E a Quantos Aconteceu Isto?

Serem retirados de colocações em BCE para completamento de horário?
 

Queria denunciar uma situação que está a acontecer nas escolas e os colegas não devem ter conhecimento.
 
Fiquei colocada com um horário de 11 horas, anual, na RR2. Esse horário é efetivamente de 11 horas. Concorri às duas BCE para horários em que pudesse completar o meu horário. Na passada sexta feita, em conversa com uma colega de uma escola TEIP à qual concorri a horários superiores a 15 horas, descobri que tinha ficado colocada nesse AE uma outra colegas com um número de ordenação superior ao meu, no horário de 16 horas, e eu não recebi qualquer contacto da parte da DGAE/Escola para saber se o horário seria compatível com o meu. Segundo percebi a DGAE enviou uma segunda lista de professores para o AE e a que estava publicada de nada serviu… o que é totalmente ilegal! Desde quando me retiraram das listas se eu não desisti desses horários em momento algum? Estranho também é essa colocação não constar da minha área pessoal do DGAE. Apenas tenho acesso a alguns horários inferiores a 22 horas. Enviei queixa para DGAE, AE, IGE, Provedor de justiça e Gabinete do Ministro. Nós nunca conseguiremos saber o que se passou realmente pois não temos acesso às colocações reais… Estou revoltada, pois vejo colegas a passarem-me à frente com horários muito melhores que o meu e eu com possibilidade de completar horário, estou impossibilitada pela DGAE.
 
E acredito que o que se passa comigo passar-se-á em outros casos.
 
Agradecia que tornasse público este problema para alertar os colegas que poderão estar na mesma situação que eu.
 
Obrigada e bem haja!

 

Liliana

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/10/e-a-quantos-aconteceu-isto/

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • dm on 26 de Outubro de 2014 at 23:29
    • Responder

    Olá!
    Comigo aconteceu exatamente o mesmo. Fui colocada na RR3 com um horário de 10 horas anual e não me chamaram das escolas para onde concorri a fim de puderem verificar a compatibilidade dos horários.
    Para além disso, estando eu no período experimental não deveria ser chamada e caso pretendesse não poderia denunciar o contrato para ficar com horários que eu tive conhecimento que saíram de 18 horas e 20 horas?
    O caos é total e eu a ver toda a gente a passar-me à frente 🙁
    Tal como a colega também não tenho acesso a essas colocações apesar de ter conhecimento delas, pois algumas foram aceites por pessoas que conheço muito bem!
    Obrigada

      • Prof on 27 de Outubro de 2014 at 0:56
      • Responder

      Estou na mesma situação… já mandei um email mas não estou a vislumbrar uma resposta da dgae.

      • hcostarodrigues on 27 de Outubro de 2014 at 11:26
      • Responder

      Subscrevo totalmente! Estou na mesma situação…na rr4 fui colocado num horário anual de 8 horas…têm sido colocados colegaS em bce com número de ordenação superior ao meu em horário completo…estando eu no período de denúncia devia ser contactado para fazer a escolha!!!

    • Kita on 27 de Outubro de 2014 at 11:50
    • Responder

    Eu estou assim desde o início deste “concurso”… colocada por CI em 12h anuais, mas sem alunos 🙁 Ou seja, foi uma duplicação de vaga para o mesmo horário. Sendo eu a menos graduada, fico eu como “fantasma”…
    Já fizemos (eu e a Escola) queixa para DGAE e de nada adiantou. Entretanto vejo colegas menos graduados que eu a serem colocados nas RR e a serem chamados para a BCE – e sim, concorri a horários pequenos, a partir de 1h lectiva – e eu continuo a fingir que trabalho, já que aulas não dou 🙁
    Arlindo e restantes colegas, que podemos fazer nestas situações???

      • nita on 27 de Outubro de 2014 at 12:29
      • Responder

      fez recurso ? qual era o nº do seu recurso? eu tb fiz mas por outra situação e ainda não tive resposta…

        • Kita on 27 de Outubro de 2014 at 13:08
        • Responder

        Não fiz recurso, foi apenas queixa para a DGAE, em conjunto com a Escola onde fiquei colocada.

          • nita on 27 de Outubro de 2014 at 14:11

          .estranho…estão a pagar dois ordenados e não resolvem a situação!

          • Kita on 27 de Outubro de 2014 at 15:10

          Exacto!!!! Desde início de Setembro que estão informados desta situação e não fizeram nada…
          E para piorar, não consigo visualizar os horários de BCE para o meu grupo e como não tenho sido contactada, depreendo que me tenham retirado da dita… O que equivale a ficar com as 12h até final de ano… sem alunos 🙁

    • anaia on 27 de Outubro de 2014 at 12:50
    • Responder

    Bom dia, eu estou numa situação pior… Fiquei colocada na RR1 com 9h, dia 10 de Outubro fiquei numa BCE com 18h, sem dúvidas aceitei na hora…quando cheguei à Escola verifico que os horários são incompatíveis para acumular e ambas as escolas não mostram vontade de mudar o horário. Desde esse dia estou “Pendente de validação pela DGEST”… estou a desesperar…

    • Marília Esteves on 27 de Outubro de 2014 at 12:55
    • Responder

    Talvez a minha situação seja, então, a mais rara, mas a mais correta. Fiquei colocada na RR3 com um horário de 10h anuais e já fui contactada por quatro escolas em BCE, para horários de 14 e de 10 horas, quase todos anuais. Só não pude aceitar por serem incompatíveis com o horário que já tenho. Tudo isto na zona do Porto. Mas concordo que deveríamos poder ser ainda colocados em horário maiores, dentro do período experimental, porque nesses estou claramente a ser ultrapassada…

      • anaia on 27 de Outubro de 2014 at 13:04
      • Responder

      Mas neste caso não aceitaste na aplicação? Ou essa opção não estava disponível?

        • Marília Esteves on 27 de Outubro de 2014 at 14:22
        • Responder

        Em três dos casos fui contactada por telefone antes de me selecionarem na aplicação. Noutro, fui selecionada e ligaram-me depois e fui à aplicação para “não aceitar” o horário e, assim, libertá-lo e permitir que a escola pudesse prosseguir com o processo. Em todos os casos, enviei por email a justificação para a não aceitação, referindo a incompatibilidade e anexando o horário em que estou colocada.

    • Zeca Lima on 27 de Outubro de 2014 at 16:22
    • Responder

    É exatamente isso que se passa…mais uma ilegalidade daquela escumalha. Quem já estiver colocado é simplesmente dado como “indisponível” pelo que não conta da lista interna que é disponibilizada às direções da escolas para seleção dos candidatos.
    Ou seja, se eu já estiver colocado na escola A, em qualquer tipo de horário, e concorrer a uma BCE, mesmo que fique em 1º na respetiva lista graduada, nunca vou ser selecionado pois não consto da lista dos disponíveis.
    Isto só não acontece nas CE.
    No putódromo da DGAE, disseram que a “lei não é clara e que a operacionalização prática é feita através das circulares”.
    E dizem que isto é um concurso público…

    • TG on 27 de Outubro de 2014 at 16:38
    • Responder

    Mais do mesmo ;( Fui colocada na RR2 com 12h e tenho sido ultrapassada nas colocações da BCE sem qualquer oportunidade de aceitar ou não os horários!!!!!!

    • Maria do Mar on 27 de Outubro de 2014 at 18:14
    • Responder

    Claramente as pessoas mais graduadas foram ultrapassadas com esta paçhaçada dos concursos. E o pior ainda pode estar para acontecer, uma vez que muitos podem ter condições de renovação, mesmo entrando só em outubro. Considero que os sindicatos não estão a fazer nada, uma vez que não somos de quadro. Por isso devíamos fazer queixa à IGEC, ao provedor de justiça e até mesmo a nível europeu. Não se aplicaram as leis e por isso temos que fazer valer os nossos direitos. Se alguém tiver uma minuta já feita que mande para o Arlindo, para entupirmos a provedoria de justiça e o resto das instituições.


    1. Fui eu que enviei esta informação ao Arlindo. Já fui à escola e descobri que a lista que enviaram para a escola para ser usada, constam muito poucos professores, provavelmente os que ainda não tiveram colocação. Fiz queixa na DGAE/IGE/Provedor de justiça,contencioso do sindicato e escola. Se entretanto não tiver notícias da DGAE penso seguir isto para contencioso… Mas precisava de mais colegas em situações idênticas. O formulário da queixa está no facebook: https://www.facebook.com/groups/304520236398590/320942134756400/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: