Comunicado do MEC sobre a RR3 e a BCE

Para não pensarem que uso dados fictícios.

 

Link no recorte.

 

comunicado MEC

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/10/comunicado-do-mec-sobre-a-rr3-e-a-bce/

73 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marta on 10 de Outubro de 2014 at 17:15
    • Responder

    Duplas colocações??? Eu fiquei em 4 escolas, 1 da RR3 e 3 da BCE …

    • M4RC14 on 10 de Outubro de 2014 at 18:16
    • Responder

    O mais ridículo, é que existe colegas que tiveram a infelicidade de não serem aprovados na PACC e agora constam nas listas da BCE.
    Alguém sabe se ele podem ser colocados?
    Pois conheço pessoas nessa situação, uns responder que tinham ficados aprovados na PACC e outros não.
    Até agora os que reapoderam sim, foram colocados pela BCE… os outros que responderam que não (a verdade), não foram colocados… pois aplicação não os deve de considerar.
    Então porque motivo eles constam nas listas da BCE?!?! Alguém entende isso?

      • Mari on 10 de Outubro de 2014 at 18:49
      • Responder

      Não! Não se entende isso! Eu conheço alguns casos desses no meu grupo e na 1ª BCE uma dessas pessoas estava colocada num completo anual. Tb sei de vários casos de colegas excluídos da CI e a quem ainda não foi dada resposta do recurso hierárquico e que constam das listas e estão a ser colocados. Já enviei mail à DGAE e ao IGEC a 19 de setembro mas nunca obtive resposta…

        • Barradas on 10 de Outubro de 2014 at 19:28
        • Responder

        Vergonhoso estes comentários! Antes vocês eram contra a pacc porque diziam que nada provava, era injusto e tal…. agora utilizam esse argumento contra aqueles que foram obrigados a submeter-se a uma prova ridícula. Todos sabem as condições não foram as melhores para a realização da prova e outros nem conseguiram fazer devido a motivos não imputáveis e agora vocês vêm aqui reivindicar que se está a cometer uma injustiça porque estes “professores profissionalizados” ao menos têm uma hipótese. Verdade mesmo, há gente muito rasteira nesta classe e não merecem ser titulados de professores. Em nome da JUSTIÇA, oxalá que para o ano haja a PACC mas desta vez para todos os contratados sem excepção!!! Oxalá….e vão provar do vosso próprio veneno…

          • suzi on 10 de Outubro de 2014 at 21:27

          Realmente os comentários não são bonitos, mas o seu também não foi melhor. A prova é ridícula, mas a fazê-la deveria ser para todos, inclusive os do quadro, aí sim eu queria ver…

          • Margarida on 10 de Outubro de 2014 at 23:13

          Queria ver o quê???

          • suzi on 10 de Outubro de 2014 at 23:17

          Queria ver se eles se sujeitariam a isso, penso que não e aí a prova não se realizaria, porque todos os professores contra o Crato ele não aguentava.

          • Margarida on 10 de Outubro de 2014 at 23:47

          Claro que ninguém com vínculo se sujeitaria a fazer uma prova de ingresso a um quadro a que já pertence. É uma ideia ridícula e a solução não é por aí.
          O comentário da Mari parece-me previsível. Os únicos interessados na existência e aplicação da PACC a todos os professores são exatamente aqueles que têm menor graduação e portanto menos tempo de serviço. Já se estavam a ver subir na listinha à medida que alguns fossem sendo excluídos pela PACC. Também era este o motivo que os levou a defender a aplicação da prova a quem tem vínculo. Por algumas cabecinhas brilhantes passou a ideia que poderia se considerado para efeitos de despedimento… e consequente abertura de vaga. Como é óbvio nunca poderia ser… mas não custa atirar com o barro à parede.

          • A on 11 de Outubro de 2014 at 0:01

          O seu comentário é leviano! Com que então os únicos interessados na existência e aplicação da PACC são os professores que têm menos graduação… Foram ‘abandonados’ e deixados à sua sorte e eles, os contratados que tiveram de fazer a PACC, é que têm interesse na existência da prova…sim senhor… A manter-se, espero sinceramente que a prova seja ‘alargada’ a todos os professores. Era fácil, muito fácil, como todos vocês diziam, por isso não vejo qual o problema. Vergonhoso ver o cinismo, hipocrisia e maldade que existe nesta ‘pseudo-classe’…Matam-se e esfolam-se e, se puderem, ainda torcem para que colegas se dêem mal ou fiquem desempregados. Vergonhoso!

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 0:12

          O meu comentário não é leviano, é factual. Quem tiver menor graduação beneficia com a PACC aplicada a um número máximo de professores. É matemático.

          • A on 11 de Outubro de 2014 at 0:19

          Factual, uma ova! É tendencioso, maldoso! Prove aqui, com um exemplo, sobre o que está a dizer! Tenha mais é vergonha na cara e não seja leviana, pela forma como julga os outros!

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:05

          Eu faço um desenho…
          2 professores do mesmo grupo de recrutamento e respetiva posição na lista graduada:
          professor A :nº 1465
          professor B :nº 48
          Supondo que existem 1100 horários pretendidos por todos os candidatos:
          O professor B seria sempre colocado.
          O professor A não seria colocado.
          Mas…..se 400 candidatos com maior graduação que o professor A fossem excluídos pela PACC, este professor passaria a ter o número de ordem 1065 e conseguia uma vaga.

          É simples e factual. Não é necessário ficar tão nervosa/o!

          • A on 11 de Outubro de 2014 at 0:20

          Dê aqui exemplos de professores que tiveram de fazer a PACC, logo os tais que têm graduação inferior, menos de 5 anos de serviço, e que tenham conseguido alguma colocação! Dê aqui exemplos!

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:10

          Provavelmente nenhum. Se a prova só foi aplicada a pessoas com menos de 5 anos de serviço…claro que não!!!! Os que estavam acima na lista não foram excluídos pelo que OBVIAMENTE não trouxe benefícios para ninguém.

          • bekas510 on 11 de Outubro de 2014 at 14:10

          A, aqui vai um exemplo:
          candidata que na lista de ordenação (510) tem 1782 dias (menos de 5 anos) e foi colocada na BCE, em lisboa, com horário completo.

          • S.Agostinho on 11 de Outubro de 2014 at 0:33

          Uma observação assim, Margarida, de tal modo ignorante e de tão imbecil que é, é deveras alarmante! Mais valia manter-se no silêncio. Prova mais uma vez que é mesmo necessário aplicar uma prova aos efectivos. Isto é só a ponta do iceberg…está explicado o baixo nível de qualidade do ensino público em Portugal entregue há anos a estes pacóvios.

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:22

          Ignorante? Porquê? Não rebateu nada do eu disse…

          E onde é que vai buscar a ideia de que o ensino público tem baixa qualidade? Está a comparar com o quê? Com a aberração que o UK tem? Ou com a França? Sinceramente parece-me que gosta de atirar assim “umas coisas para o ar”, estilo populismo barato, meio conversa de taxista e de paragem de autocarro e depois disso não diz nada de jeito…

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:37

          TODA A RAZÃO O NÍVEL DE QUALIDADE DO SISTEMA EDUCATIVO É BAIXO PORQUE OS PROFESSORES DO QUADRO NA SUA GRANDE MAIORIA NUNCA ANDOU NUMA ESE.o RAMO DE EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DEIXA MUITO A DESEJAR OS FULANOS SÓ SABEM CONCEITOS CIENTÍFICOS E O, O1 DE PEDAGOGIA-

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:35

          CLARO QUE OS CONTRATADOS ESTÃO MUITO MAIS BEM PREPARADOS QUE OS PROFESSORES DO QUADROQUE ESTÃO SEDENTARIZADOS HÁ ANOS.O SEDENTARISMO TORNA A EDUCAÇÃO AMORFA E OBSOLETA.

          • S.Agostinho on 11 de Outubro de 2014 at 0:01

          A arrogância e pretensão de alguns professores de quadro que julgam que os seus “poleiros” estão garantidos por serem do quadro mas a verdade é que tudo pode mudar! A realização da PACC para todos inclusive para os do quadro apenas seria um certificado de competência para os candidatos a professores e para os que já são efetivos. Para os contratados significaria o atestado para poderem lecionar no ensino oficial e para os do quadro, óbvio que não seria motivo de despedimento, mas faria todo o sentido serem despromovidos com as respetivas consequências. Há muita coisa que se pode fazer numa escola sem ser a dar aulas. Hoje nada é garantido e fica bem um pouco de humildade pois a sorte é como o vento pode mudar….

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 0:38

          Mas teriam de lhe mudar o nome e toda a filosofia que o MEC usa para justificar a sua existência… é que parece-me que o A da PACC é de “Acesso”. E até lhe digo que se a penalização fosse não dar aulas seria giro… teríamos uma percentagem significativa de professores do quadro a entregar a prova em branco para estarem sem componente letiva e fazerem outras coisas. Depois seriam contratados outros professores para lecionar (são estas vagas que vislumbra?….) Ás tantas teríamos mais professores na escola do que realmente necessitamos e de pagar todos esses ordenados…. Não me parece exequível.
          Relativamente à arrogância, pretensão e poleiro: o S.Agostinho é professor? Não deve ser… isto porque se não sabe que o vínculo é um contrato sem termo, se nunca ouviu falar na requalificação

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 0:47

          (continuação)… e se não conhece o termo “horário zero” não é professor. O “tudo” já mudou. Se pensa que ser prof do quadro é um “poleiro” é porque não está familiarizado com a tabela salarial. Se acha que todos estão muito agarradinhos ao seu querido lugar de quadro é porque desconhece que quase metade dos professores que pediram a rescisão viram as sua intenções goradas, o que significa que queriam vir embora e o MEC não permitiu. Estar no quadro só é muito bom para quem não entrou. Ninguém está arrogantemente no poleiro. Santa ingenuidade…

          • S.Agostinho on 11 de Outubro de 2014 at 1:14

          Claro! Quem é que não fica interessado em rescisões com exorbitantes quantias pagas com dinheiro dos contribuintes, obvious, muitas além dos 120 mil euros e mais ainda, rescisões para quem estivesse em licença sem vencimento, ou seja nem estavam a lecionar em Portugal, mas a trabalhar noutros países noutra área, muitos casos assim. País do xico-espertismo.

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 2:04

          Se o poleiro fosse assim tão bom não havia interessados. 120 mil euros não é muito dinheiro. Um ordenado bruto de 3000 euros não é nada de exorbitante. 120 mil euros são 3 anos com esse vencimento. Se os professores auferissem esse valor (para dar um exemplo quantitativo simples) não valeria a pena rescindirem antes dos 60 anos.

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:29

          Lá estão os professores do quadro com as lamechices.Se não fossem os contratados os alunos nem a ler aprendiam.

          • S.Agostinho on 11 de Outubro de 2014 at 0:58

          O “A” não é acesso mais sim de AVALIAÇÃO…mas uma vez se enterrou…É tramado não é quando toca a “nós”. Mas deixe-me que lhe diga uma verdade, julga-se muito esperta e tem pelos vistos muita manha (quando diz que entrega as provas em branco etc..) mas nunca subestime a esperteza dos outros porque podem ter ainda mais manha e serem ainda mais espertos. No caso da prova ser obrigatória para todos inclusive para os efetivos portante é Lei, e quem não cumpre a Lei, ou entregar a prova em branco ou simplesmente recusar-se a fazer, aí sim pode haver despedimento por justa causa e não recebe um tostão. Ficamos entendidos?

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:59

          Entregar a prova em branco não é recusa de fazer a dita. Votar em branco é votar. Nos exames obrigatórios os alunos têm de comparecer, não de realizá-los na totalidade. E muitos outros exemplos.
          Eu não disse que entregava a prova em branco. Não disse que era dos quadros, nem sequer disse que era professora. E tem toda a razão relativamente ao A…(depois de gogolar :-)) …mas qualquer modo é uma prova de acesso. Já agora, reparou que nunca o ofendi? Se é professor deveria ter mais cuidado na forma como se dirige a pessoas que não conhece… não sabe com quem está a falar… e por as pessoas discordarem não têm de se ofender mutuamente. Manhosa, pacóvia, arrogante, pretensiosa, ignorante e imbecil é um ramalhete que impressiona!!!! Espero que na “vida real” não tenha esta postura… E eu a pensar que as aulas de formação cívica nunca serviram para nada! Pois… servem para substituir a família quando as coisas não funcionam em casa.

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:40

          OS TIPOS DO QUADRO HÃO-DE TER UMA PACC.DEIXE VIR O PRÓXIMO GOVERNO

          • Sandrine on 11 de Outubro de 2014 at 2:11

          “Ás” não existe, escreve-se com acento grave” `”, às tantas….

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 2:18

          Existe pois! Mas se for o ás de copas. Foi o caps, mas obrigada.

          • suzi on 12 de Outubro de 2014 at 21:53

          Realmente nem uma coisa, nem outra fazem qualquer sentido.

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:32

          PACC PARA OS PROFESSORES DO QUADRO JÁ. CONECIMENTOS GERAIS; CONECIMENTOS DE PEDAGOGIA E DE TIC.a MAIORIA REPROVAVAM.

          • I on 12 de Outubro de 2014 at 18:51

          Há gajos que acreditam em tudo o que dizem e que escrevem!
          Este tomilho ainda acredita que a bisavó dele morreu virgem! FDS!

        • anonimo idem on 10 de Outubro de 2014 at 21:06
        • Responder

        Vai servir-lhe de muito.
        Ah e sim, são professores como os que não ficaram colocados (ou até melhores).

        • JFK on 10 de Outubro de 2014 at 21:33
        • Responder

        heim..sabe que foram excluídos da CI e mesmo assim ainda se deu ao trabalho de enviar email a fazer denúncia. GANDA FDP

          • PB on 10 de Outubro de 2014 at 21:55

          Esses “excluídos” pertencem aos “sacrificados” para que os contratados com mais de 5 anos ficassem dispensados….mas pró ano lixam-se…. vai haver prova para todos.

          • suzi on 10 de Outubro de 2014 at 22:54

          Nem vale a pena responder…

          • Mari on 10 de Outubro de 2014 at 23:08

          Sou “GANDA FDP” pq apresentei queixa de pessoas que não são profissionalizadas??? Ok!

          • Carolina on 10 de Outubro de 2014 at 23:44

          Pessoas não profissionalizadas estão a ser colocadas? Isso é anedota certo?

          • D on 11 de Outubro de 2014 at 0:07

          Agora, duvido muito. Mas durante décadas, os muitos que aqui clamam por justiça, etc, etc, nem profissionalização tinham. Fizeram-na depois. É ver a leviandade desta gente…

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:39

          Realmente não tinham profissionalização … eram engenheiros, licenciados em farmácia, em biologia, em matemáticas aplicadas, história, sei lá, cursos da treta. Não tinham o saber milenar que as ESES proporcionam e a estrutura de pensamento que que as cadeiras pedagógicas e as senhoras orientadoras de estágio facultam. Uma tristeza.

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:16

          Concordo consigo eram tipos que nunca teriam emprego na engenharia e acabaram no ensino(3º ciclo e secundário) .Por isso dou a favor de quem andou nas ESES devia puder lecionar até ao secundário.A pedagogia é o que interessa para se ser professor e não o aprofundamento dos conhecimentos científicos.

          • Margarida on 12 de Outubro de 2014 at 19:56

          🙂 😀 Hilariante!!!! Nem percebeu que o meu comentário era irónico!!!!! Além dos erros ortográficos, que nem é o que de pior existe nos seus comentário, revela uma estupidez atroz. Envergonha toda e qualquer pessoa que algum dia tenha frequentado uma ESE.

          Por muito más que sejam as escolinhas também não exageremos… não saem assim pessoas tão…
          Não acredito em nada do que escreveu. Acho que está só a fazer uma caricatura mas se calhar é demasiado exagerada…

          • A on 11 de Outubro de 2014 at 0:05

          O que é que a PACC tem a ver com o ser-se ou não profissionalizado?!?!?!??!??!?!?!?!?

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:26

          está a brincar com coisas sérias .Isso nunca aconteceu.Explique com um exemplo sem mencionar qualquer nome.

    • Almeida on 10 de Outubro de 2014 at 20:03
    • Responder

    Na esperança que quem tem poder de decisão veja este comentário, faço aqui um apelo: tendo em conta que muitos contratados com mais de 5 anos de tempo de serviço – os que foram isentos de realizar a PACC-, manifestam-se contra os professores profissionalizados que independentemente terem tido aproveitamento ou não terem realizado a prova por motivos não imputáveis foram colocados na BCE (teips e autonomia) indica, sem sombra de dúvidas, que estes contratados com mais de 5 anos, são a favor da pacc!! Então assim seja, e que no próximo ano quem quiser lecionar no ensino oficial terá obrigatoriamente de realizar e ter aprovação na PACC e será para todos, para todos os contratados sem exceção!!! Sem isenções!!! Um bem haja.

      • Barradas on 10 de Outubro de 2014 at 20:27
      • Responder

      Concordo em absoluto! A única “coisa” útil que surtiu destas políticas de Crato, foi trazer à tona a falta de carácter, de princípios, de alguns candidatos que se intitulam de professores e devido à sua ignóbil atitude deveriam ser escorraçados dos ensino pois não têm legitimidade para serem responsáveis pela formação dos nossos alunos. Não é que a pacc vá provar alguma coisa nos moldes actuais mas “a ordem cósmica” encarrega-se disso. Viva a PACC!!!!

      • Carla Pica on 10 de Outubro de 2014 at 20:39
      • Responder

      Concordo plenamente. Até parece que os que têm menos de 5 anos de serviço não estudaram tal como os outros e não têm direito a trabalhar nem comer igual aos outros. Eu ainda pedia mais: que a nossa PACC, para além de ser para TODOS, fosse igual às provas dos concursos de docentes em Espanha, as famosas Oposiciones, que então é que iam ver o que é bom para a tosse. Só somos unidos para o que nos convém.

        • suzi on 10 de Outubro de 2014 at 21:31
        • Responder

        Esta prova é rídicula, tanto para uns como para os outros. Acho muito injusto e até ilegal os professores terem sido retirados das listas, isso não deveria ser feito apenas para o próximo ano letivo

          • Carla Pica on 10 de Outubro de 2014 at 22:22

          Com PACC ou sem ela, eu (e falo apenas por mim) não quero passar à frente de ninguém na BCE. Mas o certo é que, por ser excluída das listas de ordenação, porque não me foi dada a possiblidade de realizar a prova no 2º momento, eu estou em casa, podendo ter ficado colocada hoje na RR. E assisto à colocação de candidatos que estavam atrás de mim nas listas provisórias. Eu também estou a ver colegas passarem-me à frente, injustamente.
          Não é virando-se contra os da PACC que se resolvem os erros do Ministério.

          • Sandrine on 10 de Outubro de 2014 at 22:31

          Aconteceu-me o mesmo, não realizei a prova por motivos não imputáveis, prometeram-me que ficaria em CI condicionalmente e foi tudo mentira, agora estou em casa e nem ao subsídio de desemprego tenho direito. Há melhor?

          • Carla Pica on 10 de Outubro de 2014 at 22:39

          Por estas e outras razões, ao menos que nos deixem concorrer na BCE e nas OE, senão o que é feito de nós? Sandrine, vai recorrer em tribunal? Eu vou, mas pelo que sei através, do sindicato não há muita gente a manifestar interesse nisso. Como é possível? Quantos mais formos, melhor.

          • Sandrine on 10 de Outubro de 2014 at 22:48

          Carla, se me permita um conselho, não intente acção nenhuma, não serve de nada recorrer para tribunal, acredite porque a justiça neste país é muito lenta e as despesas de tribunal/advogados são caras e quando acção for deliberada a nosso favor (de certeza que seria porque temos provas) já passou um ano e já está na altura de novos concursos ou até colocações.

        • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:21
        • Responder

        Olhe colega os que tem menos de 5 anos tem muito mais conhecimento que as velharias que estão a dar aulas.Por alguma razão houve muitos a aceitas as rescisões tem medo dos colegas mais novos ao lado dos quais são uns ignorantes.

          • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:21

          aceitar

          • i on 12 de Outubro de 2014 at 18:41

          Pois, pois, o Tomalho vai po carilho.

    1. São a favor da PACC, mas apenas por uma razão: a hipótese de verem uns milhares de colegas serem eliminados e arredados da profissão, permitindo que haja mais vagas para eles. É este o raciocínio dos tais que têm mais de 5 anos. E também eu espero que a PACC seja alargada a todos os contratados e não só! Era ver, depois, a solidariedade que ‘eles’ demonstraram para com os que tiveram de fazer a prova este ano… Provavam do próprio veneno, como aqui alguém diz. Eu ainda acrescento: o karma é tramado!

        • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 1:26
        • Responder

        Valha-me Deus! Não consegue perceber que quem tem menos de 5 anos de serviço não está à frente de quem tem 10????? Tanto faz que sejam arredados como não! De qualquer modo já estavam atrás. Volto a dizer: só é vantajoso o inverso…

          • bekas510 on 11 de Outubro de 2014 at 14:15

          Margarida, há quem tenha menos de 5 anos e fique colocada na BCE e em lisboa …

          • Margarida on 11 de Outubro de 2014 at 19:48

          Mas não por causa dos excluídos pela PACC. O valor deve ser, pelo menos para já, residual.

        • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:18
        • Responder

        Para mim a PAcc devia ser feito aos dinossauros do 8º e 9º escalão.A maioria dos contratados tem o dobro das habilitações dos tipos do quadro.

          • I on 12 de Outubro de 2014 at 18:40

          Pois, pois, o Tomalho vai pro carilho.

      • Tomilho on 12 de Outubro de 2014 at 18:24
      • Responder

      Quem vem do ensino privado tem de fazer prova para entrar no ensino público?Isso nunca será viável este 2º concurso externo de vinculação extraordinária foi muito justo quando permitiu que quem tivesse 365 dias de ensino público vinculasse.Isto é para continuar, somos todos professores.

    • BB on 10 de Outubro de 2014 at 20:23
    • Responder

    Eu não sei onde se veem as colocações das TEIP. Alguém me pode dizer onde estão disponíveis esses horários, por favor?

    • gerimbeco . on 10 de Outubro de 2014 at 20:47
    • Responder

    Desculpem lá, mas parece que o universo inteiro ingeriu doses descomunais de droga!! As listas da BCE de 03/10/2014 continuam erradas e com ultrapassagens mais fantásticas que na fórmula 1. Caramba!! Colegas que estão mais de 500 lugares atrás de mim passaram sem perceber como!!! As direções das escolas estão, cada vez mais, a privilegiar as cunhas, os compadrios, os amigos. Muitos, mesmo muitos professores que foram colocados, foram-no de forma errada, ilegal e injusta. E disto ninguém fala, os sindicatos estão quietos, caladinhos…
    Porque será???
    VERGONHA

    • Ferreira on 10 de Outubro de 2014 at 21:42
    • Responder

    E o problema é que a julgar pelas afirmações do 1º ministro, as bestas ainda não perceberam que o problema de ainda existirem escolas sem professores não está no erro da fórmula, mas sim na lei, o erro apenas colocou mal os professores, mesmo que não tivesse havido erro a situação estaria igual, escolas sem professores. Não existem dois concursos (CI/RR e BCE), existem tantos concursos quantos as escolas teip e de autonomia, ou seja aproximadamente 330 + o concurso CI/RR, e todos ao mesmo tempo, e enquanto as escolas teip e de autonomia contratarem professores isto não tem solução, é impossível. Se todos os professores fossem colocados pela lista de graduação profissional para todas as escolas, no dia 15 de setembro o mais tardar, as escolas tinham a maior parte dos professores colocados, restando apenas os horários de substituição. Mas esta situação não agrada a alguns diretores, porque assim não podem colocar os “interesses” na escola, porque só para estes é que utilizam os critérios, podendo eliminar até chegar ao pretendido. Quando não têm ninguém conhecido ou com “interesse”, eles não querem saber dos critérios para nada, seguem a graduação profissional.
    Ao contrário do que alguns “escribas” da nossa praça apregoam, a colocação de professores não foi sempre um grande problema, desde 2004 até 2012 funcionou bem, o problema foi quando começaram a aumentar as escolas com contrato de autonomia. Mas a julgar pelas palavras do 1º ministro em defesa do crato, a situação no próximo manter-se-á(acertei?) ou piorará.

      • gerimbeco . on 10 de Outubro de 2014 at 21:51
      • Responder

      Colega, PARABÉNS pelo comentário.
      Cumprimentos

      • CABB on 11 de Outubro de 2014 at 0:23
      • Responder

      Ora nem mais Ferreira. E isto das duplas/triplas/quádruplas(…) colocações não irá acabar tão cedo por que um candidato pode ficar em várias escolas ao mesmo tempo porque “existem tantos concursos quantos as escolas teip e de autonomia, ou seja
      aproximadamente 330 + o concurso CI/RR, e todos ao mesmo tempo”…

    • gerimbeco . on 10 de Outubro de 2014 at 21:46
    • Responder

    Andam todos muito solidários com os professores que foram colocados na primeira BCE, que estava errada, e que agora não obtiveram colocação. E alguém já parou para pensar que desses 150, muitos foram colocados de forma errada??? Que nunca deveriam ter sido colocados??? Que os critérios e subcritérios foram definidos pelas direções das escolas, que não foram honestas, que quiseram colocar amigos e cunhas, que não seguiram a lista de ordenação??? Agora os diretores são uns “coitadinhos” que não tiveram responsabilidade nenhuma na vigarice que ainda está a acontecer??? Que ainda estão muitas centenas de colegas sem colocação porque as listas estão erradas e já deveriam ter sido anuladas???
    Direções dos agrupamentos e ministério da educação são os responsáveis pela vigarice e aldrabice que está a acontecer!!! MUITAS CENTENAS DE PROFESSORES ESTÃO NO DESEMPREGO PORQUE OS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELOS AGRUPAMENTOS SÃO DESONESTOS, DÚBIOS E LEVAM A CUNHAS. PORQUE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO É GERIDO NA BASE DA INCOMPETÊNCIA E NEM SEQUER SABE COMO SE RESOLVE ESTA EMBRULHADA!!!
    DESSES PROFESSORES, ALGUNS NEM SUBSÍDIO DE DESEMPREGO ESTÃO A RECEBER, NINGUÉM FALA!!!
    LINDO PAÍS ESTE!!!

    • Beto on 10 de Outubro de 2014 at 22:03
    • Responder

    ARLINDO…….. e Colegas, fui colocado num horário TEMPORÁRIO de 10 horas em Lisboa. Sou de Braga. Se não aceitar sou penalizado para todos os concursos para o resto do ano.

    Quais são as penalizações se rescindir o contrato no periodo experimental e fora do periodo experimental?? Fazendo denuncia continuamos nas BCE? E nas ofertas de escola de janeiro?
    Estando colocado posso ser colocado na BCE?

    MUITO Obrigado……………………

      • caditonuno on 10 de Outubro de 2014 at 22:51
      • Responder

      Não quero ser advogado do diabo, mas se concorreste para Lisboa de 8 a 14h sabias e tinhas plena consiência de que poderias ser colocado efetivamente com um horário entre esse número de horas. Não há muito a fazer, penso eu. Se rescindires ou recusares penso que ficas 1 ano sem poderes concorrer a qualquer escola. 10h não dá sequer para a despesa num confim de um concelho + viagens a casa ao f-d-s de comboio ou autocarro, quanto mais em Lisboa… E isto a poupar muito!

      1 rapaz que foi à mesma entrevista que eu no ano passado ao alentejo, a cerca de 30kms de espanha, este ano ficou colocado na RR1 com 14 horas nas caldas da raínha. São 200kms ou mais. Por acaso entre tanto azar calhou-lhe em sorte um horário no limite da faixa de horas, mas podia também ter-lhe calhadao 9h ou 10h. Do mal o menos, ainda traz 200€ para casa ao final do mês. Ele tem menos 400 dias de serviço que eu, já agora. No ano passado nem deu aulas sequer… Arriscar assim eu não arrisco.

      • suzi on 10 de Outubro de 2014 at 23:07
      • Responder

      Colega tem de aceitar o horário em primeiro lugar, de seguida tem um mês para o denunciar e a penalização é de não poder concorrer mais a esse agrupamento. Agora, não tenho a certeza, mas acho que sai da reserva, poderá aceitar, por exemplo, uma oferta de escola

        • Beto on 11 de Outubro de 2014 at 9:09
        • Responder

        Obrigado………… ! 🙁

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading