 2014 at 10:46

          Eu estou na mesma situação. Não sei o que fazer. Ainda ontem , mesmo sem ver as listas da BCE e já cansada de tudo telefonei para a escola e informei que ia aceitar o horário logo que a plataforma o permitisse. hoje fui fazê-lo e não dá. Estou desesperada. O que fazermos, já mandei email para MEC, DGAE e escola.


  3. Mas… mas… o mais importante não são os alunos? A família é secundária, porque o futuro são os nossos alunos.

      • manuela on 4 de Outubro de 2014 at 10:49
      • Responder

      A família é secundária? É claro que não! Por isso é que temos gentinha a governar o país, com certeza que tiveram pais que achavam que a « família é secundária » !!

    • Natália Mendes on 4 de Outubro de 2014 at 1:17
    • Responder

    Eu sou professora contratada do grupo 500 e leciono há mais de 10 anos e nunca pensei chegar a um ponto em que a falta de vergonha na cara e incompetência dos nossos governantes fizessem tantos estragos como os que estão a ser feitos. Estou sem colocação, mas estou solidária com todos aqueles que, por incompetência de bestas como as que nos governam, em resultado de um total abuso de poder, falta de profissionalismo e de ética, estão sujeitos. Não sou de escrever em fóruns, blogs, etc…mas desde hoje de manhã que me senti tão repugnada que não consigo não mostrar a minha TOTAL INDIGNAÇÃO e REPULSA por tudo isto!!!Tem de haver algo (alguma lei) que impeça esta gente (se assim se podem considerar) de continuar a “assassinar” famílias, alunos, enfim…o nosso ENSINO!

    • Arod on 4 de Outubro de 2014 at 2:18
    • Responder

    Lamento por todos os colegas que, sem culpa, foram indevidamente colocados e descolocados. Penso que deveriam ser indemnizados para remediar as despesas que tiveram. Contudo, sou da opinião que esta foi a solução mais justa para todos, pois o erro tinha que ser corrigido!

      • maria on 4 de Outubro de 2014 at 3:59
      • Responder

      O erro tem que ser corrigido. A luta deve continuar para terminar com ESTA GRANDE TRAPALHADA. Voltem à graduação.

    • HMCP on 4 de Outubro de 2014 at 4:12
    • Responder

    QUEM TEM 13 ANOS DE SERVIÇO COMPLETOS/CONSECUTIVOS E NESTE SEU 14º ENTROU COM 9H NA CI, e CONTINUA EM 1º LUGAR NA BCE DE VÁRIAS ESCOLAS, NÃO É CHAMADO/INFORMADO, NÃO vai DENUNCIAR “sem rede” POR NÃO TER GARANTIA E, PARA JUNTAR À FESTA, se não dessem esse tratamento desigual INFORMAnDO (MAIL AO MINUTO DAS 22H NAS ESCOLAS QUE ESTAVA EM 1º) PODIA DENUNCIAR SEGURAMENTE AS 9H CI, E FICAVA
    NA SITUAÇÃO DE VINCULAÇÃO SEMI AUTOMÁTICA. que grande…piiiiiiii !!

    • Ne$ita on 4 de Outubro de 2014 at 7:54
    • Responder

    Isto é uma vergonha… vergonha de país, vergonha de políticos, vergonha… há que continuar a votar nesta cambada de incompetentes. Agora que venha o Costa. Enquanto votarmos nestes palhaços centristas é isto que nos acontece. Será que ainda não percebemos todos?

    • Gotinha on 4 de Outubro de 2014 at 12:15
    • Responder

    http://blogotinha.blogspot.pt/2014/10/professores-enxovalhados-demita-se-sr.html
    O relato da história do marido de uma amiga minha.

    • Sónia on 4 de Outubro de 2014 at 14:57
    • Responder

    A senhora também não tem o direito de “chantagear” e apelar à piedade da opinião pública usando para isso o facto de ter filhos pequenos e de ir para longe. Se foi para longe é porque concorreu para lá ninguém a forçou a isso se tem filhos pequenos ainda bem para si é sinal de felicidade agora querer que a aceitem numa escola em que esteve ERRADAMENTE durante um mês sensivelmente e com isso prejudicar quem deveria estar no seu lugar é muita pretensão. Tenha paciência há mais concursos… como há para os seus restantes colegas incluindo eu. Passar bem.

      • Supeprof on 4 de Outubro de 2014 at 21:47
      • Responder

      Uma história: um adulto dá um chupa-chupa a uma criança. Ela começa a comê-lo, feliz. Ao fim de pouco tempo, o adulto tira o chupa-chupa à criança dizendo “ah desculpa, esse chupa não era para ti, é para este menino. Dá cá. Toma lá, menino”. E pronto acabou a história. Coitada da criança, não? Este adulto é um monstro. E também há outros adultos monstros que acham que este adulto fez algo correto. Se o adulto fosse DECENTE e CORRETO, a criança não tinha de “pagar” pelo seu erro. O adulto arranjava outro chupa-chupa para dar ao menino. Infelizmente há pessoas que só entendem histórias de crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

slot gacor slot gacor situs android4d situs android4d situs bir365 situs sbs188bet situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs bir123 situs metal303 situs metal303 situs bir365 situs sbs188 situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs birasia situs bir123 birtoto-link birtoto-login bir123-link bir123-login bir365-link bir365-login sbs188bet-link sbs188bet-login sbs188bet android4d-link android4d-login android4d-alternatif rgm168-link rgm168-login metal303 birtoto android4d rgm168 sbs188bet metal303 bir365 bir123 link-birtoto link-rgm168 link-sbs188bet link-303metal link-bir365 link-bir123 link-alternatif-birtoto birtoto bir123 link-bir123 link-alternatif-bir123 bir123-link login-bir123 bir123-login daftar-bir123 rtp-bir123 android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar rtp-android4d birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar rtp-birtoto sbs188bet link-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet sbs188bet-link login-sbs188bet sbs188bet-login daftar-sbs188bet sbs188bet-daftar rtp-sbs188bet rgm168 link-rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link login-rgm168 rgm168-login daftar-rgm168 rgm168-daftar rtp-rgm168 bir365 link-bir365 link-rgm168 link-bir123 link-android4d link-bir365 link-birtoto link-sbs188bet birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar bir365 link-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 daftar-bir365 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online situs-gacor situs-online game-online slot-gacor server-thailand slot88 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online slot-fastspin Metal303 Link-alternatif-metal303 Metal303-link-alternatif Login-metal303 birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link-alternatif login-birtoto birtoto-login rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link-alternatif situs-rgm168 rgm168-situs rgm168-login login-rgm168 android4d link-alternatif-android4d android4d-link-alternatif login-android4d android4d-login situs-android4d android4d-situs komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login bonus-garansi rtp-komplekslot game-online situs-online metal303 link-metal303 metal303-link login-metal303 metal303-login bonus-garansi-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot komplek-slot slot mahjong megaways slot thailand slot Habanero slot gate of olimpus 1.000 PRINCESS STARLIGHT 1.000 KOMPLEKSLOT GACOR KOMPLEK SLOT SLOT KOMPLEK SITUS SLOT login-komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot bonus-komplek-slot komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus SLOT GACOR BONUS GARANSI KEKALAHAN komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus-garansi birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 komplek-slot daftar-komplek-slot bonus-komplek-slot link-alternatif-komplek-slot login-komplek-slot metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 link-alternatif-metal303 login-metal303 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir365 daftar-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto android4d daftar-android4d bonus-android4d link-alternatif-android4d login-android4d hasil-pemilu ganjar-menangis MAKAN SIANG GRATIS birtoto daftar-birtoto link-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto situs-birtoto situs-online-birtoto youtube amazon facebook google gmail bonus-kekalahan bonus-garansi-100persen komplek-slot komplekslot rgm168 daftar-rgm168 link-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 situs-rgm168 situs-online-rgm168 bonus-garansi-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet link-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet situs-sbs188bet situs-online-sbs188bet bonus-garansi-sbs188bet slot-thailand slot-koi-gate slot-online daftar-bir123 bir123 link-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 situs-bir123 situs-online-bir123 bonus-garansi-bir123 bir365 daftar-bir365 login-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d situs-slot situs-aman situs-terpercaya slot-habanero slot-pg-soft situs-gampang-menang sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d bonus-android4d rtp-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet rtp-sbs188bet bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 rtp-bir123 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 rtp-bir365 metal303 link-metal303 situs-metal303 login-metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: