Nem da parte do MEC, fazendo crer que está a fazer um procedimento extraordinário, ou da parte dos diretores que não sabem como se vão processar estes dois concursos.
As colocações que ocorreram nas duas BCE foram ambas para horários pedidos até 31 de Agosto, pelo que é normal que as necessidades das escolas TEIP e com Autonomia ainda não tenham sido ajustadas desde essa data. São esses horários que vão estar em concurso, bem como aqueles que decorreram dos horários não aceites até ontem às 23:59. Lembro que muitos docentes foram colocados em mais do que uma escola e os horários não preenchidos serão entregues novamente na próxima BCE.
Quanto à reserva de recrutamento, essas colocações têm vindo a acontecer semanalmente ao longo dos últimos anos de horários que são pedidos pelas escolas até determinada data. A próxima reserva terá horários pedidos pelas escolas, mas também os que resultem dos docentes terem aceite a BCE em detrimento da RR2.
Resta saber se as colocações destes dois procedimentos serão feitos ao minuto, ou não.
Se forem feitos ao minuto desaparecem as duplas colocações, se não forem, mais uma vez podemos ter professores colocados em várias escolas como na última BCE.
Quem ouve hoje as notícias até parece que o MEC está a fazer um favor aos professores.
15 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Um grande favor era esta malta do Mec ir toda para a rua…
Olá bom dia, realmente quando ontem à noite ouvi o Srº a falar até parecia que vinha aí uma novidade bombástica, afinal é só mais do mesmo.
Concordo com o Arlindo, ele quer iludir a opinião pública. Mas a esta altura do “campeonato” já nem com esses supostos “dois concursos” que o Srº diz q vão acontecer esta semana com os mesmos moldes “chegamos a bom porto”. Como se diz na minha terra “o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”.
Também continuo sem perceber como há professores impedidos de concorrer por causa de uma prova que nem ninguém realizou na totalidade.
Parece que isso facilmente passou para segundo plano. A PACC; o facto de milhares de horários terem sido ditribuídos por professores com horário zero (sem habilitação profissional para o efeito); alpinistas que, vindo das escolas privadas, não tiveram grande dificuldade em ultrapassar pela esquerda milhares de colegas do público.
É isto. O foco agora é a BCE, cuja ordenação continua a não respeitar o escrito na Lei.
……nem a possibilidade de estarem na RR/RR1/RR2 ……NADA!!! Foi uma grande injustiça cometida a estes professores profissionalizados, em nenhum país europeu isto seria permitido, ninguém quis saber e pouco ou nada se falou na CS.
Eu chamo a privar alguém de trabalhar sem ter razões para tal “abuso de poder”. Pena suspensa era o mínimo que este senhor merecia. Os sindicatos podiam ir pensando seriamente no assunto…
Arlindo, se juntarmos as OE para as escolas normais até 6 horas e para as TEIP/Autonomia que se esqueceram de preencher os critérios para a BCE, então são 3 concursos esta semana! Isto, claro, partindo do pressuposto que as OE começam novamente a ser lançadas na plataforma esta semana.
Eu ainda acredito (infelizmente) que mais esta semana haverá colocações duplas/triplas/whatever… Só para a semana é que as coisas vão começar a acalmar. Vai uma aposta que a confusão ainda não foi limpa? Se as colocações da RR saírem amanhã vai haver barulho novamente.
sou da mesma opinião!
Bom dia colegas. Dois concursos grandes?! A esta altura?! O MEC devia ter era vergonha… Mas eu levanto ainda outra questão que gostava de ver esclarecida e que passa pelo facto de nos terem “obrigado” a concorrer para horários temporários já que, supostamente, depois do dia 15 de setembro todos os horários seriam considerados temporários. Eu tenho um mail da dgae a afirmar isso mesmo e afinal, não foi isso que aconteceu. A verdade é que ainda vão sair horários anuais na RR3 e possivelmente em outras, basta haver uma reforma ou uma recusa na RR anterior. Fiquei colocada num temporário e agora nem posso concorrer às ofertas de escola. Estou “presa” numa opção que só coloquei porque supostamente a lei tinha mudado. De certeza que não serei a única vítima desta injustiça mas de certeza que daqui a 2 anos, irei ver colegas atrás de mim na graduação a passarem à frente, fruto destas injustiças todas que estão a ser cometidas… Sinto uma revolta e um desânimo para a docência como nunca senti…
Essa revolta e esse desânimo é partilhado por muitos professores profissionalizados excluídos do concurso nacional por não terem realizado a PACC por motivos imputáveis e ninguém se preocupou com eles, bem-vinda ao clube!
Como a entendo…
Após 12 anos de serviço, e à conta dessa malfadada informação, concorri a temporários… resultado, colocação na rr2 por 30 dias…
Para quem não entende como funciona o sistema de colocação de professores, o que nos parece é que está tudo resolvido ou a caminhar para tal. Ora parece tudo estar a funcionar, mas não está. A BCE2 continua com falta de transparência e incongruências, pois sei que muitos colegas estão a ser vergonhosamente ultrapassados. Bom, e todos sabemos o porquê, nem necessito de o explicar. Não é justo! Não é correto e ninguém faz nada! Anulem este concurso de merd… E sigam as listas, basta isso!
Mas não vejo sentido na BCE… Então, se um candidato não aceitou horário, não passam ao seguinte? Que novas listas de BCE são essas?
A parte do MEC é simples de perceber… manipular a opinião pública para ver se volta a ter as pessoas do lado deles agora que sente que finalmente as pessoas começaram a ver além das mentiras que o Crato há muito tempo vem dizendo a torto e a direito com cara de anjo…