Não é Só o MEC o Culpado

… por algumas escolas ainda não terem professores colocados.

Muito tarde a DGAE percebeu que existem escolas que não entraram na Bolsa de Contratação de Escola e por essa razão não foi possível ainda colocar professores nessas escolas e só agora parece querer resolver esse problema.

Os casos mais demonstrativos são as escolas de Benfica e da Vialonga.

Em 2013/2014 o Agrupamento de Escolas de Benfica tinha pedido durante o mês de Setembro 45 horários em Contratação de Escola e este ano ainda não tem nenhum professor contratado para qualquer dos grupos de recrutamento, nem mesmo por renovação de contrato.

No quadro de baixo estão os 6 agrupamentos que mais horários tinham pedido em 2013/2014 no início do ano letivo e que este ano não constam da Bolsa de Contratação de Escola por não terem submetido os subcritérios para a candidatura dos docentes à BCE.

Se se exige responsabilidades ao MEC por estes atrasos, não posso deixar de dizer que também estas escolas deveriam ser responsabilizadas pela falta de professores colocados nas suas escolas. Embora reconheça a atenuante destas escolas, pelo pedido da DGAE ter sido feito quase do dia para a noite em final de agosto e com um prazo muito curto de resposta.

Mas fica aqui o registo para se perceba que o MEC também não é culpado de tudo.

 

 

escolas teip BCE

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/10/nao-e-so-o-mec-o-culpado/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marmelo on 12 de Outubro de 2014 at 19:48
    • Responder

    O MEC tem sobretudo culpas no “arrastar” da situação. Aquando da 1ª BCE já se sabia deste problema e poderia ter perfeitamente ter resolvido essa questão na 2ª BCE (obrigando essas escolas a colocar os critérios). Foram quase 15 dias de diferença entre as BCE…

    • JoséAfonso on 12 de Outubro de 2014 at 20:08
    • Responder

    O Agrupamento de Escolas Professor Agostinho de Silva – Casal de Cambra (onde um menino de 9 anos mordeu numa professora) – Falta abrir concurso, que eu saiba, para o grupo 260 Ed. Física – 2 horários completos e anuais e 1 de 9H.

      • Srocha on 13 de Outubro de 2014 at 13:27
      • Responder

      Este mesmo agrupamento colocou 2 horários completos para o grupo 510, na aplicação sighre antes de ter os terem “apagado”.

    • Daniel on 12 de Outubro de 2014 at 20:15
    • Responder

    Por acaso essas escolas até estiverem bem, já que a BCE desrespeita os critérios definidos pelos conselhos pedagógicos.

    • Alexandra Cacilhas on 12 de Outubro de 2014 at 20:59
    • Responder

    But….quando reformulamos os subcritérios…ou mesmo muito antes já poderiam ter resolvido isso…. Melhor…poderiam aniquilar o monstro BCE

    • Paulo G. on 12 de Outubro de 2014 at 21:51
    • Responder

    O caso de Vialonga tem, historicamente, muito que se lhe diga quanto a “atrasos” nos pedidos. Talvez a nova gestão não consiga os poderes de outrora.

    • torradeira on 12 de Outubro de 2014 at 22:26
    • Responder

    Lecionei em Coruche há 2 anos. Tem uma estação fechada há 4 ou 5 anos e são 40kms até ao Comboio. Quem vem de Lisboa não tem autoestrada perto, ou Santarém ou Vila Franca de Xira. Autocarro há o expresso de vez em quando, mas para o Norte são 5 horas de viagem com transbordo(s). Quanto aos alunos, tinha turmas só com ciganos e tendeiros 4 dias por semana e brancos começam a ser poucos e malcriados como os outros. O coordenador tem medo dos ciganos e ninguém os pode contrariar ou revoltam-se. Até tentaram isolá-los numa escola do 1º ciclo que estava desativada, mas não deu em nada. Dizem que são os ciganos piores de Portugal. Há vários locais com ciganos na zona que convergem para ali.

    Ah, além das escolas do 1º ciclo espalhadas pela zona, tem uma escola EB 2,3 que faz parte do agrupamento a 26kms de distância. São 52kms para cada lado. Está quase colada a Mora, já no Alentejo. No mínimo ridículo, pois eu fazia 3x por semana esses 52kms por dia A GASOLINA e só no ano passado é que houve ajuda de custos de deslocação. Mais ridículo é que há um outro agrupamento a 20kms de distância da escola sede. Mais vale concorrer para Lisboa!

    • mpl on 13 de Outubro de 2014 at 15:15
    • Responder

    A culpa é do ME que não planifica atempadamente as coisas. Deviamos era trabalhar todos como o ME …

    • AC on 13 de Outubro de 2014 at 19:12
    • Responder

    Estas escolas achavam que ao fazerem-se esquecidas iam poder continuar com a mesma forma de colocação das OE e assim meter lá os amigos. Agora saiu-lhes caro o processo pois ainda não têm professores e vão demorar a ter.

    Não entendo porque é que o CRato, com um dispositivo de colocação rápido como a Lista Graduada, não despacha isso em 3 dias. Será que ele ainda não entendeu que qualquer professor é capaz de lecionar em qualquer escola, não é preciso mandar vir professores de Marte para lecionar nas especialíssimas TEIP.

    • luis miguel on 13 de Outubro de 2014 at 22:15
    • Responder

    Não concordo com a culpa desta escolas….estes horários estavam atempadamente em contratação de escola….foi a DGAE que retirou os horários de concurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: