Geralmente o tema da Educação neste programa é debatido logo na abertura do ano letivo.
Como em muitas escolas essa abertura ainda não está concluída então o programa ainda está no timing correto.
Dentro de momentos na RTP1.
Out 20 2014
Geralmente o tema da Educação neste programa é debatido logo na abertura do ano letivo.
Como em muitas escolas essa abertura ainda não está concluída então o programa ainda está no timing correto.
Dentro de momentos na RTP1.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/10/post-para-o-pros-e-contras-sobre-educacao/
16 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A GP é uma porcaria. Este diretor disse toda a verdade… Muitos não gostam, mas é a realidade!
Claro, tudo aquilo que não nos convém é porcaria. Já quanto a argumentos lógicos, zero!
Exce(p)ção à regra: Diretor de Arroios:). Nunca tive o prazer de lá trabalhar, infelizmente. Haja um Diretor que parece “não coser para dentro” e que tenha abordado a importância dos assistentes/auxiliares:)
O comentário é que vai continuar tudo na mesma, como sempre. Os senhores directores continuam a adorar a ideia da autonomia. Tudo se encaminha nesse sentido, apesar dos usos e abusos que temos visto. Parabéns ao director da Esc Sec de Arroios que não teve papas na língua.
Há 4 tipos de professores que estão contra a Graduação Profissional e adoram a ideia dos critérios:
1- Os que têm pouco tempo de serviço(estes legitimamente).
2- Os que vivem de cunhas e amizades.
3- Os que dão a mão aos que referi no número 2(alguns diretores, entre outros)
4- Uma franja de professores do quadro que não sendo afetados pela situação, defendem a mesma para terceiros.
Para os que foquei no número 3 e 4, fica a sugestão de se acabar com professores do quadro e professores contratados e vamos todos a concurso sem a Graduação Profissional ser factor universal. Ficamos todos dependentes de critérios para ser colocados. Já que opinam tanto sobre a justiça e injustiça da Graduação Profissional, teríamos aqui uma bela oportunidade de equidade na profissão. Era bom, não era?
Plenamente de acordo!!
Vítor ao poder!
De acordo!
Graduação profissional SIM!!!
Se um professor que é muito graduado mas tem avaliação de pelo menos BOM, é porque é capaz! – E aqui sim deve continuar a graduação profissional
Agora o que o Diretor deveria de fazer, era classificar com nota negativa quem realmente merecesse, e o primeiro da lista em vez de se gabar:
“estou em primeiro vou para onde quero faço o que me apetece”
Era obrigado a trabalhar para merecer esse lugar.
SUGESTÃO:
uma nota de insuficiente = menos 1 ano de serviço!, mau = – 3 anos de serviço!
Eu gostei muito do comentário da nova directora da administração escolar Maria Luisa Oliveira.
“ah e tal só estou aqui há duas semanas”
Mais valia ter dito que não percebe nada daquilo mas como o “tacho” é bom decidiu arriscar e sempre dá para brincar com a vida dos outros.
Claro que esta Senhora (Senhora com um S GRANDE!) tem muitas capacidades, e secalhar poderá subir ainda mais, tem é que ter outra atitude!
Para mim, foi um programa para Diretores de escola reclamarem. Talvez por antever esse facto, a ausência do Senhor Ministro da Educação. Já os tinha ouvido falar anteriormente.
E de uma associação de País a dizer que os Professores devem dar educação aos filhos dos outros, quando essa educação deve começar logo ao nascer e ser , essencialmente, da responsabilidade dos Pais.
Enfim, as escolas estão e pelo vistos pretende-se, infelizmente, que assim continuem, cada vez mais, depósitos de meninos ; atiram para lá crianças e jovens e quem lá está que se vire ! Inventam modelos, projetos, currículos alternativos, sei lá o quê… Tudo menos um currículo único nacional.
Os Pais demitem-se da sua obrigação de educar e passam-na para os Professores evocando falsas parcerias ( a meu ver) . E ninguém lhe diz nada ? Será que os Professores estão todos de acordo? O Professor, enquanto educa um aluno não ensina o que deve ensinar, como é obvio. Nem a ele nem aos outros alunos da Turma. Enquanto educa um aluno , enquanto lhe pede para se sentar direito, para não meter o dedo no nariz , para não colar macacos debaixo da carteira , para se portar bem , para não tirar o material do colega do lado, não lhes ensina a Lei de Lavoisier e outras tantas coisas que os País não tem capacidade nem formação para ensinar. E ninguém diz nada ?
E depois apenas são valorizadas as disciplinas que têm obrigatoriedade de fazer exames?
Que absurdo é esse? A lei do chicote , não é? Se assim é façam exames nacionais e cegos a todas as disciplinas porque , pelos vistos, só assim é que se ensina alguma a alguém.
Se o professor tem formação para uma área disciplinar tem que dar a matéria e não fazer de bábá ou preceptor do aluno
Este é o melhor diretor de todos os tempos. que o digam quem teve o prazer de privar com este senhor! Palhaçada! 180 dias de aulas confere-lhe o direito de se manifestar sobre sucesso escolar. Vá dar aulas, que foi para isso que se formou1 Grande tacho deve ter este senhor!
Não gostei muito do programa. Penso que para a opinião pública que não percebe nada do assunto deve ter passado a ideia de que a autonomia plena resolveria todos os problemas. E eu discordo disso. Em meu entender só a graduação profissional confere equidade.
E quanto aos problemas das Universidades Privadas, acho que é o Estado que as deve fiscalizar. Mas isso penso que não vai acontecer, porque muitos ex-governantes vão lá fazer umas horinhas!
Que diretores estavam lá além do da Arroio?